Divulguem suas produções em geral !

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jun/07 · Editado por: Bog
· votar


ed-Mix

Heheheh, realmente, a parte de gravação e mixagem está caprichada. Mas não vou dizer que gostei da música, ou dos músicos..

has4

Meu... achei as tuas músicas viajantes. É engraçado, mas elas sempre soam como algo antigo. Tem horas que lembra A Cor do Som. Em outras chega até a parecer com os primeiros discos do Barão Vermelho. Mas acho que aquela outra (Música que eu Quero) ainda é a mais legal, talvez por causa da letra - eu gosto mesmo de música com letra, nem que seja "batmacumba-e-e". =) Legal mesmo.

Aliás, ninguém vai comentar a MINHA? HEhehe, eu fiz algumas mudancinhas, a partir dos comentários do catselidis:

http://www.4shared.com/file/17438836/8d2f0b02/O_Valor_das_Coisas__2_.h tml

Tem outras musiquinhas da minha banda aqui:

caixeiro_viajante.palcomp3.cifraclub.com.br/

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


Bog
Lembra quando eu te disse antes que vocês tinham uma identidade musical... que sabemos quem é que está tocando só por ouvir e tals? Infelizmente achei que nessa música vocês não tiveram essa tal identidade... Só isso que eu posso comentar... porque eu já tinha escutado antes, mas não me lembro dos detalhes... e agora não consigo ouvir aqui porque você excluiu o arquivo... :/

Abraços.

has4
Blz kra?
Bom... eu sou muito técnico kra... e, por gosto pessoal mesmo, não gosto de som de reverb natural (do próprio ambiente da gravação). Mas você realmente me confundiu. Não sei se isso foi reverb que vc colocou ou se foi reverb do ambiente mesmo... De qualquer forma não gostei disso. Não se esqueça que hoje os sistemas de som são estéreo... e é legal usar esse 'estereo' pra envolver bem o ouvinte na música... Centralizar todos os instrumentos não é legal tbm porque muitos deles ficam escondidos atrás do vocal... Numa caixa de som em volume alto talvez não se percebe tanto isso... mas como eu escuto tudo em fones de ouvido... realmente notei essas coisas.

A única coisa que curti foi que os instrumentos (principalmente a bateria) são reais! Bem legal isso... e gostaria que você contasse como foi isso. É uma banda, ou você que gravou eles em separado?

Abraços.

ed-Mix
SO LEMBRANDO,EU NAO TRABALHO COM MIDI E NEM VST
Só uma dúvida: como você grava o teclado? Você liga ele direto na entrada de linha (ou mesa ou etc...) ou liga ele na entrada MIDI?

Pelo que eu notei, você só grava música sertaneja neh? De onde você é?

Comentários:
* Achei a caixa da bateria meio artificial. Sei que você não usa MIDIs nem VSTs... mas pareceu som de sintetizador... Não curti mesmo o som dessa caixa... muito seco... muito curto... pouco impactante...
* Gostei dos violão... está no estereo da música... bem legal. Mas pra enriquecer o arranjo da música, eu gravaria literalmente 2 violões e colocaria um de cada lado... O violão solo eu não curti... eu colocaria ele centralizado... com os outros dois violões no estereo... Sei que isso dá mais trabalho... mas a música fica mais legal em si.
* Não gostei da dinâmica da música... ela não cresce conforme passa o tempo... é uma 'dinâmica estática'... bem paradoxal issu neh hehehe...
* Como o catselidis disse: Está um pouco complicada a situação do contrabaixo. É impressão minha, ou quem tocou não toca baixo (toca outro instrumento) ou é um iniciante? Está BEM esquisito o baixo.
Acho que você grava com excelente qualidade, mas as últimas produções têm sido prejudicadas pelos músicos, como no caso da anterior (carlos) que tinha até problemas com afinação dos instrumentos...

Achei o arranjo bem pobre... mas a achei a qualidade da música bem legal. ODIEI o vocal... noss... muito ruim hehehehe...

Cara... vejo que seu talento tem sido muito prejudicado por músicos sem talento e músicas difícies de ficar boas... porque sua melodia e sua letra são ruins por natureza. É uma pena... :/

Abraços.


has4
Fala ae kra!

