【FIXO】 Entendendo uma mesa de som

Autor Mensagem
LetoLA
Veterano
# jul/09
· votar


Aproveitando a conversa aí, to com algumas duvidas tb.

Preciso fazer umas gravações em kza, e não sei o que comprar:

1) uma mesa ou um pré?
2) Se comprar a mesa, de quantos canais? Se o pré, qual o indicado?

Pretendo gravar violão (sendo ligado em mic e line), baixo, acordeon, guitarra. Batera vou fazer midi (ezdrummer/BFD). Estive pensando nessas opções:

1) Mesa 16 canais Yamaha MG 16/6 - pra ter potencial para usar a capacidd da minha Delta 1010LT; http://www.aserenata.com.br/produtos/produto_detalhe.php?id=1675

2) Mesa Behringer Xenyx 802 - já que não pretendo gravar mais de dois canais ao mesmo tempo;

3) Mesa 8 canais Yamaha MG 102 - que tem dois canais (phantom), mas tem prés melhores que o Behringer;

4) Juntar grana e comprar uma M-audio Project Mix - pra não precisar comprar nada mais tão cedo.

Pessoal, me dê uma luz, pelo amor de Deus! Preciso começar a gravar até semana q vem. e desculpe pelo tamanho do tópico.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


Bom... eu ficaria ou com a primeira opção (Yamaha 16 canais) ou a M-Audio Project Mix (que tem cara de Pro-Tools hehe... deve ter prés melhores que os da Yamaha)... mas pelo preço dessa Project Mix eu já partiria pra a Yamaha 01v96...

teclado_mania
Veterano
# ago/09
· votar


eu ficaria com a primeira opção,mas acho que tem coisa melhor.

Studio_Maniac
Veterano
# ago/09
· votar


Bom, gostaria da ajuda de v6 ou do próprio "Jabijirous" que lançou esse topico, pois estou começando na area de computer music (home studio) e atualmente tenho o seguinte equipamento:

Computador: Pentium 4 - 2GB
Placa de som: Audiphile 2496
Programa Multipista: Sonar 6
Pre-ampli valvulado: Behringer Ultragain Pro 2200 (2 canais)
Monitotes de Referencia: Samsom
Microfone condensador: Samsom CO2
Direct Box / Spliter: Behringer DI-20 (Ultra DI)
Instrumento: Guitarra

Como só possuo 2 canais, atualmente crio as linhas de bateria com o mouse mesmo usando a piano roll do Sonar 6 e plug-ins pra deixar o timbre mais real, depois gravo as guitarras, baixo e etc.

Muitos falam que preciso ter uma mesa de som (mixer), pois caso contrario não vou conseguir trabalhar, mixar e etc. Gostaria de saber no meu caso, qual a real necessidade de se ter uma mesa de som????? A mesa virtual não serve??????

Se for necessario mesa fisica, pensei na Xenix 802 (2 canais) só que esse modelo não tem FX (efeitos). Já que uso plug-ins do Sonar 6 (programa multipista) qual é a vantagem de eu comprar uma mesa de som com efeitos tipo a Xenix 1002FX ????

Gostaria muito de uma ajuda a qual agradeço desde já!!!!

waguininho
Veterano
# jan/10
· votar


quero saber dicas para operação de mesa de som behringer
para voz e instrumentos

juniorwunjjo
Veterano
# abr/10
· votar


[b][/b]
dae galera sou novo por aqui li o topico todo , mas msm assim tem coisas q e melhor perguntar ou ate msm reformular a pergunta . pois bem tenho uma banda na qual sou o vocalista , como ensaiava em um estudio ,simplismente chegava lá e ensaiava sem se preocupar com regulagens pois o dono deixava tudo redondo , o estudio fechou, paramos de tocar 2anos , estamos voltando ao ensaio na minha casa , porem queremos ensaior sem fazer muito barulho , a ideia e todos usarem fones pro koss , então já comprei Mesa de som Xenyx 1204Fx com efeitos Behringer Xenyx1204Fx e um Amplificador HA-8000 p/ 8 fones powerplay Behringer HA8000 , e tenho um cubo multiuso da attack cm1515 no qual eu usava para voz , bom como não conheço nada da mesa gostaria de saber :

1° - somos em 5 integrantes : voz , 2 guitarras , C.baixo , batera acustica sem microfonar ( não tenho interresse em gravar apenas ensaio) a voz sei onde ligar , mas o resto não sei, pois pra voz na mesa tem 4 caniais certo? e depois tem 5/6/ e 7/8 juntos ?

2°- depois de todos instrumentos ligados , posso usar o out para esse cubo attack ? qual saida da mesa usar e no cubo pode ser a entrada do mic? ou posso retornar para cada um seu cubo?

