Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# fev/23
· votar

Wanton
Cruzes!

Vc quer então mandar prender o Xandão?

És um patriota, afinal?

Wanton
Veterano
# fev/23
· votar

JJJ
Se havia capacidade mental ou não

Aí, penso que o caminho vai no sentido oposto a jogar jovens no sistema penal atual. O sistema penal deveria ter muitas subdivisões, agrupando os casos de acordo com a gravidade e com o potencial de recuperação dos internados. Sai caro e não dá voto.

Traçar uma linha arbitrária aos 18, 16 ou 14 não faz muito sentido, ao meu ver.

Concordo. Mas, se for para usar uma idade fixa, é melhor que ela seja mais alta do que mais baixa.

Pedro_Borges
Talvez na América isso possa ter sido feito. Digo isso não por outros motivos, mas porque americano é fissurado em pesquisa. Você sabe de algum?

Americano é fissurado em mentiras, também. Os juízes deles operam como chefes tribais. Note como os filmes pintam juízes como sábios. Patético. Aquele país tem a maior população carcerária do mundo. Não faz sentido achar que o sistema deles presta. É um país que tem uma puta produção científica, mas os saberes da ciência são barrados pelas tradições mais toscas.

Há estudos na área da psicologia do desenvolvimento que estão sendo potencializados pelos estudos das neurociências. É sabido que o cérebro só completa o seu desenvolvimento depois dos 20, antes disso, podemos considerar que tratam-se de cérebros imaturos. Mas saber disso não basta, o problema é interdisciplinar.

É preciso enfrentar o problema no campo da ética e da sociologia. Deveriam fazer experimentos, testar modelos, criar métricas para a avaliação e selecionar as melhores práticas. Esse debate deveria ser transnacional, como é a ciência, ajustado às particularidades regionais.

Pedro_Borges
Veterano
# fev/23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Pois bem, como eu disse lá em cima, não conheço nenhum estudo/publicação científica que seja um indicativo de como deve ser abordada a questão da idade penal, civil e militar, que possa levar em consideração os fatores de preservação da infância e juventude e ao mesmo preservar a sociedade aplicando as penalidades aos que vierem a delinquir.

Eu sou a favor da redução da maioridade penal, pois acho que essa idade de 18 anos é uma previsão defasada, mas qual a idade deve ser considerada inimputável? É difícil saber.

Empiricamente, penso que o menor de 16 anos, por mais que esteja num mundo com uma avalanche de informações, é um ser imaturo para tomar decisões na vida civil, porém do ponto de vista criminal o conceito é outro, mas tenho a mesma indagação do Wanton quanto a falta de um estudo científico.

A flexibilidade do juiz na determinação se o menor deve ou não ser julgado como adulto eu acho razoável. No geral os juízes de primeira instância têm sido muito corretos, sobretudo nessas questões.

Mas como disse o Lelo, essa é uma questão muito complexa, muito mais que o tema do aborto.

Pedro_Borges
Veterano
# fev/23
· votar

Wanton
o problema é interdisciplinar.

Sim, ou multidisciplinar, como queira.

Drinho
Veterano
# fev/23
· votar

é melhor que ela seja mais alta do que mais baixa.

Melhor para quem e por quê?

makumbator
Moderador
# fev/23
· votar

Mas, se for para usar uma idade fixa, é melhor que ela seja mais alta do que mais baixa.

Mais alta que 12 anos e mais baixa que 15 anos. Concordamos.

Wanton
Veterano
# fev/23
· votar

Drinho
Melhor para quem e por quê?

Melhor para não ser cruel com as crianças. Ou você acha que vale a pena submeter a tratamento desumano algumas crianças incapazes de se autogerir só para atender a sanha punitivista de gente muito burra?

Pedro_Borges
pois acho que essa idade de 18 anos é uma previsão defasada

Puro achismo, sem base nenhuma. Vocês só gostam da ideia e pronto.

ou multidisciplinar

Não! O pensamento multidisciplinar é cada um na sua baia. É burocrático e inflexível.

Wanton
Veterano
# fev/23
· votar

Lelo Mig
Na real numa sociedade ideal, mais culta, deveríamos discutir ainda mais.

Sim. Mas no estágio atual da sociedade, é melhor não discutir muito. Tem que ser canetada dos poucos que estudam o tema e foda-se o que o resto "pensa".

Pedro_Borges
Veterano
· votar

Wanton
Puro achismo, sem base nenhuma. Vocês só gostam da ideia e pronto.

