Sobre a Inteligência Artificial

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# 28/abr/23 16:21
· votar


Lelo Mig É que aí a coisa fica um pouco mais profunda... Não quero misturar religião, mas é mais ou menos a ideia de que se você juntar todas as moléculas do seu corpo e dispuser de uma forma igualzinha a você, vai ser você? É meio por aí... Falta o "sopro de vida", entende? Bom... aí talvez pareça entrar algo que beira o religioso, mas não é. Eu falo de "vida", independentemente de se acreditar ter sido criada ou não.

Wanton
Veterano
# 28/abr/23 18:17
· votar


JJJ Falta o "sopro de vida", entende? Entendo muito! E se você pegar um cérebro de um corvo e fazer com que ele cumpra essas funções? Corvos são reconhecidamente capazes de resolver problemas.

JJJ
Veterano
# 28/abr/23 18:24 · Editado por: JJJ
· votar


Wanton E se você pegar um cérebro de um corvo Se você conseguir "ligar" o cérebro do corvo a um mecanismo cibernético de modo que ele continue pensante e tendo os mesmos sentidos (ou pelo menos alguns dos sentidos), ele será consciente (acho...). Provavelmente, vai enlouquecer em questão de minutos, mas acho que será consciente. OBS: tem um tanto de "filosofia biológica" aí... Ultimamente tem aparecido uns papos de que não é só o cérebro que "sente" as paradas... Tem o coração... Até o intestino "sentiria" alguma coisa. Mas eu não vou entrar nessa porque sou ignorante no tema. sobre o tema

Lelo Mig
Membro
# 28/abr/23 18:35
· votar


Wanton JJJ "E se você pegar um cérebro de um corvo" Aí você esta pegando um cérebro orgânico natural, vai entrar no "misturar com algo vivo tipo robocop" que o JJJ já tinha falado. Já eu, acredito que "fazer um cérebro orgânico artificial" é questão de tempo. Já existem estudos para produzir carne (comestível) artificial. Prá fazer a coisa viva é dois palitos.

JJJ
Veterano
# 28/abr/23 18:51
· votar


Lelo Mig Prá fazer a coisa viva é dois palitos. É... aqui discordamos em grande escala. Creio que seres vivos minimamente conscientes sejam bem comuns no universo. Deve ter muito por aí, nas condições mais escrotas, no subsolo de Marte, nas nuvens de Vênus ou Júpiter, nas luas dos gigantes gasosos. Mas criar isso artificialmente deve ser a coisa mais difícil de fazer, beirando o impossível.

Wanton
Veterano
# 28/abr/23 19:04 · Editado por: Wanton
· votar


JJJ Até o intestino Sim, o intestino tem neurônio pra caralho. "Cérebro" é uma simplificação muito rasa, até porque encéfalo é mais do que o cérebro e o SNC é mais do que o encéfalo. Aparentemente, a gente pensa com tudo isso. Mas tem um "experimento mental' que eu gostava de propor no passado: era um experimento de amputação. Vamos supor que você fosse tirando os pedaços da pessoa e substituindo por peças que cumprissem a mesma função: transportando nutrientes, sintetizando proteínas, fazendo esses negócios bioquímicos em geral. O quanto poderíamos amputar até que o sujeito deixe de ser ele? Tem gente que toma tiro na cabeça e continua de boa. Perde perna, braço, rim, parte do fígado, parte do intestino, olho etc. Onde é que "está" o núcleo daquela experiência de ser? Onde está situada, materialmente, aquilo que a religião chama de alma? Aquela coisa que nos faz experimentar a vida em primeira pessoa? Onde está o homúnculo? Provavelmente, vai enlouquecer em questão de minutos É difícil dizer sem saber como nossa biologia funciona. De fato, o número de neurônios é bem menor. Talvez, fosse como tentar rodar um renderizador 3D em um 286. Mas pode ser um cérebro de beluga, de golfinho, de elefante, de bichos não-verbais, mas com mais neurônios do que o ser humano. Lelo Mig Já eu, acredito que "fazer um cérebro orgânico artificial" é questão de tempo. Sim, concordo. Só não acho que faça tanta diferença.

Lelo Mig
Membro
# 28/abr/23 19:45 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ "criar isso artificialmente deve ser a coisa mais difícil de fazer, beirando o impossível." A vida no Universo, partiu do zero. Uma proteína se formou à partir de algumas moléculas e condições ímpares, por exemplo. (pode atribuir a um Deus, sem problema algum quanto a isso), mas o que quero dizer é que, com ou sem Deus, partiu "do zero", deste princípio. Isso sim é muito difícil, raro e precisa de "bilhões de bilhares" de séculos (ou Deus). Mas, a vida a que me refiro é diferente. Já parte de todo um conceito pronto e complexo e estruturado em milhões de erros e acertos da natureza; seja um clone de célula de intestino, seja um clone inicial de cérebro humano, seja um chip do tamanho de um próton que forme uma estrutura e daqui alguns séculos se pareça com "carne", entende? É bem diferente. Obs: Sem pretensão de convencer ninguém de nada não, apenas discorrer, desenvolver, ler vossas opiniões... o assunto é bom.

