URGENTE: Quesitos para votação

Autor Mensagem
Aisse
Veterano
# dez/04
· votar


As músicas serão separadas por estilos? tipo:

Heavy Metal
Jazz
Samba
Hard Rock
Progressivo
Gótico

Acho meio injusto um Jazz competir com um malmsteen da vida...
Na minha opinião acho jazz muito melhor, porém a garotada gosta de ver o cara fritando na guitarra.

Não li todos os tópicos, mas acho que seria legal separar por estilos, como os outros sites de batalha fazem poraí...

Negrin
Veterano
# dez/04 · Editado por: Negrin
· votar


Sam,

Eu acho que os conceitos feeling e gravação devem ser discutidos...

Feeling, seria uma coisa mto subjetiva, acho que sentimentos é algo para ser sentido e não para ser votado ou avaliado.. Não se avalia sentimentos, como bem é dito no livro "Expressao e Comunicação na linguagem" de Sergio Magnani, (pra resumir) o segredo de uma obra de arte é o dominio da linguagem para se atingir um objetivo estético, como por exemplo, o dominio da linguagem para demonstrar sentimentos X ou Y de uma pessoa.. Isto é, transformar signos sonoros em significados (Comunicação, Linguagem, morfologia musical)

Eu colocaria dois itens em questão,

ESTÉTICA (resumiria as questoes de composição da obra nos sentidos q expressei a cima)
e
INTERPRETAÇÃO ( Este julgaria o músico enquanto interprete da obra, o quanto ele teve capacidade tecnica para executar e expressar no seu instrumento o objetivo estetico proposto na composição pelo autor).

Quanto ao item qualidade de gravação acho q se deve ter cuidado com isso, pois, isto, ao meu ver não é um "concurso" de operadores de áudio e sim de musicos... Timbre é algo extremamente pessoal ao meu ver, não tem como comparar o timbre do David Gilmour ou com 1 do Steve Vai, isto, também esta relacionado a uma questão subjetiva, pessoal ao meu ver.. Quanto a isso, eu teria como proposta os operadores do GB ter mais critérios ao aprovar uma música para ela chegar a disputar, teria q ter uma certa qualidade que nao depressie o trabalho no minimo.

Um grande abraço e muita sorte pra nós..

Negrin

Locohawa
Veterano
# dez/04
· votar


Tem que ter um esquema que faça com que não haja mais plágio..
Ficou comprovado o plágio deleta a conta do cara e nem avisa hehe

Sam
Moderador
# dez/04
· votar


Locohawa
não haja mais plágio

Estamos bolando muitas coisas para diminuir muito as ocorrências disso. O sistema de denúncias será bem mais completo (e operante). Além disto, estamos desenvolvendo formas bem complexas de tentar diminuir também os votos dos amiguinhos/comparsas. O juiz terá papel ainda mais importante e terá mais ferramentas que hoje.

Aliás, faço um pedido aqui para todos: andem na linha! O juiz é mau e arranca os votos "suspeitos" sem piedade! :)

Negrin
Gostei muito da sua argumentação. Vamos por partes!

- GRAVAÇÃO: entrará sim como quesito. Porque: a) Para incentivar o pessoal a gravar melhor b) Terá peso menor na avaliação final


Alguns quesitos são muito correlacionados (ou idênticos). Além disso, é preciso pensar no usuário comum, leigo.

USABILIDADE - Aliás, um dos objetivos do GB é ser mais popular. Hoje, a maior audiência parte de vocês, músicos. Queremos que mais pessoas participem e é importante colocar conceitos simples, fáceis de entender (apesar que haverá um link para cada conceito, explicando cada um).

Preciso de 5 quesitos, obrigatoriamente. Quero que haja esta quantidade para obrigar a galera a analisar mesmo a música, mesmo que ele seja leigo.

Até agora, os que mais me agradam são:
Velocidade/Feeling
Composição
Execução
Originalidade
Gravação

FEELING - acho que é o resumo de tudo. É o quanto a música te agradou/arrepiou/tocou. É claro que é um conceito subjetivo. Mas, se vcs forem pensar, todos eles têm sua subjetividade.

