Dúvidas sobre gravações caseiras.

    Autor Mensagem
    kairi
    Veterano
    # jun/07


    Olá a todos!

    Tenho um PC com uma placa de som on-board. Eu uso a entrada de linha (line in) para ligar a guitarra. Eu deixo a entrada como ativa, e abro o Guitar Rig 2.

    Até ai tudo bem.

    Só que quando eu vou gravar o resultado (seja pelo Audacity ou pelo gravador do windows), aparece a seguinte mensagem de erro:

    O hardware de áudio não pode gravar em arquivos como o atual. Para gravar crie um novo documento.

    Também percebi, que somente um lado do som está saindo.

    1 - Como posso gravar o áudio com o guitar rig?
    2 - Como resolvo o problema com a distribuição do som?

    Tenho um Sempron 2300+ (1900mhz) com 512mb DDR.

    3 - Para meu PC, qual é melhor, Sonar 6 ou Sound Forge 9, para gravação e edição?

    Abraços.

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kairi

    1. Acredito que o problema seja o fato de que você está abrindo o Guitar Rig, e ele "monopoliza" a placa de som, não permitindo que você use outros programas para gravar. O melhor seria você abrir o Guitar Rig como um plugin dentro do programa usado para gravar.

    2. Isso acontece porque o cabo da guitarra é mono, e o line in é estéreo. O jeito mais simples de resolver isso é simplesmente gravar com o som só de um lado mesmo, e depois usar um programa de edição qualquer para copiar o som para o outro canal.

    3. O que você preferir. No caso da gravação, o impacto do software usado é mínimo, já que o trabalho bruto é normalmente feito nas camadas inferiores (drivers, firmware, hardware, plugues, cabos...). A excessão são programas muito antigos ou muito ruins, que não trabalham com certas taxas de amostragem ou drivers mais recentes. Por sinal, NÃO USE O GRAVADOR DO WINDOWS. Esse programinha é uma bizarrice, um negócio que está lá do mesmo jeito desde o Windows 3.0. Até eu já fiz um gravador melhor que esse troço na época da faculdade. Fuja dele.

    kairi
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bog
    1 - Da pra fazer isso no Sonar, audacity ou sound forge?

    2 - O meu cabo é um Santo Angelo 15ft com dupla blindagem. Comprei faz 5 dias. Como sei se a entrada/saída de minha placa é estéreo? Nos controles de volumes, aparace uma controle chamado ´Mono out´, isso quer dizer que a saída dela é mono?

    3 - E não uso ele. To usando o audacity.

    4 - Para que eu tenha uma melhor edição de som/gravação eu preciso de equipamentos de hardware melhores? Se sim, quais? Vou pegar um novo PC em Setembro, no qual investirei PESADO e gostaria que ele também fosse uma boa plataforma de edição sonora.

    Abraços.

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kairi

    1 - Deve dar. Qualquer programa que aceite plugins VST deve servir. Não uso nenhum desses, não sei ao certo. Parece que para usar VSTs no Audacity precisa de um plugin específico, chamado "VST Enabler".

    2 - Cabos de guitarra normais são mono, não tem a ver com a qualidade do cabo, ou com defeitos. A saída da sua placa deve ser estéreo sim. O line in também. O que é mono é o cabo.

    3 - Ahhh bom!

    4 - Se você quiser um resultado profissional MESMO, vai precisar de algo melhor que uma placa onboard. Se você não estiver feliz com o Guitar Rig, também, vai precisar de um bom amp e um bom microfone, ou de um simulador/pedaleira/direct box melhor. Acho que existem vários tópicos sobre isso no fórum de Gravação.

    kairi
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bog

    1 - Que (ou quais) programa(s) você usa?

    4 - Sim eu quero um som melhor. Não tou muito satisfeito com o Rig, pois ele é um tanto quanto ´limitado´ em desempenho, e tem uma chiadera muito ruim. Quanto aos pedais e caixas, isso vem mais pra frente.

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kairi

    1 - Eu uso um negócio obscuro e cheio de bugs chamado N-Track. Mas é leve. No teu computador dá para usar coisa melhor, com certeza.

