Qual editor de VÍDEO utilizar nas suas produções caseiras?

Autor Mensagem
Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau


Primeiramente, eu gostaria de dizer que não estou fazendo nenhum tipo de propaganda. Tudo que eu mostrar aqui sobre editores de vídeo é para um fim caseiro. Nada que eu citar aqui será para ser usado a um fim estreitamente profissional.

As ferramentas, assim como editores de vídeo, são utilizadas para que você "lapide" um material "bruto", e não para torná-lo melhor sobre o que você obteve durante o colhimento dele... De um certo modo, você o tornará melhor, mas isso o tornará muito artificial e pouco objetivo.
Mesmo você fazendo algo com paus e arames, é possível criar um material bom, e não mais uma "tosquise" no YouTube com ninho para trolls.

Você faz uma boa produção e deixa nas mãos de um bom editor. O resultado será 4 mil joinhas no seu vídeo. (ainda não consegui essa façanha)

Achei importante fazer esse tópico pois nem aqui, e nem no Wikipédia, temos algo (em português) falando sobre editores de vídeo de forma geral e de forma "adequada" (facilitando o entendimento de quem não sabe nada do assunto). Falam apenas dos editores especificamente e muito pouco sobre o que você pode utilizar com cada um deles.

Achei apenas tópicos no FCC e no Wikipédia sobre cada editor. O basicão sobre edição de vídeo vai estar aqui.. Por isso, se você tem meia noção e nenhuma noção de edição, recomendo você ler com atenção e ir ligando as coisas.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Windows Movie Maker

Qualquer companheiro no FCC que possui qualquer Windows como sistema operacional terá esse editor de vídeo.

É possível você ter acesso a ele clicando no botão Iniciar > Todos os programas e o procure no menu.

É um programa simples e de fácil utilização, o que permite que pessoas sem muita experiência em informática possam adicionar efeitos de transição, textos personalizados e áudio nos seus filmes.

Sub fonte

O Movie Maker (vulgo nome), é um editor com poucos recursos. Nele você pode editar algo com rapidez e renderizar (conceito sobre renderização no final do post) o projeto com rapidez (o que sacrificará qualidade). Ele é um editor que pode ser utilizado até em um computador menos potente. Assim o torna muito mais acessível. Mas lembrem-se:

Na maioria das vezes, algo mais acessível não será sinônimo de qualidade.

Pra quem não conhece a interface do Movie Maker aí está:

Windows Movie Maker para XP

Windowns Movie Maker para Vista

Windowns Movie Maker para Seven

O Windows Movie Maker funciona apenas para o sistema operacional Windows e seus sucessores.
______________________________________
Eu, particularmente, já utilizei o Movie Maker, isso foi antes de eu começar com as minhas edições mais elaboradas.
Então se você não sabe absolutamente nada sobre edição de vídeo, recomendo e muito você começar com o Movie Maker. Quando você se der conta de que o Movie Maker não será mais tão útil para você, parta para um editor profissional.

Já iniciar com um Sony Vegas ou Premiere não vai facilitar em nada o seu aprendizado. Depois que a sua noção sobre edição será estreitamente sobre um único editor.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Pinnacle Studio Plus

Eu nunca utilizei esse editor, mas antes de fazer esse tópico, pesquisei muito sobre, muito de verdade.

O Pinnacle é um editor que possui em sua maioria (2,30GB) presets para serem utilizados no seu trabalho. Ou seja, a "maleabilidade" do projeto fica restrita, mas é possível sim tirar bom proveito utilizando os presets da Pinnacle que por sinal, são muito bonitos e bem feitos.

A empresa desenvolve produtos e soluções para o mercado de consumo nas áreas de edição de vídeo, sintonizadores de TV e adaptadores de mídia digital, tanto para plataformas Windows e Macintosh.

Sub fonte

Com o Pinnacle Studio Plus é possível gravar algo no qual está numa fita cassete, algo pela TV durante a reprodução de ambos.
____________________________________________
OBS: Para gravar os sinais de TV é necessário ter uma placa sintetizadora de TV.
Mais informações aqui.
____________________________________________

Não só isso, é possível também criar um material com destino a um DVD, ou seja, como você acha que é feito aqueles lindos DVDs de casamentos ou batizados?

