【FIXO】 Tudo sobre instrumentos virtuais

Autor Mensagem
chicotecla77
Membro
# abr/13
· votar


Ola gostaria de saber se alguem poderia me ajudar com uma duvida ?
Tenho um PSR 550 yamaha e uso o sonar x1 ,gostaria de saber se comprar um cabo midi USB posso tocar com os vsts em tempo real no sonar x1 ?

Adler3x3
Veterano
# abr/13
· votar


chicotecla77

Tenho um PSR 550 yamaha e uso o sonar x1 ,gostaria de saber se comprar um cabo midi USB posso tocar com os vsts em tempo real no sonar x1 ?

Pode sim!
E até usar outros programas tipo host, como por exemplo o Vsthost, que costumo usar para testar Vstis.
O Yamaha PSR 550 pode ser conectado num computador.
Aqui tem um link com o manual do teclado:

http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/portuguese/port/psr550_pt.pdf

Leia da página 106 em diante, tem muitos detalhes e até uma recomendação do cabo a usar.

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/13
· votar


na opinião de vcs , qual a melhor coleção de samples de piano existente? (no quesito timbre , independente de peso e praticidade) .

(essa é meio forum de teclado mas n custa perguntar) : quanto eu gastaria pra comprar um teclado/piano eletrico/controlador que fosse realista quanto a sensibilidade e que eu possa usar como controlador (via cabo midi ou usb)

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/13
· votar


up

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


rhoadsvsvai
Vienna imperial...

O controlador bacana é o Apro800 da Roland em 61 teclas custa uns 1500

waltercruz
Veterano
# abr/13
· votar


Edson Caetano
mas se for pra tocar piano o A800pro não é a melhor pedida...

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


waltercruz
Com certeza, mas ele mesmo que pediu teclado/piano elétrico/comtrolador imagino que queira o melhor piano virtual do mundo para tocar com um teclado de teclas leves Hehe

Mas em teclas pesadas, apesar de não ser só isso, os Keys da Kurzweil são excelentes controladores, e para piano seria uma boa alternativo para os não falidos como a gente Hehe

Quem sabe o colega não expõe melhor seus objetivos e quanto quer gastar na empreitada

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/13
· votar


Edson Caetano
waltercruz
é só uma curiosidade mesmo , n sei se vou comprar até pq piano nao é meu instrumento principal (toco muito mal na verdade), se fosse seria ums 2 mil reais no maximo,mas é exatamente oque vc disse , algo que tenha a pegada mais proxima possivel de um piano de verdade por esse preço

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


rhoadsvsvai
Com o valor que tem o M-Audio Prokeys se enquadra...normalmente os bons controladores de piano são bem salgadinhos

Ismah
Veterano
# abr/13
· votar


Galera alguém conhece algum software que simule os controles de acompanhamento de um teclado? Ou um "multichannel loop player"

Precisamos de um baterista virtual, até o humano aparecer asuhashasuh

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


Ismah
One Man Band faz isso
Outra alternativa bacana é seqüênciar o midi com tudo que quer em uma daw, Sonar faz

Para fechar o bom e velho guitar pro pode servir se achar arquivos midi bacanas para o som de vocês

Ismah
Veterano
# abr/13 · Editado por: Ismah
· votar


Edson Caetano

cara, seria poissível deixar rodando os loops nele? (não achei nada que respondesse)

DAW? é de comer?

Queria algo que pudesse ser como os controladores do meu teclado, aí se o vocalista resolve, repetir pela enésima vez o refrão, eu só daria um "toque" e teria a bateria... sacas?

PS.: Sou o baixo na banda, se não usaria meu teclado com o PC

EDIT.: to aceitando umas dicas de OMB, boiei legal nele '-'

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


Ismah
DAW digital audio workstation, pode seqüênciar midi e programar loops eternamente a vontade, e o melhor que será customizado com o som de vocês

Outro nome que veio a mente é o Real Style Works para mecher com ritmos

Ismah
Veterano
# abr/13 · Editado por: Ismah
· votar


Edson Caetano

Certo, caiu a ficha agora, já estou criando os "loops". Só não sei como executá-los, com suas variações... No caso, fazer uma sequência (Evanescence - Going Under)

Intro
normal1 x8
virada1
normal2 x8
virada2
refrão x8
virada3
refrão x8
...
ending

Ismah
Veterano
# abr/13
· votar


Esqueça! Saquei a coisa agora xD



Valeu Edson!

