Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# dez/22 · Editado por: Wanton
· votar

Filippo14
Agora, negociar parcela do orçamento para que você diretamente direcione de forma pouco transparente em troca de um rombo nos gastos públicos para mim faz 0 sentido.

Não adianta julgar a máquina com moralismo, é preciso compreendê-la enquanto sistema. Às vezes, as pessoas têm a ideia ingênua de que a política só precisa de personagens mais corretas. Pura bobagem! A função da transparência é para que possamos enxergar o sistema funcionando, a despeito da índole dos indivíduos que participam dele.

Acho que ninguém discorda disso, né? O problema são os pacotes de soluções que surgem. À direita, a lógica do setor público não entra na cabeça de um minarquista, que prefere pôr tudo fora: e vai o bebê com a água do banho. Essa retórica é alimentada por interesses econômicos dos grandes capitalistas, que fazem a farra nas concessões e privatizações. À esquerda, há negligência no enfrentamento dos problemas estruturais do jogo político, em benefício das pautas sociais e da viabilização de sua manutenção no poder. No final, não há quem queira comprar brigas para tocar a reformulação do sistema político.

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

Não adianta julgar a máquina com moralismo, é preciso compreendê-la enquanto sistema.

Essa colher de chá é só o Lula que ganha.

Wanton
Veterano
# dez/22
· votar

brunohardrocker
Essa colher de chá é só o Lula que ganha.

Estou discutindo o conceito, não o momento atual. Que tal ser menos cretino na interpretação?

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

Wanton

Mesmo se fosse, a cretinice na interpretação é legalizada por aqui. Mas pela sequência do papo, é sobre o Lula mesmo.

Wanton
Veterano
# dez/22
· votar

brunohardrocker
Mas pela sequência do papo, é sobre o Lula mesmo.

Mesmo que eu deixe claro que não é? Vai insistir nisso? Nem me decepciono mais...

Pedro_Borges
Veterano
# dez/22
· votar

https://g1.globo.com/economia/blog/ana-flor/post/2022/12/23/lula-convi da-marina-silva-para-ser-ministra-do-meio-ambiente.ghtml

Talvez seja pela aparência com jabuti que o Lula fez a escolha e também para agasalhar a companheirada, pois pela competência não iria. Ela era do PT na primeira vez que foi ministra e foi altamente contestada, inclusive pelos petistas.

A pasta do meio ambiente necessita de uma pessoa de peso pra enfrentar madeireiros, desmatamentos ilegais e garimpos ilegais.

Wanton
Veterano
# dez/22
· votar

Pedro_Borges
A pasta do meio ambiente necessita de uma pessoa de peso pra enfrentar madeireiros, desmatamentos ilegais e garimpos ilegais.

Claro, Marina é péssima! Salles que era bom...

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

A pasta do meio ambiente necessita de uma pessoa de peso pra
Fazer uma regulação fundiária descente.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/22
· votar

Wanton
Claro, Marina é péssima! Salles que era bom...

Não estou fazendo essa dicotomia. Salles foi apenas o pior dos piores.

Wanton
Veterano
# dez/22
· votar

Pedro_Borges
Não estou fazendo essa dicotomia.

Eu sei.

Gostemos ou não, a Marina é a liderança política mais identificada com a questão ambiental no Brasil. O Ministério está lá, com o pessoal técnico trabalhando. Resta que ela indique bons ajudantes e que o governo dê margem para que as transformações necessárias sejam feitas.

Lelo Mig
Membro
# dez/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Pedro_Borges

"enfrentar madeireiros, desmatamentos ilegais e garimpos ilegais."

Cara, a Marina nasceu no meio do seringal... esteve por anos ao lado do Chico mendes, se têm alguém que entende de crimes contra o povo da floresta e o meio ambiente é ela.

E, mesmo ela sendo magrelinha e da voz esganiçada, não é ela que vai pegar em fuzil prá dar pipoco em madeireiro, fica tranquilo, ela só precisa nomear as pessoas certas, negociar e barganhar com uns poderosos, e assinar os documentos certos. A questão/discussão ambiental no Brasil é meio nova (umas duas décadas) a coisa é meio tímida ainda, mas ela é uma das que deu voz e destaque ao assunto.

