Montagem definitiva de home studio

Autor Mensagem
pacificpoker
Veterano
# jun/08 · Editado por: pacificpoker


e ae... então.. eu sou completamente leigo nessa história de home studio, ando pesquisando bastante sobre acustica e alguns aparelhos que vou precisar...

aqui na minha casa tenho um escritório onde eu deixo a guitarra, mas agora a minha vizinha teve um bebe e esta bastante complicado de tocar alto, pq o escritorio da com a parede do quarto do bebe, então vou precisar o mais rapido possivel mudar o local para tocar guitarra...

Tenho uma edicula aqui no fundo do quintal que mede 3,10 por 2,30 ... e vou isolar lá para ngm mais encher o saco...

o marcineiro vem amanha... e eu preciso dar uma de arquiteto e desenhar todo o quarto, mas para isso eu precisaria saber o qe eu preciso para um bom home studio, então eu preciso projetar para que não falte espaço caso eu quera comprar alguma coisa a mais no futuro...

andei vendo umas fotos de alguns home sudios e tem varios racks, 4 caixas de sm (sendo 2 iguais e 2 diferentes), uma mesa, uma outra mesa só que sem equalização, alem de varias coisas que eu não faço ideia o que sejam...

eu queria saber todas as coisas que eu preciso, mas todas mesmo, para um homestudio, alem das funçoes desses racks ( que eu imagino não serem racks de efeitos de guitarra), dessas 4 caixas, etc...

deem sujestoes tbm para o q eu preciso fazer e tal.. pq como falei... sou mto leigo no assunto.

vlw... me ajudem por favor pq eu preciso estar com o desenho
pronto para amanha...

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


ajudem ai por favor...

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker

Cara, isolamento acustico é diferente de tratamento!!
Isolamento é pra não incomodar ninguem
Tratamento é pra fazer com o som dentro da sala fique melhor!

Quanto ao desenho interno, especifique o que vc tem, e quais os seus objetivos com o home studio, tipo:

- É pra gravar instrumentos analógicos ou p trabalhar só com vst?

Abraços!

pacificpoker
Veterano
# jun/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


BaNdAiD
então... eu não sei se vou fazer tratamente... será somente isolamente... pq agora, eu acho que eu não tenho capacidade de falar " ahh.. ta sobrando grave, faltando não sei o que"... por enquanto é somente o isolamente....

o objetivo principal... é fazer um quarto para tocar guitarra e gravar...então precisaria saber todos os possiveis equipamente de gravação que eu vou precisar, para poder projetar o quarto... para que no futuro, não me falte espaço para alguma coisa ou pareça "gambiarra"...

BaNdAiD
Veterano
# jun/08 · Editado por: BaNdAiD
· votar


vc tem um espaço legal!!

Vc vai precisar de:
- um computador com uma placa de som boa (obvio), que nesse caso pode ser um delta 2496, ou uma fast track (ambas custando por volta de 400 a 500 reais)

-Um pré amp pra microfone, nesse caso existem diversar opções, com preços que vão de 150 reais até mais do que agente imagina. Behringer são os mais baratos!

Um microfone! Quando se fala em gravar guitarra, há uma unanimidade: Shure SM57, que vc acha entre 299 no joaberosa e 400 reais!

Periféricos: cabos, pedestais, tomadas, etc...

vc vai dividir e sala e fazer um aquario?

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


Vai precisar também de um monitor de referencia! esse custa um pouco mais...

pacificpoker
Veterano
# jun/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


BaNdAiD
então em questão de placa de som eu tava pensando na edirol ou aquela m-audio... com enrada firewire... pq tava conersando com um amigo o meu pai e ele falou que a diferenã entre uma firewire e uma usb é bem notavel.

em relação ao pré amp... eu tenho um amplificador aqui de uns 20 anos atras... ele é bem grandão e tal... será q já tem o pré amp.. nela?

e nesses studios, eu vejo mtos racks, 4 monitores, e a mesa é claro... esses racks, são apenas racks de efeitos de guitarra? ou tem outras coisas? pq são mtas "caixas".

pq eu precisava pelo menos deixar algum espaço para essas coisas caso no futuro eu queria comprar...

e os monitores de referencia, são as "caixas de som"? porque sempre tem 4 delas? 2 iguais e duas diferentes?

como falei sou mto leigo, eu to acostumado em ligar a guiarra no amp e acabou... em relação a gravação, nunca fiz nada serio...

