Anúncios e notícias excêntricas - parte deux

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 19/set/23 19:54 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

O problema de maior complexidade com a divindade não é "o zé ruela da Mesopotâmia ter estofo para assimilar a palavra de Deus e passar para frente", mas justamente o porque uma divindade suprema passaria seus ensinamentos desta forma. Existe até proposta filosófica (de certa forma pejorativo aos judeus) que tenta resolver este problema e diz, de forma simplificada, o seguinte:

Suponha que você precisa que uma carta chegue até o outro lado de uma floresta cheia de perigos. Você têm dois candidatos: Um homem honesto e bom, porém frágil fisicamente, com poucas chances de sobreviver. Um outro guerreiro, não muito confiável, mas forte e resistente, com altas chances de sobreviver. A quem você confia a mensagem? Entrega ao mais forte mesmo sob o risco de desvios, pela certeza que, mesmo adulterada, a mensagem irá chegar.

De certa forma isso também justifica as variadas interpretações, no contexto histórico, geo político, cultural da época.

Porém tudo isso é demasiadamente contraditório com o conceito de divindade. Uma divindade não tomaria uma decisão tão estúpida. Até num comparativo simples, egípcios, maias e astecas foram muito mais eficientes com suas pirâmides. Elas sobrevivem até hoje e, de certa forma, são incontestáveis (se sabe quem fez, quando, como e porque), diferente das escrituras que têm de ser reescritas à todo momento devido sua fragilidade, o que permite alterações a todo momento como você mesmo descreve na experiência do "quem conta um conto".

Existem bastante interpretações, estudos filosóficos e teológicos tentando explicar o porque de Deus ter escolhido essa forma tosca, oral, de levar sua mensagem aos povos. Mas, são singelas e só aplacam a razão de crentes. Jesus nos dá muitas provas de inteligência, mas Javé é bem burrinho.

Entram as apelações místicas costumeiras... e aí fica impossível discutir além de crença.

Wanton
Veterano
# 19/set/23 20:15 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig
justamente o porque uma divindade suprema passaria seus ensinamentos desta forma

Mas aí a gente sai da exegese bíblica e entra em outro terreno especulativo. Como estou me colocando no lugar da pessoa com fé, eu tenho que assumir a veracidade da Bíblia como documento sagrado.

aí fica impossível discutir além de crença

Pois é. Não quero confrontar a fé de ninguém. A gente não pode simplesmente excluir a crença da discussão, porque sem a crença o ônus da prova é de quem alega a veracidade do que foi narrado na Bíblia.

Talvez os questionamentos que você trouxe caibam em um contexto em que exista uma função para descredibilizar a fé do outro, como nas tentativas de imposição de valores religiosos. Não sei o que você pensa sobre o assunto, mas eu não vejo vantagem em converter alguém para o ateísmo.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 20:26
· votar


Wanton
Lelo Mig

Amiguinhos, não repara não. Leva essa discussão pro outro tópico. Já deu um trabalho arretado pro Makumba organizar esse.

Insufferable Bear
Membro
# 19/set/23 20:57
· votar


criem um tópico de apologética aí.

Lucmac
Veterano
# 19/set/23 20:57
· votar


Bane eles, Pedro! Apaga comentário!

Pedro_Borges
Veterano
# 19/set/23 21:37
· votar


Lucmac

Questão é que toda vez que tem uma postagem, eu venho aqui achando que é excêntrico. Aí é religião e eu não gosto é não entendo desse assunto.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/set/23 21:41 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
O zé ruela da Mesopotâmia tinha estofo para assimilar a palavra de Deus e passar para frente sem deixar marcas dos traços de suas crenças e preconceitos pessoais?