Cara, acabamos de falar sobre isso, é achismo mesmo e acabei de concordar contigo sobre a falta de um indicativo científico. Pra que essa observação sem sentido? Você tem que ser do contra, pelo simples prazer de contestar. Só podia ser vascaíno mesmo. E outra, eu não sou "vocês", eu sou um indivíduo.

Drinho
Veterano
# fev/23 · Editado por: Drinho
· votar

Melhor para não ser cruel com as crianças.

No caso “as crianças” são os que cometeram o crime? Você sugere que é melhor para quem cometeu o crime, correto?

Ou você acha que vale a pena submeter a tratamento desumano algumas crianças incapazes de se autogerir

Vale a pena para quem? Que tipo de tratamento desumano?

Wanton
Veterano
# fev/23
· votar

Pedro_Borges
Pra que essa observação sem sentido?

Ela tem sentido. Dica: se você não tem embasamento para posicionar-se sobre algo, tenha mais cautela. Ninguém é obrigado a ter posição sobre tudo. É muito melhor dizer que não tem posição do que posicionar-se sem embasamento.

Descubra o que você quer de fato. Você quer punir jovens e crianças ou quer resolver o problema da violência? Tem um erro muito comum à direita (mas que a esquerda também comente) que é defender os meios em vez de defender os fins.

makumbator
Moderador
# fev/23
· votar

Wanton
Você quer punir jovens e crianças ou quer resolver o problema da violência?

Dá pra tentar fazer as duas coisas.

Pedro_Borges
Veterano
· votar

Wanton
Eu não vou esperar um embasamento científica que eu sei que nunca vai sair e mais sabendo que em nenhuma parte do mundo se tem conhecimento disso. Mesmo porque, se tivesse um estudo na Suécia, por exemplo, ela não serviria para nosso caso, talvez servisse do ponto de vista biológico, mas não em termos sociológicos.

Enquanto isso, amigo temos que agir mesmo que seja por indicativos empíricos. Temos que ter uma legislação positiva para regular as ações e não um vacatio legis.

Eu te fiz uma pergunta se conhece alguma pesquisa nesse sentido, se tem alguma coisa disponível na Web, enfim e você não respondeu. Então porque vincular qualquer consideração a uma resposta científica?

Wanton
Veterano
# fev/23
· votar

makumbator
Dá pra tentar fazer as duas coisas.

O que explicaria o desejo de fazer as duas coisas? Sadismo?

Pedro_Borges
sabendo que em nenhuma parte do mundo se tem conhecimento disso.

Já te disse que há estudos da neurociência e da psicologia do desenvolvimento sobre o assunto. Certamente, existe uma penca de outros estudos.

Então porque vincular qualquer consideração a uma resposta científica?

Para não falar bobagem sobre o que não sabe.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/23
· votar

Wanton

Depois a gente diz que o bolsonarismo é calcado na anticiência os caras não gostam.

Wanton
Veterano
# fev/23
· votar

ProgVacas
Depois a gente diz que o bolsonarismo é calcado na anticiência os caras não gostam.

Total!

makumbator
Moderador
# fev/23
· votar

Wanton
O que explicaria o desejo de fazer as duas coisas? Sadismo?

Punição como consequência de crimes cometidos talvez seja importante como item educativo. Aí talvez isso tenha reflexo no combate ao problema da violência (obviamente tudo na base do talvez, e mesmo assim, nunca para RESOLVER a violência, pois não me parece que qualquer medida será capaz de impedir algum grau de violência entre humanos).

JJJ
Veterano
# fev/23 · Editado por: JJJ
· votar

Acho que o que define a tendência à punição ou correção mais "branda" é muito baseado na crença do que faz o ser humano cometer violência. Se é algo inato ou ambiental.

Boa parte da esquerda supõe que seja 100% ambiental.

Boa parte da direita supõe que seja 100% inato.

Eu acho que é uma combinação dos 2 fatores.

Pedro_Borges
Veterano
· votar

Wanton
Já te disse que há estudos da neurociência e da psicologia do desenvolvimento sobre o assunto. Certamente, existe uma penca de outros estudos.

Cara, eu te disse pra mostrar algum estudo nesse sentido. Eu não conheço, não significa que não tem. Gostaria de ter acesso. Eu até pesquisei.

Para não falar bobagem sobre o que não sabe.