Aisse
separadas por estilos?
Concordo com vc. Mas, infelizmente ainda não temos combatentes suficientes para separarmos por gêneros. Mas acredito que a instauração dos quesitos ajudem a diminuir este problema. ;)

Valeu, galera! A opinião de vocês é muito importante - de verdade. Adorei ver que vcs estão participando! Meus dedos estão coçando para mostrar as telas do GB prá vcs, mas se eu mostrar, não tem surpresa.. hehehe..

Espero que até o final da semana que vem o site novo já esteja no ar. Talvez ainda esta semana vocês já recebam e-mail para realizar o novo cadastro.

Ricardo Areas
Veterano
# dez/04
· votar


Oi Sam! Eu gostaria de saber se as músicas já expiradas dos combatentes vão entrar novamente nas disputas, pois como já informado, o julgamento das mesmas será diferente.

Quanto aos quesitos, apoio a divisão das músicas por estilo, o que evitaria por exemplo, trash metal X balada.

Abraço e muita boa sorte!

Jason
Veterano
# dez/04
· votar


Qto a essa divisão por estilos eu ainda não concordo, senão vo batalhar contra uns 2 ou 3 no máximo, ou contra ninguém.
Mas por outro lado, se eu por um tHrash/death metal meu contra um "Angra Style" eu sempre vou sair perdendo. Po, tá complicado, hehehehe

vinsanity
Veterano
# dez/04
· votar


acho que, ao dar upload na musica, o usuario escolhe um estilo que mais se parecer com o da musica... na hora que o sistema for organizar as batalhas ele olha pelas mais comuns entre si...

Sam
Moderador
# dez/04
· votar


Já expliquei pq não será segmentado por estilos musicais. ;)

tHrash/death metal meu contra um "Angra Style" eu sempre vou sair perdendo

Se perder alguma coisa, perderá muito menos com os quesitos para votação. ;)

O cara não vota na que mais gostou. Dá notas em cada quesito. Que nem no carnaval do rio mesmo! Hehehehe...

Sam
Moderador
# dez/04
· votar


Ricardo Areas
Oi Sam! Eu gostaria de saber se as músicas já expiradas dos combatentes vão entrar novamente nas disputas, pois como já informado, o julgamento das mesmas será diferente.

Vou te responder aqui!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/12/18991/

Alan_Domingues
Veterano
# dez/04
· votar


Acho gravação super válido porque vai desde a escolha do timbre até a melhor forma de gravação. Microfonar amp é difícil. Mesmo os "grandes" tecnicos descobrem novas formas de se microfonar amp. O grande lance é fazer uma gravação que pode ser simples mais audível sem chiados. Uma boa dica é gravar ser barulho. Tirar depois é muito difícil. Isso vai mostrar para a galera que tem que ralar mais um pouco. Acho esses 5 a melhor solução.

Velocidade/Feeling - o Feeling pode englobar muita coisa.

Composição - Tem que ter.

Execução - Outro que não pode faltar. A música do candidato X pode ser excelente mais se pecou na execução tem que perder pontos. Se o Y é mais simples mais com uma puta pegada merece ter nota maior neste quesito.

Originalidade - Perfeita, para mostrar a capacidade do candidato. Copiar estilos é fácil, criar algo novo é o mais difícil da coisa.

Gravação - acho que deveria ter para incentivar a galera para caprichar mais. Tem muita gente boa que melhorou as gravações. Vou citar 2 que realmente achei uma evolução de gravação muito boa. Gugamania e Pitoko.

Sam
Moderador
# dez/04
· votar


Alan_Domingues
mandou bem. É exatamente isso aí que tô pensando. ;)

LmA
Veterano
# dez/04
· votar


Quanto aos quesitos, achei interessante, apesar de discordar um pouco sobre o quesito 'gravação'. Tem gente alí que faz um bom som, tira uns timbres interessantes, mas que não sei se iriam querer (ou poder, pq aí envolve uma grana) comprar uma placa Audigy da vida só pensando nas gravações do GB. Mas, até aí, cada um faz o que quer, por mim tudo bem...

