Autor |
Mensagem |
makumbator Moderador
 |
# 28/set/23 14:08
· votar
brunohardrocker
É isso que eu ia comentar. Não existe mais aquela divisão antiga entre injúria racial e racismo em termos criminais. Então tecnicamente, a assessora foi racista e pronto e acabou.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 28/set/23 14:13
· votar
Wanton
Há problemas. E aí? A mulher foi demitida e pouca gente reclamou.
Mas queremos vê-la processada.
|
Wanton Veterano |
# 28/set/23 14:20
· votar
Descendente de europeu Safado Que não canta Paulista
Juro que estou tentando entender a histeria do Bruno.
|
Wanton Veterano |
# 28/set/23 14:21
· votar
A histeria também é do Pedro e do Makumba.
|
makumbator Moderador
 |
# 28/set/23 14:28 · Editado por: makumbator
· votar
Wanton
Eu nunca sou histérico.
SafadE PaulistE
Só isso aí já merece cadeia, ou melhor, cadeiE
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 28/set/23 14:36
· votar
makumbator SafadE PaulistE confesso que de tudo que ela falou, foi isso que realmente me triggou
|
# 28/set/23 14:37
· votar
brunohardrocker Logo que entrou, em janeiro, o Lula sancionou o projeto que equipara injúria ao racismo:
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/01/11/lula-sanciona-lei-que -equipara-o-crime-de-injuria-racial-ao-de-racismo.ghtml
e essa lei se aplica a todos os casos de injúria? ou somente contra pretos ou até minorias de uma forma mais ampla?
|
# 28/set/23 14:44 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
Pedro_Borges
Wanton
Há problemas. E aí? A mulher foi demitida e pouca gente reclamou.
Mas queremos vê-la processada.
isso me soa a revanchismo em cima de revanchismo, o que só te equipara à ela quando que vcs vao entender que NÃO È IGUAL uma injuria racial de preto contra branco NÃO TEM O MESMO PESO de uma injúria racial de branco contra preto (moral ou eticamente, na lei estou aguardando a resposta de quem entende mais)
|
JJJ Veterano
 |
# 28/set/23 14:44
· votar
SafadE PaulistE
A esquerda festiva adora essa coisa de linguagem neutra... O mais engraçado é que "presidente" - que é neutro por natureza - eles faziam questão de usar "presidenta", quando era a Dilma... (sim, o termo existe na língua portuguesa, mas, se querem usar tudo neutro, não faz sentido usar).
|
Lelo Mig Membro
 |
# 28/set/23 14:55 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges
"Mas queremos vê-la processada."
Então entra com um processo cara. Você pode fazer isso. Não vai dar em porra nenhuma porque o objeto da injúria foi a torcida do São Paulo, mas vai que cola? Os torcedores, objetos da fala, podem entrar com um processo coletivo (acho), não sei se entraram ou entrarão, mas, se você esta se sentindo pessoalmente ofendido pode tentar também.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 28/set/23 15:26
· votar
Lelo Mig
Eu só queria saber se racismo é crime pública ou privado, ou seja, o primeiro o estado tem a obrigação de agir independente de ser provocado, o segundo, a pessoa ofendida, por si ou por associação têm que abrir processo ou denúncia.
|
Wanton Veterano |
# 28/set/23 15:55
· votar
Vocês são muito histéricos! Não tô brincando.
Quando a gente fala em racismo, a gente pensa no sofrimento que é provocado. Vocês, que são indecentes, certamente não pensam nisso! Vocês não estão sentindo por ninguém!!! Vocês não estão se pondo no lugar de um torcedor do São Paulo, paulista, descendente de europeu, que não canta.