A característica do Pinnacle Studio Plus é também a sua grande organização quanto a edição. Nele, não nos perdemos durante uma edição, no qual ele apresenta em seu layout de organização, cores de diferentes tons.

O Pinnacle Studio Plus é um excelente criador de menus de DVD ao meu ver. Embora o After Effects tenha a mesma função.

Também é possível aplicar efeitos como Chroma Key nos médio de edição.

OBS2: Editores de médios como o Pinnacle criam arquivos de extensão sfk. Essa extensão é algo como base dos picos do áudio do médio de edição. Sem ele, você não poderia ver os picos do áudio muito menos que isso facilitaria o seu trabalho.

Interface

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Sony Vegas Pro 10 e sucessor

O Sony Vegas Pro 10, mais conhecido como Vegas, é um software de edição não linear da Sony que combina edição de vídeo em tempo real de alta qualidade e fidelidade com manipulação de áudio - além de estéreo - em 5.1 surround para Home Theater ou Cinema, tanto em AC3 (Dolby Digital) quanto DTS. Apresenta diversos plugins e é considerado, dentre os programas de edição, um dos melhores junto do Adobe Premiere.

Sub Fonte

OBS: Sony Vegas Pro 10 e Sony Vegas Movie Studio são duas versões distintas. Por isso, não se baseie nesse artigo ditando as funcionalidades como Vegas Movie Studio. Existem grandes diferenças entre ambas versões, tanto de ferramentas e pluggins, como de interface e estabilidade.
_________________________
Pouco posso acrescentar de informações sobre esse editor, unirei o que sei ao o que tem de material na internet

Afirmação acima:

...é um software de edição não linear da Sony...

Um editor não linear permite que você possa fazer alterações de tempo no decorrer do vídeo. Um exemplo:

Você possui um médio de edição (vídeo). No meio desse vídeo, você pode colocar tantos minutos (ou segundo ou horas) para um lado quanto para o outro. Você pode também cortar uma parte do médio ao meio e colocar no início ou fim da Timeline. Isso é um editor não linear . No qual você possui uma liberdade maior em trocar as cenas do vídeo e coloca-las em qualquer lugar da Timeline.

OBS: Timeline é o "coração" da edição, nela podemos trocar o momento em que algum médio irá aparecer durante a reprodução do vídeo já pronto. Timeline não existe apenas em editores de vídeo. Timeline existe tanto em DAWs como em redes sociais.
_____________________________________

O Sony Vegas Pro possui uma vasta rede de ferramentas e pluggins de áudio e vídeo. O software inicialmente era um editor de áudio. A necessidade de se editar vídeo o tornou não só uma DAW como um editor de vídeo.
Seus pluggins de edição de áudio deixam um pouco a desejar, muitos deles não trabalham de acordo com o que você o programa e outros não dão uma boa qualidade na mixagem. Outros trabalham de acordo com o esperado e os demais é necessário comprar, mesmo após a compra do software.

Utilizo o Sony Vegas tanto como DAW como editor de vídeo.

Nos pluggins de efeitos de vídeo temos vários presets que ao olho podem parecer lindos, mas quando aplicados não se adaptam de acordo com o esperado. Por isso, não se basei em presets de efeito de vídeo. Tanto presets de efeito de vídeo como de áudio não foram feitos especificamente para a SUA situação.

Para uma melhor adequação dos efeitos, aplique o preset e vá configurando e fuçando ao seu gosto.
___

...lançada em Outubro de 2010. Renderiza em quase todos os formatos, sendo, também, capaz de produzir material em alta-definição e, recentemente, trabalhar com arquivos de cinema digital 2K e 4K (quanto à resoluções de vídeo) do gênero ".R3D" (originários de câmeras de cinema digital RED).

Não achei muito sobre as câmeras RED, mas creio que esse artigo explicará muita coisa.

O que a câmera Red tem de especial?
________

Sony Vegas também possui a opção Video Recorder. Essa opção permite você gravar algo que está sendo transmitido pela sua webcan ou outro tipo de câmera conectada ao seu computador.