3°- qual saida da mesa ligo no powerplay Behringer HA8000 , no fone todos vamos escultar tudos ou consigo separar ?ou destacar alguem

4°-ah! como disse sem fazer barulho , penso em trocar depois a batera por uma eletronica , qual indicada preço bom , batera só para ensaio msm , para show acustica msm
por favor me ajudem !!!


grato desde já

juniorwunjjo
Veterano
# mai/10
· votar


Jabijirous me ajuda por favor!!!

juniorwunjjo
Veterano
# mai/10
· votar


uma coisa que esqueci , tem necessidade de usar direct box nos instrumentos ou essa mesa ja faz o serviço dele??

falaserio
Veterano
# mai/10
· votar


Olá amigos, fui orientado pra comprar uma mesa de som ciclotom MXS III, e duas caixas de som CSR 2500 ativa. só pra fazer um sonzinho em casa, pergunto: vale a pena, a mesa é boa, tem entrada stereo. por favor me oriente, quero fazer um som caseiro, nada profissional.
obrigado

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


falaserio

Caixa ativa as vezes sai mais barato mandar fazer, ou da uma olhada nas Leac's... quanto à mesa acho que pra o que voce quer alguma Xenyx da Behringer seria muito legal pelos efeitos e tal... da uma procurada no fórum aí que voce vai achar MUITA informação sobre esse tipo de coisa. Abs!

djc
Veterano
# jun/10
· votar


pm5d ou midas qual a melhor

RicardoOliveira
Veterano
# out/10
· votar


Galera, se alguem poder me ajudar no tópico "mic conden + fast track + WebRadio" ficarei mto agradecido, obrigado

vadinho
Veterano
# out/10
· votar


Alguém pode me ajudar a conectar uma pedaleira Zoom A2 1U na mesa? Quero conectar a saída balanceada (Xlr), que funciona como uma Direct Box à mesa de som..sei que em uma ponta, a que sai da pedaleira, tenho que usar um plugue Xlr fêmea.. e na ponta que vai pra mesa? Uso o Xlr macho ou um P10 macho?
Me ajudem..

caioscattini
Veterano
# out/10
· votar


xlr macho

jaime willians
Veterano
# out/10
· votar


djc
a pm5d é boa mas a pm5d RH tem os prés
melhor,acho complicado voce querer comparar
e depende de qual midas .

lucas ferralinni
Veterano
# nov/10
· votar


ola, pretendo comprar uma mesa nova que é a SX3282 para montar um sistema de retornos individuais para tirar o excesso de barulho e dar mais pureza ao som. tenho oito aux, sendo que dois são pre fader, e não sei se eles podem ser alternados em pos fader para eu utilizar como mais vias de retorno. sendo assim vou contar apenas com 4 aux, se alguem sou ber e informar se a mesa muda ou não para pos fader ja fico muito agradecido. bem, como tenho oito aux, o esquema dos retornos vai ficar assim:

1- não dá (se ñ mudar para pro vou usar para os efeitos)
2- não dá (se ñ mudar para pro vou usar para os efeitos)
3- guitarra1/guitarra2/violão
4- piano/teclado
5- saxofone/trompete
6- baixo/bateria
7- vocais
8- vocais

vou comprar um amplificador de fones onde tenho duas saidas para cada entrada, ou seja, para cada retorno (aux) eu só posso usar 2 fones. minha duvida é se eu tenho duas saidas como posso distribir os auxiliares em 3 fones como no exemplo do aux 3? entenderam? tipo que a via aux conectada ao amplificador dá suporte a amplificar 2 saidas para os fones ( ela só tem mesmo 2 saidas e 1 entrada) sendo que eu preciso de 3!! 3 fones.
o problema se repete nos vocais, pois eu tenho dois aux para os vocas, ou seja, como cada entrada do amplificador tem 2 saidas vou ter em mãos 4 fones para distribuir entre os cantores, sendo que são quase oito cantores. por favor me ajudem, seja como for. Obrigado e contem comigo !

lucas ferralinni
Veterano
# nov/10
· votar


Colega , eu tenho uma mesa 3242 Fx behringer tenho um PA 1200 Watts por canal e Oito caixas 300 Watts cada , queria ligar 6 caixas 3 em cada canal e deixar duas para retorno no Pupito , é para uma Igreja , como devo fazer esta ligação , até então tenho 4 caixas para cada canal saindo do PA ( amplificador) ou seja ,tenho como ligar o retorno separado? posso ligar duas caixas no subgrupo ? como ligo um pedal na mesa?


olha, é o seguinte...
os 4 caixas que você já tem estão ligadas aos aux?
bem então voce quer colocar mais duas certo? sim você pode usar os subgrupos, sendo que apenas aum subgrupo para cada caixa, pois o volume da caixa você vai controlar diretamente no sub e você tem que selecionar tudo o que sai no sub. sabe em cada canal da mesa que tem uns botoeszinhos do lado? então se voce colocar uma caixa por exemplo no sub 1 ou no sub 2 e quiser escutar todos os microfones e instrumentos através desta caixa, vai precisar selecio nar o botão (1-2) em todos os canais, se quiser escolher só auguns instrumnentos, só selecione os quer usar!

