Guerra Civil na Venezuela II - A Missão.

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# 03/ago/24 16:03
· votar


Pau comendo por lá...

Se eu fosse a oposição tentaria um "aceno" às forças armadas. É o único jeito de desmontar a cooptação que o regime madureiro fez.

Filippo14
Veterano
# 08/ago/24 13:28
· votar


Lelo Mig

Não aceito a conversa do tipo "essa ditadura é mais limpinha que aquela".

Passei infância/adolescência sob uma ditadura, que de certa forma, era menos ditadura que algumas, pois pelo menos trocava o General de 4 em 4 anos. Mas, era uma ditadura, sob a farsa de "haver eleição".

Resumindo, o que quero dizer é que ou se é um democrata ou não. E se fulano passa pano para um cara como o Maduro, definitivamente não é um democrata.

Maduro não deixa de ser mais um ditadorzinho latino americano caricato. A morte lhe cai bem.


Obrigado pelo comentário. Alguém sensato.

Viram que tão agora na tv querendo colocar o Maduro como de direita? Será que é tão difícil aceitar que "motivo" para criar ditadura tem de sobra? Direita, centro, esquerda, todo mundo cria um argumento para "justificar" uma barbárie dessas?

Agora tão linkando o Maduro com o Bolsonaro, que hipócrita que é essa mídia. Tem que criticar todo ditador ou quem gostaria de ser e ponto final, inclusive o Bolso. Deveria ser simples.

Lucmac
Veterano
# 08/ago/24 13:52
· votar


Filippo14

Viram que tão agora na tv querendo colocar o Maduro como de direita?

Não assisto tv. Qual canal?

Será que é tão difícil aceitar que "motivo" para criar ditadura tem de sobra?

Não entendi.

Direita, centro, esquerda, todo mundo cria um argumento para "justificar" uma barbárie dessas?

Eita...

Agora tão linkando o Maduro com o Bolsonaro, que hipócrita que é essa mídia. ... ditador ... inclusive o Bolso.

Cê tá lúcido, cara?

Lucmac
Veterano
# 08/ago/24 13:53
· votar


uma análise fria, precisa, sem vergonha nenhuma de explicitar a própria ignorância

Wanton
Veterano
# 08/ago/24 14:21
· votar


Filippo14
direita

Você sabe o que é direita? Nenhum direitista sabe. A direita é compatível com a democracia?

Lucmac
Cê tá lúcido, cara?

Não pode linkar Maduro com Bolsonaro, ainda que o sonho do segundo fosse fazer o que fez o primeiro. Brasil esteve muito mais perto de se tornar uma Venezuela com Bolsonaro do que com Lula.

Lucmac
Veterano
# 08/ago/24 15:14
· votar


Wanton

Não dá nem pra esperar muita coisa, se liga. Quem faz a relação entre Bolsonaro e Maduro é quem compara o que acontece com a Venezuela com o que o bolsonarismo queria e tentou para o Brasil. Se esses parvos fossem capa de fazer qualquer relação nem mesmo citar Bolsonaro com essa euforia toda citaram.

O que resta para esse esporádico usuário é esse tipo de postagem sem nexo nenhum, intermitentemente.

JJJ
Veterano
# 08/ago/24 18:40
· votar


Filippo14
Alguém sensato.

Que eu saiba, ninguém aqui é grande fã do Maduro...

linkando o Maduro com o Bolsonaro

Mas não é à toa. Claramente se tentou fazer (à direita) o mesmo tipo de cooptação com os militares e polícias que o regime venezuelano conseguiu fazer (à esquerda). A diferença é o lado. O modus operandi não.

Lucmac
Veterano
# 08/ago/24 20:17
· votar


JJJ

E isso reforça o que eu disse dias atrás: os extremos são iguais, com os mesmos danos colaterais.

Filippo14
Veterano
# 09/ago/24 10:27 · Editado por: Filippo14
· votar


JJJ

Para ser honesto, foi o primeiro post que eu vi, mas achei tão bem colocado que eu comentei.

Pelo que leio do que tu escreve eu tenho certeza que não. Tem outros que eu já tenho dúvida.

De fato, muito político com um viés militar de qualquer tipo (revolução, terrorista e/ou forças armadas) tenta em algum momento quando se sente ameaçado ou poderoso o suficiente.

