Montagem definitiva de home studio

Autor Mensagem
BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


mas esse pré amp pra microfone serve como pré amp das entradas não amplificadas da placa?

Sim, é exatamente a função dele! Amplificar o sinal do microfone.

ali tem um amplificador de fone de ouvido né? isso é meio descartavel né? pq tem as entradas na propria placa

Sim! Um amp de fones daquele é bom qdo tem mais de uma pessoa p ouvir nos fones! fora isso, a placa ja tem a saida...

em relação a acustica eu acho que não vai ficar mto caro... pq o material não é mto caro... e não tem engenheiro nem nada...

Se for trabalhar com lã de rocha, tome cuidado pq ela é altamente irritante para a pele! Roupas compridas, mascara, óculos e luvas não podem faltar de jeito nenhum!!


Acho q vc não pode negligenciar o sistema de monitoração. De nada vai adiantar ter a placa e um mic legal, se não conseguir bons resultados na mix! Se a grana tiver curta, procure as caixas da Edifier, elas tem bom preço e boa performance!

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


Agora, vou te falar uma coisa: queria eu ter um espacinho para montar um home studio pra mim! Moro em apartamento...

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


BaNdAiD
Mesmo assim.. vou ver se consigo fazer mais ou menos o desenho pra mostrar pro caro... ele veio aqui, mas ão deu pra dar um orçamento pq não tinha nãda no papel...

então vai ficar assim em relação a acustica:
isolamento em 2 ou 3 paredes, vedar a janela ( vou fazer uma edação de correr) ai vedar os buracos da porta, qualquer coisa, se for necessario eu troco de porta...

tudo isso quem vai fazer é o marcineiro

mas esses racks, tem uma largura padrão? pq parece que todos encaixam certinho no suporte... tem uma medida padrão?


e nos equipamentos, ai ser aplaca da m-audio firewire, um notebook ( indiquem pq tbm não sei nada de compuadores), um pré amp, um amplificador para eu escutar as coisas, as caixas normais e os monitores, ta faltando alguma coisa?

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


isolamento em 2 ou 3 paredes, vedar a janela ( vou fazer uma edação de correr) ai vedar os buracos da porta, qualquer coisa, se for necessario eu troco de porta...

É uma boa! Pode ter problemas com a vedação na área da janela, mas como parece q no seu caso isso não vai ser problema...

mas esses racks, tem uma largura padrão? pq parece que todos encaixam certinho no suporte... tem uma medida padrão?

A maioria dos periféricos tem o tamanho padrão de 19 polegadas, assim como os racks! procura no google pra vc ver os modelos de rack disponíveis, assim vc pode tirar umas idéias!!

e nos equipamentos, ai ser aplaca da m-audio firewire, um notebook ( indiquem pq tbm não sei nada de compuadores), um pré amp, um amplificador para eu escutar as coisas, as caixas normais e os monitores, ta faltando alguma coisa?

Recomendações:
- Placa firewire: M-audio Solo
- Notebook: Dual core, de pelo menos 2 gigas de memória.
- A Behringer tem o ULTRAVOICE DIGITAL VX2496, que gira em torno dos 450 reais; pode ser uma boa p vc!
- Amp pra escutar as coisas: o som q vc tem em casa já serve!
- Monitores: Esses depende somente de quanto vc pode pagar! Dê um valor médio q eu te indico algum modelo!

Faltou o microfone!
- Mic: Shure sm57 pra guitarra, e o behringer b2 (bom preço) pra voz!
- Cabos e plugs, ferro de solda, estanho e muita paciência!! hehuehue

Abraços!

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker
Se for usar Paredes de Gesso... CUIDADO!!! se for uma área externa, tem q ser outro tipo de bloco de gesso (resistente a água), Lembre, q o gesso é um material com menos densidade doque um tijolo cerâmico ou de concreto... Para isolar... quanto mais denso o material melhor... o legal seria tentar dobrar a parede, e criar um "vazio" entre elas... com lã de rocha... (muito usado em dry-wall - Paredes de Gesso acartonado), seria legal fazer as paredes externas em alvenaria mesmo... (avenaria singela) e as internas você faria com blocos de gesso normal... deixando um espaçamento de 10cm entre uma e outra... e preenchendo esse espaço com lã de rocha, não dobre paredes com o mesmo material... pois as freqencias que passam por um tijolo... vao sempre passar por tijolos... no caso do gesso e do tijolo... oq passar pelo gesso, não vai passar pelo tijolo...

No caso de janelas... o ideal é que seja tipo "fixa" com vidro duplo... (os vidros não podem ser parelo) e de preferência com espessuras diferentes... exemplo: 5mm e 8mm...