Sua interface intuitiva, "baixo" preço e sistema acessível o torna um editor a nível profissional uma "mão na roda" para "cineastras caseiros". Também é utilizado em filmes da Sony Pictures Entertainment e pode tornar o seu trabalho ainda melhor quando combinado com o After Efects. Ou seja, você além de ter um ótimo editor e vídeo, também terá um software de uso em telas de cinemas no seu HD.

Seu layout escuro, possibilita uma melhor concentração na edição, não é simplesmente para ser bonito

Geralmente, vemos a sua interface assim.

Vegas projeto simples

Numa edição profissional, geralmente o vemos assim:

Vegas projeto profissional

Quem ve o Vegas como o ultimo até se assusta...

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Adobe Premiere

O Adobe Premiere Pro de qualquer versão (CS) é um dos produtos do pacote da Adobe. O Adobe Premiere é um editor de vídeo não linear (já citado o conceito acima)

A vantagem de você ter esse software comprado através do pacote de edição de vídeos da Adobe é que junto com ele, vem plugs de aceleramento do software.

O Adobe Premiere também pode ser usado juntamente com o After Efects, assim você importa o médio para o After Effect, salva o arquivo e novamente no Premiere (podendo estar até com a janela do editor aberta) atualizará os médios. Assim, não é necessário primeiro renderizar o vídeo, passar para o After Effects e renderizar novamente (o que causará uma pequena perda de qualidade).

Juntamente com ambos editores, podemos utilizar em ambos o Photoshop.

Arquivos do Photoshop pode ser aberto diretamente do Premiere Pro para ser editado no Photoshop. Quaisquer alterações serão imediatamente atualizado quando o arquivo é salvo e Photoshop foco retorna para Premiere Pro.

Sub fonte (inglês)
____

O Adobe Premier inicialmente, foi lançado para sistemas MAC de computadores, e posteriormente (em 1993) para Windows.

Suporta assim como o Sony Vegas Pro 10, a saída de vídeo 4K (resolução)

Particularmente, eu não utilizo o Premiere, por ele possuir quase que as mesma funções que o Sony Vegas e ocupar bem mais espaço no HD (cerca de 1,7GB ) e maior processamento.

Tanto o Premiere quanto o After Effects são utilizados na TV e no cinema, principalmente em comerciais.

Interface

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Final Cut Pro

Final Cut também é outro editor de vídeo não linear, mas com um detalhe:

Aceita qualquer formato compatível com o Quick Time.

Você nunca vai ver o Final Cut rodando em um Windows e editando médio de extensão .wmv

O Final Cut Pro é também muito utilizado no cinema e comerciais. Podendo confundir a olhos de bons editores com o Sony Vegas.

O Final Cut Pro possuí uma vasta rede de ferramentas extremamente úteis. Uma delas é o Sincronazine Clips. Essa opção permite sincronizar o som gravado por um microfone com o som gravado pelo microfone da câmera. Assim, você pode sincronizar várias câmeras no mesmo tempo uma da outra e com a gravação feita por um microfone externo.

Essa opção é extremamente útil, pois sem ela, você ficaria vários minutos pra sincronizar 2 câmeras com a gravação de um microfone no qual possui uma qualidade muito melhor que os da câmera.

Infelizmente, a versão 10 do Final Cut é muito instável, promessa de resolução para o Final Cut Pro X.

Interface Final Cut Pro X

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


After Effects e seus sucessores

Vale a pena lembrar:

Adobe After Effects é um programa de criação de gráficos com movimento e efeitos visuais [...] É extensamente usado em pós-produção de vídeo, filmes, DVDs e produções da plataforma Flash.

Você pegar o After Effects para simplesmente dar fades, trocar opacidade e cortar um vídeo é puro senso de orgulho por querer utilizar o melhor editor. O After Effects é um programa destinado à pós-produção, ou seja:

Cortar um vídeo que seria a tarefa mais simples de um editor se torna a mais complicada no After por ele ser voltado para adicionar efeitos, e não moldar um vídeo.