Fica frio, ela não vai precisar sair na porrada com ninguém não. Ela têm estofo no assunto... vamos aguardar.

LeandroP
Moderador
# dez/22
· votar

O cara nem assumiu e já tem gente torcendo contra.
Gente, imagine se o piloto do avião em que você está, tiver uma posição política diferente da sua, você vai torcer pro avião cair? Não, né?!

[/bolsominion sem sato]

ProgVacas
Membro Novato
# dez/22 · Editado por: ProgVacas
· votar

brunohardrocker

Fazer uma regulação fundiária descente

Onde os governos erraram nesse aspecto? O que você acha ideal?

brunohardrocker
Veterano
# dez/22 · Editado por: brunohardrocker
· votar

ProgVacas

Tem um monte de terras irregulares. Botar ordem, fazer uma titulação regular de todas essas terras, permitiria multiplicar a produção, estimular o desenvolvimento (permitiria o financiamento e crédito), acabaria com a grilagem e conflito entre posseiros, sem derrubar uma só árvore.

ProgVacas
Membro Novato
# dez/22 · Editado por: ProgVacas
· votar

brunohardrocker

Pode até ser, faltam muitos fatores que devem ser encarados com coragem para aprendermos sobre esse assunto particular. Mas você acha que o modelo de economia liberal dá conta disso?

Lelo Mig
Membro
· votar

brunohardrocker

"acabaria com a grilagem e conflito entre posseiros, sem derrubar uma só árvore."

Tá aí um assunto que não me meto. Sou urbano, não entendo porra nenhuma de quais soluções são as melhores e sustentáveis.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/22
· votar

https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2022/12/26/orcam ento-de-2023-abre-caminho-para-elevar-as-emendas-pix-a-r-106-bi.htm

Olha só o buraco que estamos dentro. Leiam até o fim.

Wanton
Veterano
# dez/22
· votar

Pedro_Borges
Olha só o buraco que estamos dentro. Leiam até o fim.

Ou seja, o orçamento secreto continua.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/22
· votar

Wanton
Ou seja, o orçamento secreto continua.

Sim e pernicioso como sempre.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/22
· votar

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/12/26/carla -de-olho-em-2026-tebet-almeja-ministerio-que-de-palanque-politico.htm

Se tem uma coisa que o Lula é competente, não resta dúvida que é no jogo político. Nisso não há controvérsia, ele é um animal. Ele viu a investida agressiva da Tebet em apoiá-lo no segundo turno, subindo em palanques e até, em muitas situações tentando roubar a cena. Lula parecia não incomodado. O mais importante para ele naquele momento era os 3,0 milhões de votos que ela poderia trazer. Nada mais do que isso.

Pelo comportamento da apoiadora e até pelo seu olhar vidrado com pupila dilatada, já era possível saber que ela vinha pra dar rasteira. Seu comportamento na CPI onde pisava em quem quer fosse para ganhar visibilidade, já mostrava seu caráter.

Pois bem, veio a tal equipe de transição e ela fazendo parte, de pronto já reivindicou o Ministério do Desenvolvimento que administra o Bolsa Família, a menina dos olhos do PT e de onde saem os dividendos políticos capazes de eleger qualquer candidato a presidência, além do mais, com uma generosa verba. Neste ponto dou toda razão a turma do PT que orientou o chefe a não ceder. Afinal era o mesmo que entregar o ouro ao bandido. E aí o chefe foi escanteando ela sabiamente no melhor estivo banho maria.

Lhe foi oferecido o Ministério do Meio Ambiente e ela rejeitou. Claro ela quer um ministério que lhe dê visibilidade (palanque), contato com o povo e muita verba. Isso mesmo, muita verba! Ministério da Agricultura, também não. Tem muita verba sim, mas e o contato com o povo?