    2 - Não tem muita solução. Só tem 3 jeitos de gravar guitarra decentemente:
    a. O jeito clássico: Amp bom e microfone bom. E em alto volume!
    b. O jeito moderno: simuladores como o Pod, GT-8, GNX3000, SansAmp, GT-2, G2, V-Amp2 e sopas de letrinhas afins.
    c. O jeito tupiniquim: simuladores 100% software, como o Guitar Rig 2. E pirata, hahaahah

    kairi
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Eu tenho em mente 5 pedais. Boss GT-8, POD XT LIVE, Vox TONELAB SE/LE, Zoom G9.2tt ou Digitech NX798237489738907.

    Quanto ao amp, eu to pensando em adquirir um soldano hand-madded.

    Agora, só não sei pra que servem quelas caralhadas de racks e placas que tem em stúdios.

    ed-Mix
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: ed-Mix
    · votar


    Ola pessoal,eu sou novo nesse tropico,mais espero contribuir.
    Bem,faz quatro anos que eu trabalho em uma produtora de Audio,faco diversos tipos de gravacao.Vou passar uma lista de materias perifericos e Softwares que eu uso pra desenvolver minhas gravacoes.De Ant-mao ja aviso que eu nao trabalho com MIDI e nem SAMPLES.

    Bom Meus instrumentos acho que todos aqui do forum ja conhecem.

    01-Batera RMV Noturna Toda Modificada
    01-Baixo FENDER
    01-Violao OVATION C27 e Um IBANEZ ISLIM
    01-Guitarra IBANEZ
    01-Teclado HOLAND XP-80

    de Periferico eu Uso.

    01-Mesa de som BEHRINGER SL3242FX 32
    02-Equalizadores Sendo um Alessis e o Outro Yamaha
    01-Modulo Valvulado P/Guitarra ZOOM VALVER DSP 9150
    01-Pre Amp.Mic 200 Tambem da BEHRINGER
    01-Kit de Microfones pra Bateria SHURE KIT 7
    01-Microfone Condenser B-2 Pro da BEHRINGER
    01-Microfone AKG C414 B-XL II. Comprei nesses Dias
    02-Placas Delta 1010Lt.

    Nesse Ultimo Mes investi uma grana Alta

    De Programas Pra Producao de Comerciais e Vinhetas eu Uso.

    Sound Forge 7.0
    Vegas 6.0

    Pra Producao Musical Eu Uso.

    Sonar 6.0
    Nuendo 3.2
    Wave Lab

    E Uma Infinidade de Plug-ins.

    Bom Pessoal Esse Basicamente e o Meu Material,Posso diser que o Resultado e bastante satisfatorio,Inclusive o Pessoal do TROPICO (Divulguem suas Producoes em Geral) Criando por mim Podem Afirmar Que a qualidade das gravacoes feitas p/mim e bem Bacana.

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kairi

    Essas são as mesmas 5 pedaleiras que eu pesquisei muito antes de optar pela GNX3000 e por um amp com a mesma tecnologia da Tonelab. O amp depende do uso que você vai fazer da pedaleira. Se você for usar o drive das simulações da pedaleira, o melhor é um amp com um clean perfeito e só. Se for usar a pedaleria para efeitos apenas, a GT-8 tem a vantagem de ser a única com um loop flexível. Se o objetivo for gravar direto, sem usar placa de som, o Pod e a GNX3000 ganham em praticidade.

    Quanto aos racks e placas, se você for gravar direto com a pedaleira, não precisa daquilo tudo. Aliás, não precisa de mais nada. Se for gravar voz também, pode até gastar numa mesa ou num preamp de voz, além de uma boa placa de som e microfone. Para gravar bateria, um gravador multipista e vários microfones. O resto não é estritamente necessário: você consegue resultados bons usando só o computador, sem um monte de módulos de efeitos, mixer, gravador multipista e o escambau. Depende do que você quer gravar, e com que qualidade. Tem um tópico no fórum de gravações chamado "Divulgue Suas Produções em Geral", com várias gravações do pessoal. Muita gente faz tudo com um mínimo de equipamentos. Tem até coisas que eu gravei com a GNX3000 lá. E uma boa parte do pessoal que posta naquele fórum sabe bem mais que eu, eles podem ajudar bastante.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hehehehehe... o kairi vai na conversa desse ed-Mix ai que tu ta frito, vai gastar tanto dinheiro pra gravar suas ideias que vai ser melhor ir a um estudio profissional mesmo, segue as dicas ai do Bog que ta de bom tamanho pra ti...

    ed-Mix
    Ce deve ta usando um soudifrogio. Sonar, Nuendo 3.2, Wavelab piratão, que eu to ligado... só acredito vendo! KKKKKK!

    kairi
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ed-Mix
    Olá amigo, obrigado por seus esclarecimentos. ^^

    01-Mesa de som BEHRINGER SL3242FX 32

    Grande, to pensando em pegar esta. Aqui num estúdio perto tem essa mesa, top das eurodesk.