O After Effects é, literalmente, uma febre de vídeos na internet. Por ser o maior programa de criação de efeitos visuais já criados até hoje, se torna mais acessível para o público de produção caseira estilo "profissional". Mas não é em qualquer computador que esse software irá rodar com facilidade. Muito menos qualquer pessoa irá aprender a mexer no mesmo.

O After Effects possuí também uma vasta área de ferramentas, principalmente ferramentas que trabalham com Keyframe. Outros editores citados acima se torna muito difícil lidar com algo do gênero. (Movie Maker mesmo é impossível) É possível também, utilizar o Photoshop em cada Keyframe.

Um efeito extremamente conhecido do After Effects no cinema pelo público de massa e sonho de consumo nerd é o sabre de luz. dos filmes Star Wars.

Esse efeito é produzido através das Keyframes de um médio de edição encima do sabre de luz fictício de plástico.

Encima desse sabre de luz de plástico criasse exatamente do mesmo formato durante a edição, um sabre branco. Ao redor do sabre branco criasse um desfoque gaussiano sobre uma cor desejada para o sabre. Pronto, sonhe possível nerd.
____

O After Effects vem junto com o pacote Adobe de edição de vídeo, já citado acima.

Também é muito utilizado de grandes produções a pequenas e bem feitas produções.

Um bom exemplo


Disponibilizado para MAC e Windows.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Renderização

Renderização é o processo pelo qual pode-se obter o produto final de um processamento digital qualquer. Este processo aplica-se essencialmente em programas de modelagem 2D e 3D bem como áudio e vídeo

FONTE

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


E o Avid...?

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
E o Avid...?

Nunca ouvi falar

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni

Aliás tem outros editores que não citei aí.

Ulead MediaStudio Pro 8.0 e Corel VideoStudio Pro X4 14.1.0.150 são dois editores que pelos comentários de usuários são ótimos, mas nunca se quer eu vi uma imagem.

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Você faz ediçào de video e nunca ouviu falar do Avid? :|

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
Você faz ediçào de video e nunca ouviu falar do Avid? :|

Pior que não cara. Ando vendo uns vídeos aqui no YouTube e é praticamente um Vegas ou Premiere da vida.

Mesmas funções, suporte para pluggins de vídeo, editor não lineal, editor de texto e renderização em Full HD, presets prontos de mídias.

Talvez a única diferença dele pro Sony Vegas é que da pra manipular melhor os efeitos de supernova.

Mas nunca tive contanto D:

sobrevivente
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Baita análise dos softwares cara, show de bola.
Para os meus vídeos do projeto da bateria eletrônica caseira eu usei o Sony Vegas. Não sabia nada sobre edição de vídeo, mas é um software muito simples e fácil de se mexer, recomendadíssimo.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu uso o que eu sei usar, e muito mal por sinal, que é o Vegas! hhehe

Guilherme Nau

Não li o tópico ainda mas já vi que tá bem feito. Espero que esteja tudo correntinho. :) Se estiver, pode até ganhar um stick. Vamos aguardar...

Abs

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Guilherme Nau
Todos os supracitados (e todos os softwares de edição de video) são não lineares... só o que é linear é o que trabalha com mídias lineares (fita). As "antigas" máquinas de edição linear eram vulgarmente chamadas de Avid. Ainda usam... eu trabalhei numa televisão e no meu setor tinha várias ilhas de edição linear que funcionavam constantemente.

Agora o (software) Avid é junto com o Final Cut Pro o software mais usado pra edição profissional.

A Avid (é o nome da empresa) é a maior empresa de áudio/video do mundo. Ela é dona da finada Digidesign, que desenvolve(u) o Pro Tools.
Também é dona da M-Audio (midiman), Euphonix, Pinnacle, do Sibelius, etc.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


.omni

Será que pra gravações caseiras (tema do tópico) seria importante citar o Avid e mesmo o Final Cut?

Abs

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


MauricioBahia
Eu acho, visto que os softwares ficaram acessíveis (por meios lícitos ou não, mas não vem ao caso) e que pra editar basta ter um computador decente - o que hoje em dia qualquer um é - qualquer um pode usar esses softwares.

