Guerra Civil na Venezuela II - A Missão.

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# 29/jul/24 22:45


Já houve um tópico assim anos atrás, mas está fechado.

Era esse: https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/333237/

Acho que faz sentido falar nisso de novo, já que parece que o pau vai quebrar por lá. Ou já está quebrando...

Acabei de ver que derrubaram uma estátua do Chavez. Vários protestos. Será que dessa vez o Maduro vai conseguir segurar a peteca?

Dissertem...

Lelo Mig
Membro
# 29/jul/24 23:39 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Não aceito a conversa do tipo "essa ditadura é mais limpinha que aquela".

Passei infância/adolescência sob uma ditadura, que de certa forma, era menos ditadura que algumas, pois pelo menos trocava o General de 4 em 4 anos. Mas, era uma ditadura, sob a farsa de "haver eleição".

Resumindo, o que quero dizer é que ou se é um democrata ou não. E se fulano passa pano para um cara como o Maduro, definitivamente não é um democrata.

Maduro não deixa de ser mais um ditadorzinho latino americano caricato. A morte lhe cai bem.

Wanton
Veterano
# 30/jul/24 00:04
· votar


Chávez pelo menos tinha carisma. Esse Maduro é um zord de Dilma com Bolsonaro. É Dilma porque herdou um legado, sem ter tarimba para política; e é Bolsonaro porque é autoritário e militarista.

makumbator
Moderador
# 30/jul/24 00:31
· votar


MST cancelado:

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/07/29/mst-c omemora-eleicao-de-maduro-venezuela.htm


Lelo Mig
pois pelo menos trocava o General de 4 em 4 anos.

Hahah! Pois é. Tinha até alternância de poder!

Wanton

Lembrei esses dias do papo que o Maduro conversava com o falecido Chávez através de um passarinho. Lembra disso?

JJJ
Veterano
# 30/jul/24 10:14
· votar


Lula está numa encruzilhada.

Se acata o resultado, abre brecha para justificar o que a extrema direita tentou fazer na eleição passada.

Se nega, fica de mal com o cumpanheiro Maduro e com a parte desmiolada da esquerda.

Xadrez complicadinho...

makumbator
Moderador
# 30/jul/24 10:47 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ

Sinucaram o véio barbudo.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/07/29/pt-di z-que-eleicao-de-maduro-na-venezuela-foi-democratica-e-soberana.htm

Lelo Mig
Membro
# 30/jul/24 11:40
· votar


Será que um dia a esquerda da América Latina irá superar seu tesão por ditadores populistas com fetiche em militares?

Lucmac
Veterano
# 30/jul/24 12:16 · Editado por: Lucmac
· votar


Não acompanho mais... até onde acompanhei, houve muita conversa mole a respeito da eleição e parecia que estava normal, que o povo estava escolhendo o Chavismo e tal. Mudou algo? As eleições foram manipuladas?

Não gosto desse sistema de manutenção vitalícia de candidato. De partido, tudo bem... queira ou não as pessoas são diferentes, governam diferentemente, têm objetivos pessoais diversos, isto faz com que ajam de maneira a atender aquelas peculiaridades e, naturalmente, os governos tendem a melhorar.

Mas esse negócio de reeleições infinitas é uma afronta à democracia. Não posso nem dizer que esse modelo é Chavista, porque Hugo Chávez resolveu MESMO um problema de soberania e autodeterminação de seu povo. Maduro não tem nada a ver com isso. É um ditador que precisa cair, de qualquer jeito.

Lucmac
Veterano
# 30/jul/24 12:23 · Editado por: Lucmac
· votar


JJJ

A CF delimita muito claramente uma ação de Política de Relações Internacionais, no artigo quarto: não-intervenção. Além da autodeterminação dos povos.

Ele não deve, por respeito à CF, posicionar-se.

Lucmac
Veterano
# 30/jul/24 13:24
· votar


Mas, claro, ele poderia aproveitar o momento para exaltar a força democrática do Brasil e colocá-la como um exemplo a ser seguido na América Latina.

makumbator
Moderador
# 30/jul/24 13:27
· votar


Lucmac
Mudou algo? As eleições foram manipuladas?