Só acho que, o fato de ter participantes do GB como membros de alguma das comissões avaliativas - seja para a aprovação de músicas ou qualquer outra coisa - deveria ser repensado. Não é nada contra os que já fazem parte de tal comissão, mas gera suspeitas a muitos. Por mais que tais participantes sejam competentes pra isso, os outros participantes acham errado. E não estou falando por mim, falo por muita gente que já tocou nesse assunto comigo.

No mais, tô no aguardo pra ver como vai ficar. =)

Sam
Moderador
# dez/04
· votar


LmA
comprar uma placa Audigy

Não é isso que a gente quer! Tanto que esse quesito terá baixo peso!

ter participantes do GB como membros de alguma das comissões avaliativas
Isso acabou. São estagiários aqui da empresa que fazem isso agora. ;)

LmA
Veterano
# dez/04
· votar


Sam
Entendí. =)
Só pra te enxer mais o saco... como vai ser o lance do limite de derrotas para que a música seja expirada, quantos pontos vão ser necessários pro envio de novas músicas, essas coisas? Vai continuar o mesmo esquema?

[ ]'s

Sam
Moderador
# dez/04
· votar


LmA
Vai mudar um pouquinho. Mas isso por enquanto não está muito definido. O q está definido é surpresa. ;D

Homem Cueca
Veterano
# dez/04
· votar


Tem um quesito que faço questão que faça parte do GB...vocabulario.

Negrin
Veterano
# dez/04
· votar


Acho que o leandro matou a charada..

GRAVAÇÃO incorre no risco(acho q não é a intençao de ninguem,mas) de cair num critério elitísta e não musical propriamente... Acho q ao invés disto, torno a dizer, os moderadores deveriam ser mais criteriosos para liberarem uma obra. Quem sabe ao menos ouvir a música antes de libera-la, coisa que não ocorre hj eu acredito.

FEELING? O QUE É ISSO? (bibliografia por favor). ISTO É MENSURAVEL?
SERÁ?

Continuo sendo favorável ao item "interpretação" é algo que qualquer pessoa entenderia e extremamente claro.
Qualquer festival de música onde está em jogo o "interprete" como o proprio nome diz, teria este item, mto mais objetivo e significativo.

ORIGINALIDADE?

Acho algo bastante arriscado, pois como o alan domingues diz, "copiar estilo"? Não tem ninguem aqui q não copie estilo, o máximo que alguem aqui faz é paralelismo entre linguagens. E nunca foi pecado algum a "imitação" na arte, isto é, vc ter pré-definido um estilo para vc compor.. Então quando este item entrar é bastante importante que ele seja bem explicado no link no qual o Sam diz que vai ter, e também seria importante pesar na balança o quanto valeria cada item.

Um abraço a todos

Negrin

Alan_Domingues
Veterano
# dez/04
· votar


Negrin

A carapuça caiu para voce ? Nem penssei em voce quando escrevi isso.

Não tem ninguem aqui q não copie estilo

Como não ? Todos fazem inovações desde o "zero" na guitarra. Eu pelo menos quando aprendi a tocar me inspirei em alguem. Originalidade vai muito alem da influência do cara e sim se a música do candidato tem algo de novo ou é uma mera copia. Entendeu ?

Alan_Domingues
Veterano
# dez/04
· votar


Porem não desviando o assunto. Para repetir sobre o quesito originalidade seria em torno da música toda. Geralmente música de guitarrista sempre é aquela coisa. Intro tema bridge tema bridge solo tema fim. O que falo mais em termos de originalidade é mesclar outras coisas no mundo "guitarra" nas músicas. Isso contaria mais pontos. Ninguem no GB fica impedido de copiar seu idolo como o Negrin faz e muitos outros, porem ganharia menos pontos neste quesito. Se bem que é voto. Então o quesito vai estar lá. Agora fica de carater de cada um votar direito.