É igual o Pro Tools, que antigamente tinha aquele estigma por ter um hardware caro... hoje em dia é acessível pra todo mundo (e nem hardware "especial" tem mais). O Pro Tools é um software "profissional" (independente de suas inúmeras e duvidosas versões). Assim como o Logic, o Cubase/Nuendo e todos os plugins citados diariamente aqui no fórum.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


.omni: visto que os softwares ficaram acessíveis

Isso foi a melhor coisa que aconteceu e, provavelmente, por causa da internet. Comprei o Reaper por U$60,00!!! Uma bagatela. O Amplitube e Guitar Rig tem versões freeware hoje em dia.

Espero que os de edição de vídeo também caiam o preço.

Abs

zugo
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau

Boa iniciativa...

Bom, eu tenho utilizado o Windows Movie Maker do Windows 7, que tem muitas novas funções que as versões anteriores: a qualidade da renderização melhorou bastante, efeitos de transições, efeitos de vídeo e a sua interface tbm melhorou, ficou bem mais intuitiva...

Tenho aqui o Sony Vegas 9, sempre tive curiosidade de usá-lo, mas não possuo uma placa de vídeo decente...

Dps leio com calma, to com um sono agora... hehe#

Abç! ;)

zugo
Veterano
# nov/11
· votar


aaah, aqui um vídeo em que usei o Movie Maker do Seven...

é um trabalho que eu e minhas colegas fizemos, tudo bem caseiro, mas ta aí!



.omni
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia
Espero que os de edição de vídeo também caiam o preço.

Já caíram... assim como o Pro Tools tem essas versões SE e tal, o Final Cut tem versões "express" (assim como o Logic), que são bem mais baratas.

O problema é que o mercado amador se tornou tão amplo que acaba valendo mais a pena pra os desenvolvedores investirem nesse público alvo enquanto que o público profissional virou quase um nicho.
Eu não mexo com vídeo mas ouvi por vários montadores diferentes que o Final Cut 10 é uma porcaria, uma versão totalmente simplificada, praticamente um iMovie com timecode... Claro, o próprio iMovie é muito legal pra muita gente (pra mim incluído), mas isso é um tapa na cara da indústria profissional de vídeo.

Consequências disso: a orkutização da mídia. Todo mundo hoje em dia é montador (baixa o Avid na internet), todo mundo é designer (baixa o CS5), é fotógrafo (compra uma dSLR digital), é produtor musical...

Por um lado é legal por todo mundo ter acesso a tudo, muito legal. Por outro, a enxurrada de lixo é muito grande, mas esse não é o maior problema. O problema é que as pessoas consomem o lixo e o padrão de qualidade vai pro ralo. Celular virou câmera, mp3 virou a mídia padrão, etc.

Enfim, estou desvirtuando o tópico com um pequeno desabafo! Hehehe

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


.omni

Cara, quem dera eu, com 25 anos como você e o Guilherme, com 15 tivesse essa moleza de ferramentas pra criação! Eu acho que esse "banalização" do software e a unificação de idéias promovida pela internet o grande salto, o pulo do gato! Tem de tudo, basta ter a experiência ou visão para filtrar e aí, o "feras" se destacam. :)

Abs

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


Vocês que entendem, e o Nero Vision onde entra nesta história, comprei a muitos anos o Nero e venho atualizando ele anualmente, coisa de 100 reais, achei ele bacana para um amador como eu

Uma coisa importante, os valores $$, não adianta ter um mega, super, programa e ele custar uma fortuna (ps, não gosto de usar produtos alternativos), fica enviavel para mim

Tava conversando outro dia com um cara que faz edição de videos de casamente e ele falou que o Adobe é o melhor, é isso mesmo, ou deve ser como nas DAWs, aprenda a mexer em um, que este vai ser o melhor programa??

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia
É verdade!
Só de pensar que a gente tinha 36 poses numa câmera e tinha que revelar o filme pra poder ver as fotos... gravar uma música em casa era impensável.
E isso foi outro dia, me lembro claramente, isso porque sou muito novo!
Imagina essa galera que nasceu nos anos 90 ou está nascendo agora, as possibilidades são infinitas mesmo.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Edson Caetano: ou deve ser como nas DAWs, aprenda a mexer em um, que este vai ser o melhor programa??

