Mesa oval - Política e debates

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# 27/set/23 12:58
· votar

Wanton

"Sinto falta de um deus para pedir paciência."

E eu de um Satã prá enrabar um monte de Zé Ruela no Inferno!

JJJ
Veterano
# 27/set/23 13:01
· votar

Não existe "racismo reverso".

Ok... calma lá, gente. "Racismo reverso" é bobagem mesmo. Mas "racismo", pela definição do dicionário (nesse caso, peguei do Michaelis) é o seguinte:

"1 Teoria ou crença que estabelece uma hierarquia entre as raças (etnias).
2 Doutrina que fundamenta o direito de uma raça, vista como pura e superior, de dominar outras.
3 Preconceito exagerado contra pessoas pertencentes a uma raça (etnia) diferente, geralmente considerada inferior.
4 Atitude hostil em relação a certas categorias de indivíduos."

O post da moça cabe de boa nos ítens 3 (tirando o "geralmente" lá) e 4...

ejames
Membro Novato
# 27/set/23 13:06
· votar

]Pedro_Borges[/b]
Estou repostando este link, pois na grande imprensa parece que há um pacto de não divulgação, mesmo depois que a assessora Marcelle Decothé foi exonerada.

Alucinação pura.

brunohardrocker
Veterano
# 27/set/23 13:10
· votar

Exoneração não basta. Tem que responder na justiça.

LeandroP
Moderador
# 27/set/23 13:14 · Editado por: LeandroP
· votar

brunohardrocker

Não, cara. Ele mudou de partido. É só isso!

O PSDB já era! O Aécio, além de quase destruir com a democracia por não saber perder (todo bolsonarista é um aecista), acabou com a imagem do partido.

Não vai me dizer que o PT e o PL é a mesma coisa só porque começa com P

LeandroP
Moderador
# 27/set/23 13:17
· votar

brunohardrocker

Seria muito interessante você abrir um processo contra ela. Qualquer cidadão pode fazer isso. Mas, acho que não vai dar em nada. O mais importante foi feito, que é exonerar a Nikolas Chupetinha Pet da Familícia da esquerda.

brunohardrocker
Veterano
# 27/set/23 13:18
· votar

LeandroP

Nenhum tucano deixa de ser tucano e passa a ser uma arara de bico comprido, assim, milagrosamente.

Alckimin, Serra, Aécio, Moraes, FHC, continuam sendo os mesmos.

LeandroP
Moderador
# 27/set/23 13:18
· votar

Pedro_Borges
Quer dizer que se referir a um branco de forma pejorativa especificamente pela cor não é racismo?

Essa branco sofreu mais 300 anos de escravidão?
Então é "mimimi racismo reverso"

LeandroP
Moderador
# 27/set/23 13:20
· votar

brunohardrocker

Pode ser que no seu íntimo ele ainda seja um tucano. Estamos falando da sigla que ele atualmente faz parte. O resto é só um jogo de palavras, um truque esquisito.

brunohardrocker
Veterano
# 27/set/23 13:22
· votar

LeandroP
O mais importante foi feito, que é exonerar

Primeiro passo, mas não o mais importante.
Imagina o desserviço que é ter uma pessoa com essa atitude em um ministério da igualdade racial.

Lelo Mig
Membro
# 27/set/23 13:22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

brunohardrocker

"Tem que responder na justiça."

Não cabe ao governo fazer isso, é quem se sentiu ofendido. A torcida São Paulina foi o objeto das ofensas, eles poderão processar.

"Imagina o desserviço que é ter uma pessoa com essa atitude em um ministério da igualdade racial."

O mesmo de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente, que sequer recebeu uma bronca em seus atos e permaneceu no cargo.

LeandroP
Moderador
# 27/set/23 13:27 · Editado por: LeandroP
· votar

brunohardrocker
Imagina o desserviço que é ter uma pessoa com essa atitude em um ministério da igualdade racial.

Sim, eu concordo! Não faz o menor sentido!
É adolescente, jovem, se empolgou. De qualquer forma, é inaceitável.

Não pode passar a boiada, como dizia um mequetrefe aí...

brunohardrocker
Veterano
# 27/set/23 13:28
· votar

LeandroP
Pode ser que no seu íntimo ele ainda seja um tucano.

Íntimo? Ele vai de camisa social até na cachoeira:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTLU52vO_dQfZ8yI_ D6mooqyQfVvLY8qYkZFw&usqp=CAU

Nunca escondeu.

Estamos falando da sigla que ele atualmente faz parte.

A sigla abrigou até o Garotinho. Lembra?
Por um fio nós não tivemos o Garotinho no segundo turno.
A sigla já apoiou o Aécio.

Para a decepção de Miguel Arraes.

LeandroP
Moderador
# 27/set/23 13:29
· votar

brunohardrocker

Porque essas siglas são bobagens, tal qual esquerda x direita.
Qualquer um que tenha o mínimo de consciência política sabe que a luta é de classes e não de siglas ou de vetores.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/set/23 13:36
· votar

LeandroP
Essa branco sofreu mais 300 anos de escravidão?
Então é "mimimi racismo reverso"

Meu amigo, querer promover igualdade com discurso de segregação só piora as coisas. Neste particular não faz sentido a existência do próprio ministério.