Sobre terem dito, ta aqui. Tem vídeo até. Foi na Globonews.

link 1

link 2

link 3

Abs,

Filippo

Lucmac
Veterano
# 09/ago/24 12:24
· votar


Filippo14

Quando você lê isso:

Assim que a fraude ficou evidente, lulistas e até alguns jornalistas começaram a dizer que Nicolás Maduro é de direita.

Não consegue por um segundo se perguntar "quem?", pelo menos? Lulistas... Quais lulistas? Jornalistas... Quais? Nenhum lulista que eu conheço, nenhum jornalista.

Se qualquer um desses linques tivesse trazido qualquer coisa nesse sentido, tudo bem, mas esses jornalistas dizerem é a mesma coisa que você dizer, o que significa nada.

Mais uma, do seu primeiro linque:

O global listou tópicos sobre o país vizinho. "Conservador, contra o aborto, contra o casamento gay, militarista, aliado de evangélicos... É mais um governo de esquerda de fachada que não respeita a democracia", avaliou.

Qual o problema? Se existem características diretamente lincadas com a direita conservadora, é proibido apontar? Ou você discorda disso?

Do metrópoles:

É ignorância dizer que o ditador Maduro é de direita, não de esquerda
Estou falando do jornalismo que decidiu que a ditadura bolivariana da Venezuela, comandada por Maduro, é ideologicamente oposta ao que é


Mas é! A esquerda não estimula manutenção vitalícia de poder! A esquerda é democrática! Historicamente o que a gente acompanha na América Latina é ditadura ideologicamente ligada à direita! Se você ao enxerga isso você não vale nada intelectualmente.

Lucmac
Veterano
# 09/ago/24 12:26
· votar


Para começar não existe nada de bolivariana na ditadura da Venezuela, né... Mas tudo bem. O maluco vem colocar um bolsonarista debilóide como autoridade jornalística.

Filippo14
Veterano
# 09/ago/24 13:49
· votar


Lucmac

Ditadura não tem ligação com somente um lado.

Em geral, nacionalismo e questões ligadas a racismo são atreladas a Forças Armadas "oficiais" que tendem a usar um argumento de "Nós, nação/povo X, contra a nação/povo Y". Isso é mais alinhado com ditaduras de direita.

Esquerda faz um nós contra eles mais atrelado a uma quebra de status quo, de mudança de poder. Historicamente esses movimentos tomaram o poder, estavam na margem da sociedade, logo eram conduzidos por revolucionários.

A origem da história do Maduro vem de movimentos revolucionários que usam o socialismo como "base". Portanto, é um movimento de esquerda. Ponto final.

Mas assim, o mundo não é preto e branco, portanto, um revolucionário latino-americano pode ser cristão, por exemplo. Pode constituir família e gostar de futebol. Isso não faz o movimento dele ser menos de esquerda. Da mesma forma que um ditador de direita ter amigos de outras etnias não o faz ser menos de direita. Nem todos possuem todas as características esperadas.

A questão é que houve um burburinho de jornalistas de veículos como a Globonews que tentou colocar o Maduro como um líder da direita, por ser, de acordo com eles, conservador e cristão.

Esses veículos poderiam mentir menos, só isso.

makumbator
Moderador
# 09/ago/24 16:39
· votar


Lucmac

Maduro se identifica como bolivariano. Vc vai negar a um ex motorista, homem simples vindo do povo, a chance de se identificar como ele quiser? Power to the people.

Filippo14

Tem agora até os memes do Bolsonaro com Maduro. Hahah!

Filippo14
Veterano
# 12/ago/24 10:07
· votar


makumbator
Exato, mas quase quiseram colocar que são "vozes da minha cabeça" essa tentativa de conexão entre ambos.

Lucmac
Veterano
# 12/ago/24 11:29
· votar


Claro! A existência de memes é um fator incontestável de validação da verdade.

makumbator
Moderador
# 12/ago/24 12:14
· votar


Lucmac

Avise ao Maduro que ele se identificar como bolivariano está errado. E isso não tem nada de meme. E claro, até 23:59 era regime de esquerda, bolivariano, democrático e para o povo, mas quando bateu 0:00h virou ditadura bolsonarista de direita

Ah, e falando nisso, vovô Biden está até dando uma saída pro ditador de esquerda:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2024/08/11/eua-teria m-oferecido-anistia-para-maduro-deixar-poder.htm

Filippo14
Veterano
# 12/ago/24 13:30
· votar


makumbator

Kkkkk

Lucmac
Veterano
# 12/ago/24 14:52
· votar


Macumba arrumou um minion, agora segura....