Cara, eu acho que o domínio do programa é 90%. Agora, a tecnologia disponibiliza novas ferramentas (e ou plugins) todos os dias! Um software que você domina pode não ter uma solução prática que você teria em outro.

Sou designer gráfico e trabalho com mais de um software. Dependendo do meu objetivo uso um ou outro, ou mesmo vários para atingir um objetivo.

Enfim, eu acho válido ter o domínio de várias ferramentas ou softwares, assim você fica mais "poderoso" pra executar e solucionar com agilidade e precisão o que objetiva.

Abs

ps. no caso de edição de áudio (que não é o tema do tópico, mas tem relação), uso basicamente o Reaper e o Soundforge.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


sobrevivente

Baita análise dos softwares cara, show de bola.
Para os meus vídeos do projeto da bateria eletrônica caseira eu usei o Sony Vegas. Não sabia nada sobre edição de vídeo, mas é um software muito simples e fácil de se mexer, recomendadíssimo.


Não é só por isso que o Sony Vegas é recomendado e muito usado.

Se for avaliar, o Sony Vegas possui uma interface não tão amigável pra quem não conheci.

O primeiro contanto que tive com o Sony Vegas foi tipo: WTF!?

Por mais que uma interface seja mais assustadora que a outra, todos os programas irão fazer exatamente a mesma coisa. Só muda a quantidade e qualidade das ferramentas.

MauricioBahia
Eu uso o que eu sei usar, e muito mal por sinal, que é o Vegas! hhehe

Hehe, o Vegas não tem segredo, assim como outros editores você pode usar 1 única ferramenta pra fazer mais de 3 técnicas ou até mais de 20. Dentre eles Track Motion e talz.

Não li o tópico ainda mas já vi que tá bem feito. Espero que esteja tudo correntinho. :

Rsrs, na verdade se for escrever tooodos os benefícios dos editores vai dar mais de 3 páginas resumidas. Mas eu tenho contanto com sofwares e vídeos a mais de 5 anos :)
Mas se tiver algo de errado ou sem nexo faço questão de arrumar...

Se estiver, pode até ganhar um stick. Vamos aguardar...

Ganha não man, Talvez se estivesse relacionado ao edição de vídeo, mas acho difícil nessa sessão...

.omni
Todos os supracitados (e todos os softwares de edição de video) são não lineares... só o que é linear é o que trabalha com mídias lineares (fita). As "antigas" máquinas de edição linear eram vulgarmente chamadas de Avid. Ainda usam... eu trabalhei numa televisão e no meu setor tinha várias ilhas de edição linear que funcionavam constantemente.

STICK!!!!

Uma máquina de edição linear é algo como isso?

Se for, acho que perdi o melhor da história de edição de vídeo...


A Avid (é o nome da empresa) é a maior empresa de áudio/video do mundo. Ela é dona da finada Digidesign, que desenvolve(u) o Pro Tools.
Também é dona da M-Audio (midiman), Euphonix, Pinnacle, do Sibelius, etc.


Até onde sei, a Pinnacle é uma empresa independente, tanto é que eles possuem o Pinnacle Studio Plus e o VideoSpin que é um editor gratuito. Mas o Movie Maker da de 10 a 0 em funcionalidade no VídeoSpin segundo fontes confiáveis.

MauricioBahia
Será que pra gravações caseiras (tema do tópico) seria importante citar o Avid e mesmo o Final Cut?

Se o Avid seja aquilo que o .omni citou (editor não linear) seja para um uso mais profissional, mas o Final Cut pode ser sim um ótimo software caseiro. Na verdade, ouvi uma história de que o Final Cut era um projeto de desenvolvimento para o Premiere. Esse projeto foi comprado pela Apple e aprimorado pelos seus desenvolvedores. Um verdadeiro Australopitecos dos editores...O próprio Ally_Slash aqui do FCC utiliza ele, apesar de utilizar na edição mais presets do que algo mais manipulado...

Mais esses softs também são utilizados em filmes, nada impede de vocês ter um desses em casa. Basta ter $$

zugo
Tenho aqui o Sony Vegas 9, sempre tive curiosidade de usá-lo, mas não possuo uma placa de vídeo decente...

