Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# 27/set/23 18:03 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

JJJ
Lelo Mig

Mas meu post nem foi pra discutir os modelos, mas para manifestar meu medo dessa poha de polarização dá merd4 por aqui.

Insufferable Bear
Membro
# 27/set/23 18:04
· votar

a discriminação de brancos feita por negros, por não ser equivalente ao racismo, necessita de um novo termo. que ele seja "racismo reverso".

pronto, discussão retardada encerrada

Insufferable Bear
Membro
# 27/set/23 18:08
· votar

Wanton
"a realidade como ela é"
lixo de vídeo, vou mandar o makumba te banir por ter postado isso

Wanton
Veterano
# 27/set/23 18:13
· votar

Insufferable Bear
lixo de vídeo

Vou começar a gravar meus próprios vídeos.

Insufferable Bear
Membro
# 27/set/23 18:31
· votar

Wanton

depois manda o nome do onlyfans

Pedro_Borges
Veterano
# 27/set/23 18:37 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Wanton

Gostei do vídeo. Agora para com essa frescura de não ver vídeos que eu posto só porque eu tenho preguiça de assistir. Prefiro um textão. Pronuncie esse trecho em itálico no modo Bárbara do "te atualizei".

Faça isso, mas não se esqueça das galinhas.

Wanton
Veterano
# 27/set/23 18:47
· votar

Pedro_Borges
Agora para com essa frescura de não ver vídeos que eu posto só porque eu tenho preguiça de assistir.

Os vídeos que eu posto não substituem a minha opinião. Eu não fico desconversando e repetindo "veja o vídeo", eu sei defender o que penso sem o auxílio de vídeos.

Pronuncie esse trecho em itálico no modo Bárbara do "te atualizei".

Já apaguei a voz dessa retardada da minha cabeça. Essa filha da puta deveria estar presa pelo tanto de mentira que ela disseminou durante a pandemia.

Insufferable Bear
depois manda o nome do onlyfans

Adorable Bear

makumbator
Moderador
# 27/set/23 18:58 · Editado por: makumbator
· votar

Wanton

DUVIDO. Aposto que vai ser outra lorota, como a do vlog do BF.

Lelo Mig
Membro
# 27/set/23 19:00
· votar

makumbator

"DUVIDO."

Não real ele já grava... pro Onlyfans.

JJJ
Veterano
# 27/set/23 19:06 · Editado por: JJJ
· votar

Lelo Mig

Cara, a "new left" existe desde Woodstock ou da era dos hippies. E era algo legal. Ou "cool", se preferir... Mas hoje é uma paródia de si própria. Antes era a contra-cultura e o "estar à margem da caretice". Hoje é a mesma doença da esquerda latino-americana e todas as suas mazelas. Tô fora disso. Eu sempre disse aqui: esquerda e direita tem a ver com situação sócio-econômica, o resto é perfumaria. Mas esse pessoal decidiu colocar a perfumaria na frente... (de certo modo, a direita também fez isso, mas foi mais esperta ao escolher temas populistas)

JJJ
Veterano
# 27/set/23 19:07
· votar

Insufferable Bear
a discriminação de brancos feita por negros, por não ser equivalente ao racismo, necessita de um novo termo. que ele seja "racismo reverso".

Não precisa. "Racismo" já abarca qualquer preconceito do tipo.

Wanton
Veterano
# 27/set/23 23:09
· votar

E o marco temporal? A bancada do agro aqui do fórum curte?

LeandroP
Moderador
# 28/set/23 07:17
· votar

Wanton

Eles abominam a invasão de terras, a não ser que...

-Dan
Veterano
# 28/set/23 08:23
· votar

LeandroP
Essa branco sofreu mais 300 anos de escravidão?
Então é "mimimi racismo reverso

A gente ja teve longas e boas discussoes sobre isso aqui no forum ne. Meio desanimante ver esses assuntos na estaca zero de novo.

LeandroP
Moderador
# 28/set/23 08:33
· votar

-Dan

Aqui tudo leva a essa estaca rs
Estamos ainda discutindo coisas como aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo...

brunohardrocker
Veterano
# 28/set/23 08:47
· votar

-Dan
LeandroP
300 anos de escravidão

Eu sei que o -Dan não vai responder, mas talvez o Leandro ou algum outro aqui possa.

Como a justiça poderia tratar a injúria racial ou a xenofobia, contra quem não sofreu 300 anos de escravidão?