Mudou bastante por conta da inflação alta, perda de prestígio do presidente, arroubos intervencionistas dele no vizinho, retirada de opositores da disputa. O período dele já passou mas quer se manter pra sempre por lá. E ainda tem o detalhe que o mandato presidencial lá é de 6 anos, então 3 turnos viram quase 2 décadas com o mesmo cara.

Lucmac
Veterano
# 30/jul/24 13:55
· votar


makumbator

É... reeleição certamente não combina com democracia, como mandatos curtos também não são ideais. O modelo que uma eventual reforma política prevê por aqui é de mandatos de 5 anos sem possibilidade de reeleição para o executivo. Ainda iria além e unificaria as eleições municipais, nacionais e estaduais. Aí o foco, queira ou não, seria em governo.

Lelo Mig
Membro
# 30/jul/24 14:18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Lucmac

Acho que o que agrava demais no caso do Maduro são estas atitudes de expulsar diplomatas, segurar os dados das urnas, dizer (há uma semana atrás) "se não for reeleito vai haver uma guerra civil", dar indireta que as "urnas da Venezuela, ao contrário das do Brasil", são auditáveis e etc.

Estas falas "like Bolsonaro"... fazem com que, mesmo num eleição correta, tudo fique sempre no fio da navalha, da insegurança, da ameaça... e não aceito a esquerda passar pano prá este tipo de filho da puta. Esta é uma das razões do Bolsonarismo estar na nossa sala.

Eu não tenho mais estômago prá este tipo de fanfarrão na política, por mim, deveriam todos serem empalados em praça pública.

Lucmac
Veterano
# 30/jul/24 18:10
· votar


Lelo Mig

Cê tá certíssimo! Particularmente nunca gostei desse Presidente, sempre achei um lixo hipócrita. Ocorre que o bolsonarismo deita e rola nesse lixo, associando à esquerda, quando na verdade estão muito mais alinhados, como bem destacou, ao próprio bolsonarismo.

makumbator
Moderador
# 30/jul/24 18:21
· votar


Lucmac
associando à esquerda

É que ele é de esquerda. Extrema esquerda, inclusive. O correto é associar o cidadão com a vertente com que ele se identifica desde sempre.

Daqui a pouco vão dizer que ele é conservador de direita. Filho feio não tem pai!

Lucmac
Veterano
# 30/jul/24 18:57
· votar


makumbator

Eu entendo... mas não classifico os extremos como de esquerda ou de direita. São a mesma coisa, cada qual com pautas particulares, que atendem um grupo muito pequeno de pessoas, geralmente com expertise (não é bem a palavra) para a manutenção de privilégios. Quando essas "políticas" atravessam os limites dessa bolha enxuta é circunstância acidental.

Ocorre que a direita brasileira, não somente, mas especificamente, pegou uma carona nessa onda extrema direita e foi engolida por ela, de modo que você pode até achar que aqui no Brasil a direita tem representatividade, mas não tem. Perceba que a direita dita moderada, centrista, aos poucos vai migrando para a extrema, caso contrário sua relevância diminui e morre. Na prática é exatamente isso que acontece, porque quando Ciro Gomes, que transitou da esquerda para o centro, depois para a direita, é carregado sorridente nos ombros de seu (novo) pessoal, ao lado de candidato do PL, o partido maior da extrema direita no país, e ainda diz que o PT é o mal maior, ignorando tudo o que verdadeiramente é um mal para a nossa política, quer dizer que a direita da qual ele fez parte um dia, na pessoa dele acabou.

Ela ainda existe em outras vias? Sim. Mas a tendência é que transite para a extrema direita e de lá nunca mais saia, fazendo com que a direita morra a cada vez que esse movimento ocorra.

Você viu esse fenômeno acontecer aqui no fórum com o Bruno, um rapaz dito moderado, que defendeu Bolsonaro até seus últimos dias de participação no fórum. Você mesmo, meu caro, está mais atolado na extrema direita do que deve acreditar que está.