Gostei do arranjo. Dá pra notar que você conhece sobre mixagem, nem que seja só um pouquinho. A música em si tah bem legal, mas a qualidade dos instrumentos tanto na captação quanto nos VSTs e/ou MIDIs que vc usou está bem precária... A música precisa de peso... de naturalidade... e de reverbs... Mas achei a idéia bem legal. Essa gravação eu vejo como uma Demo para uma posterior gravação mais elaborada.

Abraços.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


SylvioLima

Eu coloquei outra versão, o link tá logo ali em cima. =)

Mas então, a nossa brincadeira é fazer músicas sem um estilo específico. Imagino que o que você tenha entendido como nossa "identidade" seja aquela mistura com bastante percursão, ritmos quebrados, o meu jeito de tocar "violão percursivo com abafamentos" e coisas do tipo. Mas essas invencionices são apenas uma das nossas facetas. De repente baixa na gente uma vontade de fazer uma música com 3 power chords e só, hahhhah.

Por exemplo, a gente já começou a fazer uma nova, e até o momento, demos muita risada com a idéia de que ela parece música de consultório de dentista. =)

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


Bog
Eu coloquei outra versão, o link tá logo ali em cima. =)
Agora que eu vi... rs

Ouvindo outra vez... me arrependi do que eu escrevi. Ouvi com calma agora... e até o final. Vocês continuam com bastante percursão, ritmos quebrados, e essas invencionices. Suas letras continuam boas... e suas vozes continuam 'calmas'... sem gritaria... sem variação... lineares... E curti bastante essa música nova de vocês. Mesmo! Mas acho que falta uma mixagem melhor... e a qualidade dos instrumentos não está legal tbm... Acho que com um tratamento melhor em cada instrumento e tbm com captadores melhores vocês conseguem qualidade de estudio. Hoje em dia não acho mais necessário um estúdio... sinceramente. O catselidis faz gravações com qualidade de estudio, com bons equipamentos, entende? Mais pra isso é preciso tempo tbm...

Então... curti mesmo a gravação de vocês. Parabéns!

Abraços.

________________________________
To postando aqui mais um instrumental meu, que teve a participação do catselidis na guitarra. \o/ É de uma música conhecida de vcs (acredito eu) e que está na mídia atualmente. 'Quando a chuva passar', de Ivete Sangalo. Este instrumental foi postado na Biblioteca de BTs do fórum de Canto.

http://btfccc1.4shared.com/file/17321139/4f2c7b9e

Notas:
* O instrumental fez uso de samples (pedaços) da música original... Mais precisamente, foram utilizados o início (pois eu não consegui refazer o piano acustico original... a midi tbm não me ajudou nisso...) o meio (entre 02:06 e 02:19) (tbm por não ter conseguido imitar os instrumentos originais) e o final.
* Utilizei efeitos sonoros de trovão e chuva... aplicados separadamente.

Espero que curtam!
Abraços.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


SylvioLima

Opa! Obrigado por comentar. Hehehhe, sim nossas vozes são bem lineares. A dela mais que a minha. Mas a minha desafina, heahhah

Mas então... você tem alguma dica para a mixagem? As guitarras foram gravadas com equipamento bom, então qualquer problema é culpa minha mesmo. Se você puder dar alguma dica, fico feliz.

A tua música eu não conheço, hehehe. Como não moro no Brasil, não sei o que está na mídia. :-P Achei que a gravação ficou bem legal. A música se entrelaça bem com a parte "roubada" da versão original, não dá para reparar qualquer diferença de qualidade. Tecnicamente, está bem caprichada mesmo. Gostei!

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


Bog
Mas a minha desafina, heahhah
Que voz que nao desafina, não é?

Mas então... você tem alguma dica para a mixagem? As guitarras foram gravadas com equipamento bom, então qualquer problema é culpa minha mesmo. Se você puder dar alguma dica, fico feliz.
Cara... uma dica mais extensa eu vou depois voltar aqui e dar... mas o que eu acho que tá faltando é agudo... o som parece meio abafado, sabe? Você usa o que de referência? Monitor ou fones? É difícil achar alguém com monitores realmente bons... mas fones de ouvido bons não são difíceis de obter...

A tua música eu não conheço, hehehe. Como não moro no Brasil, não sei o que está na mídia. :-P Achei que a gravação ficou bem legal. A música se entrelaça bem com a parte "roubada" da versão original, não dá para reparar qualquer diferença de qualidade. Tecnicamente, está bem caprichada mesmo. Gostei!
:) Muito obrigado por ter ouvido e comentado! Acho que dá pra notar sim hehehehe...

