flea fan Veterano |
# jan/05
· votar
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT786740-1655,00.html
Numa reviravolta histórica no campo da cosmologia, o renomado cientista britânico Stephen Hawking jogou a toalha e rejeitou a sua célebre teoria sobre a natureza dos buracos negros, formulada há 30 anos. Autor do best-seller 'Uma Breve História do Tempo', o professor de Cambridge reconheceu na quarta-feira do dia 21 de julho, diante de uma platéia de especialistas, que perdeu uma das mais famosas apostas da comunidade científica.
Por quase 200 anos, os cientistas vêm tentando decifrar os enigmas dos buracos negros, formados quando estrelas morrem e desmoronam para dentro de si mesmas, dando lugar a objetos de tamanha atração gravitacional que nada escapa a eles - ao menos, como acreditava Hawking.
A teoria, porém, estabelecia um mistério que ficou conhecido como Paradoxo da Informação nos Buracos Negros: como era possível que eles consumissem tudo sem deixar vestígio de matéria ou energia, como Hawking pensava, se a teoria quântica diz que esses elementos sempre persistem de alguma forma? Até aquele quarta-feira, Hawking dizia que os buracos negros simplesmente distorciam essas leis.
Agora o pesquisador britânico acredita que algum material vaza desses monstros ao longo de bilhões de anos, através de pequenas irregularidades em sua superfície.
A aposta
O físico, nascido em Oxford e portador de uma doença muscular que o confinou a uma cadeira de rodas, apostou, em 1997, com o cientista John Preskill, que daria a ele uma enciclopédia se as idéias do colega americano sobre os buracos negros se mostrassem corretas.
Ao rejeitar a própria teoria, Hawking descartou sua crença de que os buracos negros pudessem dar passagem a outros universos. ''Sinto desapontar os fãs da ficção científica'', disse Hawking. ''Mas se você pular num buraco negro, a energia de sua massa vai retornar para nosso universo, mas deformada.''
Hawking apresentou sua teoria durante a 17ª Conferência sobre Relatividade Geral e Gravidade, em Dublin, depois de apresentar um pedido de última hora para falar aos colegas porque solucionara o célebre paradoxo.
Como voce pode cer, ele nao desmentiu a teoria, apenas o que acontece com a materia
|