Adler3x3
Veterano
# abr/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Ismah

Queria algo que pudesse ser como os controladores do meu teclado, aí se o vocalista resolve, repetir pela enésima vez o refrão, eu só daria um "toque" e teria a bateria... sacas?

PS.: Sou o baixo na banda, se não usaria meu teclado com o PC.

Sinceramente não entendi.
Bons softwares até podem ser utilizados como uma DAW, um sequenciador de baterias, um reprodutor de loops etc...

Mas como ficaria tocando ao vivo?
Se o vocalista resolve improvisar no meio da música?
Só se o próprio vocalista tivesse o controle em mãos...
E depois teria que encaixar novamente a sequência da bateria na continuidade da música, ou no final.
E o resto do grupo teria que se adaptar ao improviso.

Ao meu ver é muito difícil ou quase impossível fazer isto.
Loops, baterias , virtuais (prégravadas) não se encaixam bem num improviso.

Mesmo com bons softwares não é tão prático assim, receber um retorno instantâneo.
Os samplers dos instrumentos virtuais podem atrasar. (carregamento)
Simplesmente apertar um botão e sair tudo certo.
Talvez seja melhor tentar usar um pedal para fazer isto.
E o som de bateria de um teclado real com acompanhamento automático de ritmos, ou só bateria, não são lá grande coisa. (são muito robotizados) nem soam bem.
Já uma bateria midi bem sequenciada pode ser útil, mas para fazer improvisos, não me parece prático.

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


Adler3x3
Acredito que estejam ensaiando, sou da mesma opinião que você, ao vivo complica só dá para performances mais Mecânicas improvisos assim nunca vi

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/13
· votar


vst de gaita , existe?

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Adler3x3
Edson Caetano

Sequenciar é mecânico sim. Improviso fica fora de questão. Mas, por mais contraditório que possa soar, pode ficar "realista" sim. Depende da qualidade de quem sequencia. Como assim? Ora, é só vc captar as passagens da música, os altos e baixos e jogar tudo isso para os parâmetros de sequência (velocidade da nota, escolha correta das peças da bateria etc).

Estou fazendo isto agora com a minha banda. Chegamos rapidamente a conclusão de que não precisamos mais de baterista (até pq já não o tínhamos mais). Dá pra sequenciar e soar realista sim.

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Moçada,

Seguindo a sugestão de colegas experientes aqui, comprei a Steven Slate Drum... parece fantástica pelas Demos... muito rock!!! São mais de 6 Gb!!! Baixei o instalador, a licença e as bibliotecas (em três partes).
O instalador e a licença funcionaram... A bateria chegou a aparecer como opção no Sonar, (VSTi) só que as bibliotecas não aparecem. As bibliotecas vêm em formato RAR. Quando eu descompacto a 2ª parte, ele diz que já existe!!! Como se fossem 3 arquivos iguais!!!
Mas não era pras 3 partes formarem um diretório só???
Quem já baixou uma biblioteca grande, como é que junta as partes???

andre89suzano
Veterano
# mai/13
· votar


Me desculpe a indelicadeza de usar este tópico para tirar minha dúvida. Não achei um tópico apropriado nem consegui criar um novo. Enfim, tenho uma placa Fast Track Pro da M-áudio e estou vendendo ela, e um possível comprador me perguntou:

- Vc saberia me dizer como eu uso o fone de ouvido com essa placa de som no ableton live? escutando uma faixa no fone sem sair na caixa linha de frente? E depois liberando a saída do som na caixa linha de frente? como se fosse um mixer de discotecagem? teria como essa placa fazer isso com o ableton live?

Nunca usei esta placa, pois peguei como parte de uma troca. Por favor, alguém me ajude nesta. Valeu.

Ismah
Veterano
# mai/13
· votar


Adler3x3

Mas como ficaria tocando ao vivo?

Cara isso não é meu medo, queria algo diferente, por isso pintou essa ideia. Achei meu DAW :)

Se o vocalista resolve improvisar no meio da música?
Só se o próprio vocalista tivesse o controle em mãos...
E depois teria que encaixar novamente a sequência da bateria na continuidade da música, ou no final.
E o resto do grupo teria que se adaptar ao improviso.