Abração!

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


SylvioLima

Eu uso como referência uns fones de ouvido grandões, bons. Também uso uns fones menores e as caixinhas de som do PC, porque sei que é o tipo de equipamento no qual o troço vai ser ouvido no final. Um dos problemas é que exatamente as frequências mais agudas ou mais graves aparecem bem mais nos fones grandões. Por exemplo, às vezes eu acho que o baixo está muito ressaltado, mas quando vou ouvir nas caixinhas do PC, ele some.

Curiosamente, eu realmente dei uma bela cortada nos agudos dessa música APÓS a gravação. Por alguma razão, mixando tudo, as guitarras pareciam muito estridentes e irritantes. Vou tentar cortar menos agudos, deixando mais próximo de como foi gravado. Valeu! =)

ed-Mix
Veterano
# jun/07
· votar


SylvioLima

Cara,com relacao ao teclado,eu ligo ele na mesa e pego som normalmente.Falando do caixa,Esse caixa e bem compacto por isso tem um som seco,e ele e real sim,foi o baterista desse grupo ai que troxe,ele disse que custou uma nota.tambem nao custi muito o som dele.
Ha sim,falando da minha cidade.Eu moro no Ceara,camocim-ce.Litoral cearence.E o ritimo que rola aqui e forro.mais a mossada estao inovando com o esquema do acustico.Tipo esse grupo ai.
Enquanto a dinamica,vc esta se referindo a masterizacao ou o ritimo?

has4
Veterano
# jun/07 · Editado por: has4
· votar


SylvioLima

Beleza total, e ainda mais com comentários seus. Não sei se a que você comentou e ouviu foi a do link a seguir, pois fiz algumas alterações a partir de sugestões dos colegas do FCC e fui inserindo outros links conformes as modificações (Gostaria que você me confirmasse se foi este mesmo que você comentou, pois, daí, adaptarei melhor às suas observações. Confirma, tá?): http://www.4shared.com/file/17473333/d39131ad/ERA_UMA_VEZ.html



São exatamente destes comentários TÉCNICOS sugeridos por você que busco, já que sou bastante prático e tenho tentado conhecer sobre programas, gravações, mixagens, etc.

não gosto de som de reverb natural (do próprio ambiente da gravação)
Eu quis dar o ar de 'na hora', de ‘ao vivo’.
Centralizar todos os instrumentos não é legal tbm
o fiz mecanicamente mesmo, nem foi intencional centralizá-los, na verdade eu não entendo de mix, e quase tudo é intuitivo. Gravo, ouço, repito, baixo o som, aumento o som, ouço, etc, às vezes passa algo bom e às vezes passa algo ruim sem que eu perceba e vai rolando assim. rsrsrs Uso o trivil que existe no sonar e sound forge, tem uma pá de coisas que nem sei para o quê serve.
eu escuto tudo em fones de ouvido
e eu venho tentando achar um ponto de mixagem no qual se possa obter sempre uma melhor qualidade em quaisquer tipos de aparelhos reprodutores, seja mono ou estéreo, mas isto é difícil, além do mais me falta conhecimento mesmo. Por estas bandas aqui não temos cursos nem outros estúdios onde pudéssemos, digamos, trocar figurinhas. Só o FCC nos fins de semanas e sugestões como as suas têm sido a fonte para melhorar algo aqui.

bateria) são reais
É uma banda, ou você que gravou eles em separado
Sim, é bateria acústica mesmo, gravada com um Condenser a 1 metro de distância na altura de cerca 1,50m rsrsrs. Não é uma banda, todos instrumentos executados por mim (por falta de músicos mesmo e jamais por vaidade minha).

a qualidade dos instrumentos tanto na captação quanto nos VSTs e/ou MIDIs que vc usou está bem precária
Não usei nenhum dos dois, inclusive nem sei o que é VSTs. Não uso nada em MIDI (não há midi na concepção da palavra, formato Midi).