Wanton
Veterano
# 28/set/23 08:56
· votar

brunohardrocker
Como a justiça poderia tratar a injúria racial ou a xenofobia, contra quem não sofreu 300 anos de escravidão?

Não está satisfeito com o jeito que a justiça os trata?

LeandroP
Moderador
# 28/set/23 09:39
· votar

brunohardrocker
a injúria racial ou a xenofobia

São coisas bem diferentes da outra.

contra quem não sofreu 300 anos de escravidão?

Ninguém que esteja vivo sofreu 300 anos de escravidão. Quando isso é dito, é em razão das consequências da recente libertação dos escravos. Os mesmos escravos que não foram indenizados ou sequer tiveram alguma reparação. Pelo contrário, ficaram sem teto e sem trabalho, enquanto uma onda imigratória acontecia no Brasil, com o governo oferecendo terras baratas (ou mesmo doando essas terras), entre outros incentivos aos imigrantes, que substituíram essa mão de obra escrava. De lá pra cá, o preto é marginalizado, onde pouquíssimos conseguiram algum sucesso. Hoje isso é posto à mesa como se fosse por incompetência, por preguiça e outros termos pejorativos. É inegável que devemos uma reparação neste sentido! Quando você sofre 300 anos de escravidão e mais 100 anos de marginalização é natural que a reação seja "afrontosa", onde o "fraco da cabeça" chama isso de racismo reverso, chicoteando as ideias... Difícil :/

Wanton
Veterano
# 28/set/23 09:59
· votar

LeandroP
racismo reverso

Para mim, o termo "racismo reverso" pressupõe que há um sentido correto do racismo: a raça supostamente superior discriminando a raça supostamente inferior. Quando você reverte o racismo, é a raça supostamente inferior que passa a discriminar a raça supostamente superior.

"Racismo reverso" dá aquela sensação de "poste mijando no cachorro".

Quando vejo alguém falando em racismo reverso, a leitura que eu faço é: esse canalha é tão racista que nem sente. Está duplamente ofendido por ser discriminado por alguém que ele considera racialmente inferior. Não é a discriminação que ofende o racista reverso, é petulância do preto de se achar superior.

Insufferable Bear
Membro
# 28/set/23 10:09
· votar

Wanton
a raça supostamente superior discriminando a raça supostamente inferior
cê lembra quando diziam "racismo é poder e discriminação"?
uma leitura alternativa seria que quem acusa "racismo reverso" internalizou essa definição.

brunohardrocker
Veterano
# 28/set/23 10:18
· votar

LeandroP
Wanton

Vocês não entenderam. A pergunta é simples e está no campo jurídico.

Se existe uma Lei que pune o racismo, e ela não especifica qual raça sofre racismo e qual não sofre, estamos falando de uma lei que trata a coisa de forma isonômica.

Portanto, essa lei não está lá para negar a escravidão, para negar o racismo estrutural, a discriminação, nada disso.

Ela está lá para ser aplicada quando casos de racismo, injúria racial, discriminação racial, como queiram chamar, ocorrem.

Portanto, não acho que os senhores acreditam que é de boa, que é louvável ou que não tenha nenhum problema, situações onde brancos são atacados em função de sua cor.
Mas posso estar enganado.

Lucmac
Veterano
# 28/set/23 10:27 · Editado por: Lucmac
· votar

-Dan
Wanton

Bom, o tópico do aborto foi reupado por esse comentário do Pedro.
https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/286642/p5#9510610

Quem sempre vem com assuntos batidos e já regurgitados aos pincaros por aqui é ele. Aliás, a mania de reupar um tópico sem conteúdo novo é motivo de ban, na minha opinião.

Wanton
Veterano
# 28/set/23 10:33
· votar

Insufferable Bear
uma leitura alternativa seria que quem acusa "racismo reverso" internalizou essa definição.

Não estou conseguindo conceber um contexto em que isso possa funcionar.

brunohardrocker
Vocês não entenderam.

Claro que entendi.

A pergunta é simples e está no campo jurídico.

Logo, é problema dos juristas.

Não sei se você notou, mas eu não costumo discutir leis. Acho uma discussão travada por regras mal feitas e pelos limites de aplicabilidade. A reflexão sobre a ética tende a ser muito mais rica do que permite o texto jurídico. Quando se discute a lei, o debatedor perde o foco imaginando as situações em que ela poderá ser burlada. Precisamos estabelecer os conceitos, os técnicos do direito que se virem para criar maneiras de fazer valer o que é correto e justo.