JJJ
Veterano
# 28/abr/23 21:10 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig é muito difícil, raro e precisa de "bilhões de bilhares" de séculos (ou Deus). Pois é! Dificílimo!!! Mas, uma vez criada, se propaga com extrema facilidade! a vida a que me refiro é diferente Então... aí vira um problema de semântica. Pra mim, isso aí, muito provavelmente, não seria "vida", de fato. Seria, quando muito, uma simulação de vida.

shoyoninja
Veterano
# 28/abr/23 21:35 · Editado por: shoyoninja
· votar


Pode jogar quantos petabytes de memória quiser. Pode fazer um array com milhões de processadores juntos. Pode ligar o bicho a todas as bases de dados do planeta. Nada disso gera consciência REAL... Meio difícil afirmar algo assim porquê falta a definição do que seria uma "consciência real", mas é possível fazer um exercício de imaginação. Se for possível simular com exatidão o funcionamento de um organismo, de forma a ser virtualmente indistinto de um real, que diferença existiria entre uma consciência simulada e outra "real" além do "hardware" em que foi implementada? Eu também concordo que falta muito para algo como uma IA forte acontecer, mas eu apostaria que conforme técnicas que aproximam os nossos próprios cérebros se desenvolverem, e principalmente, se integrarem, vai começar a tomar forma. Processamento de linguagem natural é um baita de um salto, imagine quando estiver efetivamente integrado com reconhecimento e sintetização de fala, depois processamento de imagem e localização espacial, etc. E além disso não precisa necessariamente ser uma simulação, existem projetos que usam computação analógica para implementar IA de forma direta... Talvez seja exatamente a forma como vamos começar a entender o que de fato é consciência.

JJJ
Veterano
# 29/abr/23 11:15
· votar


shoyoninja Se for possível simular com exatidão o funcionamento de um organismo, de forma a ser virtualmente indistinto de um real, que diferença existiria entre uma consciência simulada e outra "real"? A diferença é essa: uma é real, a outra é simulada... Essa sua proposição é uma versão 2.0 do Teste de Turing (que já se mostrou falho, na minha visão). O chatGPT passa - ou está quase lá - no teste original. Alguém acredita que ele é, de fato, pensante??? Eu certamente não! Você jogou o Teste de Turing pro próximo nível, o de "consciência". Pra mim, vai dar na mesma: nenhuma máquina (sem conexão com algo orgânico) vai passar...

Lelo Mig
Membro
# 29/abr/23 12:06
· votar


JJJ "nenhuma máquina (sem conexão com algo orgânico) vai passar..." Vai passar, mano, vai passar sim... A prova disso é que você esta "discutindo" com o shoyoninja que é um robozinho da Nintendo e nem se ligou.

Viciado em Guarana
Veterano
# 29/abr/23 13:12 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


consciência Pra vocês terem ideia a humanidade sequer compreende o que é "consciência" do ponto de vista biológico. Mas sim, confia que os chipanzés pelados replicaram a porra toda em binário digitando código aleatóriamente! Conseguiram sim mano, confia!

Viciado em Guarana
Veterano
# 29/abr/23 13:12 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Em tempo:

makumbator
Moderador
# 30/abr/23 19:29
· votar


https://www.itatiaia.com.br/editorias/itatiaia-tecnologia/2023/04/26/t se-multa-advogado-que-usou-chatgpt-para-fazer-peticao

Wanton
Veterano
# 01/mai/23 02:10 · Editado por: Wanton
· votar


edsm100 Sobre esse video, foi tudo que eu disse na pg 9 Você não falou sobre microtúbulos e mecânica quântica na página 9.

Wanton
Veterano
# 01/mai/23 02:21 · Editado por: Wanton
· votar


edsm100 Ah, e cuidado para não confundir inteligência com consciência. Consciência é algo que é muito bem delimitado, porém não fazemos a menor ideia de como funciona. Inteligência, por sua vez, não é algo bem delimitado. Para você dizer que não existe inteligência artificial, primeiro você deveria dizer o que entende por inteligência. Não leve a mal, mas duvido que você consiga desenvolver esse assunto com alguma fluência.

Wanton
Veterano
# 01/mai/23 02:33
· votar


edsm100 Pois é, ando meio confuso ultimamente, assim como voce: Não estou nada confuso, jovem. Estava falando de teoria do conhecimento. Joga no Google aí, depois releia o que eu escrevi.

Insufferable Bear
Membro
# 01/mai/23 10:39
· votar


Ninguém melhor que ele com seus "bilhões" de cálculos publicados para saber o que é ou não falsidade Penrose é autoridade em física e física-matemática, mas o argumento dele se baseia numa leitura meio liberal do primeiro teorema da incompletude de Gödel e depende de uma filosofia da matemática platônica, a mim não convence.