Quem, no Brasil, se sente inferiorizado por ser paulista e/ou descendente de europeu? Como isso pode ter valor depreciativo no nosso contexto? Seus trolls de merda, vão se foder!!
|
makumbator Moderador
 |
# 28/set/23 16:08
· votar
Wanton
Vc está relativizando a dor das vítimas de crime de racismo. Isso não era proibido pelas leis do Twitter e adjacências?
|
ejames Membro Novato |
# 28/set/23 16:23
· votar
brunohardrocker Logo que entrou, em janeiro, o Lula sancionou o projeto que equipara injúria ao racismo:
makumbator Não existe mais aquela divisão antiga entre injúria racial e racismo em termos criminais
Tão falando besteira. A nova lei apenas agravou a pena da injúria racial, colocando no mesmo patamar do crime de racismo. Ainda são crimes diferentes: racismo se direciona a um coletivo, injúria racial a indivíduos específicos.
Pedro_Borges Eu só queria saber se racismo é crime pública ou privado, ou seja, o primeiro o estado tem a obrigação de agir independente de ser provocado, o segundo, a pessoa ofendida, por si ou por associação têm que abrir processo ou denúncia.
Tanto o racismo quanto a injúria racial são crimes de ação pública incondicionada, não dependem de queixa-crime.
|
ejames Membro Novato |
# 28/set/23 16:42
· votar
É uma questão bem simples: procurem se informar sobre o motivo do crime de racismo existir em conjunto com o de injúria racial e fica bem clara a besteira que é querer enquadrar "racismo reverso" na lei. O resto é suco de ignorância.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 28/set/23 16:59
· votar
ejames
Tanto o racismo quanto a injúria racial são crimes de ação pública incondicionada, não dependem de queixa-crime.
Então neste caso cabe ao ministério público denunciar, né?
|
makumbator Moderador
 |
# 28/set/23 17:03
· votar
ejames
colocando no mesmo patamar do crime de racismo.
Até o crime de injúria experimentou um pouco de igualdade não é mesmo? Tomem essa, legisladores homens brancos, cis e velhos.
racismo se direciona a um coletivo
E paulistE é o quê? Uma pessoa isolada ou um grupo de pessoas?
|
Pedro_Borges Veterano |
# 28/set/23 17:09
· votar
Procurei matérias sobre esse caso da assessora da Anielle em muitos site e vídeos de youtubers. Interessante que quando a imprensa ou canal é de esquerda, eles tratam a notícia se vitimizando do sensacionalismo da extrema direita. Você começa assistir ou lê e se não ficar atento, acaba achando que a culpa do ato é da direita.
Eles têm uma esperteza em reverter as situações e culpar o outro espectro. É tipo, a moça de esquerda do Evoé Café bolsonarizou. Veja esse conteúdo do The Intercept, eles naram o fato, mas criam uma narrativa de conspiração para culpar os outros e criar um bode expiatório do outro lado.
https://www.intercept.com.br/2023/09/28/extrema-direita-fincou-dentes- em-marcelle-decothe-para-arrancar-anielle-franco/?utm_source=terra_cap a&utm_medium=referral
|
ejames Membro Novato |
# 28/set/23 17:18
· votar
Pedro_Borges Então neste caso cabe ao ministério público denunciar, né?
Todo caso cabe ao MP, ser ação pública incondicionada apenas significa que a denúncia não precisa ser feita pela(s) vítima(s). Você pode denunciar, só que não vai dar em nada pois não existe crime.
makumbator E paulistE é o quê? Uma pessoa isolada ou um grupo de pessoas?
Chamar alguém de paulista não é ofensa. Chamar um grupo de "descendente de europeu safado" não se enquadra em injúria racial (por não se referir um indivíduo específico) e nem em racismo, pois a lei de racismo existe para proteger minorias que sofrem pelo preconceito como fato histórico.
|
-Dan Veterano
 |
# 28/set/23 17:19
· votar
Jonas Kahnwald e essa lei se aplica a todos os casos de injúria? ou somente contra pretos ou até minorias de uma forma mais ampla?