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


vamo lá gente... eu preciso ta com o negocio pronto pra amanha... se não vou ter q desmarcar com o cara pq não vou fazer o negocio de qualquer jeito

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


então em questão de placa de som eu tava pensando na edirol ou aquela m-audio... com enrada firewire... pq tava conersando com um amigo o meu pai e ele falou que a diferenã entre uma firewire e uma usb é bem notavel.

A firewire é superior, assim como seu preço! Se vc não vai fazer gravações profissionais, vc pode muito bem utilizar a USB! Mas se o dinheiro não for problema, vá de firewire!

em relação ao pré amp... eu tenho um amplificador aqui de uns 20 anos atras... ele é bem grandão e tal... será q já tem o pré amp.. nela?

Não, é um pré amp próprio pra microfone, como esse
, esse ou esse!

e nesses studios, eu vejo mtos racks

São equalizadores, efeitos, placas de som, preamps, etc....chamados de periféricos!!
Todos os efeitos e equalizadores vc consegue em forma de plugin, é não vale a pena ter um rack deles a não ser q vc saiba o q está fazendo!

e os monitores de referencia, são as "caixas de som"? porque sempre tem 4 delas? 2 iguais e duas diferentes?

"mais ou menos"! os monitores são caixas especiais, que reproduzem o som exatamente como foi captado, sem "mentir"!
Por exemplo, o seu microssistem tem caixas "mentirosas", que aumentam os graves! Um monitor não, ele reproduz exatamente as frequencias que lhe foram enviadas (pelo menos tenta)

Geralmente se usa um par de monitores para mixar, e um par de caixas boas para se ouvir o produto final, ou uma musica qualquer...assim vc pode saber como o que vc está mixando vai ficar nas caixas normais!!

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker

Cara, o processo de isolamento acustico costuma ser caro e trabalhoso! Assim como a acustica da sala pode ser destruida com coisas simples!!

Espero que o engenheiro q vc contratou tenha conhecimento sobre isso!!
- Se ele propor fazer uma sala quadrada ou retangular, não tope!!!
As salas não dever ter lados de tamanho iguais ou multiplos de si!

Abraços!

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


BaNdAiD
calma ai... não tem engenheiro nenhum.o negocio é eu e meu pai... a sala é retangular... como eu falei tem 3,10 por 2, 30, é uma edicula que tem no fundo da minha casa, tipo um quartinho de empregada...
tem uma porta e uma janela.

como ele vai fazer na escola que ele trabalha... vou aproveitar e fazer em casa tbm... tava pensando em gesso lá de rocha, espaço entre as placas coisas simples... trocar a porta e se precisar janela... vc acha que não vai dar certo? pq não tem engenheiro nenhum...

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker

Não é isso, é a parte acustica!!
Se vc tiver uma sala retangular vai gerar muitas ondas estacionárias!!
Precisa fazer medidas diferentes, não multiplas de sí, para cada parede!

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/174463/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/80873/p6
www.audiolist.org

Algumas coisas q podem te ajudar!

pacificpoker
Veterano
# jun/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


BaNdAiD
vou ler... mas não da pra ficar mudando o formato do quarto pq ele já não é grande... ainda mais com as placas que vão ter que ser colocadas ele ai ficar menos ainda...

mas sobre essas ondas estacionarias e tal.. vc diz em relação a qualidade do som né?

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


BaNdAiD
mas cara... não vai ter bateria nem nada dessas coisas.. é guitarra e acabou... será que precisa de tudo isso pra poder isolar bem? será que apenas a lá de rocha, gesso e mais algumas coisas nao resolvem? precisa mesmo dessas coisas de parede não retangulares? pq pra vc não ter paredes quadradas ou retangulares só construindo de novo... pq eu nunca vi uma sala em forma de pentagono ou coisa parecida

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


vou ler... mas não da pra ficar mudando o formato do quarto pq ele já não é grande... ainda mais com as placas que vão ter que ser colocadas ele ai ficar menos ainda...

mas sobre essas ondas estacionarias e tal.. vc diz em relação a qualidade do som né?


Sim! É simples, qdo vc for colocar as paredes de gesso vc coloca elas não paralelas a parede de alvenaria!!
Compensa fazer isso agora, pq depois pra mudar....

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


mas teoricamente as paredes de gesso vão por todo o quarto então vai acabar sendo paralelo... (acho que eu não to entendendo)

pacificpoker
Veterano
# jun/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


e alem disso eu tava precisando como eu falei... todos os possivel aparelhos que eu vou precisar parao home, pq amanha o marcineiro vai vir aqui em casa fazer um negocio e eu aproveitava e pedia um orçamento pra ele... então por exemplo... se no futuro eu queira comprar um rack.. já tem que ter o espaço lá pra colocar um equalizador, um reverb, sei lá... pra depois eu não ter que me preocupar com falta de espaço e as coisa parecerem gambiarra...