Insufferable Bear
Membro
# 01/mai/23 10:39 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


ler os posts do edsm100 é meio nostálgico porque eu acho que pensava da mesma forma na idade dele, antes de cursar matemágica

Lelo Mig
Membro
# 01/mai/23 12:30 · Editado por: Lelo Mig
· votar


"poderá chegar uma época onde as máquinas e os robôs substituirão os humanos, não como uma ferramenta de trabalho, mas sim como "forma de vida". IAs que poderão auto melhorar e se reproduzir, com interesses diferentes da raça humana." Stephen Hawking Um dos "0,001% cientistas que não repudiavam severamente" o termo I.A. (até porque o nome em si não faz diferença alguma as ideias em discussão neste tópico). Faz-se necessário medianas condições de interpretação de texto e cognição para compreender as ideias que estão sendo aqui discorridas e confrontadas, apenas como um exercício filosófico, sem pretensão de autoridade, neste muito bom tópico.

Wanton
Veterano
# 01/mai/23 12:45
· votar


edsm100 Não tinha visto a tua idade. Vou explicar a minha afirmação com mais detalhes, ok? Talvez, você tenha interpretado o que eu disse como um argumento para descredibilizar a ciência, mas não é isso. A ciência é a nossa melhor ferramenta para obter conhecimento, não resta dúvidas. A filosofia da ciência tem algumas questões epistemológicas, ok? Isso implica em fazer questionamentos sobre como sabemos o que sabemos. Resumindo bastante, trata-se de um exercício para superar o ceticismo extremado, que nega qualquer possibilidade de conhecimento. Parece bobagem, mas os argumentos em prol do ceticismo são muito convincentes. Eu tendo a olhar para o problema do conhecimento com um ceticismo moderado, na linha do que faz o pragmatismo. Um dos pilares do pragmatismo é o falibilismo, que sugere que todo o conhecimento que construímos está sujeito a ser falso. A atividade científica não é dogmática, ela é falibilista – ou seja, ela aceita ser refutada e se reorganiza após a refutação com base nas melhores evidências disponíveis. É por isso que eu propus que nenhuma ciência tem uma evidência última. Se tivesse, ela seria dogmática!

Wanton
Veterano
# 01/mai/23 13:10 · Editado por: Wanton
· votar


edsm100 Idade nao prova nada crime Se idade não prova nada, a lei é extremamente etarista. Deveríamos abolir o ECA e qualquer menção ao direitos do idoso. Relaxa, jovem. Não tem ninguém querendo te desqualificar por causa da tua idade.

Lelo Mig
Membro
# 01/mai/23 13:48
· votar


edsm100 Puta mano, tu levou a frase e a citação ao nome de Hawking ao pé da letra, sem o menor esforço em interpretação do texto. Deixa quieto, seu discurso de autoridade é enfadonho e um tanto obtuso, tenho paciência não, fique com suas convicções... de boa.

Lelo Mig
Membro
# 01/mai/23 14:48 · Editado por: Lelo Mig
· votar


edsm100 Com todo respeito, você sabe ler? Pergunto, não de forma literal, mas real, no sentido de; caso você seja disléxico ou mesmo analfabeto funcional, se consegue interpretar um texto. Porque em nenhuma democracia, minimamente civilizada, uma colocação como "..seu discurso de autoridade é enfadonho e um tanto obtuso" seria tipificado como uma ofensa nem ao menos desrespeito, principalmente com alguém que chegou chamando todo mundo de leigo. Boa sorte aí maninho (não sei sua idade, mas, parece ser bem infantil). Ah... um conselho: se pretende continuar pagando de autoridade e tratando os demais como leigos (desconhecendo que têm usuários aqui que são matemáticos e programadores antes de você nascer), aconselho fazer um curso de língua portuguesa. Você se expressa muito mal e compreende pior ainda. Abraço!

Wanton
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

01/mai/23 15:18

Puta que pariu! É cada um que aparece... Ô, edsm100: me processa! Mas não sem antes ler isso aqui. Esse papo de coibir as pessoas apelando para o legalismo é coisa de gente bem bosta! E é coisa de moleque imaturo, é claro, de crianção que não saiu das fraldas. Você se acha mesmo tão especial a ponto de pedir para a Justiça olhar para a tua causa? Você acha que esse teu choro de moleque imaturo vale um processo? Mimado de merda! Se enxerga! A realidade não funciona desse jeito, porra!! Se quiser conversar feito hominho, será bem vindo no fórum. Mas se for para usar essa retórica patética, cheia de ameaças infantis, você será tratado feito criança! E não qualquer criança, uma criança bem bosta, como Carlos Pilotto.

Wanton
Veterano
# 01/mai/23 15:35
· votar


edsm100 Boa sorte na tua denúncia!

ProgVacas
Membro Novato
# 01/mai/23 17:55
· votar


edsm100 Cê tá falando sério?

ejames
Membro Novato
# 01/mai/23 18:25
· votar


Só dá maluco nessa porra.

Lelo Mig
Membro
# 01/mai/23 18:34
· votar


ejames Mano, nestes anos de 2022 e meados de 2023, já é o terceiro ou quarto lunático que aparece por estas bandas. O que o Bolsonaro botou na água?

JJJ
Veterano
# 01/mai/23 19:14
· votar


Tô sentindo cheiro de trollagem...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Inteligência Artificial