Esse governo disse no início que vinha para unir o país, mas pratica justamente o contrário. É um campo de vingança e revanchismo.

LeandroP
Moderador
# 27/set/23 13:37
· votar

Pedro_Borges
querer promover igualdade com discurso de segregação só piora as coisas.

Sim, é verdade!

Skider
Veterano
# 27/set/23 13:52
· votar

Wanton
Isso foi bastante comentado entre pessoas de esquerda, não vi ninguém passando pano.

Teve alguns grupos passando pano, sim . O twitter está cheio destes idiotas.

brunohardrocker
Veterano
# 27/set/23 13:53
· votar

LeandroP
Porque essas siglas são bobagens, tal qual esquerda x direita.

Sim, mas você entendeu que eu não falo das siglas. Ser tucano ja não se restringe a estar filiado ao PSDB. Ser tucano é ser parte de um grupo político da sociedade brasileira.

LeandroP
Moderador
# 27/set/23 14:01
· votar

brunohardrocker

Sim, assim como o bolsonarismo, que antes era chamado de malufismo. Tudo a mesma merda. Aquele pensamento fascista e elitista vulgar que ainda permeia o consciente coletivo.

Voltando ao outro assunto, li uma matéria que achei pertinente trazer ao debate dos colegas do curso de falabostalogia aplicada:

Na escala da indignação, morte de torcedor deveria superar postagem infeliz
(Milly LacombeColunista do UOL - 27/09/2023 11h26)

Um torcedor do São Paulo foi morto enquanto celebrava o título de seu time fora do estádio. Primeiras análises indicam que Rafael Garcia foi morto por munição da polícia militar. Ele, que não conseguiu ingresso para a final, estava nos arredores do Morumbi festejando quando perdeu a vida.

Essa deveria ser a maior causa de indignação de todos, muito mais do que as postagens da ex-assessora da ministra Anielle Franco, Marcelle Decothé.

Marcelle errou, a ministra se desculpou, a assessora foi exonerada. A questão podia ter sido encerrada aí. Mas não foi. Todo tipo de racismo, machismo e misoginia ainda pulsam na crítica ao erro de Decothé.

Uso de avião, tietagem, comportamento no voo, frases ditas ao acaso; agora os detalhes da ida delas ao Morumbi são revelados como se fizessem parte de um crime hediondo.

O verdadeiro crime aconteceu na porta do estádio e, tudo indica, pelas mãos do Estado.

Um torcedor morreu. Perdeu a vida. Acabou para ele.

Mas não se fala disso. Se fala da ministra, da assessora, de todos os passos que deram entre Brasília e São Paulo.

Inaceitável é o comportamento da PM. Inaceitável é que um torcedor perca a vida. Uma série de potagens equivocadas e ofensivas é bastante ruim, mas a exoneração e o pedido de desculpas deveriam encerrar o assunto.

Também questionável e ofensivo é a elitização do futebol que exclui o torcedor e a torcedora de baixa renda do direito de ficar perto de seu time. Rafael morreu por amar muito o São Paulo. A diretoria, que tão ofendida ficou com as postagens de Decothé, não foi ao enterro, não fez homenagem, não se revoltou.

https://www.uol.com.br/esporte/colunas/milly-lacombe/2023/09/27/na-esc ala-da-indignacao-morte-de-torcedor-deveria-superar-postagem-infeliz.h tm

brunohardrocker
Veterano
# 27/set/23 14:04
· votar

LeandroP
Na escala da indignação, morte de torcedor deveria superar postagem infeliz
(Milly Lacombe

A chamada da matéria já estava ruim, aí vi de onde veio.
Parei ali.

LeandroP
Moderador
# 27/set/23 14:23
· votar

brunohardrocker
A chamada da matéria já estava ruim, aí vi de onde veio.

Vou procurar alguma coisa da JP como fonte pra você ler e reler.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/set/23 15:37
· votar

Sobre a polarização.

Eu as vezes tenho dúvida se esse clima de polarização que vivemos nesses últimos anos é de fato bom para o país. As vezes penso que sim, numa perspectiva de maior politização, conscientização, maior participação do povo e equilíbrio de forças. Com isso, viria um futuro de maturidade. Mas as vezes penso que isso é apenas um Fla x Flu e que nada mudará e só restará esse lengalenga interminável.

Mas, a verdade é que tenho medo que isso venha se desdobrar em rupturas, seja para um lado ou para o outro... guerra civil... e até mesmo precipitando uma divisão geográfica. Não sabemos o que isso pode dá e não tivemos nada semelhante no passado. As rupturas do passado aconteceram sem muita participação do povo. Era mais nos escalões superiores da política, segundo o que se pode extrair da história (posso estar errado, e se for sintam-se à vontade para me corrigir). Era mais movimento de gabinete.