Isso é preocupante, mas meu vocal é parado, ficamos quase como DJ's... A falta de presença de um guitarra me fez por ele pra fora... (só faltou levar o banquinho para se sentar)... Mas se pintar uma improvisação teria que sai a bateria ou deixar numa virada, esse é o problema do sequênciamento... nesse DAW rola 256 combinações, acho que consigo deixar uma improvisação loopada.

Só pra vc sacar, a ideia da banda, é a mesma que por um DJ: tocar música após música, ou no máximo emendar 2~3...

Os samplers dos instrumentos virtuais podem atrasar. (carregamento)

Teoricamente usaríamos só um kit, pra chegar mais próximo da realidade. Estou usando o AD, e ele carrega o samplers na memória e é assim que fica. Só na troca de kit que ele exige uma pausa, mas como sou eu que puxo não vejo problema, porque saberei quando estiver compelta a troca...

Simplesmente apertar um botão e sair tudo certo.
Talvez seja melhor tentar usar um pedal para fazer isto.


Se eu posso usar uma tecla de um teclado poderei usar um joystick, um pedal, um teclado MIDI, até um sensor de presença... to preparando já o pedal pra mim ensaiar, posto uma hora dessas.

E o som de bateria de um teclado real com acompanhamento automático de ritmos, ou só bateria, não são lá grande coisa. (são muito robotizados) nem soam bem.

Hoje em dia já é questionável, pois se usar VSTi's em cima pode melhorar, inclusive em termos de dinâmica e swing, alguns teclados que peguei me surpreenderam MUITO. Como são loops em MIDI, e não teclados que vou usar, posso controlar essa dinâmica - apesar que estou colocando a minha própria em cima - claro que obseervo não perder a originalidade da música.

Já uma bateria midi bem sequenciada pode ser útil, mas para fazer improvisos, não me parece prático.

Não é NADA prático, mas rola fazer algumas coisas, como deixar uma bateria rolando e improvisar em cima. Mas improvisar no meio da música só se for algo pré-improvisado ashuasuhasuhasuh

O que quero fazer agora é testar. Pode não dar certo. Mas pode dar certo.

Grande abraço e valeu a contribuição.
-------------------------------------------------------------------------------
rhoadsvsvai

Sim existe, eu estou usando o Accordion, não é grande coisa, mas dá pra tirar um timbre bom, apesar que é meio frio. Estou caçando um bom, a tempos...
-------------------------------------------------------------------------------
Greenwood

Cara tenta extrair separado, ou veja se os nome estão iguais, e se as estexões são r00, r01 e r02... SEMPRE faça backup antes de mecher em nomes e extensões... OK?

Veja se te ajuda isso... https://www.youtube.com/watch?v=kLfZhqphIoA
---------------------------------------------------------------------- ---------
andre89suzano

CONSIDERANDO QUE NÃO SÃO SAÍDAS IDEPENDENTES!

Vc saberia me dizer como eu uso o fone de ouvido com essa placa de som no ableton live?

Precisará de um adaptador P2/P10, ou um fone com plug P10.

escutando uma faixa no fone sem sair na caixa linha de frente?

O que o cara te pede é como criar uma pré escuta.

E depois liberando a saída do som na caixa linha de frente? como se fosse um mixer de discotecagem?

NÃO, o ableton, não tem como dar suporte. Talvez com treino se consiga. Mas porque dificultar se temos softwares, como o Traktor e o VirtualDJ que são próprios para isso? O cara compra uma controladora e tá feito. Esqueça o CDJ, Mixer etc...

teria como essa placa fazer isso com o ableton live?

Não é a placa que vai fazer, o máximo que se pode fazer é jogar a pré escuta para o R ou L, e o PA para o lado oposto, criando dois canais mono. Já vi fazerem muito isso com VDJ.

E SE FOREM INDEPENDENTES, vc tem a saída de fone com seleção A/B... PARECE que vc consegue escutar só um dos 4 canais ou algo assim... Ela possui 4x4 canais, mas é meio complexo isso para mim, no manual deve constar - to sem saco no momento pra procurar - e só encontrei o "manuel" em "Ingrêis"

Abç's a todos e dá volume!

