Sobre a Inteligência Artificial

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# 18/abr/23 10:58
· votar


Ja que o Sam está bilionário e não tem tempo para o forum, proponho implantar uma IA como admin do fórum.

Beto Guitar Player
Veterano
# 18/abr/23 11:19
· votar


edsm100 Cara, desculpa, mas quanta arrogância e bobeira na sua resposta. Primeiro que nem convém entrar no mérito da discussão sobre o que é inteligencia de fato e se podemos nos referir ao sistema em questão como AI, mas sei que se você pesquisar por definição de inteligência, você terá: 1. faculdade de conhecer, compreender e aprender. 2. capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações. Não seria o GPT um sistema que consiga "aprender" o que lhe é abastecido em banco de dados, mesmo que não possa compreender como uma consciência? E ele não usa esse conhecimento para resolução de conflitos? Não seríamos nós também sistemas abastecidos de conhecimento ao longo de nossas vidas que nos faz tomar decisões com base em conhecimento prévio? Se uma pessoa viver a vida toda dela em uma caverna, ela poderá tomar decisões sobre assuntos que nunca lhe foi ensinado? Não seríamos nós invólucros orgânicos que possui conhecimento apenas com base em aprendizado?

Beto Guitar Player
Veterano
# 18/abr/23 11:23
· votar


Lelo Mig É menos diferente de nosso cérebro do que parece. Nosso cérebro reage por padrões, quase tudo que fazemos não são "exatamente decisões livres", elas apenas são mais complexas e com um leque de opções infinitamente maior, mas igualmente presa a uma lógica "programada". Quando comecei a escrever minha resposta, ainda não tinha visto a sua, mas achei perfeita.

JJJ
Veterano
# 18/abr/23 17:30
· votar


https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2023/04/18/a-imagem-feita-por-in teligencia-artificial-que-enganou-jurados-de-um-grande-premio-de-fotog rafia.ghtml

brunohardrocker
Veterano
# 19/abr/23 01:28 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Sim, lançaram um disco "do Oasis" com as vozes emuladas em IA:

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/abr/23 04:12
· votar


brunohardrocker Sensacional

brunohardrocker
Veterano
# 19/abr/23 09:42
· votar


Mas virou um balaio de plágios. Da para identificar as faixas originais ali, apenas com alterações de letra, tonalidade, sequência de notas. Não é uma coisa tirada do zero.

Lelo Mig
Membro
# 19/abr/23 10:26
· votar


brunohardrocker Melhor que o original.

Wanton
Veterano
# 20/abr/23 14:34 · Editado por: Wanton
· votar


O que será possível fazer para garantir uma IA democrática? Não me refiro ao acesso democrático à ferramenta, o que é outra questão a se pensar, mas à natureza das respostas que serão dadas. O potencial para a desinformação e para o engajamento ideológico aumenta demais com esse tipo de instrumento. Basta ver como os grupos de WhatsApp bolsonaristas instrumentalizaram o gado. Eles recebiam coleções de dados falsos ou de recortes convenientes para defender o desempenho do governo. Isso foi feito sem sofisticação nenhuma!!! Foi um trabalho muito básico jogado em cima de gente muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, burra. Com todo esse aparato tecnológico, o inferno é o limite!

Lelo Mig
Membro
# 20/abr/23 15:33
· votar


Wanton "O que será possível fazer..." Não há o que fazer. Pense que mesmo uma I.A totalmente isenta das intenções de alguém por trás de sua programação, mesmo moralmente perfeita, irá aprender com todos, inclusive com essa gente fazendo cortes fakes, fora de contexto, anticiência e etc. Se fosse só gente sem nenhuma cultura (e não digo formação, digo informação e capacidade mínimas de lógica e raciocínio) defendendo absurdos como terraplanismo e etc., porém, existem pessoas com formação acadêmica defendendo este tipo de absurdos. Infelizmente quanto mais democrática a I.A, pior será seu conteúdo.

Wanton
Veterano
# 20/abr/23 15:53
· votar


Lelo Mig Infelizmente quanto mais democrática a I.A, pior será seu conteúdo. Quando falo em democracia, costumo dar um sentido diferente. Democracia seria um modelo político em que as decisões seriam as de interesse do povo, caso o povo possuísse instrumentos para avaliá-las. Na prática, o povo não possui instrumentos para avaliar cada decisão tomada. Mesmo que isso fosse possível, seria uma grande perda de tempo e de foco. Os assuntos são diversos, o que demanda especialização em cada campo de interesse. Uma decisão democrática na área da saúde não é uma decisão votada pela totalidade dos leigos no assunto, mas uma decisão de pessoas com conhecimento técnico na área, visando um pressuposto bem comum. O caso é que o bem comum na saúde é pouco controverso. O bem comum na política é muito mais difícil de ser estabelecido e é nesse território que a IA tende a pender para o lado de quem tem o controle das tecnologias.