A música precisa de peso... de naturalidade... e de reverbs
Demo para uma posterior gravação mais elaborada

Sobre este comentado 'PESO', tenho tentado encontrá-lo também nas minha aventuras ao mixar. Não gosto das minhas gravações e mixagens, mas tem sido pra mim um experimento e uma aula lidar com elas, pois a cada tentativa aprendo algo, embora, na prática, e assim, vou tentando lapidar os 'auês' paulatinamente. Todas as minhas gravações as vejo apenas como DEMO, não me atreveria a tê-las por concluídas, embora seja este o meu propósito, concluí-las rsrsrs. Ouço as gravações dos outros e sempre são melhores que as minhas rsrsrs persistência e chegarei.

Vamos adiante rsrss Interessante, vejos e ouço as propagandas de artistas consagrados vendendos os seus CDs e observo aquelas gravações, pô, são muito bem gravadas e mixadas... além de bons equipamentos têm verdadeiros técnicos... tenho tentado o melhor com o que temos, mas penso que nunca vai ser igual, tudo retinho, nivelado, sem altos e baixos, os sons e o nível são perfeitos e se ouve tudo bem educadamente... rsrsrs

ô vontade que dá de estar num bom estúdio e vendo tudo aquilo acontecer ali, rsrsrs não me conformo em saber que se os BEATLES tivessem naquela época o que hoje muitos temos, fariam uma verdadeira revolução sonora hehehe. Hoje, temos equipamentos melhores, e em casa, e não conseguimos muito... hehehehehe É MUITA PRETENSÃO MINHA, né??? kkkkkk Tenho que ir devagar rsrsrsrsrs

Cara, muito OBRIGADO mesmo. Imporantíssimos pra mim seus comentários! Abrax.

catselidis
Veterano
# jun/07 · Editado por: catselidis
· votar


has4
Amigo, agora que você passou os detalhes pro Sylvio, posso tentar te ajudar, pelo menos com a bateria?
Brasileiro sofre e eu já sofri muito com falta de equipamento (sofro menos hoje) e querendo fazer uma boa gravação...
O seu microfone está captando bem a bateria. O problema é que ela fica parecendo "distante" por causa do único microfone captando a bateria toda mais o som ambiente (overhead+room).
O que você pode fazer, sem sofrer muito com o bolso é o seguinte: 3 microfones - dois deles podem ser "sem-vergonha" (do paragu-ai!) e você já tem um bom. Coloca um dos sem-vergonha no bumbo e grava ele separado (não sei quantos canais simultâneos você consegue gravar, mas em stereo tenho certeza que você consegue...) no canal "left". O segundo você coloca entre a caixa e o hi-hat e grava ele no canal "right" juntamento com o som da bateria toda que o seu microfone bom vai captar. Grava umas passagens pra acertar o volume do conjunto, de maneira que fique equilibrado (não se preocupe com a imagem stereo agora - vai ficar tudo esquisito por enquanto).
Após gravar, no canal do bumbo você usa um "gate" pra tirar o excesso de ressonância deixando do jeito que você gosta e equalizado ele ao seu gosto e na sequência use um compressor para fugir das variações excessivas de intensidade (caso você não saiba usar, sempre tem uns "presets" pra bumbo neles, aí você vai "de ouvido" ajustando). Depois você coloca ele em mono pra não ficar só do lado esquerdo do som.
No canal direito, estarão o chimbal, a caixa e o over+room da sua bateria. Aí você usa o eq pra ajustar o som e usa um compressor "leve", senão você vai achatar a dinâmica da coitada da bateria. Depois que estiver "soando" legal, use um "room reverb" ou outro que lhe agrade (não exagere, senão fica podre) e pode usar um "stereo enhancer" pra deixar com uma imagem stereo melhor. Não fica a oitava maravilha, mas sua bateria ficará com uma posição melhor e com um peso melhor também... Os dois microfones "meia-boca" vão trazer tua bateria pro espaço "da mixagem". O timbre quem vai dar é o microfone over+room.

Se sua placa conseguir captar três canais ao mesmo tempo - beleza. Grava um em cada e depois acerta com maior facilidade.

Tenta e depois me fala o que achou, ok?

Abraços!

ed-Mix
Veterano
# jun/07
· votar


bom,se o cara nao tem um kit de microfones,ai essa opicao pode vir a calhar,eu espero que depois que o cara gravar,disp[onibilize o link pra gente ver como ficou.

has4
Veterano
# jun/07 · Editado por: has4
· votar


catselidis
Amigo, agora que você passou os detalhes pro Sylvio, posso tentar te ajudar, pelo menos com a bateria?