Negrin
Veterano
# dez/04 · Editado por: Negrin
· votar


Eu nunca escrevi aqui preocupado com o que alguem pensa ao meu respeito, então nao leve a coisa para o lado pessoal.. Aqui a coisa não é pessoal, eu não disse que sou contra o item originalidade, eu disse que sou a favor de que haja esclarecimento à que ele se refere, quanto a criar estilo, volto a dizer, não é necessário que vc crie um estilo para deixar de ser um copista, dentro de um estilo há uma gama de elementos de morfologia musical que existe presente num estilo. Dou um exemplo aqui de alguem que não criou generos (genero e estilo sao coisas distintas, bom q se saiba) nada mais nada menos que Johann Sebastian Bach, este não criou estilo.. Um estilo não se cria do dia para noite, pois há a necessidade de uma consolidação de valores médios e o mais importante, em como se valorar uma obra estéticamente falando. Isto não são questões pessoal, eu não escrevi nada para te cutucar, se vc assim se feriu,meus pesames, aprenda a ler e interpretar antes de vir partindo pra cima! E torno a dizer aqui há paralelismo e tentencias transformantes, ninguem aqui consolidou um estilo e novos parâmetros de valoração, até porque isto as vezes leva, decadas ou até séculos.

Negrin

Negrin
Veterano
# dez/04 · Editado por: Negrin
· votar


Não adianta meu velho vc vir aqui dizer que eu copio meu idolo, mesmo por que eu nao tenho idolo.. Segundo, acho que todos aqui vivem exaltando a forma a qual eu componho, não tenho necessidade de vir aqui discutir com vc a esse respeito.. E nem de entrar em detalhes, quem ouvir atentamente meu trabalho vai distinguir a gama de vocabulario inserido nele.. os quais mtas vezes, nem se tratam de musica secular...

Então eu torno a dizer, o que eu questionei aqui é a clareza, até por que eu estou vindo aqui com a preocupação de poder dar um voto consciente dos critérios expostos nos 5 itens.. Meu interesse nao é para mim enquanto participante, pra mim, nao vai mudar em nada como participante, eu mando meu trabalho e as pessoas escutam.. não é esse o ponto.. alias, isto não deveria nem estar sendo discutido aqui, trabalhos de x ou y participantes.. isso desagrega o contexto..

Negrin

Sam
Moderador
# dez/04
· votar


Pessoal, vamos pegar leve, ok? ;)

Negrin, estou pensando com muita calma o que você escrever e reanalizando as coisas.

Realmente Feeling é um conceito subjetivo (já escrevi isso ali em cima).

O conceito originalidade vai ficar. É muito importante sim que haja recriação de técnicas, timbres, sons, ruídos, tudo! Estamos aqui para inovar também, por que não? Quem inovar deve ser beneficiado! Por que não? ;)

Concordo com vocês que o quesito gravação pode se tornar elitista. Mas cá entre nós, para fazer uma gravação vc precisa de uma guitarra (a partir de R$600), um PC (a partir de R$1000) e uma placa de som boa (a partir de R$150), cabos (R$25) e internet! A guita e o PC, já tem que ter, o resto é bobagem, né! Infelizmente, quem quer ser músico, tem que desembolsar no mínimo 100 pratas prá tocar no tonante... acessar a internet... enfim... a diferença final, no ouvido do leigo, entre uma música bem gravada num equipamento simples ou no estúdio do oziel... não vai fazer muita diferença.


ouvir a música antes de libera-la, coisa que não ocorre hj eu acredito.

Ouvimos sim! TODAS!