o pedal é o seguinte, voce precisa de um direct box e dai voce liga direto na mesa. se for para uma guitarra, etc vc vai precisar de um amplificador, ai ou voce pluga um simulador conecta do direct e depois na mesa ou você liga na caixa de guitarra depois no direct e depois na mesa. matei as suas dúvidas, rs?

betorock10
Veterano
# fev/11
· votar


tenho duvidas.
Tenho uma mesa behringer ub1204fx, e quero gravar o som da minha banda, ensaios.
Conectei guitarra, baixo, captei a bateria, liguei microfones, mas a guitarra sai com som muito alto, o baixo ta no minimo.
tenho uma potencia também, wattsom prh 260
liguei a saida line do pc na potencia e a mesa na entrada mic do pc, gravo, mas não consigo regular e o som sai estranho,
pode me ajudar
acho que é configuração

Jabijirous
Veterano
# fev/11
· votar


betorock10

A guitarra e o baixo estão plugados diretos na mesa????

Veja se não é ganho dos canais, não é o volume em si, e sim o ganho!!

betorock10
Veterano
# fev/11
· votar


pois é, a guitarra ta ligada na caixa que depois pasdsa pra mesa por causa do pedal,
o baixo també, ta ligado na caixa e depois pra mesa.

Jabijirous
Veterano
# fev/11
· votar


betorock10

Olha só, Toda mesa tem seu led de volume!! Veja o mic, o cabo do mic depois veja o sinal na mesa, veja como está chegando, troque o canal com a guitarra e veja se continua baixo

betorock10
Veterano
# fev/11
· votar


Então, jabijirous
Acho que esta tudo ligado certo, mas não consigo regular a mesa
pois consigo gravar com o cool edit,
fiz captura da batera toda com dois microfones
só que quando quero um efeito na guitarra, o som sai alto demais dos outros microfones
estou sem retorno quando estamos tocando , quase não ouço baixo e guitarra, mas na gravação fica at´´e razoavel.
A mesa é uma behringer ub 1204fx
tem muito botão que vou fuçando mas as vezes da muita microfonia.

betorock10
Veterano
# fev/11
· votar


E quando vou ouvir a gração, ta um tanto distorcida
o baixo, a guitarra até a voz um pouco distorcida
queria uma regulagerm melhor e acertada.

Jabijirous
Veterano
# fev/11
· votar


betorock10

Você tem que tomar cuidado para não clipar o som, ou seja, não passar do do vermelho no led!!

betorock10
Veterano
# fev/11
· votar


então mano ta acontecendo isso, quando vou ouvir a gravação
no cool edit aparece a barrinha de led no vermelho, estourando
o que posso fazer?
ou refazer.
Não quero estourar a mesa rsrsrs
afinal é novinha, e nem as caixas
to tenso porque mexo, fuço e não saio do lugar rsrsrs
abraços
e valeu as dicas

Jabijirous
Veterano
# fev/11
· votar


betorock10

Velho, tu não deve deixar chegar ao vermelho, se chegar é pq ta muito alto e vai sair distorcido!!

Mesa não se estoura e sim o som!! Relaxa! Se fosse por isso minha messa teria ido pro cacete pq o q eu já esperimentei nela, não tá no gibi hehehe

Se você tá jogando pro pc, mostre pra gente que de repente a temos a solução!!

Abraço

betorock10
Veterano
# fev/11
· votar


Véio, percebi que os microfones estão captando todo o som, guitarra baixo
e mais o som que capto da batera. Pô queria gravar a banda inteira como vejo nos estudio. andei vendo os foruns e falam muito de placa on board, a minha é on board, mas será que precisaria investir numa placa?
Fiz o teste ligando e desligando os microfones. Pô ajuda ai mano, ta foda aqui viu, e o pior que falta tempo pra f uçar mais, entende
valeu

Jabijirous
Veterano
# fev/11
· votar


betorock10

Velho, to achando que tu não manja muito de mesa de som!!!

De uma olhada nesse vídeo aqui




Vini_Tiô
Veterano
# fev/11
· votar


e ai, galera.. blz?

então, eu to querendo comprar uma mesa de som. Dei uma olhada nos tópicos aqui e vi pelos comentários que a melhor com custo benefício é a Behringer.

Queria saber então, se alguém pode me dar uma dica sobre qual mesa comprar..

Behringer Xenix 1202fx -> http://www.milsons.com.br/misturadorbehringer,product,XENYX1202FX,254. aspx

Behringer Ub 1202fx -> http://www.mensageiromusical.com.br/produto/mesa-behringer-ub-1202fx-1 2861.html

Behringer Xenix 1204f. -> http://www.milsons.com.br/misturadorbehringer,product,XENYX1204.,254.a spx

--
ah.. e outra dúvida, essas mesas tem 4 canais pra entrada balanceada. Quantos canais elas tem no total, sem contar as entradas balanceadas?

Valeu!

Villas Drums
Veterano
# mar/11
· votar


Boas pessoal.
Os links para as fotos todas estão quebrados então coloqui no meu servidor algumas imagens que podem usar avotade:

UB1622 - TOP

UB1622 - BACK

UM ABRAÇO

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Entendendo uma mesa de som