Nossa, cara, adorei a sua AJUDA e sugestões, todas anotadíssimas. Na verdade, tem faltado aqui é um técnico que ligue algumas coisas aqui. Os mics eu tenho, um Kit, mas é que nada está ligado ainda. Estou aguardadno um cara vir aqui para ligá-los, instalá-los posicioná-los etc, então, aquela citada gravação postada foi apenas provisória, pois quando tudo estiver ligado, aí sim, a regravarei, todavia, adianto que, a sua preciosa dica é sensacional e com toda certeza obteria um melhor resultado na certa... então, caso não consiga deixar as coisas como pretendo aqui, farei sim este experimento do jeito que você me falou e postarei aqui, como também sugeriu o ed-Mix.

ENFIM, muitíssimo obrigado mesmo... valeram muito suas informações e dicas. Tenho certeza que, quem tiver o mesmo tipo de problema e encontrar este TÓPICO estará abastecido com maravilhosas e adquadíssimas informações para se gravar uma BATERIA ACÚSTICA de forma prática, barata e eficiente! PARABÉNS!

À PROPÓSITO: lapidei o 'auê' lá, MAS apenas cortando partes e diminuindo a extensão, pois estava enorme rsrsrs fazendo algumas modificações... mas não mexi com a parte de MIXAGEM ao ponto de mudar muita coisa (se é que eu posso chamar de mixagem rsrsrsrs)... todavia, havia tirado lá de cima o link anterior e não o salvei, então, coloco o atual mesmo:

http://www.4shared.com/file/17633612/2823a699/ERA_UMA_VEZ.html

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


ed-Mix
has4
Eu tenho em casa uma gravação que fiz nestes moldes, porém com um mic a mais (se é que se pode chamar aquilo de mic...). Vou postar ela à noite pra vocês ouvirem...
Abraços!

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


ed-Mix
has4
Olha o link pra gravação de batera que eu falei. Aqui eu usei aquele esquema. O único microfone bom foi um Shure SM58 que ficou entre a caixa e o hihat. Os outros - meu Deus! A diferença é que tem um pra captar os tons. A gravação é a original - só está com mais volume. Captamos com os microfones ligados numa mesa mackie FX alguma coisa e gravamos em um MD, pois não dava pra levar o micro lá nem a bateria até o micro...

http://www.4shared.com/file/17708721/c038e0a3/Bateria_Renova.html


E aqui a mesma batera mixada com os outros instrumentos. Essa gravação tem uns 4 anos... Foi no Sonar4 eu acho...

http://www.4shared.com/file/17709036/fab435a1/10_-_Renova_PB.html

Abraços!

ed-Mix
Veterano
# jun/07
· votar


Pô mossada,vamos postar os link´s ao cara.Vamos movimentar isso aki

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


Nuss... eu to cum mó preguiça de postar aki hauahauahau... mas prometo que logo eu venho aqui e posto algo, flw?

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


catselidis
Recedi seu email sim e lhe agradeço mais uma vez! Muito obrigado! Eu estava em provas e não pude responder e parei totalmente de fazer a música. Mas eu vou recomeçar agora... ficaram ótimas as guitarras (nao ouvi tudo ainda...) . E vou gravar a Ti Scatterò Una Foto nesse final de semana, e depois posto aqui, flw? =D

Abraços.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


Falae galera.

To postando aqui mais uma música minha. Acho que 90% do fórum conhece... já que quase todos curtem metal aqui. Chama-se Fairy Tale... e é do Shaman. As guitarras foram feitas pelo Homem-Cueca.

Espero que curtam!

http://www.esnips.com/doc/f0da03be-7c34-49b1-bc29-b3209d09ddbc/Sylvio- Lima---Fairy-Tale

catselidis
Veterano
# jun/07 · Editado por: catselidis
· votar


SylvioLima
SHOW!!!

Cara, gostei demais!!!
Só dá um grauzinho na voz, que tá muito boa!
E na parte do solo de guitarra, no canal esquerdo, tem tipo um "cream craker" - parece um som de "clips" seguidos, não consegui entender...

Mas tá muito SHOW! Parabéns procê e pro homi-cueca!!!
Música de qualidade - gravação e mix de qualidade!