Isso é na verdade bem simples de responder
Se o Deus da Bíblia realmente existe e realmente é o Todo-Poderoso como a Bíblia diz que é, então a sua mensagem não pode ser falha... portanto se o que o profeta Daniel escreveu (ele que estava na mesopotâmia) estiver de acordo com o restante da mensagem da bíblia, então essa é uma evidência de que ele foi inspirado a escrever

quando digo evidência, dig no pleno sentido da palavra: um fato que corrobora para uma ideia, ainda que isolado não seja capaz de comprovar a mesma isoladamente...

portanto, para que a bíblia possa ser considerada escrita por inspiração divina, todos os seus livros canônicos precisam estar de acordo uns com os outros

alías essa é uma ótima forma de perceber quais escritos não são canônicos, sem nem precisar entender de antropologia!!!
ex: o lívro apócrifo de Judas afirma que Judas iscariotes foi o apóstolo mais leal e o único que realmente entendeu Jesus, enquanto todos os outros evangelhos e o restante da Bíblia apontam que deveria existir um traidor (profecia) e este foi cumprido na pessoa de Judas (relatos dos evangelhos)

portabto por simples eliminação (livros proféticos + livros históricos) o relato apócrigfo de Judas ou é o único correto ou é crassamente errado e NÃO faz parte da bíblia

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/set/23 21:44 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton

Mas aí a gente sai da exegese bíblica e entra em outro terreno especulativo. Como estou me colocando no lugar da pessoa com fé, eu tenho que assumir a veracidade da Bíblia como documento sagrado.


O Lelo, apesar de autêntico, NÃO ENTENDE ISSO
ele não entende que para discutir a autenticidade, a lógica e/ou a interpretação de um trecho bíblico é preciso assumir algumas preimssas como verdadeiras, senão voltamos à questão da galinha e do ovo e não saímos do lugar

Se ele não quer assumir a Bíblia como autentica, não dá pra discutir se determinado trecho da mesma faz sentido ou não ( e isso sem ferir os conceitos dele!)

Lelo Mig
Membro
# 19/set/23 22:01 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Não sei o que você pensa sobre o assunto..."

Respondi lá no https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/341133/p9 senão o Pedro vai enfartar.

Jonas Kahnwald

Idem.

qew
Veterano
# 20/set/23 15:42
· votar


https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/09/20/operacao-p cdf-golpe-pastor.ghtml

o louco bicho, o cara prometeu só pra uma pessoas dois quatrilhões

mais q o pib

Wanton
Veterano
# 20/set/23 16:19
· votar


qew
o louco bicho, o cara prometeu só pra uma pessoas dois quatrilhões

Quem cai nuns golpes desses não é normal. Os caras arrecadaram 156 milhões em golpes, como pode ter tanto trouxa por aí?

Wanton
Veterano
# 20/set/23 17:48
· votar


Filha de Ronaldinho? Atleta lembra o astro, é artilheira e jogou no 'Vasco'

Dispensa exame de DNA.

Black Fire
Gato OT 2011
# 20/set/23 19:12
· votar


Jonas Kahnwald


A diferença dos israelitas para os outros povos é que enquanto eles matavam (com requintes de crueldade) pessoas inocentes, sem critério algum, e até bebês, os israelitas só matavam os pecadores...


Não sabemos, a menos que tomemos a Bíblia como palavra de Deus, sem esse pressuposto não temos literatura primária para saber a motivação dos povos pagãos para prática de sacrifício, ou mesmo se faziam sacrifícios, o que temos é literatura judaica descreve do as prácticas religiosas de povos inimigos. A demonização de povos inimigos é sempre muito presente na literatura antiga.

1) eram outros tempos, o mundo em geral era "bruto" guerras eram comuns e os judeus realmente eram ordenados por Deus

Interessante, mais uma vez, para encontrarmos a superioridade moral do povo judaico em relação aos seus vizinhos temos que tomar como pressuposto que os judeus tinham um culto verdadeiro, isso pode ter algum sentido dentro da religião, mas olhando de fora, segue o mesmo impasse. Alguém que pratique a religião dos cananeus pode dizer que eles sacrificavam em nome do Deus verdadeiro enquanto os judeus usavam o pretexto de um Deus falso pra roubar suas terras.

2) o estado islâmico tá matando pessoas no mundo ATUAL que nao sacrificam seus filhos no fogo, e que nao se intrometem nos assuntos deles

inclusive, alguns países hoje dariam pena de morte pra quem sacrific os próprios filhos, então me erra cara


Muitos países dão pena de morte para muitas das práticas que o EI tem punido com a morte: apostasia, idolatria, imoralidade sexual e etc. Não há nenhuma razão específica para que se aponte a superioridade moral de quem prática o genocídio contra quem "joga os filhos no fogo" e quem prática contra quem "se desvia da verdadeira Religião".

