Guerra Civil na Venezuela II - A Missão.

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 28/ago/24 11:42
· votar


JJJ

Comunistão modo hard mas tinha 138 mil propagandas capitalistas no vídeo quando lançou...

JJJ
Veterano
# 28/ago/24 11:54
· votar


makumbator

Isso aí eu até entendo, faz parte do processo marxista mudar "por dentro" do sistema anterior. O meu problema é com os extremismos e a tendência ao autoritarismo que vem com eles, de ambos os lados.

makumbator
Moderador
# 28/ago/24 12:20
· votar


JJJ

Pô, mas tinha muita cara, acho que ele até reduziu, estava demais até para os padrões capitalistas. Nem coach coloca tanta propaganda.

Wanton
Veterano
# 28/ago/24 14:56
· votar


makumbator
Pô, mas tinha muita cara, acho que ele até reduziu, estava demais até para os padrões capitalistas. Nem coach coloca tanta propaganda.

Não posso analisar pelo viés marxista, não é a minha praia, mas a minha compreensão é de que não há contradição alguma nisso. São dois os motivos: 1) não dá para viver no capitalismo jogando pelas regras de qualquer outro sistema; 2) no capitalismo, o trabalho intelectual e de divulgação encontra dificuldades para ser remunerado.

Lucmac
Black Fire
Ian Neves
Orientação Marxista


O Ian Neves fala com muita clareza, é um bom divulgador, apesar do ar professoral. Como todos dessa mesma linha, se perde quando se emociona. O moralismo desses comunistas é um tanto embaraçoso.

O Gustavo Machado demonstra entender bem mais do assunto, mas não é muito acessível. A visão de comunismo que ele segue me parece menos sectária do que a dessa turma que faz sucesso nas redes sociais.

makumbator
Moderador
# 28/ago/24 17:04
· votar


Wanton

Daqui a pouco ele faz propaganda pra Blaze, jogo do tigrinho e umas casas de Bet. Tudo em nome do social.

Black Fire
Gato OT 2011
# 29/ago/24 00:43 · Editado por: Black Fire
· votar


Wanton
Entender mais sim, infinitamente; ser menos sectario, não sei,o cara é trosko, cada vez que um trosko tem uma opinião diferente de outro trosko ele cria um novo partido trosko que, supostamente, é o único partido verdadeiramente trosko.

A vantagem é que o Gustavo consegue fazer uma análise com alguma independência, essa galera da Soberana/PCBR é tipo o inverso da professora "deturparam Marx" da década de 90, pra eles qualquer um que tenha reivindicando Marx deve ser defendido não importa a que custo, a menos que seja um trosko.

Lucmac
Veterano
# 29/ago/24 13:07
· votar


Black Fire

É verdade.

A gente cria uma casca de proteção dessas pessoas. E mesmo com bons argumentos, o Ian Neves acaba, por conseguinte, não esclarecendo que para o povo venezuelano tanto faz o governo maduro sob embargo e um neoliberal elitista.

Aí fica a sensação que o único problema da Venezuela se explica com a Geopolítica, quando o próprio governo Maduro já é uma dureza.

Lelo Mig
Membro
# 29/ago/24 14:29 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Black Fire
Lucmac

Galera têm dificuldade de entender que Maduro é um líder caricato e isso não depende de seu "viés de esquerda", assim como Milei também é, independente de seu "viés de direita". A América Latina têm uma espécie de fetiche por este tipo de lider. O "pai patrão", "salvador da pátria"... homens com discurso agudo, aparentemente sem medo de nada, que peitam o inimigo. Se meter uma farda, aí então fica mais sexual ainda. Essa tara deve ter origem lá nos primórdios, com Simón Bolívar, San Martín e outros.

O Brasil tinha menos tara por este tipo de líder. Ainda que igualmente esperançoso de um Salvador, não se fixava tanto na coisa do herói macho empunhando armas e esbravejando bravatas. Parece que, neste sentido, têm retrocedido e se alinhado aos vizinhos.

Lamentável.

Black Fire
Gato OT 2011
# 29/ago/24 23:41
· votar


Lucmac
Lelo Mig

O que me cansa nessa galera revolucionária é que o materialismo vai até a página 2. Se a situação da Venezuela é culpa unicamente de embargo (não é), o que isso muda pra população da Venezuela? Qual a vantagem de engajar em uma revolução pra tomar um embargo e perder 75% do PIB do país e jogar 90% na miséria absoluta? Só pra dizer que está peitando o imperialismo? Tem um vídeo do Ian sobre a revolução haitiana que ele tá lá cantando as glórias dia revolucionários e um cara pergunta: tá e daí? Serviu pra que? O povo todo na miséria absoluta, vivendo no meio de escombro até hj. E o Ian deu o maior chilique, pro revolucionário jogador de ioiô qualquer coisa vale, qualquer miséria (alheia) vale se for pra ser contra hegemônico/anti-imperialista/qualquer jargão

Lucmac
Veterano
# 29/ago/24 23:51
· votar


Black Fire

É por aí mesmo.

Inclusive, como a Venezuela é o país do petróleo, que é das mais importantes commodities do planeta, acho que valeria muito mais a pena para o país abrir pelo menos o estado ao capitalismo, como faz a China, e, ainda, aproveitar o clima favorável para investir em outra commodity muito importante, que é a soja.

Mas para gozar da boa vida que tem, o bolivarianismo fake e o combate ao imperialismo ianque é melhor.

JJJ
Veterano
# 30/ago/24 13:02
· votar


Black Fire
Qual a vantagem de engajar em uma revolução pra tomar um embargo e perder 75% do PIB do país e jogar 90% na miséria absoluta? Só pra dizer que está peitando o imperialismo?

Exato. Sem contar que foge do padrão marxista de corroer o sistema "por dentro". Ou seja: nem o próprio Marx aprovaria uma merda dessas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guerra Civil na Venezuela II - A Missão.