Então ele não é de esquerda. Você pontuou bem, inclusive. Nicolás Maduro pertence à extrema esquerda.

makumbator
Moderador
# 30/jul/24 19:13
· votar


https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2024/07/30/oposi cao-teve-66-e-maduro-31-segundo-contagem-paralela-na-venezuela.htm

Lucmac
Veterano
# 01/ago/24 14:39
· votar


makumbator

https://exame.com/mundo/maduro-pede-que-suprema-corte-da-venezuela-fac a-auditoria-da-eleicao/

Wanton
Veterano
# 01/ago/24 15:54
· votar


Tenho visto uns contrapontos interessantes sobre o caso da Venezuela, de gente que eu jamais chamaria de conspiracionista. Ainda assim, a minha tendência é "acreditar" no que tem sido divulgado pelos grandes veículos de mídia.

makumbator
Moderador
# 01/ago/24 16:38
· votar


Lucmac

Ih, o Xandão do petróleo que vai decidir?

Wanton

Desenvolva mais esses seus pontos. Seria legal.

Lucmac
Veterano
# 01/ago/24 16:38 · Editado por: Lucmac
· votar


Wanton

Nesse caso nem há muito o que procurar... Não foram divulgados os boletins de urna no tempo certo. Nem mesmo após o prazo de 72h.

Eleições fraudadas, sem dúvida. Mesmo que apresentem os boletins, não há condição de sustentar legitimidade.

Lucmac
Veterano
# 01/ago/24 16:40 · Editado por: Lucmac
· votar


makumbator

Tô falando que você tá mais atolado na extrema direita do que acredita estar...

Wanton
Veterano
# 01/ago/24 16:52
· votar


makumbator
Desenvolva mais esses seus pontos. Seria legal.

Semana que vem hahahaha. Na correria aqui.

Lucmac
Eleições fraudadas, sem dúvida.

Sim, mas não é exatamente sobre isso.

makumbator
Moderador
# 01/ago/24 17:27
· votar


Lucmac

Não pode nem brincar com o careca do STF que já virou ataque contra a democracia? Tragam a minha tornozeleira eletrônica! Quero ela rosa.

Lucmac
Veterano
# 01/ago/24 17:51 · Editado por: Lucmac
· votar


makumbator

Pode fazer o que quiser, a questão é que comentários, brincadeiras, posicionamentos sempre são relacionadas às características.

A minha, por exemplo, é de achar que esse tipo de brincadeira, como queira, é constrangedora. Não há um mínimo estreitamento entre o STF brasileiro e o Supremo Venezuelano. Nada sequer parecido. Aliás, o Ministro Alexandre é um expoente da direita brasileira, talvez o seu mais importante representante. Toda a atuação dele é a favor da direita. E o simples fato de você não reconhecer isso e caçoar dele sempre já o posiciona justamente ao lado dos bolsonarista. O que eu não entendo é por que você se afeta por isso.

makumbator
Moderador
# 01/ago/24 18:49 · Editado por: makumbator
· votar


Lucmac

Constrangedora nada. Fazer brincadeira com pessoas públicas de governo/estado virou ato inconstitucional?

Aliás, o Ministro Alexandre é um expoente da direita brasileira

Outro filho feio que já foi renegado? Primeiro o Maduro virou amigo do Bolsonaro, e agora o Xandão também. Daqui a pouco até o Lula vira Bolsonarista. Xandão deve ser comunista de iphone.

E o simples fato de você não reconhecer isso e caçoar dele sempre

Mas essa é uma correlação incorreta que vc que faz. Vc liga o fato de caçoar da atuação de alguém(ou instituição) com necessariamente não gostar ou ser inimigo do alvo da zoeira. Sinto muito, mas não penso assim.

Pode-se fazer piada também com quem a gente gosta/admira/não tem opinião sobre/ou nem liga para.

Já fiz várias zoeiras com figuras da direita. É que vc não lembra pois concorda com essas (mas não com as sobre a esquerda).

Vou recordar um exemplo: Na época do ministro Weintraub (educação no governo Bolsonaro), eu trouxe aqui a zoeira que fizeram de falar que ele fedia e não devia tomar muito banho. Nem sei se é verdade (pois quem falou que ele fedia era gente de esquerda que conheço e foi em reunião no ministério, Então tem o fator bias).

Mas fiz a brincadeira mesmo assim. Um ministro fedorento (alegadamente) sempre vai ser engraçado. Mesma coisa um careca parecido com Voldemort e de capa preta posando no STF.

o Xandão vai sobreviver a essas zoeiras de internet. Fique tranquilo. Não perca os cabelos por conta disso.

Lucmac
Veterano
# 01/ago/24 19:54
· votar


makumbator

Eu só disse o óbvio: uma pessoa de direita quando combate a extrema-direita o faz para proteger a direita. Se você não consegue enxergar isso...