O país sem pacificação fica sem progresso econômico e social, as pautas positivas não andam e nunca há consenso e ninguém cede em suas posições, no sentido de unir forças, aprovar um projeto para o país e executá-lo.

Nos Estados Unidos há uma polarização secular, porém trata-se de dois partidos do mesmo espectro político, praticamente, um mais a direita e o outro um pouco mais ao centro (novamente se estiver errado, me corrijam).

Lá já há uma maturidade e sem muitos sobressaltos ou movimentos migratórios de um lado para outro, porém, quando o assunto é o desenvolvimento, o futuro e a soberania que está em jogo, eles se unem. Uma prova disso é uma espécie de conselho que existe entre o presidente atual e os ex-presidentes, sempre para tratar de assuntos estratégicos.

LeandroP
Moderador
# 27/set/23 15:43
· votar

Sobre a polarização.

A esquerda luta contra as desigualdades, contra o preconceito e contra o retrocesso. A direita luta contra a esquerda.

Lucmac
Veterano
# 27/set/23 15:46
· votar

LeandroP

Uma série de potagens equivocadas e ofensivas é bastante ruim, mas a exoneração e o pedido de desculpas deveriam encerrar o assunto.

Já discutimos isso certa vez... não aplicada a esse tema, claro, mas a outro que eu não me lembro. Mas o conceito é que uma sociedade estruturalmente racista é obrigada a defenestrar o preto.

Wanton
Veterano
# 27/set/23 15:57 · Editado por: Wanton
· votar

Lelo Mig
E eu de um Satã prá enrabar um monte de Zé Ruela no Inferno!

Esse é o verdadeiro jardim de delícias de várias religiões: a catarse expressa nos delírios vingativos mais extremados! Me deu uma fechada no trânsito? O diabo vai esculpir tua glande com uma navalha!

brunohardrocker

É isso aí, flamenguista tem tudo que se foder!

Pedro_Borges
Meu amigo, querer promover igualdade com discurso de segregação só piora as coisas.

Tá, agora posta um vídeo do Morgan Freeman falando merda.

JJJ
Veterano
# 27/set/23 17:10
· votar

Pedro_Borges
Nos Estados Unidos há uma polarização secular, porém trata-se de dois partidos do mesmo espectro político, praticamente, um mais a direita e o outro um pouco mais ao centro (novamente se estiver errado, me corrijam).
Lá já há uma maturidade e sem muitos sobressaltos ou movimentos migratórios de um lado para outro, porém, quando o assunto é o desenvolvimento, o futuro e a soberania que está em jogo, eles se unem.

A crítica que está sendo feita lá e que esse "equilíbrio" ou maturidade que você fala está indo pro espaço. Os dois partidos estariam se radicalizando aos poucos, para os extremos.

Insufferable Bear
Membro
# 27/set/23 17:11
· votar

A esquerda luta contra as desigualdades, contra o preconceito e contra o retrocesso.
lol
lmao

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 27/set/23 17:14
· votar

Quer dizer que se referir a um branco de forma pejorativa especificamente pela cor não é racismo?

Pode ser classificado como injuria racial, mas não seria racismo, pois para haver racismo, é preciso que exista uma estrutura racista contra os brancos em algum lugar, e não existe isso

Wanton
Veterano
# 27/set/23 17:33
· votar

Pedro_Borges

Veja se tá fácil o bastante ou se você não vai saber o que fazer com as galinhas. Sugiro ver em velocidade 1,25x.

Lelo Mig
Membro
# 27/set/23 17:41 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ

"Os dois partidos estariam se radicalizando aos poucos, para os extremos."

Existe também uma certa confusão que o povo faz quando o assunto é EUA. Não vou entrar no mérito "certo ou errado" isso não importa aqui, mas o fato é que nos EUA todo mundo é capitalista e todo mundo é liberal. Então, "esquerda americana", o partido democrata, na real é o que eles mesmos chamam de liberalismo social. Nossa esquerda "importou" o que há de pior dos americanos que é essa "new left", que não têm compromisso nenhum com o movimento operário e a luta de classes (nos EUA todo mundo é capitalista e liberal, lembra?), e a única preocupação são as causas de minorias.

Não que estas causas não sejam importantes, mas no Brasil, elas estão diretamente ligadas a pobreza e má distribuição. O fulano sofre porque é pobre... e se, for preto, homossexual etc., piorou.

Mas, nossa esquerda deveria estar focada, mais fortemente na questão da distribuição de riquezas, da luta de classes.

Prá piorar a classe média de cabelo azul e criada a leite ninho achou modinha fazer parte da ideologia progressista em defesa de minorias e cultura woke, cultura do cancelamento, censura, sinalização de virtudes e etc. que, em minha opinião, tiram o foco do principal.

Nesse ponto concordo com os que acham que existe uma estratégia do "dividir para conquistar". Não acho que ela seja arquitetada como creem os conspiracionistas da direita, mas acho que ela acaba acontecendo.