Wanton
Veterano
# 28/set/23 10:41
· votar

Lucmac
Aliás, a mania de reupar um tópico sem conteúdo novo é motivo de ban, na minha opinião.

O fórum tem meia dúzia de usuários. Se começarmos a banir, só vai sobrar a moderação. Eu acho que o Pedro representa muito bem um tipo de pessoa. Quase todo mundo tem um Pedro na família. Acho que o desafio para retomar a normalidade é restabelecer o diálogo com essas pessoas que estão presas a crenças impraticáveis em pleno século XXI.

O Pedro age para ser uma boa pessoa, ele não é como o Drinho, que é um ______ __ ______ incurável. Quando eu dialogo com ele, aprendo a dialogar com gente muito semelhante a ele. Não sei como é na sua, mas na minha família tem aos montes.

Insufferable Bear
Membro
# 28/set/23 10:47
· votar

Wanton
Não estou conseguindo conceber um contexto em que isso possa funcionar.
Por que não?
Você acha que o discurso nazista aqui no brasil tem mais poder que a propaganda liberal?
eu só tô considerando a possibilidade da direita também internalizar ideologia liberal, mesmo que sofra mutações no processo.

Wanton
Veterano
# 28/set/23 10:56
· votar

Insufferable Bear
eu só tô considerando a possibilidade da direita também internalizar ideologia liberal

Não sei se entendi. Nesse contexto, o "racismo reverso" seria uma espécie de inversão nas relações de poder?

brunohardrocker
Veterano
# 28/set/23 10:56
· votar

Wanton

Mas se ficarmos nessa discussão encastelada, de não discutir leis, estaremos ignorando completamente o mundo lá fora. A realidade do cidadão médio, do cidadão raso. A este importa muito mais a Lei, porque ela bate na sua cara todo o santo dia.

Quem está sob o julgo da Lei, não tem nem tempo pra ficar elucubrando sobre se está liberado ou não está liberado atacar brancos por serem brancos, porque só será punido quem atacar pretos. Não, lá fora, no mundo real, essas coisas podem ter consequências. É inegável que a vítima histórica do racismo são as pessoas pretas. No entanto, a Lei trata de casos. Ela julga e pune. Então me parece que ela não pode se apoiar no fato da escravidão e da discriminação histórica, para dizer que é ok este ou aquele caso onde um branco sofreu algum tipo de ataque em função de sua cor.

Wanton
Veterano
# 28/set/23 11:06
· votar

brunohardrocker
Então me parece que ela não pode se apoiar no fato da escravidão e da discriminação histórica

Então você parte de impressões erradas. A lei deve se apoiar no contexto, sim!

Mas se ficarmos nessa discussão encastelada, de não discutir leis, estaremos ignorando completamente o mundo lá fora.

Pior é discutir leis sem conhecê-las, como você acabou de demonstrar quando manifestou suas impressões no trecho que comentei anteriormente. Discutir as leis não tornam as discussões mais práticas, ao contrário, as tornam menos objetivas.

-Dan
Veterano
# 28/set/23 11:12
· votar

brunohardrocker

Do mesmo modo quando alguem te chama de retardado, quando voce nao é, por exemplo, portador de sindrome de down ou autismo. Sei que vc é burrinho e pode não entender a comparação, ja que prevejo que alguem leia isso e entende que a comparaçao é de pessoa preta com pessoa autista, mas nao, aqui a comparação é quanto a ofensa (é bom explicar pq né, sabemos que alguns não vao muito longe).

Sente-se agredido, quando te chamam de retardado inutil? Seu filho autista pode sentir. Ofender grupo minoritário é a questão.

Não a toa, o artigo Art. 20-C. da lei de injuria racial lei 7716, é explicito quando delimita a grupos minoritários.

Nao precisa nem filosofar. É só ler a letra da lei.

Mas fique a vontade pra propor leis que protejam grupos que nao sofrem. O orgulho hétero, orgulho branco vai te receber bem.

-Dan
Veterano
# 28/set/23 11:16
· votar

brunohardrocker
Se existe uma Lei que pune o racismo, e ela não especifica qual raça sofre racismo e qual não sofre,

Aqui voce exemplifica bem o quanto voce é raso. Comenta sobre algo que nem leu. É só ler a lei, nao precisa conjecturar. Leia devagarinho o artigo 20-C da lei.

Colando pra facilitar pq as vezes nao rola intimidade com texto juridico não mastigado de grupo do zap.

Art. 20-C. Na interpretação desta Lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários

Então sua divagação juridica ja foi respondida faz uns anos. Só estudar.