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker
mas teoricamente as paredes de gesso vão por todo o quarto então vai acabar sendo paralelo... (acho que eu não to entendendo)

Elas não devem ser paralelas entre sí, portanto não devem ser paralelas com a parece de fora!!
As paredes internas tem q ter medidas diferentes! Fiz um desenho p vc entender melhor

http://www.4shared.com/file/53142173/6bad8628/imagem.html


Quanto ao q ele vai fazer, não tem como te ajudar se eu não souber como vai ser a estrutura do estudio, se vai ter aquario ou não!
Mas ja te adianto: por mais q vc tente fazer tudo de uma vez, sempre vai querer adicionar coisas depois!

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


dá uma olhada nesse site

http://www.music-center.com.br/estudiodig00.htm

vc vai entender o que eu quero dizer!

pacificpoker
Veterano
# jun/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


BaNdAiD
aquario?

entendi mas elá não necessariamente vai precisar ser um trapézio né? ele pode ser quadrada não não igual a parede de fora...

pq se ela precisar se "trapezio" vai fica bem dificil de fazer uma estante... ou uma bancada que pegue umas 2 ou 3 paredes...

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


e em relação ao isolamento... eu to pesquisando algumas coisas e tava pensando em fazer (gesso, ar, lã de rocha, gesso), mas ouvi falar que seria um isolamento relativamente pequeno, vcs tem alguma sugestão, levando em consideração que a sala é pequena e não da pra eu montar uma outra parede com espaço de 1 m entre elas... mas claro q eu quero que seja bom, pq se não não adianta nada...

e eu queria tbm saber em elação a esses racks de efeitos e tal... pq eu sei que existem os de guitarra ( é um rack para cada efeito certo? um para reverb, outro para deley, outro para chorus?) alem disso nesse mesmo lugar que vai esses efeitos, vai amplificador do som, equalizador, mas alem disso o que mais eu posso ter em "forma de rack" que eu possa precisar pra fazer as gravaçoes?

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


???

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


aquario?

Uma sala menor, isolada da sala dos instrumentos, para fazer a gravação, mixagem e masterização.

Repare nestas duas fotos
http://palcoprincipal.clix.pt/images/fotos/45667.jpg
http://www.lipsound.com.br/images/aquario_mesa_studio.jpg

Se vc quer só gravar guitarra, acho q não é necessário, afinal vc não vai poder estar nas duas salas ao mesmo tempo!! heeuheueh


entendi mas elá não necessariamente vai precisar ser um trapézio né? ele pode ser quadrada não não igual a parede de fora...

Errado, ela não pode ser quadrada ou retangular! As paredes devem ter medidas diferentes!!!

pq se ela precisar se "trapezio" vai fica bem dificil de fazer uma estante... ou uma bancada que pegue umas 2 ou 3 paredes...

Se vc for fazer com o marcineiro, não vai ter problema nenhum! Ele faz de acordo com a sala!

e em relação ao isolamento... eu to pesquisando algumas coisas e tava pensando em fazer (gesso, ar, lã de rocha, gesso), mas ouvi falar que seria um isolamento relativamente pequeno, vcs tem alguma sugestão, levando em consideração que a sala é pequena e não da pra eu montar uma outra parede com espaço de 1 m entre elas... mas claro q eu quero que seja bom, pq se não não adianta nada...

Acredito que seja sucifiente, com uma camada de uns 15cm deste composto! Afinal, o estudio eh dentro da sua casa, se vazar um pouquinho não tem problema, certo?

e eu queria tbm saber em elação a esses racks de efeitos e tal... pq eu sei que existem os de guitarra ( é um rack para cada efeito certo? um para reverb, outro para deley, outro para chorus?) alem disso nesse mesmo lugar que vai esses efeitos, vai amplificador do som, equalizador, mas alem disso o que mais eu posso ter em "forma de rack" que eu possa precisar pra fazer as gravaçoes?

Vc pode ter tudo em forma de rack, mas não vai precisar de quase nada! No máximo um preamp de microfone e talvez um patchbay!
Equalizadores e efeitos, vc usa plugins! Sai mais barato e mais prático!

Abraços!

pacificpoker
Veterano
# jun/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


BaNdAiD

certo... ele é uma edicula do lado de tras do quintal... ou seja, tem a casa, o quintal e depois essa edicula... levando em consideração que uma parede dessa edicula (a parede de tras) esta em um baranco... deu pra entender? então eu acho que não tem necessidade de fazer isolamento dessa parede...

e uma pergunta... esses efeitos que vc diz são efeitos de guitarra ou efeitos pra mixaxar e masterizar o todo?