Acontece que não somos absolutos conhecedores de todos os solos de guitarra existentes no mundo. Por isso cover passa e por isso existe o botão de denúncia. ;)

Agora, barrar o cara pq a música dele tá chiada... isso sim seria atitude elitista ;)

Negrin
Veterano
# dez/04
· votar


Eu não disse chiada, eu disse sem condiçoes de disputa.. tipo, gravada de uma forma que depressie o trabalho :-)

Tiruk
Veterano
# dez/04 · Editado por: Tiruk
· votar


Sam
Olha cara, ano que vem vo começar a fazer parte do GB, mas como a grana tah curta, nao sei c vai dah pra compra uma puta placa de som pra grava, vo te q usa a minha onboard memo... Isso me tiraria pontos, certo? Eu acho q nessa parte nao seria bom um quesito '' chiado e gravaçao '', pois tenho certeza q mta gente quer participar, assim como eu , e nao tem um equipamento '' dos melhores ''.

Foi so minha opiniao hehehehe

Edit : meu set eh ridiculo, mais vamo tenta neh hehehehe
Abraço

Sam
Moderador
# dez/04
· votar


Tiruk
minha onboard memo

Bicho, os outros combatentes podem dizer melhor. Mas acredito que seja possível sim realizar boas gravações com placas simples, mesmo as onboard.

Eu disse boa, não disse perfeita nem ótima. :)

Negrin
gravada de uma forma que depressie o trabalho

Como assim? Acho que depreciação só rolaria caso estivesse chiado, inaudível, etc. As explicações tentarão estabelecer este critério.

Negrin
Veterano
# dez/04
· votar


Entao sam, eh isto mesmo.. Foi mais ou menos isto que eu quis dizer, mas eu não sou dono da verdade, acredito que vc vai conseguir melhorar mto o GB, acredito na sua capacidade e sei q esta numa posição onde pode ouvir a minha ou outra opinião e simplismente acatar, vc como lider vai fazer seu papel, vai, com certeza, fazer algo que seja bom da melhor forma possivel para todos.

E quanto o item originalidade, eu acho q ele pode ser mto interessante, eu só coloquei a questão que ser original não é criar um estilo necessariamente.

Um abraço e obrigado por responder minhas postagens. :-)

Gugamania
Veterano
# dez/04
· votar


Cara... eu ja gravei com os piores equipamentos que vc imaginar... nesses quase 2 anos de GB testei os mais diversos equipamentos em varias formas de gravar diferentes

Guitarra lyon da washburn (300 reais usada)
Zoom 505II (200 reais usada)
Placa de som live da criative (150 nova)


pronto.... com isso vc pode fazer gravações exelentes... eu posso te garantir! :-)

Homem Cueca
Veterano
# dez/04
· votar


Negrin
Vc tem um idolo sim...Ritchie Blackmore...qualquer musica sua tem algum traço dele.

JLT
Veterano
# dez/04
· votar


Sam
Concordo com os 5 quesitos, apoiando a mudança de Feeling para interpretação (me parece mais claro e abrangente).
Apoio o quesito gravação, com peso menor, para estimular o aperfeiçoamento nisso também. Dá pra fazer gravações razoaveis sem investir em placas caras.

Sugestões:
1 - Todos os votos serem divulgados, mesmo que a pessoa não queira comentar (fica mais fácil detectar a presença de "amiguinhos".
2 - Todos os combatentes serem obrigados a votar nas disputas que estiverem ocorrendo. Assim, teríamos um grande número de votos de membros do GB em todas as votações. Seria uma espécie de pedágio, nossa contribuição para o GB. Disputas menos prestigiadas as vezes acabam com apenas 1 x 0. Não sei como o sistema faria isso, talvez, antes de por a música em disputa a pessoa precisasse votar nas que estão no ar....sei la?

JLT
Veterano
# dez/04
· votar


Sam
Sou mais ou menos novo no GB e queria lhe agradecer pelo que já fez. Mesmo nesse período de mudanças em que há alguns problemas foi muito bom pra mim poder participar. Tem sido um estímulo para o estudo, tenho aprendido coisas sobre gravação e composição, feito novos amigos etc. Tem mais, tenho divulgado o site e as coisas que aprendi para vários amigos.
Um grande abraço,

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a URGENTE: Quesitos para votação