Lelo Mig
Membro
# 20/abr/23 16:29 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton Acontece que na democracia já temos esta falha, sem condição de tomar as melhores decisões, fazer as melhores escolhas, as decisões, via de regra, são ruins, feita por políticos ruins. Nossa democracia é essa, não fará diferença alguma com I.A ou não. Essa democracia que você idealiza seria a democracia elitista, a dos gregos, onde somente intelectuais capacitados participam das decisões. Essa democracia vai contra o princípio democrático em voga.

Wanton
Veterano
# 20/abr/23 17:06 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig Essa democracia que você idealiza seria a democracia elitista, a dos gregos, onde somente intelectuais capacitados participam das decisões. Essa democracia vai contra o princípio democrático em voga. Não é a grega, não. Também não é elitista, já que não privilegia as elites de modo algum. Quando falei de especialistas, não falei de pessoas, mas do melhor conhecimento disponível sobre o assunto. Aliás, o mais importante é que não estou idealizando um modelo, estou requerendo que o conceito de democracia seja esse e nenhum outro além desse! A nossa "democracia" é um grande engodo, já que os governos agem o tempo todo contra os interesses do povo. Vale para Brasil, para Estados Unidos, para Noruega e o escambau. Estou compreendendo que os interesses do povo devem ser compreendidos como o objeto de uma ciência da ação política. Esses interesses não se revelam facilmente, não aparecem em enquetes ou em pesquisas de opinião. As pessoas respondem qualquer coisa às pesquisas, elas não possuem opiniões consistentes sobre quase nada. Uma democracia legítima deveria ter base na razão, tentando propiciar a melhor vida possível para todos os viventes. Uma democracia legítima deveria ser ágil, produzir poucos impasses, ser totalmente transparente e eficiente para alcançar a sua finalidade. Uma democracia legítima deveria ter total adesão pelos seus próprios feitos. Nossa democracia é essa, não fará diferença alguma com I.A ou não. Como não? Olhe o estrago que uma série de medidas bobas fizeram no mundo político recentemente! Olha o que conseguiu a turma do Bannon, a Cambridge Analytics, os grupos de disseminação de mentiras. A IA potencializa a disseminação de mentiras, se usada para esse fim. O papa com o colete estiloso é só o começo...

Wanton
Veterano
# 20/abr/23 17:30
· votar


Mas nem estava falando do uso da IA para falsificar notícias, estava falando de algo que está nas mãos de quem detém o código. Essa ferramenta pode privilegiar a disseminação de visões que atendam aos interesses das Big Techs.

Lelo Mig
Membro
# 21/abr/23 11:38
· votar


Todos Wanton Para dar um novo fôlego ao (ótimo) tópico: O que preocupa mais: o avanço da Inteligência Artificial ou o retrocesso da Inteligência Natural? Dissertem...

Lelo Mig
Membro
# 21/abr/23 12:35
· votar


edsm100 "...usos de videogames, celular/App em escola, TV, etc?" Não! Não vejo isso como retrocesso, se bem usado, pelo contrário. Me refiro a um empobrecimento cultural mesmo. Deficiência na escrita, leitura e interpretação da língua mãe, péssimo desempenho em matemática, conhecimento abaixo da média de ciências exatas no geral, sem hábito e interesse por literatura, leitura dos grandes clássicos, baixo conhecimento de geografia, geopolítica, história, desconhecimento quase total sobre filosofia, sociologia, artes e etc.

Wanton
Veterano
# 21/abr/23 13:27
· votar


Lelo Mig O que preocupa mais: o avanço da Inteligência Artificial ou o retrocesso da Inteligência Natural? Não acho que haja retrocesso, mas a estagnação da inteligência humana enquanto a tecnologia avança rapidamente é algo que me preocupa há mais de 20 anos. Está lá nos meus posts do Orkut, caso algum dia sejam desenterrados. Eu não tinha a metade da maturidade e do esclarecimento que a minha filha (e a geração dela) tem sobre certos temas. Éramos muito mais ingênuos, mais machistas, mais inseguros, mais alienados politicamente. O problema é que estamos estacionados em cima de um ponto de virada muito importante. A inteligência de hoje precisará adaptar-se à prótese digital. Fui alguém que cultivou muita cultura inútil ao longo da vida, mas isso tornou-se algo totalmente supérfluo para quem tem acesso à Wikipedia. Serve, no máximo, para tentar ganhar um prêmio em algum programa de variedades estilo Show do Milhão. As circunstâncias em que ocorrerão as informações exigirão muita suspensão de juízo! Quem tiver um cérebro muito dogmático estará fodido. Se hoje já temos um pouco de dificuldade para ler as intenções por trás das informações que recebemos, imagine quando uma inteligência artificial estiver operando para convencer-nos em doses homeopáticas!

KatiaGuitar
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

24/abr/23 15:59

Eu fico assustada com a IA oque ela esta sendo capaz de fazer ele consegue pegar uma foto de alguém famoso e alterar completamente o cenário ontem estava na aula com minha amiga mexendo no celular e recebamos um vídeo que supostamente seria da Jhony Deep e Amber que supostamente tria vazado no Xvideos fomos conferir e realmente parecia os 2 uma loucura já pensou pegam uma foto minha ou de alguém e fazem uma sacanagem e mandam pros meus pais eu surtaria e para provar que não sou eu os coroa não acredita muito nisso eles são meio que se esta na internet e verdade

JJJ
Veterano
# 24/abr/23 16:19
· votar


Cada vez mais criativos...