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


SylvioLima

Heheheh, eu não conheço a música, e nem gosto de metal. Mas ficou BOM, realmente bom. Nem tem o que dizer... quase! Hehehe, eu também tive a mesma impressão do catselidis, de ter ouvido algo parecido com "mini-clips". Não acho que seja som de clip, eu já tive esse problema com estalinhos na hora de GRAVAR, problema físico mesmo, talvez nos cabos, ou talvez na captação. Mas o som ficou fodão, manda lá para o fórum de guitarra que o pessoal vai gostar.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07 · Editado por: SylvioLima
· votar


catselidis
SHOW!!!

Cara, gostei demais!!!

:)

Só dá um grauzinho na voz, que tá muito boa!
Dá um grauzinho??? Nao tendi hauahauaha...

E na parte do solo de guitarra, no canal esquerdo, tem tipo um "cream craker" - parece um som de "clips" seguidos, não consegui entender...
Tbm não entendi o que vc quis dizer...

Mas tá muito SHOW! Parabéns procê e pro homi-cueca!!!
Brigadao por ter me ouvido mais uma vez :)... esse instrumental foi o que mais me deu trabalho... levei 1 mes pra fazer ... e é bom ver que as pessoas estao gostando.

Abraço!

Bog
Heheheh, eu não conheço a música, e nem gosto de metal. Mas ficou BOM, realmente bom. Nem tem o que dizer... quase!
:) Muito obrigado!

Hehehe, eu também tive a mesma impressão do catselidis, de ter ouvido algo parecido com "mini-clips". Não acho que seja som de clip, eu já tive esse problema com estalinhos na hora de GRAVAR, problema físico mesmo, talvez nos cabos, ou talvez na captação.
Deve ter sido porque eu realmente passei os 0dBs... essa musica é meio barulhenta hhehehe...

Mas o som ficou fodão, manda lá para o fórum de guitarra que o pessoal vai gostar.
Não sei se vou fazer isso... vamos ver...

Muito obrigado!

________
Vamos para algumas considerações nesse som, que eu não postei antes:

Mulher cantando música sacra => extraído da música original
Mandolin (início) => Giancarlo
Piano Acústico, Flauta Celta, Bateria, Guitarra Elétrica 1º refrao, Violinos, Violoncellos, Flautas transversais, Trombone, Coral 1º refrao, Baixo, Glock Mellow, Teclado Hammond => VST
Guitarra solo e base => Homem-Cueca
Percussão (chocalhos, tambores início) => Sylvio Lima
Vocais => Sylvio Lima

Esse instrumental foi feito entre novembro de 2006 e janeiro de 2007. Foi o primeiro instrumental que eu fiz... depois que eu aprendi a mexer nos VSTs e tals. Talvez tenha demorado tanto pra fazer porque o instrumental da música original é muito rico em detalhes e instrumentos etnicos e raros... e a midi original NÃO ME AJUDOU MESMO. Tive que reprogramar muita coisa... melhorar a dinâmica e o feeling do Piano Acústico e escolher um VST convincente... reprogramar as flautas e criar novas notas músicais para haver harmonia e criar 2 flautas... colocar mais pegada na bateria... refazer a orquestra final... inventar instrumentos para preencher... nuss... Esse instrumental foi sem dúvida uma lição pra mim. :) Essa música é linda e rica em detalhes... e eu queria fazer um instrumental a sua altura. Acho que eu consegui. :)

Abraços.

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


SylvioLima
ô cara, desculpa - o "grauzinho" é "dar um grau", ou seja - aumentar um pouquinho - talvez 1 db...
e o "cream cracker" é o que vc falou pro Bog mesmo... só que não parece "clip" - parece outra coisa...

MAS TÁ UM SOM FODÃO MESMO... pra mim foi o melhor até agora...
Abração!!!

catselidis
Veterano
# jun/07 · Editado por: catselidis
· votar


Estou quase acabando esta música - só faltam backing vocals no final, então dá pra disponibilizar pro pessoal ouvir:

http://www.esnips.com/doc/e4b71f3b-e93a-4955-9e4f-94588c9da93b/O-Trigo

A música chama-se "O Trigo" e o autor é Daniel F. Brito. Eu fiz os arranjos e a execução dos instrumentos e a produção. O Daniel está cantando e eu e minha esposa ainda faremos alguns backs no final da música.

basicamente, utilizei o seguinte:

voz: Mic Behringer C3 - TubeUltragains mic200 - Toneport UX2 - Waves C4 compressor - IK Classik Reverb
Violão Tagima Vegas: Plugado no Toneport com pré vintage e reverb
Guitarra Memphis: a 1ª foi plugada no Toneport com tube-pré e a 2ª com Chorus e SpinDelay
VSTi: principalmente IK Sonik Synth2 e ezDrummer ezx latin para a percussão

Espero que gostem...
Abraços!

