Sobre mesa de som estéreo e mesa de som mono

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # set/12 · Editado por: kiki


    Olá caros colegas

    Não sei se é bem uma dúvida ou um desabafo...
    Se alguém souber me dar uma luz pra ajudar agradeço.

    O causo é o seguinte: estou usando uma mesa de som de 16 canais, pra ensaios e apresentações.
    Yamaha MG166cx

    Eu achei capcioso na mesa que, apesar de ter 16 canais, os 4 últimos são em estéreo. Até aí tudo bem, voce consegue plugar 16 coisas nela.

    O problema é que as saídas dela também são em estéreo, de modo que dos 4 últimos canais, vai metade pra cada.
    Ou seja, na prática a mesa tem 12 canais, pra muitas situações.

    Eu tinha ouvido dizer que PA profissional sempre é em mono, uma vez que não faria sentido fazer uma sonorização em estéreo num palco de mais de 10 m de largura.
    Enfim, não é uma mesa que se usa pra um som desse tamanho, mas também não é uma mesa amadora.

    Eu acho que um negócio desse deveria vir com um botãozinho Turn this mixer mono, de modo que os pares de saída (main out, monitor, groups) fossem todos iguais, e não L-R.

    tem algum jeito de eu viabilizar um negócio desses?

    Casper
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Caro kiki:

    Tem muito sentido sua colocação. Talvez uma solução
    simples, que não altere fisicamente sua mesa, seria
    ligar as saídas stereo em um mixer auxiliar, como esse:

    http://www.mackie.com/products/402vlz3/index.html

    Ou pegar as 4 saidas do BUS e ligar em um mixer de 4 canais.
    Esse segundo mixer seria usado só para gerar o sinal
    mono para o PA.

    kiki
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Casper
    legal sua sugestão. eu tenho uma parecida, uma behringer xenyx 502 (5 canais). mas isso soluciona só uma parte, pois eu ganho a mix final em mono.

    o problema é que outras saidas tambem tem estereo - monitor, groups, etc.

    outro problema que eu tive foi de puxar as duas saidas (L e R) do mais pra caixa amplificada com um cabo Y, e tava com som estranho. suspeitei (corretamente) de cancelamento de faze e despluguei um dos cabos.
    o problema é que na hora o som dobrou de volume e deu uma microfonia que doeu até no peito (o imbecil aqui nao pensou em abaixar o volume).

    enfim valeu a sugestão, talvez eu precise fazer algo do genero...

    .omni
    Veterano
    # set/12 · Editado por: .omni
    · votar


    kiki
    Fala Kiki!
    O que exatamente você quer plugar nos inputs stereo? Ou só gostaria de ter todos os inputs mono mesmo?
    Eles são legais pra plugar algo como um teclado e tal, mas na prática é só pra enxugar dois canais em apenas um fader, um pan pot, EQ, etc. Mas você sabe disso.

    Se a sua preocupação é apenas com o PA mono, no caso de um teclado por exemplo, a não ser que ele use um delay ping pong muito na cara, pode ser stereo mesmo, não vai fazer tanta diferença.
    O lance é só não ser um stereo muito aberto pra todo mundo do teatro conseguir ouvir tudo com clareza de qualquer canto.

    No caso de querer usar o canal stereo pra plugar duas coisas distintas mono, aí já complica mais.


    Obs: o output que vai pro PA é stereo mesmo, não faz mal.
    Basicamente basta não abrir a pan das coisas, não tem problema botar um reverb ou um chorus stereo em alguma coisa.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    kiki
    você pode pegar a saida stereo da mesa, e ligar num sistema mono de amplificação, e usar o PAN ou BAL dos canais stereos pra controlar o volume do que está no L e R individualmente.... usa um cabo Y pra isso, é bem fácil... sua mesa vai ficar mono.

    outra saída é comprar uma mesa com mais canais... mas vc tem tanta coisa pra ligar assim? com 12 canais você ja faz uma banda com:

    - Bateria
    - 2 Guitarras
    - Baixo
    - Teclado
    - 3 Vozes

    El_Cabong
    Veterano
    # set/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    kiki
    Estes últimos canais são para plugar por exemplo teclados.