Filippo14
Veterano
# 12/ago/24 16:53
· votar


Lucmac

Cheguei antes de você nesse fórum, bicho kkkk. Agora eu sou de esquerda, então? To confuso.

ejames
Membro Novato
# 12/ago/24 17:16
· votar


Filippo14
A questão é que houve um burburinho de jornalistas de veículos como a Globonews que tentou colocar o Maduro como um líder da direita, por ser, de acordo com eles, conservador e cristão.

Esses veículos poderiam mentir menos, só isso.


Você diz como se houvesse um esforço conjunto de diversas fontes para enquadrar o Maduro como de direita. O que eu vi foi um único jornalista de um único canal soltar uma fala onde compara o viés autoritário e intolerante com o da extrema direita. Na realidade, eu nem teria ficado sabendo disso se você não tivesse comentado.

Cê não acha que tá replicando chilique bolsonarista e dando importância demais para isso?

Wanton
Veterano
# 12/ago/24 17:26
· votar


makumbator
E claro, até 23:59 era regime de esquerda, bolivariano, democrático e para o povo, mas quando bateu 0:00h virou ditadura bolsonarista de direita

Não acho que ele seja bolsonarista, os métodos da extrema-direita são outros. O discurso do Maduro é contra a elite e a favor do povo. É um ditador populista, de esquerda, isso é bastante óbvio. Seria estupidez pensar que todos que se colocam à esquerda são competentes e bem intencionados.

Se quisermos discutir direita x esquerda, precisamos discutir valores, precisamos discutir cosmovisão.

Um bom governo de esquerda diminui a desigualdade e o poder da elite, de maneira sustentável; um bom governo de esquerda fortalece a democracia; um bom governo de esquerda enfraquece o aparato repressivo e desenha um Estado voltado para atender as demandas populares.

Um bom governo de direita aumenta a desigualdade e o poder da elite, domesticando o povo; um bom governo de direita fortalece a plutocracia; um bom governo de direita fortalece o aparato repressivo e reforça a estrutura hierárquica da sociedade, para garantir que a elite seja servida.

As ideias da direita são antidemocráticos porque demandam a manutenção de uma classe de serviçais, o que faz desse espectro político um lugar intrinsecamente imoral. É por isso que todo direitista foge de discussões conceituais. O direitista é alguém que precisa se sentir superior para existir. O que mais me irrita nessa gente é a covardia: eles não têm coragem de dizer em público o que dizem na sala de jantar.

makumbator
Moderador
# 12/ago/24 17:40
· votar


Wanton
um bom governo de esquerda

E taí uma coisa que o governo dele não é. Ele é um ditador desde o começo, apenas agora que escancarou. E a eleição anterior a essa também foi suspeita.

Lelo Mig
Membro
# 12/ago/24 17:53
· votar


Não existe absolutamente nenhum governo bom fora de uma moldura democrática.

Sejam Países de viés mais capitalista ou mais socialistas, as únicas experiências razoáveis estão dentro de molduras democráticas.

As experiências socialistas em molduras autoritárias falharam. As experiências capitalistas em molduras autoritárias igualmente falharam.

Lucmac
Veterano
# 12/ago/24 20:08
· votar


VENEZUELA: PRECISAMOS TODOS PERDER A HIPOCRISIA
Gilberto Maringoni

TRABALHEMOS COM A PIOR HIPÓTESE para a esquerda e para os que defendem soberania nacional na periferia: Nicolás Maduro fraudou as eleições, como tudo indica. A consequência lógica é forçá-lo a entregar o poder, cumprindo assim o princípio da alternância liberal.

OCORRE QUE NÃO EXISTE aqui princípio algum de alternância: a chapa do outro lado representa a extrema-direita global, com laços estreitos com a OTAN e tudo o que daí advém. Sua primeira ação no poder será eliminar o artigo 303 da Constituição, no qual se lê: “Por razones de soberanía económica, política y de estrategia nacional, el Estado conservará la totalidad de las acciones de Petróleos de Venezuela, S.A.”. A partir daí, o inferno é o limite.