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


catselidis

Meu, gostei bastante da composição, Clube da Esquina total! Melodia bonita, arranjo sem gordura. Legal. =)

Achei que o violão ficou com som de violão plugado. Falo porque eu mesmo não consigo gravar violão com "som de sala", sabe como é? Acho que fica bem perceptível especialmente nos sons que não são notas, como por exemplo os dedos desliznado nas cordas. Acho só que nesse tipo de arranjo, soa melhor aquele violão captado com pelo menos 2 microfones, dá mais sensação de espaço. Claro, como você não tem microfones apropriados para isso, o negócio é plugar mesmo. Eu já tentei captar o som do violão plugado ao mesmo tempo em que gravo com um microfone ruim mesmo, na esperança de que o som misturado dos 2 soasse mais natural. Também não deu muito certo, hehehe

A guitarra eu acho que está soando muito parecida com um violão. Acho que seria legal se você colocasse um overdrive bem suave. Mas isso já é questão de gosto, não de técnica.

Outra coisa que é "de gosto" é a empostação na voz do cantor. Talvez seja preconceito meu mesmo, mas é um tipo de empostação que me remete direto a um estilo de música meio "brega", embora a música em si não seja brega, entende? Acho que essa música tem muito cara de "música natural", por isso a idéia de que soaria melhor com um violão mais natural e com uma VOZ mais natural, sem tanta empostação. Mas novamente, é gosto pessoal mesmo - se você se recorda, algumas pessoas acham ruim exatamente o jeito "plano" e "reto" dos vocais nas minhas músicas, hehehe

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


catselidis
ô cara, desculpa - o "grauzinho" é "dar um grau", ou seja - aumentar um pouquinho - talvez 1 db...
Se eu aumentar, aí sim vai ter o tal do Cream Craker hauahauahauaha

MAS TÁ UM SOM FODÃO MESMO... pra mim foi o melhor até agora...
Abração!!!

:) Brigadão!

Agora, comentando a sua música:
Eu não tenho gostado do som do violão que vc tem feito ultimamente. Acho um som muito pesado... e irreal... repito o que o mestre Bog falou: Achei que o violão ficou com som de violão plugado.
Acho só que nesse tipo de arranjo, soa melhor aquele violão captado com pelo menos 2 microfones, dá mais sensação de espaço. Desse jeito que ele falou teria ficado 2milhoes de vezes melhor...

Claro, como você não tem microfones apropriados para isso, o negócio é plugar mesmo.
Vc não precisa de microfones 'apropriados'... eu já fiz isso e só não ficou muito bom pq o meu pc fez muito barulho... mas o som do violão ficou bem real. Depois posto aqui... (não me lembro se eu salvei :/)

A guitarra eu acho que está soando muito parecida com um violão. Acho que seria legal se você colocasse um overdrive bem suave. Mas isso já é questão de gosto, não de técnica.
Também concordo com isso. Mas achei que ficou muito linda!

Olha... eu não sei se vc já ouviu... mas eu faria como nas músicas da Isabella Taviani, bem o tipo de arranjo que me lembra os seus arranjos... mistura sons eletrônicos (ou algum tipo de percussão mais rápida) com o som de violão. Ela é MPB... esperimenta ouvir a música 'Digitais'... se gostar, ouve o CD inteiro. Gostei muito... músicas lindas.

E eu confesso que essa música sua me emocionou... achei linda... só achei o som pesado demais... a voz do cara próxima demais. Como eu queria ter participado dessa produçãozinha de vcs hehehehe... dar meus palpites... :)

Outro ponto que eu quero criticar é um instrumento que ficou artificial... não sei o que é... parece Oboé... sei la. E eu preenchia mais esse instrumental...

Mas ficou bem legal... parabéns! Muito agradável mesmo... e não achei 'brega' não... É o tipo de música que bota no som da sala com as visitas e tals... vou baixar hauahauaha.

Abraços.

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


Bog

Valeu pelas dicas!