    Eu odeio PA mono por causa disso !!
    Eu sou tecladista e sei que alguns timbres como por exemplo Órgãos Hammonds tem o efeito Leslie (rotary speaker) que é um auto falante girando entre dois microfones a 120º normalmente.
    Numa sonorização stereo isso fica perfeito, mas numa sonorização mono tudo se mistura, e este efeito Leslie fica uma bosta !!!

    Na minha opinião, P.A. sempre deveria ser stereo para que o som dos teclados não fiquem com os efeitos "capados".
    Já os outros instrumentos e microfones, se quiserem coloquem o PAN centralizado e assim todo o resto da banda fica mono.

    Casper
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Caro El_Cabong:

    Em um PA stereo o efeito leslie pode ficar pior
    ainda, caso o ouvinte esteja muito mais perto de
    um canal que de outro.

    E na bíblia está escrito (teceiro mandamento):

    3) Todo PA será mono, ou queimarás no inferno.

    El_Cabong
    Veterano
    # set/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Em um PA stereo o efeito leslie pode ficar pior ainda, caso o ouvinte esteja muito mais perto de um canal que de outro

    Discordo !! ouvinte muito mais perto de um dos canais vai ouvir o som só de um dos microfones da Leslie. NORMAL !!

    O pior é juntar o som destes dois microfones da Leslie num som mono.
    Algumas partes do som dos dois microfones podem dar uma onda invertida, e aplicando estas duas ondas numa só bobina de um auto falante, o som de um microfone vai cancelar partes do som do outro.

    Pode haver também defasagens, e misturando estes dois sons defasados num auto falante só, o som vai ficar com um tipo de flanger.

    E tudo isso de uma forma generalizada, pois o conflito ocorrerá na fonte sonora !!! Isso não acontecerá só em alguns pontos críticos da platéia com no caso de um som stereo.
    _______________________
    Todo PA será mono, ou queimarás no inferno.

    O Pink Floyd fazia shows mais do que stereo, eram shows quadrifônicos !!
    Com certeza esta "bandinha" que comete este sacrilégio queimará no inferno !!
    kkkkkkkkkkk

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    El_Cabong
    também prefiro usar um PA stereo... não sei da onde surgiu essa ideia de que Pa é mono...

    Casper
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Caro El_Cabong:

    Faça a seguinte experiência:

    Abra:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JrvRlI4hlBE

    E ouça o começo, só um canal (como se estivesse ao lado do PA).

    Se ainda não está convencido, atrase o outro canal como se o som
    chegasse 50ms depois (uma caixa do PA distante +/- 17 metros).

    kiki
    Moderador
    # set/12
    · votar


    El_Cabong
    Deco_ufrj
    Casper
    pois é, eu entendo esse problema de teclado ser estéreo, o teclado da minha banda sofre com umas sumidas de timbre as vezes dependendo como a gente liga ele, dá um trabalinho

    mas é que pra palcos grandes pode ter esse problema que o casper ta falando, de nao ouvir um lado, ou ouvir com defasagem.
    (não sei quanto seria grande, mas chuto que acima de uns 10m ja pode dar problema).

    Deco_ufrj
    - Bateria
    - 2 Guitarras
    - Baixo
    - Teclado
    - 3 Vozes

    é exatamente essa formação, incluindo 5 mics pra bateria. por isso to usando 12 canais de uma mesa de 16 (descartando os estereo dos canais).

    .omni
    No caso de querer usar o canal stereo pra plugar duas coisas distintas mono, aí já complica mais.
    é, isso eu to evitando pra nao ter problemas de nivel tambem.

    Obs: o output que vai pro PA é stereo mesmo, não faz mal.
    o problema é que eu vou ligar uma guitarra (mono) no L de um dos canais estereo, aí ela só fica no L. No fim acho que vou puxar só o L de tudo (master, monitor, etc).

    valeu galera!

    El_Cabong
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Casper
    ... como se estivesse ao lado do PA

    Até concordo que isso poderia ocorrer em sonorizações antigas com aquelas torres de caixas que iam até o chão (perto do público).

