Porque minhas gravações de teclado ficam um lixo?

    Autor Mensagem
    Will Batista
    Veterano
    # out/11


    Pessoal, eu admito não sei nem que cabo ligar..
    Tenho um Yamaha PSR 550 e um notebook Itautec 320GB 2GB-RAM
    Baixei um programa chamado audacity e liguei um cabo na saída do fone de ouvido do teclado e o conectei no notebook através de um adapdador pra P2 porque a entrada do notebook é diferente..

    GRAVOU! mas saiu uma bosta em qualidade.. e tem mais acho que pelo cabo ser meio grande o som demora um século para chegar no programa, ou seja, bato na tecla e só meia hora depois que escuto o retorno do som no notebook.. pior rsrsr mesmo assim gravei na raça, mas fica muito ruim em qualidade, faço algumas camadas mas ficam mal sincronizadas a bateria atrasa e adianta tenho que ficar cortando e emendando os pedaços pra ficar uniforme.. Camada que eu digo é tipo assim: gravo a bateria, depois o contrabaixo, piano e por último arranjos em strings tudo pelo teclado, fica legal mas sai meio fraco em qualidade, alguns ruídos e atrasos... sinceramente ví nos outros tópicos um pessoal falando sobre alguma coisa MIDI não sei nem o que é isso.. o pessoal complica um pouco na hora de explicar..

    rodsom
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Will Batista
    Baixei um programa chamado audacity
    começa por ai. eu tive problemas com ele, acabei trocando pelo kristal. muita gente aqui do forum usa o reaper.

    liguei um cabo na saída do fone de ouvido do teclado
    seu teclado nao tem saida de linha (line out)? a saida de fone nao é muito apropriada pra isso nao.

    acho que pelo cabo ser meio grande o som demora um século para chegar no programa,
    isso acontece por causa do atraso no processamento. baixe o driver asio4all que resolve. e se eu nao me engano, o asio4all nao roda com o audacity.

    da uma lida nesse topico. vai te esclarecer muita coisa.

    Will Batista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    AHH Valeu, tem sim a entrada saida de linha (line out)

    Vou dar uma olhada nos programas que citou e comprar um cabo pra ver se dá certo

    kristal
    reaper.
    Esses dois programas são gratuitos? que site eu os acho?
    vou dar uma olhada no tópico sim valeu

    rodsom
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Will Batista
    esquece o cabo, a nao ser que ele esteja ruim. o atraso nao tem nada a ver com ele. esses programas sao gratis sim.

    makumbator
    Moderador
    # out/11
    · votar


    Will Batista

    Esses dois programas são gratuitos?

    Sim!

    http://www.kreatives.org/kristal/

    http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt

    Will Batista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Errei, não tem não a entrada line/out
    as entradas que tem são essas:
    Entrada Ac 12v para onde ligo a fonte
    Entrada fone/saída onde ligo o cabo que vai pra caixa ou pra mesa
    Entrada Foot switch onde ligo o pedal
    Entrada imput MIDI
    Entrada output MIDI

    Entrada MIDI com um regulagem do lado escrito pc e outros negócios, essa entrada é parecida com uma que tem atrás dos computadores convencionais onde se liga a caixinha de som.. pensei nela mas no notebook não tem essa entrada só tem aquelas parecidas com USB e cartões SD
    o atraso nao tem nada a ver com ele. Tem a ver com que então? Será que tenho que comprar esse tal de cabo MIDI? o input sei que é entrada então acho que não vou precisar, pois não quero passar nada do ps para o teclado e sim o inverso, acredito então que tenho que comprar um cabo MIDI e ligar no output atrás do teclado.. É isso mesmo?

    rodsom
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Will Batista
    esse atraso é do processamento. mas tem um driver que vc baixa que se chama asio4all que diminui esse atraso para quase zero.

    rodsom
    Veterano
    # out/11
    · votar


    se vc quiser usar cabo midi, vc tem que comprar uma placa propria pra isso. pra usar a placa que vem com o computador vc usa o cabo que vc ta usando mesmo.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Pelo que entendi você esta gravando os timbres do teclado.
    Ou seja ligando a saída de som do teclado na entrada da placa.
    Desta forma a qualidade ruim do áudio não tem nada a haver com midi.
    Midi não é áudio, midi são instruções, que são interpretadas pelo teclado e pelos softwares. (nota musical, velocidade, sustain, efeitos, canal etc...)
    Para o som ficar melhor tem que ajustar os volumes, tanto na saída como na entrada.
    A saída de fone de ouvido do teclado não é a melhor alternativa, e sim a saída que se usa para ligar nas caixas de som ou amplificadores.
    Começando com um nível baixo e ir aumentando aos poucos até dar clip, e depois reduzir um pouco retirando o clip.
    Tem que ir escutando e testando até encontrar o nível ideal de volume, como também dos efeitos do próprio teclado.
    A Qualidade vai depender muito também da placa de áudio onboard do notebook.
    Experimente usar um cabo mais curto.
    E grave instrumento por instrumento individualmente.
    Depois no software usando tracks separadas aplicar plugins de efeitos , caso seja necessário.
    Pelo jeito você esta iniciando e vai ter que estudar muito.