Portas, tem gente que prefere elevar a porta, ou baixar o piso... não sei pq... e acho que nao faz muita diferença... apenas um degrau pra tropeçar... novamente... aquela história material denso... nd de porta semi-oca, porta de madeira maciça... tem uns contra-marco, que servem para vedações... eh tipo umas alcatifas... que se coloca nos batedores das portas... algo parecido com aquelas borrachinhas de esquadrias de alumínio...

Outra coisa... se for ter arcondicionado é bom que seja tipo Split... pq ai tu ja não perde tempo em ter q isolar a caixa do arcondicionado (ar-condicionado de janela) que é um saco... e consome mais energia... =P

Bom é isso... qualquer dúvida posta ai... Ahhh na questão de estrutura, Laje ou forro e materias de revestimento fala ai que a gente te ajuda tb...

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker
Outra coisa...

Opnião pessoal... eu ODEIO trabalhar de costas pra porta... seria legal... dimensionar tudo para que a porta nao ficasse nas suas costas...

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral

Opnião pessoal... eu ODEIO trabalhar de costas pra porta... seria legal... dimensionar tudo para que a porta nao ficasse nas suas costas...

Nunca tinha pensado nisso, mas eh verdade!! Ficar de costas para a porta eh um saco!

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral
então eu não teria condiçoes de subir outra parede ou outra coisa assim.. a parede lá.. já é de gesso, e tem aquelas molduras então acho que não vai ter infiltração ou algo assim... o lugar é pequeno, então eu estava pensando somente em :
parede normal que já esta lá, ai gesso, ar, lã de rocha e gesso... pq não tem como eu subir outra parede ou coisa assim...

quando vc que os vidros não podem ser paralelos e dobrar a parede.. o que quer dizer?

lucas-sarmento
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker

Tem algum motivo especial pra você estar pensando em um notebook pro seu home?

Você vai querer trabalhar com MIDI e VST's?

Se for vai precisar de um controlador, além dos equipamentos já citados.

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


lucas-sarmento
ahhh.. notebook pq é mais pratico pra carregar e tal... computador é mto trambolho...

Você vai querer trabalhar com MIDI e VST's?
eu acho que não.. pq nesse momento eu não sei nem como usar...então acho que não vou precisar...

lucas-sarmento
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker

ahhh.. notebook pq é mais pratico pra carregar e tal... computador é mto trambolho...

é isso é verdade! mas com um desktop você consegue mais qualidade, e quantidade de armazenamento do que em um note, e por um preço menor! mas isso vai de você!

E sobre o MIDI, eu pelo menos acho essencial para um home. Quando comecei a montar meu home (no começo desse ano), não fazia idéia de como usar, mas aos poucos é fácil de aprender. E é uma ferramenta extremamente util.

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker
O problema do Gesso - Gesso seria que o que passar por um vai passasr pelo outro... pois o material é o mesmo... entao não iria isolar por completo...

Forra com compensado naval... que é mais denso do que o compensado normal de 15mm ou 20 mm e algum material absorvente entre o gesso e o compensado...

Estamos ai pra resolver problemas hehehe... é a funçao do arquiteto neh ??? kkkkk diz o q tu tem ai de material de construção q a gente da um jeito!!! ohhh lembra da história das paredes não serem paralelas tb...

Explicar o pq disso é muito técnico... deriva do comprimento da onda de cada frequência (ciclo)... que em ambientes onde existe paralelismo... (ressonância) essas ondas se propagam ao infinito (ou algo parecido) não lembro exatamente, e quando acabase com esse parelismo vc acaba com essas frequências que ficam "sobrando" no ambiente... é o caso dos teatros... cinemas... quando não da pra "quebrar" esse parelismo... ai entra em ação os paineis acústicos que fazem a mesma funçao... evitando a ressonância!!!

pacificpoker
Veterano
# jun/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


ThyagoAmaral
Forra com compensado naval... que é mais denso do que o compensado normal de 15mm ou 20 mm e algum material absorvente entre o gesso e o compensado...

entao sua sugestão é gesso, ar, lã de rocha e compensado??

vc é arquiteto? vou fazer arquitetura esse ano...

mas vc acha que tem como quebrar esse paralelismo numa sala pequena quanto a minha?

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker
Sou sim!!!

Da pra quebrar... estou no escritório agora... mais tarde em casa posto alguma coisa sobre acústica arquitetônica...

Da pra quebrar o paralelismo sim... caso contrário usa-se paineis de absorção!!!

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral

blz.. posta sim...

mas entao sua sugestão é gesso, ar, lã de rocha e compensado??

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


pacificpoker
A principio sim... a parede de Gesso é aquela tradicional de 7,5cm num é??? (mesmo com compensado... lã de rocha e tudo... ainda acho que vai passar muitoooo som... Gesso não é isolante... o ideal era alvenaria... tem certeza q não da pra ser alvenaria nao??? Não é tão caro nao!!! e como o espaço eh pequeno... 1 dia de pedreiro ele levanta isso!!!

pacificpoker
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral
levantar uma parede vc diz?