Pedro_Borges
Veterano
# 24/abr/23 16:27
· votar


Makumbator, vocês estão sendo muito tolerantes com spammer. Os caras inventam uma historinha só pra postar pornografia.

Lelo Mig
Membro
# 27/abr/23 10:17
· votar


O Argumento do Quarto Chinês é bastante interessante e têm muito a ver com esse nosso papo.

Wanton
Veterano
# 27/abr/23 12:56
· votar


Lelo Mig O Argumento do Quarto Chinês é bastante interessante e têm muito a ver com esse nosso papo. É um argumento que faz bem mais sentido agora que as inteligências artificiais são parte do nosso dia a dia. Já foi muito difícil discutir filosofia da mente baseando-se apenas em ficção. A diferença que faria a tal IA forte é o hard problem of consciousness do Chalmers. É a ausência do algo que sente. O resto está lá e já é muito melhor do que nós. O que falta é um órgão manhoso que olha para as coisas e emite um "gostei" ou "não gostei". Um troço que recebe uma informação e sente medo. Um troço que vê algo novo e fica admirado. É só essa bosta que está faltando.

JJJ
Veterano
# 27/abr/23 13:00 · Editado por: JJJ
· votar


Wanton É essa bosta que está faltando. Mas isso é "só" a consciência... Coisa que uma máquina (não ligada a nada orgânico) nunca terá.

Wanton
Veterano
# 27/abr/23 13:07
· votar


JJJ Coisa que uma máquina (não ligada a nada orgânico) nunca terá. Antes de tentarmos fazer isso, deveríamos nos perguntar se queremos isso. Porque não deve demorar para a fusão entre o digital e o orgânico se intensificar.

Lelo Mig
Membro
# 27/abr/23 13:49
· votar


JJJ nunca terá. Discordo! Wanton se queremos isso. Concordo!

JJJ
Veterano
# 28/abr/23 12:22
· votar


Lelo Mig Wanton Não tem como uma máquina, por mais complexa ou gigantesca que seja. ter real consciência... só se misturar com algo "vivo" (tipo robocop).

Lelo Mig
Membro
# 28/abr/23 13:03 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ "só se misturar com algo "vivo" Não penso dessa forma não. Não vejo nenhuma impossibilidade de no futuro máquinas se "reconstituírem", de produzirem uma espécie de "matéria orgânica", nano "células" com características e mesmas funções. Vida é algo bastante relativo, com dezenas de definições, mas se considerarmos uma definição clássica ("fenômeno que anima e dá vida à matéria ou a capacidade dos seres vivos para desenvolver, reproduzir e manter-se em um ambiente"), não vejo como isso não possa ocorrer de forma inicialmente artificial. Se você colocar alma ou espírito na equação ainda assim, vou discordar mas, neste caso, posso entender sua visão de impossibilidade.

ProgVacas
Membro Novato
# 28/abr/23 13:33
· votar


Cheguei a um ponto que precisei tocar no assunto na sala de aula e ensiná-los a usar o chat como ferramenta. Não dá para adiar.

JJJ
Veterano
# 28/abr/23 15:36 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig Não me referi a alma ou espírito, no sentido religioso... Eu falo só de consciência mesmo, na onda do "penso, logo existo". O viés não é religioso, portanto. É uma visão puramente técnica. Eu lidei com computadores e máquinas "inteligentes" a minha vida toda, desde antes de entrar na faculdade e ainda lido, todo santo dia. Já estudei redes neurais. Já brinquei com todo tipo de "inteligência" artificial. Já li muito, cientificamente e ficcionalmente sobre isso tudo. Simplesmente não acredito que uma máquina (pura, sem nada vivo junto) possa ter real consciência. Pode jogar quantos petabytes de memória quiser. Pode fazer um array com milhões de processadores juntos. Pode ligar o bicho a todas as bases de dados do planeta. Nada disso gera consciência REAL... Pode-se simular consciência (se for programado para tal) de modo a ficar inconfundível e enganar as pessoas (nem é difícil... o chatGPT já engana bem). Mas não vai ser real. Não existe consciência sem sentimento.

Lelo Mig
Membro
# 28/abr/23 15:47 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ Eu entendi. Coloquei alma e espírito na equação, justamente para dizer, que neste caso, poderia entender, mesmo sem concordar. Com relação ao resto não. Ainda que você conheça muito mais do assunto do que eu (e posso estar devaneando), mesmo numa visão "presa" ao conceito de chips, peças sólidas, eu não vejo inviabilidade futura destes chips em tamanho sub atômico, desta feita, podendo se organizar como matéria orgânica, ou mesmo "peças" não sólidas, uma espécie de "gel inteligente". Porém com as impressoras 3D e tudo mais, não acho nem um pouco impossível matéria orgânica artificial... e não vejo isso como ficção, e prá ser honesto, nem acho que esta tão distante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a Inteligência Artificial