Nem eu hahaha. Mas seu fosse você, baixava o 10. Além de ser mais versátil estável, não dará aqueles panes loucos que o 9 da.

.omni

Eu não mexo com vídeo mas ouvi por vários montadores diferentes que o Final Cut 10 é uma porcaria, uma versão totalmente simplificada, praticamente um iMovie com timecode...

Depende cara. Talvez a versão que esses amigos seus usavam eram algo com um express como você mesmo disse. Depois que para adquirir um Software como esse você deve ter em mente para o que você quer usar. É a mesma coisa que dizer que o After é um lixo em funcionalidade e da pra colocar uns efeitos legais.

O contato que tive com profissionais do ramo de edição me afirmam que o Final Cut não será algo para um trabalho total. Tanto ele como o Vegas ou Premiere. No Final Cut você fará cortes e ajustes de cores, O resto você faz num After da vida. É necessário saber qual será a utilização do editor numa edição. Motivo pelo qual criei o tópico.

MaurícioBahia
Eu acho que esse "banalização" do software e a unificação de idéias promovida pela internet o grande salto, o pulo do gato! Tem de tudo, basta ter a experiência ou visão para filtrar e aí, o "feras" se destacam. :)


Na verdade a internet apenas disponibilizou o Vegas para mim. Tudo que sei sobre o editor aprendi sozinho, sem nenhum tutorial. Me ferre, mas aprendi.

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
O Pinnacle com certeza tem o logo da Avid em algum lugar.

Se o Avid seja aquilo que o .omni citou (editor não linear) seja para um uso mais profissional

Velho, editor não linear todos esses citados no tópico são.

Depende cara. Talvez a versão que esses amigos seus usavam eram algo com um express como você mesmo disse. Depois que para adquirir um Software como esse você deve ter em mente para o que você quer usar. É a mesma coisa que dizer que o After é um lixo em funcionalidade e da pra colocar uns efeitos legais.

Express? São profissionais que já editaram um monte de filmes e DVDs que você já viu...
Estou falando da nova versão, a 10.

E é claro que não se usa o Final Cut pra tudo. O After tem muito uso assim como vários plugins, mas o Final Cut é amplamente utilizado em edição profissional, muitos filmes que a gente vê no cinema foram montados nele. Dos gravados já em digital, eu diria que quase todos.

makumbator
Moderador
# nov/11 · Editado por: makumbator
· votar


.omni
Estou falando da nova versão, a 10.

É, tem nego querendo explodir a Apple por causa do novo Final cut X. Basta visitar qualquer fórum especializado para notar isso. Tenho um amigo que o usa profissionalmente. Ele comprou, odiou, e logo depois pediu reembolso da Apple. O cara voltou imediatamente para a versão anterior.

Ele diz que parece um iMovie melhorado, o que é bem diferente da versão anterior do Final cut. Todo mundo achou um movimento estranho da Apple.

Gosto do vegas 10, mas agora comecei a brincar no iMovie para começar a aprender a "filosofia de software" da Apple em edição de vídeo. Até por eu usar pouco os recursos avançados do Vegas

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


.omni
Velho, editor não linear todos esses citados no tópico são.

Eu sei cara. Mas eu citei aquela mesa de edição quanto o Avid. Entendeu?

Express? São profissionais que já editaram um monte de filmes e DVDs que você já viu...
Estou falando da nova versão, a 10.


o Final Cut tem versões "express" (assim como o Logic), que são bem mais baratas.

Se bem que eu acho impossível profissionais utilizarem uma versão "express". Só se o dono da produtora é muito casquinha. E a versão 10 é a nova? Até onde sei é a Pro X

Final Cut é amplamente utilizado em edição profissional, muitos filmes que a gente vê no cinema foram montados nele. Dos gravados já em digital, eu diria que quase todos.

Eu já não diria isso, pelo menos não todos. Talvez apenas filmes mais "pacatos", sem aquela necessidade extrema de edição. Se não me engano, um show do Iron Maiden foi editado com ele.

Quem utiliza um Final Cut pode muito bem utilizar um Premiere no próprio MAC.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual editor de VÍDEO utilizar nas suas produções caseiras?