Então, você até pode achar que os judeus são moralmente superiores, mas pode dizer isso unicamente como alguém que crê na Bíblia como revelação divina, não pode achar que isso é uma verdade inconteste e que não requer nenhum pressuposto e que pode ser aceita universalmente com base na ética.

Pedro_Borges
Veterano
# 20/set/23 19:48
· votar


Black Fire

Reposta no outro, BF. Você está trabalhando demais e não viu que a discussão mudou de tópico. Compreensível.

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/341674/p16#9510323

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/341133/p9

Lucmac
Veterano
# 20/set/23 20:32
· votar


Bane, Pedro!

ejames
Membro Novato
# 20/set/23 20:59
· votar


https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2023/09/19/rivais-d a-shein-no-varejo-brasileiro-dizem-que-chinesa-nao-pode-pagar-icms-no- lugar-do-consumidor.ghtml

Lucmac
Veterano
# 21/set/23 06:51
· votar


ejames

Quem diria que o varejo careiro brasileiro tomaria uma lição dos chineses, né.

qew
Veterano
# 21/set/23 08:20
· votar


Wanton
Os caras arrecadaram 156 milhões em golpes, como pode ter tanto trouxa por aí?

me impressionou também, tatnos milhões com um golpe bosta desses

qew
Veterano
# 21/set/23 12:23
· votar


https://oglobo.globo.com/blogs/bela-megale/post/2023/09/em-delacao-mau ro-cid-revela-que-bolsonaro-fez-reuniao-com-cupula-militar-para-avalia r-golpe-no-pais.ghtml

mas quem diria que abandonar um Cid da vida ia dar merda né?

pode ser verdade ou não, pode ser narrativa plantada ou não

mas o Cid vai ser um importante ponto de partida.. e o cara era servo fiel, era só não ter sido abandonado a propria sorte que ainda estaria lambendo as botas que o capitão veste, mas não... agora toma

Lucmac
Veterano
# 21/set/23 16:11
· votar


qew

E a ironia fina da coisa é se ele mentir nessa delação.

Mas não é assim que funciona, né... as delações deixaram esses néscios bolsonaristas desinformados, pois precisam de provas. MCid não poderá mentir, se quiser o benefício.

makumbator
Moderador
# 22/set/23 21:25
· votar


https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/09/22/tomei -umas-to-meio-doidao-diz-vereador-em-sessao-solene-no-guaruja.htm

makumbator
Moderador
# 22/set/23 21:29
· votar


https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/09/22/corp o-geladeira-mulher-presa-aracaju.htm

Pedro_Borges
Veterano
# 24/set/23 21:03 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Calor em Goiânia passou dos limites.

https://www.instagram.com/reel/CwVdbzHOfRr/?igshid=NjIwNzIyMDk2Mg==

Pedro_Borges
Veterano
# 25/set/23 21:52
· votar


Gente, o Google não está atualizando as informações. Por exemplo, estou tentando acompanhar o jogo do Vasco, pelos sites, mas consta como se o jogo não tivesse começado.

Lelo Mig
Membro
# 25/set/23 22:04 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

Foi 1 a 0 pro Vaxxxxxco.

América MG x Vasco

Pedro_Borges
Veterano
# 25/set/23 23:22
· votar


Lelo Mig

Nois tá fudido!

qew
Veterano
# 26/set/23 08:25
· votar


https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/09/26/influenciador-thi ago-schutz-sera-julgado-em-novembro-por-ameaca-e-violencia-psicologica -contra-livia-la-gatto-e-bruna-volpi.ghtml

cara... esse cara... pqp...

LeandroP
Moderador
# 26/set/23 10:03
· votar


qew

É aquele "ré de piu" que não gosta de mulher (com o perdão da redundância)?

qew
Veterano
# 26/set/23 10:08
· votar


LeandroP

isso, o cara que se ofendeu pq uma mina ofereceu cerveja e ele tava tomando campari

hahahahhahhaha

LeandroP
Moderador
# 26/set/23 11:15
· votar


qew
isso, o cara que se ofendeu pq uma mina ofereceu cerveja e ele tava tomando campari


Depois o cabeludo que é vi....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Anúncios e notícias excêntricas - parte deux