COMO O CHAVISMO não montou uma ditadura real, mas um regime cujos mecanismos de defesa comprometem pleno funcionamento democrático, é preciso reconhecer que o governo goza de boa aceitação popular. Somente repressão militar não explica sua capacidade de iniciativa e de galvanizar a opinião pública para resistir a nove tentativas de golpe a partir de 2002 e a uma década de pesado cerco econômico imperial. Em síntese, mesmo em condições de isolamento, Maduro resistiu e possivelmente resistirá por bom tempo. Derrubá-lo não será um passeio. Se chegar ao poder, a oposição terá de recorrer a medidas repressivas e massacres, como ocorreu na Bolívia em 2019-20 e no Peru em 2022-23.

MUDADA A CONSTITUIÇÃO, abre-se caminho para a estratégia vinda de fora: privatizar não apenas a PDVSA, mas as mais volumosas reservas de petróleo no planeta. Embora sejam hoje os maiores produtores mundiais do produto, os EUA precisam de estoque estratégico, como demonstrado diante do corte de fornecimento de petróleo e gás à Europa, na esteira da guerra na Ucrânia. Para Washington não se trata apenas de se assenhorar de maior quantidade de barris, mas de comandar seu fluxo e, por conseguinte, o preço internacional. Depois do controle da moeda de referência mundial, é preciso controlar o combustível que move o mundo.

ASSIM, A DISPUTA vai muito além da contagem de votos venezuelana, ou da qualidade de vida que a população local poderá ter num hipotético período pós-chavista. Significa tomar vantagem estratégica frente ao conflito que importa, a do eixo do poder global Ocidente/ Oriente. Mais do que a soberania venezuelana, é o poder planetário que está em jogo. Para a Venezuela, para seu Estado nacional e para seu povo, são mudanças de reversão quase impossíveis. O que sobrar do país será reduzido a um protetorado estadunidense de segunda linha, um cosplay de Porto Rico.

O DILEMA PARA A ESQUERDA em todos os países está em realizar separadamente uma disputa que preferencialmente deve ser embalada num único pacote. Ou seja, a luta por soberania e democracia. Na Venezuela, defender soberania implica passar por cima de resultados eleitorais objetivos. E defender a democracia eleitoral hoje significa triturar o país.

A ESCOLHA É AMARGA, qualquer que seja a opção. Ela é inescapável. Por isso a tarefa inicial no enfrentamento em curso implica que os dois lados joguem fora qualquer ranço de hipocrisia ou falsos moralismos. É duro e feio, mas a vida é assim.

Lucmac
Veterano
# 12/ago/24 20:09
· votar


Eu me ponho a pensar, agora...

Lucmac
Veterano
# 12/ago/24 20:15
· votar


Filippo14

To confuso

Tá.

Lelo Mig
Membro
# 12/ago/24 20:32 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Lucmac

Já tinha lido algumas teorias semelhantes e esta é a forma geral do pensamento da esquerda mais radical.

O discurso procede... Porém eu, pessoalmente, não concordo com o uso da "anti democracia" como solução para barrar uma direita radical. Não consigo concordar com este argumento.

Lucmac
Veterano
# 12/ago/24 20:34
· votar


Lelo Mig

Sim, eu pensei mais um pouco e cheguei a essa conclusão. Embora o discurso proceda, acho que dar errado faz parte, e o povo amadurece.

makumbator
Moderador
# 12/ago/24 20:41 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

Se fosse alguém de direita dizendo algo parecido (para barrar a esquerda radical) diriam que o cidadão estaria passando pano pra ditador. Mas quando é a esquerda aí é só amor.

Ironicamente falaram o mesmo do Delfim Netto (que morreu hoje) e assinou o AI-5. E o Delfim ainda disse que naquele momento achava que isso era pouco para barrar a esquerda comunista (ele achou que os militares deveriam ter pisado ainda mais no acelerador na redação do ato). E tem entrevista dele em 2021 dizendo que assinaria de novo e não se arrependeu pois era importante na ápoca.

Filippo14
Veterano
# 13/ago/24 08:38
· votar


Lelo Mig

No fim, pelo texto do Lucmac, vale a pena ditaduras a depender do inimigo.

Me lembrou Hitler e Stalin. Inimigo comum.

Famosa Revolução dos Bichos na íntegra.

Quem assina embaixo disso é diferente de um fascista como muitos bradam aos 4 ventos do país?

Isso é um tema que me incomoda também. Se fosse um cara mais alinhado com as Forças Armadas nacionais, nacionalista e com algumas falas que são ou tendem ao racismo, frases desse tipo seriam rechaçadas pelos mesmos que bradam coisas do tipo sem pudor caso seja algo relacionado a revoltas populares, populismo. É duro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guerra Civil na Venezuela II - A Missão.