    Hoje em dia isso não acontece mais, porque toda a sonorização atual que se preze é composta de colunas de Line Array. Estas Line Array são empenduradas lá em cima, uma de cada lado do palco, longe de TODOS os ouvidos.
    Uma pessoa que esteja localizada na "situação crítica" que você citou (exatamente na frente de uma das colunas) ela ficaria, por exemplo, a uns 9 metros desta coluna line array, e a uns 15 metros da line array do outro lado do palco.

    considerando assim um triângulo retângulo de lados:
    9m / distancia do ouvinte até o palco
    12m / distância entre as line arrays (largura do palco)
    15m / hipotenusa (do ouvinte até a line array lá do outro lado)


    Essa diferença (de 9m e 15m) não faria com que esta pessoa só ouvisse o som de um dos lados !
    Talvez o som da outra coluna chegasse a ela com uns 5 - 6dB de atenuação (enfim, só calculando para saber o certo).

    Casper
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro El_Cabong:

    Boa colocação.
    Eu (Véio Casper), sou do tempo que a caixa ficava
    realmente do lado do público, e por esse motivo
    o PA sempre era mono. Eu lembro que era MUITO
    complicado fazer de outra forma, e quem tentava desistia.

    E não existiam esses recursos de hoje, excelentes:

    http://www.dbxpro.com/PA+/

    http://www.dbxpro.com/PX/index.php

    El_Cabong
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Casper
    He He !! Eu sou veio também !!!
    Abçs .

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    kiki
    pois é, eu entendo esse problema de teclado ser estéreo, o teclado da minha banda sofre com umas sumidas de timbre as vezes dependendo como a gente liga ele, dá um trabalinho

    mas é que pra palcos grandes pode ter esse problema que o casper ta falando, de nao ouvir um lado, ou ouvir com defasagem.
    (não sei quanto seria grande, mas chuto que acima de uns 10m ja pode dar problema).

    Cara, a velocidade do som é de 340m/s.... em um palco com 10m de largura, adiferença do tempo entre um lado e o outro é de apenas 0,03s... o ouvido humano só percebe diferença se a distancia for maior do que 34 metros... quase metade do palco do rock in rio...

    é exatamente essa formação, incluindo 5 mics pra bateria. por isso to usando 12 canais de uma mesa de 16 (descartando os estereo dos canais).

    o problema é que eu vou ligar uma guitarra (mono) no L de um dos canais estereo, aí ela só fica no L. No fim acho que vou puxar só o L de tudo (master, monitor, etc).

    estranho isso... toda mesa de som que conheço, quando você liga somente em uma das entradas stereo, o som fica mono... normalmente ta escrito L/mono e R ou R/mono e L.... seriam 12 canais mono no caso, e voc~e não teria esse problema...

    que mal lhe pergunte, qual é a sua mesa de som?

    kiki
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Deco_ufrj
    é uma yamaha MG 166cx

    os quatro ultimos canais são duplos, entao tem 16 canais mas 12 colunas
    os dois penultimos 9/10 e 11/12 tem isso de o L ser também mono, mas os dois ultimos 13/14 e 15/16 são plenamente estéreo, ou seja, se eu plugo só L fica só no L.

    El_Cabong
    Casper
    saquei, faz sentido esse lance das caixas line array penduradas
    mas isso pra shows grandes. em locais menores as caixas ainda vão no chão, eventualmente em "pirulitos".

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    kiki
    os quatro ultimos canais são duplos, entao tem 16 canais mas 12 colunas
    os dois penultimos 9/10 e 11/12 tem isso de o L ser também mono, mas os dois ultimos 13/14 e 15/16 são plenamente estéreo, ou seja, se eu plugo só L fica só no L.


    ahhh sakei... esses "4" ultimos então q atrapalham bem... uma solução é usar um cabinho Y pra mandar o sinal pro L e R... como esses canais só tem entrada de linha, usa pra puxar o DI do baixo... e o outro L e R stereo pra ligar o teclado, que provavelmente tem saída stereo... pra mim seria a melhor opção considerando as limitações dessa mesa...

    ou compra uma mesa maior... ou a quivalente à sua da behringer que tem mais recursos:
    http://www.behringer.com/EN/Products/UB2442FX-PRO.aspx

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre mesa de som estéreo e mesa de som mono