    A começar pelo escolha dos softwares, tais como:
    - DAW - Digital Aúdio Workstation;
    - Editores de Àudio;
    - Instrumentos VST;
    - Efeitos (plugins)
    - e muito mais.
    Existem diversos softwares para uso do Yamaha PSR, Editor de Estilos, Produção musical e muito mais.
    Recomendo começar pelos sistemas que trabalham com o PSR.
    Pesquise na Internet que você vai encontrar muita coisa boa.
    Recomendo que você leia todos os tópicos fixos deste fórum.
    Para usar arquivo midi e tocar no teclado necessariamente vai precisar de um cabo.
    Mas comece pelos softwares para PSR
    site inglês muito bom:

    http://www.psrtutorial.com/index.html

    Tem todos os teclados da linha PSR e lá você vai encontrar de tudo, até utilitários para usar no seu Teclado.

    Will Batista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    E grave instrumento por instrumento individualmente.
    Bom fiz isso e melhorou bastante, o único problema é que o programa não está legal, ele adianta e atrasa a bateria e os toques(ex: alinho o teclado com o baixo e a bateria, quando está lá no final, o baixo está na frente, o teclado atrás e a bateria lá na china) acho que é software que é ruim mesmo "Audacity"

    A saída de fone de ouvido do teclado não é a melhor alternativa, e sim a saída que se usa para ligar nas caixas de som ou amplificadores.
    Na verdade é uma só, ela é fone ou caixa, não tem outra.

    Experimente usar um cabo mais curto.
    Faz um tempinho que estou atrás de um cabo assim, mas é difícil, estou tentando achar um p2 pra p2 curto mesmo, assim coloco um engate p10 na ponta..

    Pessoal a qualidade melhorou bastante gravando os instrumentos separados, primeiro bateria, depois contra-baixo, teclado e strings. O legal é que dá pra você aumentar ou diminuir cada instrumento separadamente, deixei o baixo mais alto e o strings mais baixo ficou show de bola, inclusive dá pra você jogar alguns instrumentos para um lado "L", e alguns para outro "R", ou mais alto de um lado do que o outro, fica tudo muito stereo.. até parece um home teather, sons de todo lado..
    O único ponto que deixa a desejar é a questão do atraso, não de retorno do som, mas de alinhamento dos intrumentos, uns adiantam e outros atrasam, então tem que ficar cortando fatias de silêncios, e inserir pedaços onde está muito curto e o sustain do teclado que não sai, isso pra mim é a pior parte, o som sai sem brilho, fica opaco, seco, pra corrigir isso tenho que manter as teclas sempre tocadas ou soladas pra preencher o vazio que fica por falta do sustain.. Isso é um grande problema principalmente com sons de E-piano e DX-piano que exigem mais de um sustain..

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Esta parte do atraso é que esta mal resolvida.
    Será que o problema é só do cabo mesmo?
    Experimente um outro cabo simples (cabo comum de áudio) usando adaptador na ponta.
    Como este cabo vai ser mais fino (não o recomendado), comece com o volume bem baixo, e segure com a outra mão o cabo para ver se esquenta.
    Tome cuidado, é só um teste para ver se ocorre o atraso num cabo bem mais curto.

    O Audacity não é ruim, pode ser alguma configuração do windows que esteja atrapalhando tudo.
    Pode ser um detalhe bem simples que esteja passando despercebido.
    Baixe outro programa editor de áudio, como por exemplo o Wavosaur, que é simples e leve e muito bom, também gratuíto.
    E faça download dos aplicativos para o PSR também.

    Will Batista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    E faça download dos aplicativos para o PSR também.


    Entrei no tutorial que enviou, mas não achei nada relacionado ao PSR550, somento Tyros e outros psr mais modernos, não manjo muito de inglês, depois passo o google translator e do uma olhada com calma, aqui da facú é meio enrolado, mas vale as dicas, após fazer novos testes dou um parecer aqui no forum..

    Ibira
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Já tive o mesmo problema no inicio e resolvi com uma interface de audio simples, mas eficiente: a Behringer UCA 222 (custa em torno de R$ 100,00). É só conectar via USB. Aconselho a adquirir uma, mesmo porque a placa de audio dos note geralmente são muito fracas. Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque minhas gravações de teclado ficam um lixo?