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker

entendi!

Os efeitos são para mixagem e masterização!
Todos tem similares em plugins, e a maioria já vem nos programas como sonar ou pro tools, ou vc pode baixar na internet!

vc precisa se preocupar é com preamp de microfone, placa de som, computador e os monitores...

RACKS SÃO USADOS EM ALGUNS ESTÚDIOS PROFISSIONAIS PQ OS ENGENHEIROS GOSTAM DELES!!
Muitos estudios hoje em dia não tem sequer um equalizador em formato de rack, usam tudo em forma de plugin!!

pacificpoker
Veterano
# jun/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


BaNdAiD
blz... mas pelo menos eu vou fazer um suporte de madeira para que se caso futuramente eu precisar de alguns, o espaço já vai estar lá...
então de imediato vai ser, talez mesa de som, amplificador de som normal, pré amp de microfone, placa de som, (precisa de um pré amp para os canais não balanceados da placa? ou é o mesmo de microfone? ) caixas de som e talvez monitores... alem é claro dos amps de guitarra e as guitarras... alguma coisa a mais pra um "estudio" simples?

e em relação a edicula do lado de fora, é necessario isolar a parede que esta colada com o barranco? é preciso trocar a portar ou vedar já resolve?


e esses racks de efeitos para masterização se resumem a que? reverb e etc? mas por exemplo esse reverb, é um reverb como um pedal de guitarra, ou um reverb especifico para colocar na gravação?

e outra... parece que esse rack aqui:
http://www.da7.com/filearchive/Justin/homestudio2.jpg

é simples.. o que q tem nele?

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


Não precisa de um pré pra placa!
Vc liga o mic no preamp de mic, e o preamp direto na placa ou passando pela mesa, se for usá-la (se vc for gravar somente 1 canal por vez, que é o do microfone, a mesa vai ser meio inútil!!!), através da placa, vc liga os monitores (se forem amplificados) ou volta pro preamp (que nesse caso precisa de mais de um canal) e depois vai para os monitores!

Minha sugestão: pegue monitores amplificados e poupe dor de cabeça!!

e em relação a edicula do lado de fora, é necessario isolar a parede que esta colada com o barranco? é preciso trocar a portar ou vedar já resolve?

Acho q não, um "barranco" já deve servir p isolar essa parede! heuheuhe
Quanto a porta, depende do nivel que vc aceita de vazamento! Quando as pareder tiverem isoladas, faça um teste com o amp no talo, se te incomodar, troque a porta!

e outra... parece que esse rack aqui:
http://www.da7.com/filearchive/Justin/homestudio2.jpg

é simples.. o que q tem nele?


De cima pra baixo:

- Fonte
- Amplificador para fones de ouvido
- Digidesign Quiet Drive (HD de 73 gigas a 10000 rpm, state of the art de uns 8 anos atrás! heuheuhee)
- Interface Digidesign 96 I/O
- Panasonic WZ-AD96M Preamp de microfone e conversor A/D
- Computador!!

Abraços!

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


e esses racks de efeitos para masterização se resumem a que? reverb e etc? mas por exemplo esse reverb, é um reverb como um pedal de guitarra, ou um reverb especifico para colocar na gravação?


Esses racks são normalmente compressores, limiters, equalizers, de-essers, etc...também podem ser de efeitos, como reverb e delay, mas geralmente o guitarrista já grava com seu próprio efeito!

Tudo isso hoje em dia existe no formato de plugin!

Que mal lhe pergunte, vc pretende gastar mais ou menos quanto no estudio?

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


BaNdAiD
então.. não sei... na verdade, prioridade é montar o lugar para que no futuro ele não fique com cara de mal projetado ou gambiarra... até pq é coisa simples... eu tava pensando em uma placa da m-audio firewire, aquela mais comum, um notebook descente, amplificador eu arrumo de graça, ai teria que comprar pré amplificador, e microfone, as caixas, fone eu tenho... então.. o que eu teria que gastar é, a placa, o notebook, o pré amplificador que vc falou, e alvez umas caixas, pq eu tenho umas aqui meia boca, e mais pro futuro um monitor

mas esse pré amp pra microfone serve como pré amp das entradas não amplificadas da placa?

ali tem um amplificador de fone de ouvido né? isso é meio descartavel né? pq tem as entradas na propria placa

em relação a acustica eu acho que não vai ficar mto caro... pq o material não é mto caro... e não tem engenheiro nem nada...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montagem definitiva de home studio