Ismah
Veterano
# mai/13
· votar


Tem mais... Encontrei no tópico do Edson... Já eras dizer que não temos qualidades em teclados...
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=87btTfpkxIw

Ali parece ter uma gambiarra/teclado artesanal/uma coisa assim, mas já vi usarem isso aí num Fantom G8

bahiana.branca
Membro Novato
# jul/13
· votar


Gente não estou conseguindo tirar som do truepianos, o cubase sai som normal mais o truepianos ta mudo, qual configuração ou tecla usar pra saber se é o programa ou o note?

Jabijirous
Veterano
# jul/13
· votar


bahiana.branca

A track midi está configurada correta? No out tem que estar o truepianos, está assim?

waltercruz
Veterano
# jul/13
· votar


Mas como ficaria tocando ao vivo?
Se o vocalista resolve improvisar no meio da música?
Só se o próprio vocalista tivesse o controle em mãos...
E depois teria que encaixar novamente a sequência da bateria na continuidade da música, ou no final.
E o resto do grupo teria que se adaptar ao improviso.

Ao meu ver é muito difícil ou quase impossível fazer isto.
Loops, baterias , virtuais (prégravadas) não se encaixam bem num improviso.

Mesmo com bons softwares não é tão prático assim, receber um retorno instantâneo.
Os samplers dos instrumentos virtuais podem atrasar. (carregamento)
Simplesmente apertar um botão e sair tudo certo.
Talvez seja melhor tentar usar um pedal para fazer isto.
E o som de bateria de um teclado real com acompanhamento automático de ritmos, ou só bateria, não são lá grande coisa. (são muito robotizados) nem soam bem.
Já uma bateria midi bem sequenciada pode ser útil, mas para fazer improvisos, não me parece prático.


Dá pra fazer algumas coisas usando a session view do Ableton, decompondo a música em partes, e usando algum controlador como launchpad novation ou APC 20/40 para isso.

bezerrabru
Veterano
# jul/13
· votar


Pessoal. Blz?

Estou com uma dúvida.

Comprei uma Guitar Link da Behringher e não estou conseguindo configurar para gravar pelo pro tools. Por enquanto estou gravando do guitar rig e editando no Pro Tools, mas não é nada prático.

Eu já segui este tutorial (http://www.youtube.com/watch?v=qLllppWLe_M) mas o I/O do meu não apresenta a opção guitar link ou algo similar.

Simplesmente não sai som no meu guitar link, no Guitar Rig sai e no Amplitube nem tive paciência para configurar.

Alguém pode me ajudar?

Obrigado.

Felipesantana12
Veterano
# ago/13
· votar


Galera, dei uma pesquisada no forum e não achei a resposta, será que alguém consegue me dar essa força?
Comprei uma interface de audio e estou começando algumas gravações no Cubase LE 5, baixei o EzDrummer. Sendo que estou com um problema, por exemplo, pego um groove pronto e jogo em um track, mas quero dissolver a bateria, conseguir separar o bumbo, os pratos, etc. Procurei alguns videos no youtube e todos tem como passo final ir em Devices>VST Instruments. Mas no meu isso não aparece de jeito nenhum, já procurei em tudo quanto é lugar como fazer isso aparecer. Todos indicam F11 como atalho, mas aperto F11 e nada acontece, posso estar fazendo uma pergunta idiota, mas to meio perdido ahuahua.

Valeu!!

SkyHawk
Membro
# ago/13
· votar


Marcando

JJJ
Veterano
# ago/13
· votar


Felipesantana12

Eu uso muito pouco o cubase, mas acredito que você consiga ver a trilha midi, correto? Um jeito manual (meio trabalhoso, mas que vai funcionar em qualquer DAW com trilha midi) é cortar e colar. Corte o bumbo, por exemplo, e cole em outro track. Corte a caixa e cole em outro track. E assim por diante. Só tome cuidado em "apontar" a mesma track de destino do EzDrummer como saída dessas tracks midi, pra não "carregar" o vsti várias vezes. Acho que vai funcionar desse jeito (mas talvez haja um método mais automático! rs).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre instrumentos virtuais