Quanto ao violão, ainda chego lá... O problema nem é o microfone. Eu gravei alguma coisa com esse que tenho e ficou legal. O problema é a falta de um lugar "quieto". Se eu aproximar muito o mic, fica com o som muito pesado do mesmo jeito... Então eu tenho que afastar (de 1m a 1,5m) e aí pega o meu PC que parece um hovercraft de tanto cooler que tem dentro dele e pega a rua, os carros passando (moro no 9º andar) as véia gritando e o maior ruído de todos - minha pequetita filha de 2 anos que é um furacão!!! huahuahuauhahu!!! Então eu vou pegar um dia de fim de semana ou férias em que ela esteja no seu sono da tarde e tentar fazer testes... Andei lendo uns tutoriais da Eletronic Musician sobre gravar violões e os caras (produtores com experiência) deram umas dicas boas... Eu chego lá... Outra coisa que atrapalha é o instrumento, que aí não tem como melhorar - é um violão limitado mesmo, quanto a timbre, afinação, etc... isso temos que reconhecer e não dá pra passar de um certo ponto.

Em relação à guitarra limpa, essa foi a idéia mesmo... Porém não vou descartar dar uma "apimentada" nela e ver como fica. Quando postar a versão final, veremos...

A voz do cantor (o mano nem se considera ´cantor´) também é estilo pessoal e aí eu admiro pelo esforço dele e como são músicas que ele tem engavetadas há mais ou menos 20 anos sem que nunca tivesse tido uma oportunidade de gravar, ele está super feliz com o resultado e eu estou super feliz por fazê-lo feliz...

Então, é isso - obrigado amigo!

____________

SylvioLima

Obrigado, amigo, pela apreciação!

Vou procurar ouvir as músicas da Isabella - valeu!

O problema do violão eu já compartilhei na resposta ao Bog.

O instumento que você achou artificial será que é a flauta do começo? Eu dei uma carregada no reverb, mas achei que ela "sequinha" estava bem natural... vou ouvir ela com mais atenção...

Achei legal você ter gostado... Sinto que a cada nova gravação, tanto nas minhas quanto nas suas, fazemos algo melhor, você não acha? O bom (como disse minha esposa) é que fazemos músicas bem diferentes umas das outras, não ficamos em um estilo só... tem techno-brega, heavy, italiana, americana, japonesa (ôpa... essa não tem, ainda!)...

Abração!!!

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


O bom (como disse minha esposa) é que fazemos músicas bem diferentes umas das outras, não ficamos em um estilo só... tem techno-brega, heavy, italiana, americana, japonesa (ôpa... essa não tem, ainda!)...
Isso! Variabilidade sempre...

catselidis
Veterano
# jun/07 · Editado por: catselidis
· votar


Bog
SylvioLima
É o seguinte: a gente podia fazer uma produção em conjunto, né? Cada um gravava uma parte que faz bem feita e depois a gente mixava e divulgava os resultados finais, cada um com sua mixagem - ia ser, no mínimo, divertido! Por exemplo, eu podia fazer as bateras, o Bog as guitarras e o Sylvio a voz. Se mais alguém também quisesse participar, é só falar. O Ed-mix, por exemplo, toca teclados...
Sei lá - a gente podia fazer sem pressa, ia ser legal...
Criava uma pasta pra postar as gravações, cada um dava download e fazia a mixagem final e postava - cada um no seu estilo - pra gente ver a loucura que ia ser.

Aguardo considerações - mas se for fazer tem que ser sem pressa, ok?
Inscrições abertas! uhauhahuahuauha

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


catselidis

Hehhehe, pois é, ter bastante variedade é muito legal.

Quanto a fazer uma produção em conjunto: o meu maior problema é que eu não acho que faço NADA melhor que o resto do pessoal aqui. Hehehhe, pode parecer falsa modéstia, mas não é: eu *realmente* não toco bem, e não sei produzir no mesmo nível que você ou o Sylvio. Costumo dizer que se eu confiasse no meu talento para a música, não passaria meus dias enfurnado num laboratório, hehehehe.

Fora isso, tem o problema do tempo, né? Eu só brinco um pouquinho com essas coisas, acho que umas 2 a 4 horas por semana, no total. Talvez eu ficasse emperrando o progresso da brincadeira por pura lerdeza... A minha última música levou uns 3 meses para ficar pronta. :-O

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


catselidis
Bog
Gostei da ideia... depois volto aqui e nós discutimos melhor, ok?

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Divulguem suas produções em geral !