Eu cheguei a citar a lei e o artigo aqui, mas os caras nao tao interessados. Querem exercer o direito de odiar.
Mas voce eu sei que ta interessado numa analise racional, aí está. O artigo 20-C é justamente dessa lei e em janeiro a alteração do Lula foi no texto dessa lei, a qual te envio ja atualizada.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm
|
Lelo Mig Membro
 |
# 28/set/23 17:25
· votar
Pedro_Borges
"Eles têm uma esperteza em reverter as situações e culpar o outro espectro."
Tipo como o Olavo de Carvalho fazia? Humm...
|
-Dan Veterano
 |
# 28/set/23 17:25
· votar
É meio impossivel nao lembrar que votar num cara que fala que afrodescendente pesa em arrobas dentre outras atrocidades racistas, mas entrar numa cruzada moral contra essa mulher ai, tem dois pesos e duas medidas bem claros.
Racismo nosso de cada dia ta feroz.
|
makumbator Moderador
 |
# 28/set/23 17:29 · Editado por: makumbator
· votar
ejames Chamar alguém de paulista não é ofensa
Mas chamar de paulistE aí sim é ofensivo. Nem sou paulista e mesmo assim fiquei muito magoado ao pensar em meus amigos oriundos do glorioso estado de São Paulo.
pois a lei de racismo existe para proteger minorias que sofrem pelo preconceito como fato histórico.
Então cabe nesse caso, pois paulistEs são minoria dentro do total da população brazuca, e é importante lembrar que ainda sofrem com as consequências da revolução de 1932 (quando foram fragorosamente derrotados pelo bullying exercido pelo governo federal). Tem até monumento sobre esse fato trágico. Sem contar, que no Rio de Janeiro chamar alguém de paulista, é sim para ofender.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 28/set/23 18:27
· votar
-Dan
É meio impossivel nao lembrar que votar num cara que fala que afrodescendente pesa em arrobas dentre outras atrocidades racistas, mas entrar numa cruzada moral contra essa mulher ai, tem dois pesos e duas medidas bem claros.
Eu não sabia que quando voto num candidato eu incorporo todas as suas falas, erros e crimes. Sendo assim, você deveria responder a todos os processos que o Lula respondeu e responde.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 28/set/23 18:28
· votar
-Dan
Eu não sabia que quando voto num candidato eu incorporo todas as suas falas, erros e crimes. Sendo assim, você deveria responder a todos os processos que o Lula respondeu e responde.
|
Lucmac Veterano |
# 28/set/23 19:11
· votar
Pedro_Borges
Não incorpora, porque já as tem impregnadas na sua personalidade.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 28/set/23 19:24
· votar
Opa, pintou o quero quero hater.
|
brunohardrocker Veterano |
# 28/set/23 19:39
· votar
ejames Chamar um grupo de "descendente de europeu safado" não se enquadra em injúria racial (por não se referir um indivíduo específico)
Qual o prejuizo, qual a ameaça, em não permitir que se refira à raça/etnia de qualquer pessoa de forma ofensiva?
|
Wanton Veterano |
# 28/set/23 20:18
· votar
brunohardrocker Qual o prejuizo, qual a ameaça, em não permitir que se refira à raça/etnia de qualquer pessoa de forma ofensiva?
Vocês não querem proteger ninguém, querem lacrar com relativismo burro!
|
ejames Membro Novato |
# 28/set/23 20:24
· votar
brunohardrocker Qual o prejuizo, qual a ameaça, em não permitir que se refira à raça/etnia de qualquer pessoa de forma ofensiva?
Cara, sai dessa. Eu não tô discutindo o que poderia ser ou não ser, eu lhe dei a explicação bem mastigada de como não deve haver sanção penal para as falas da assessora.
Se quer discutir com alguém, manda email para os juízes que decidiram os casos que formam jurisprudência para a questão. Manda email, liga pro escritório, sei lá. Chato demais.
|