    Bog
    O que eu pretendo fazer é usar a pedaleira pra montar os efeitos, e colocar sobre o amp que será um valvulado, e mandar pra duas caixas.

    Eu vou dar uma melhor olhada nas pedaleiras.

    Vou ver o tópico, abração.

    kairi
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    I.Nosferatu
    haha, só a mesa é 1800 bala.

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    I.Nosferatu

    Na boa, o ed-Mix é bem jovem, mas eu pude constatar que ele tem um profissionalismo inesperado para alguém da idade dele. E admito que ele sabe *muito* mais que eu desses assuntos. A única coisa que eu concordo é que o preço disso tudo provavelmente está bem acima do que o kairi
    está disposto a gastar - pelo menos, está bem acima do que EU estaria disposto a gastar.

    kairi

    Bom, se é o que você precisa... EU neste caso superaria o pavor da complexidade e usaria a GT-8. Como eu gravo em linha, preferi uma que tivesse simulações mais fáceis e mais práticas de usar. Não me arrependo.

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kairi

    Aliás, eu nem mesa tenho. Para gravar guitarra usando pedaleira, não precisa de mesa e nem sequer de placa de som. É a vantagem da bendita USB. Se você quer gravar apenas guitarras, é um ponto importante a se considerar. Obviamente, se você tem o $ e quer microfonar um amp tocando em volume altíssimo, uma boa mesa e um bom microfone são essenciais.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Tem razão Bog, mas não estou tirando o credito do ed-Mix, ele realmente sabe o que ta fazendo e já ouvi os trampos dele, realmente estão bons, apesar de que com essa parafernalia toda, fica bem mais facil e bem mais caro também... eu também gravo a guitarra da mesma forma que voce citou acima, mais prefiro conectar na line in da placa porque a conexão usb da zoom é meio suspeita, e entre 16bit/ 44.1k da zoom e 20bit/ 48k da minha placa, prefiro a ultima, mais a conexão da zoom quebra bem o galho, mais comprar toda essa parafernalia só pra gravar uma ideia ou outra é besteira, no caso do ed-Mix não, porque ao que entendi ele tem um pequeno estudio e oferece seus serviços, ai sim!

    Hehehe... mais to curioso pra saber quanto ele gastou no Nuendo 3... rsrsrsrs... R$ 6.599,00 e no sonar?... rsrsrsrs...

    kairi
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    I.Nosferatu
    Ele comprou no eMule, lá é tudo barato. ;D

    Poxa, se da pra usar a USB então nem vou comprar mesa e amp por enquanto, só o pedal mesmo.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kairi
    hehehehe... ou no MercadoLivre "tudo por 40 real"

    Da pra usar a usb sim, se voce quiser uma interface barata e com qualidade, talvez uma JAM LAB da M-audio, ou outra semelhante...

    kairi
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Acabei de ´compra´ o Sound Forge 9.

    Como que faço pra que ele use o Guitar Rig como Plugin, pra eu gravar os sons, e misturar com uma bt?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Quanto voce "pagou" no saundifrogio?Hehehehehe...

    Cara, sobre o guitar rig nao sei te informar direito, pois não uso ele, mais acredito que voce deva usá-lo como um plugin vst dentro do programa, não sei se o saundifrogio aceita vst...

    Ficaria mais ou menos assim, voce escolhe a entrada onde a guitarra ta conectada no programa, inserta o plugin no canal configurando da maneira que voce quer e grava a saida do plugin numa pista no programa de gravação, ou voce grava a guitarra limpa mesmo e depois adiciona o plugin conforme precisar depois.

    phmendes
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ola galera por favor alguem conhece algum site para fazer o download do NUENDO versão 2.0? Obriga. Falow!!!!

    fabfaria
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kairi

    em vc é o kairi do 8 balls?

    kairi
    Veterano
    # out/07
    · votar


    fabfaria
    Nem sei o que é 8 balls. :D

    E ai, tem como usar o guitar rig em tempo real e ir gravando com o Soundforge, Audacity ou outro semelhante?

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre gravações caseiras.