Agora parece aceitar o Ministério das Cidades, onde tem o Minha Casa Minha Vida, com verba e e apelo político, mas o chefe deve vetar, afinal ele não vai criar cobra para mordê-lo em 2026.

Wanton
Veterano
# dez/22 · Editado por: Wanton
· votar

Pedro_Borges
Seu comportamento na CPI onde pisava em quem quer fosse para ganhar visibilidade, já mostrava seu caráter.

Moralismo de novo. Qual é o caráter dela que foi demonstrado durante a CPI, que buscava pôr em cana os criminosos que sabotaram o combate à pandemia?

JJJ
Veterano
# dez/22
· votar

Político querer aparecer não é demérito... É parte da profissão.

Lelo Mig
Membro
· votar

Pedro_Borges

Pedrão, eu entendo sua argumentação, de verdade.

Mas, cá entre nós... político que não age como a Tebet, vai morrer vereador de cidadezinha.

Essa mulher não quer ser a tia da merenda não, ela quer ser presidente do Brasil mano! Ela sabe o caminho, faz parte da política. No meio de tantas "cobras tigrão" porque não pode haver uma "cobra tchutchuca"?

Deixe de ser machista cabra!

ProgVacas
Membro Novato
# dez/22
· votar

Pedro_Borges

Já avisei aqui que tem uma turma entusiasta do não-político, o administrador, empresário. Não funciona. Está visto.

Não é grave um político agir como um político, né. É esperado. Acho que você crítica um comportamento inerente. Diferente disso seria João Dória, Bolsonaro etc.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Lelo Mig

Mas, cá entre nós... político que não age como a Tebet, vai morrer vereador de cidadezinha.

Sim, tô dizendo que ela é agressiva e que os caras captaram a dela e estão podando.

Deixe de ser machista cabra!

Nada a ver. Sem chances. Não fiz menção a isso, você não pode chegar a essa conclusão. É puro achismo de sua parte.

makumbator
Moderador
# dez/22
· votar

Lelo Mig
ela quer ser presidente do Brasil mano! Ela sabe o caminho

Nisso ela está certa. O lance é fazer como a Dilma e colar no Lula pra tentar ser presidentA.

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

ProgVacas
Lelo Mig

Pode até ser, faltam muitos fatores que devem ser encarados com coragem para aprendermos sobre esse assunto particular. Mas você acha que o modelo de economia liberal dá conta disso?

Não é uma discussão restrita sobre modelo econômico. Na pratica não ha nenhum modelo sendo posto senão o do patrimonialismo. Da p#utaria entre o publico e privado.
Peço que esqueça as divergências que vcs tem comigo por um momento: o assunto é complexo e bem espinhoso. Tanto que não colocaria as palavras na internet. É muita coisa para se discutir. Mas no final, essa situação de irregularidade, favorece o barão, o cara que passa do patamar dos 100 mil hectares. Esses caras passam comprando tudo. Eles tankam qualquer processo de regularização. Quem tem menos que isso, não arrisca sua produção adquirindo terra sem documentação, com passivo ambiental.
Por isso, fazer um processo de regularização fundiária descente para o Brasil, significa barrar esse processo de acumulo da terra na mão de poderosos.

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

Alckmin é o vice. A grande imprensa usa a frase "não vai manter a desoneração sobre o combustível" no lugar de "vai retomar a taxação ao combustível".

E sobre a taxação do sol. O Haddad vai permitir? A Rede "Sustentabilidade" vai apoiar?

Skider
Veterano
# dez/22
· votar

Pedro_Borges
pois pela competência não iria.

Se tem uma pessoa indiscutivelmente competente no tema do ministério no qual foi escalada, é a Marina, a "mãe do fascismo brasileiro".

Marina é gigante.

brunohardrocker
Veterano
# dez/22
· votar

Bolsonaro fez até a Marina, que já deu os braços ao Aécio, e que aparecia de 4 em 4 anos, voltar a assumir um cargo, com o PT.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tópico oficial do Governo Lula-Alckmin - 2023-2027