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/08
· votar


pacificpoker
Sim...

pacificpoker
Veterano
# jul/08
· votar


é que lá tem 3,10 por 2, 30 sem nenhum revestimento... então não é grande... e ainda eu vou colocar uma bancada que vai pegar uma 2 paredes...e ainda tem que sobrar um bom espaço pra mim... então acho que não vai dar levantar outra parede.

pacificpoker
Veterano
# jul/08
· votar


mas msmo assim vc acha que passa mto som?

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


pacificpoker

Cara, o estudio tá dentro da sua casa, com um revestimento razoável...
não sei se o som q vaza vai incomodar...mas só vai dar p vc saber qdo montar o estúdio!

Coisa muito mais importante são portas e janelas....uma porta mal vedada por arruinar completamente um isolamento...

pacificpoker
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD
blz.. então em relação a isolamento, vai ser isso mesmo... gesso, ar, lã de rocha, e gesso de novo, se der um de 12 mm... até pq eu não tenho condiçoes de fazer mais que isso...

e a placa de som, vc não acha que a m-audio solo tem mto pouco canal?

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


pacificpoker
e a placa de som, vc não acha que a m-audio solo tem mto pouco canal?

Cara, isso depende do q vc pretende gravar no seu estúdio!

Se vc for gravar só guitarra, como vc disse, 2 canais são suficientes...

Agora, se for gravar uma bateria, por exemplo, que precisa de 8 canais pra ficar legal, ai essa placa não serve....

vc tem q especificar o que vc quer, ou então, comprar uma placa com muitas entradas (e consequentemente, mais cara) para previnir...

Abraços!

pacificpoker
Veterano
# jul/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


BaNdAiD
é... então... o quarto é um tipo de escritório onde se pode tocar guitarra... pq lá eu vou estudar, mexer no computador e tocar guitarra.. enão no maximo 2 guitarra e uma voz... por isso eu to achando que val mais a pena pegar uma coisa um pouco maior... com umas 4 entradas o que vc sugere? a 410 da m-audio msm? ou outro... e em relação ao pré amp, o que vc sugere? e se puder.. eu to pensando em pegar um computador já pronto... então se vcpuder sugerir um ajudaria mto... o preço do computador eu não tenho muita noção, eu to pensando em algo em torno de uns 2 mil, no maximo 2 e 500... mas com isso eu consigo um lap top que seja bom pra gravaçoes com aqueles requisitos que vc falou? 2 giga de ram etc

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


enão no maximo 2 guitarra e uma voz... por isso eu to achando que val mais a pena pegar uma coisa um pouco maior... com umas 4 entradas o que vc sugere? a 410 da m-audio msm?

A m-audio 410 é uma boa pedida, se o preço não for encomodo!! heueuheuheu

e em relação ao pré amp, o que vc sugere?

A m-audio 410 tem 2 entradas de microfone com preamp e phantom power inclusoso...a não ser q vc vá gravar mais de 2 mics ao mesmo tempo, não precisa de outro preamp!

o preço do computador eu não tenho muita noção, eu to pensando em algo em torno de uns 2 mil, no maximo 2 e 500... mas com isso eu consigo um lap top que seja bom pra gravaçoes com aqueles requisitos que vc falou? 2 giga de ram etc

consegue sim! Com 2500 já dá pra comprar um laptop suficiente para fazer as gravações...

pacificpoker
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD
tem alguma sugestão de lap top pronto? e pré amp? só pra saber... pq se for necessario, um pré eu já sei...

lucas-sarmento
Veterano
# jul/08
· votar


pacificpoker

Pré-amp para home studio acho que um Presonus Blue tube ta de bom tamanho, tem dois canais, valvulado.

http://www.musiciansfriend.com/product/PreSonus-BlueTube-DP-Stereo-Mic rophone-Preamp?sku=184132

Eu estou pra comprar um desses, só falta entrar um dinheirinho hahahaha

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


tem alguma sugestão de lap top pronto? e pré amp? só pra saber... pq se for necessario, um pré eu já sei...


laptop tem a sugestão do meu! huehuehe
Acer Aspire 4520 (só q o meu tem 1 giga só, mas atualmente a maioria ja tem 2 gigas!)

Pré-amp para home studio acho que um Presonus Blue tube ta de bom tamanho, tem dois canais, valvulado.

Concordo...

pacificpoker
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD

ai o pré amp seria para os outros 2 canais desbalanceados da placa de som... mas eu queria as coisas em forma de racks... mais bonito e mais organizado.. heheh... mas esses parecem ser daoras...

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


na verdade esse preamp é melhor do que o da placa! e tb eh valvulado...o que dá uma boa esquentada no som....
existem preamps de rack sim, de varios tipos e preço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montagem definitiva de home studio