Outro filho feio que já foi renegado?

Renegando? Não entendeu mesmo.

Mas essa é uma correlação incorreta que vc que faz.

Estou corretíssimo. Não penso igual a você. O ministro já atuou de maneira elogiável e para você passou batido.

Pode-se fazer piada

É claro que pode... Mas eu não estou nem perto de debater a liberdade de fazer piadas, ué. Estou muito claramente criticando a piada, ruim, e destacando a razão, do meu ponto de vista, de você criá-la.

É que vc não lembra pois concorda com essas

Não devo ter lido. Aliás, qualquer leitura nos seus comentários é só piada ruim que se acha. Já disse isso. Você faz piada o tempo todo. Se eu decidir deixar de responder piadas suas nunca mais lhe respondo nada.

Paciência, né... É o seu jeito. Você não fala sério.

Fique tranquilo

Po, mas quem está procurando brecha para fazer comparação esdrúxula e respondendo uma besteira é você, ué.

Dói tanto assim ser colocado ao lado das pessoas, veja só você, que fazem piadas com o careca, só porque ele persegue seu mito? Não deveria.

makumbator
Moderador
# 01/ago/24 20:04 · Editado por: makumbator
· votar


Lucmac

Estou corretíssimo.

Não está não.

O ministro já atuou de maneira elogiável e para você passou batido.

E vc então criticou ele todas as vezes que achou que ele foi mal? Ou ele nunca foi mal? A gente tem que reagir a cada coisa que todos os membros de todos os governos fazem? vai ficar trabalhoso...

Estou muito claramente criticando a piada, ruim

Não existe piada ruim. Apenas maneira ruim de contar. Mas existe a liberdade de contar piada ruim também, mesmo vc não gostando. A liberdade para isso não estabelece que tem que ser boa, e nem que tantas pessoas tenham que gostar para ela ser aprovada. Essa é a beleza da liberdade de expressão.

Você faz piada o tempo todo.

Nem é verdade. Aqui (OT) realmente exagero, mas na parte musical do fórum está bem longe da verdade.


Se eu decidir deixar de responder piadas suas nunca mais lhe respondo nada.

Te proíbo de fazer isso!



Dói tanto assim ser colocado ao lado das pessoas, veja só você, que fazem piadas com o careca, só porque ele persegue seu mito? Não deveria.

Todo mundo pode fazer piada com o careca ou qualquer figura pública como ele. Vc nunca contou uma piada do Lula? Ou se sentiria mal ao fazer parte momentaneamente de um grupo que persegue seu mito? Pq vc fica tão transtornado quando acontece alguma zoeira com alguma figura pública que vc gosta ou mesmo que apenas não odeie?

E o comentário que eu fiz brincando nem era uma ofensa ao sagrado STF e nem para a Venezuela. Eu apenas disse que o Xandão do Petróleo iria decidir a questão (uma mera referência a uma suprema corte daquele país). Esse mero chiste configura um ataque contra o judiciário brasileiro? Um ataque a uma ditadura de esquerda venezuelana? Não exagere.

Lucmac
Veterano
# 02/ago/24 06:03
· votar


makumbator

Todo mundo pode fazer piada com o careca ou qualquer figura pública como ele. Vc nunca contou uma piada do Lula? Ou se sentiria mal ao fazer parte momentaneamente de um grupo que persegue seu mito? Pq vc fica tão transtornado quando acontece alguma zoeira com alguma figura pública que vc gosta ou mesmo que apenas não odeie?

Tá tudo errado aqui.

Quanto a falar sério na parte da música... Você só é capaz de falar sério dentro desse assunto? Mas eu não o conheci no OT. Conheci no fórum de guitarra, lembra como? Envolvia pedofilia...

Mas tudo bem, cara. Continua com o seu jeito, defendendo a sua liberdade de ser assim. Só é lamentável atestar que você pertence a um grupo tão cafona, frequentado pelos piores trapos que o Brasil cagou.

makumbator
Moderador
# 02/ago/24 10:40
· votar


Lucmac
Mas eu não o conheci no OT.

Não tenho culpa se vc frequenta menos lá. Mas tudo bem. Não vamos desvirtuar mais o tópico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guerra Civil na Venezuela II - A Missão.