Cara foi iniciada uma discussão aqui onde cada um defendeu seu ponto de vista, uns citando um idade tal e outro já outra idade, tudo isso sem considerar nenhum estudo, apenas a experiência, vivência e percepção de cada um.

O Jota defendeu uma faixa etária, o Lelo defendeu outra, e assim por diante, todos sem embasamento científico, pois o objetivo não era esse. Ninguém aqui inaugurou um debate científico, pelo que sei, mesmo porque não temos nenhum cientista no assunto aqui. Por que você não fala o mesmo a eles, hein cabritinho?

Bastou eu manifestar por um certa faixa etária, para que a patrulha pseudo científica entrasse em campo. Aliás, entrei na conversa concordando com um post teu. Mas é o tal negócio, dei rosas aos porcos.

Teu negócio e do PV é me contestar. Já não basta o que fazem com o Bruno. Seja mais coerente, cara!

Pedro_Borges
Veterano
· votar

ProgVacas

Se eu ignorar no sentido de desconhecer um fato, como de fato desconheço então eu automaticamente sou bolsonarista, é isso?

Se eu trabalhar com qualquer espécie de matéria, no meu dia a dia, mesmo que esporadicamente, e não consultar ou seguir os princípios científicas da química, sou automaticamente bolsonarista, é isso?

Então você não é bolsonarista, certo? Obviamente que devo então acreditar que tu é o senhor de todas as ciências, quem sabe um Deus, certo?

Deixa de ser um ESTÚPIDO, INTOLERANTE E PETULANTE, CARA! E SE RECOLHA À SUA IGNORÂNCIA.

ejames
Membro Novato
# fev/23
· votar

Já não basta o que fazem com o Bruno

Tá com pena? Leva pra casa!

makumbator
Moderador
# fev/23
· votar

ejames
Leva pra casa!

Eu levaria. Basta o Bruno marcar comigo.

brunohardrocker
Veterano
# fev/23
· votar

A punição é medida emergencial. Nunca é uma solução e provavelmente, tem muito pouco de prevenção.

A questão é que a punição não pode deixar de existir. Ao menos enquanto o problema da violência e da criminalidade não forem solucionados.

Temos que trabalhar com o hoje, com o que temos, com o que está ao alcance.
Atos de violência acontecem daqui para ali. Não temos como pegar um método de educação para a ética e moral, ou distribuir a renda a força, ou seja qual outra magia dos ursinhos carinhosos até o amanhecer do dia.

brunohardrocker
Veterano
# fev/23
· votar

makumbator
Eu levaria. Basta o Bruno marcar comigo.

Demorou. Eu levo um bom vinho e você toca uns clássicos no piano. Um programa bem conservador.

Lelo Mig
Membro
# fev/23 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Olha a punição apenas como um castigo cruel imposto pelo mais forte é uma maneira muito simplista de encarar assunto tão complexo.

Viver em sociedade não é fácil nem entre animais irracionais e até entre eles existem punições, como banimento do grupo, por exemplo.

Quem vive em sociedade e se beneficia disso assina, querendo ou não, o pacto social; e nele existem regras a serem seguidas e punições para quem não cumpre, porque sem punição não é possível manter regras.

O que se discute e deve ser discutido é a diferença das exigências e tolerâncias para uns em detrimentos de privilégios e impunidade para outros. O que pode e deve ser discutido, também, são as regras (leis) e penas em si, se são as ideais na prática.

E, isso deve e sempre irá ocorrer. Se alguém acredita que algum ser sob o sol nunca irá descumprir regras, infringi-las, se alguém acha que uma sociedade sem leis e sem penas é viável (sem virar lei do cão), desculpe, é de uma imaturidade absurda.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/23
· votar

Pedro_Borges

Você só não é o clássico bolsonarista porque esse não tem a vergonha que você tem em admitir.

Vice é pior, portanto. É um bolsonarista covarde.

makumbator
Moderador
# fev/23
· votar

Vice é pior,

Nada disso. Temer por exemplo foi totalmente excelente.

JJJ
Veterano
# fev/23
· votar

makumbator

E o melhor de todos? Itamar!

ProgVacas
Membro Novato
# fev/23 · Editado por: ProgVacas
· votar

makumbator

Está concordando ou discordando?

Pedro_Borges
Veterano
· votar

Vice é pior, portanto. É um bolsonarista covarde.

?????? Nexo, por favor!

Ficou maluco? Ou já era e eu não sabia?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027