Sobre o conflito Russia vs Ucrânia

Autor Mensagem
ProgVacas
Membro Novato
# mar/22
· votar

QQ iss

ProgVacas
Membro Novato
# mar/22
· votar

Gente me pediram uma lista de países que queimaram mais de 350 pessoas com bomba nuclear.

Podem me informar, por favor?

Fat Man e Little Boy estão por aí?

brunohardrocker
Veterano
# mar/22
· votar

Mas e os EUA?
E o capitalismo, hein?

kafka à beira-mar
Membro Novato
# mar/22
· votar

Acho avassalador o contorcionismo e o poder de propaganda do ocidente. É mais interessante ainda ver o poder exercido nas pessoas, que viram meras marionetes de uma imprensa cada vez mais nefasta.

Ontem estava reassistindo o discurso de ~30 minutos que o Putin proferiu para informar ao país que iria invadir a Ucrânia. Em boa parte do tempo, Putin deu um tapão na cara do ocidente enumerando as vezes que os EUA invadiram países soberanos, muitas vezes violando tratados e ignorando os votos do conselho de segurança da ONU. Belgrado, Iraque, Líbia, Síria, Venezuela, e por aí vai. Deixam um rastro de destruição por onde passam.

O mais interessante é ver que poucas pessoas assistiram esse discurso mesmo estando legendado no youtube, e dessas poucas quase ninguém vê com um olhar crítico. São poucos os comentários.

E ainda conseguem fazer com que a maior parte da população apoie suas ações e desaprove a contraparte. Numa sociedade emburrecida, a propaganda reina. Hoje, além da guerra bélica, existe também a guerra da propaganda. Goebbels deve estar encharcado de gozo na vala.

Lelo Mig
Membro
# mar/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

kafka à beira-mar

"Numa sociedade emburrecida, a propaganda reina."

A propaganda sempre reinou. Mas, pior, numa sociedade emburrecida a polaridade reina. Achar que o fato de um lado estar errado lhe obriga a tomar outro lado, ainda que também esteja errado, é de uma imbecilidade desconcertante.

Os EUA sempre foram imperialistas, se afundaram em guerras, fazem dinheiro com elas, exercem uma influência nefasta sobre toda a Europa e usam o discursos de defensores da liberdade. Ninguém com bom senso refuta isso.

No entanto, não é sensato apoiar os EUA, mas também não creio que seja normal um progressista tomar o lado de um ditador corrupto, que persegue minorias, que sanciona lei que permite aos maridos baterem em suas mulheres, que envenena seus adversários, presidente de um País com o mesmo dna imperialista e que têm claramente intenções expansionistas com esta invasão, usando o discurso fake de "livrar os Ucranianos do nazismo"... alguém acredita numa merda destas? Alguém têm algum amigo real russo? Se têm pergunte prá ele sobre "pan-eslavismo"... a Rússia é um dos Países mais eugenistas que existem.

Com todo respeito, tomar partido nessa guerra, é coisa de gente pouco esclarecida, cegas por idealismos equivocados ou desonesta.

Na real vejo muito pouca gente preocupada (e não falo só dos poderosos não) com as crianças, famílias e trabalhadores inocentes que irão morrer ou sifuder nessa guerra.

Deveríamos estar num outro patamar, protestando pela paz, e não à favor de imperialistas de que lado sejam.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# mar/22
· votar

Lelo Mig

Mas também não acho nenhum exagero a Rússia dizer o que disse. Ela só tá utilizando da mesma estratégia que o ocidente, que é criar um inimigo externo (pra nós os terroristas, pra eles os "nazistas ucranianos"). Porquê a Rússia tá sofrendo mais retaliações em uma semana do que o Ocidente em 20 anos de invasão ao oriente médio?

Sempre advoguei pela paz e reitero minha posição. Nas guerras, só quem se fode de verdade é o povo que não tem nada a ver com isso, o povo que no final do dia só quer um teto pra dormir e uma barriga forrada. A barriga é o imperador maior. Continuo achando o Zelensky um otário-mor, colocando o povo pra morrer numa guerra que não dá pra ganhar. Porra, evacua essa galera, esquece toda essa ideologia nacionalista e materialista. No final, a sobrevivência é a ideologia predominante pra o povo. No fundo, são poucos os que querem morrer por uma causa.

A propaganda sempre reinou. Mas, pior, numa sociedade emburrecida a polaridade reina. Achar que o fato de um lado estar errado lhe obriga a tomar outro lado, ainda que também esteja errado, é de uma imbecilidade desconcertante.

De fato. A propaganda e a polaridade caminham de mãos dadas dentro de uma sociedade emburrecida. O negócio é meter o pau nos dois lados, pq se for procurar relações de causa e efeito a gente vai ter que voltar até o período cenozoico hehehe

Lelo Mig
Membro
# mar/22
· votar

kafka à beira-mar

As pessoas poucas esclarecidas ou demasiadamente passionais, via de regra, tomam posição pela opinião geral de sua galera. Seguem o fluxo dos seus pares, da tribo que escolheu fazer parte.

Pouca gente para realmente para pensar "que poha tá acontecendo e porque" sem deixar a preferência da cor de uma bandeira pesar em sua avaliação.

Em tempos de internet, como nunca antes na história, você pode driblar esta propaganda. Você pode ver a opinião de um cidadão russo ou de um cidadão ucraniano. Como eles avaliam a questão? O que têm a dizer? Qualquer pessoa comum do povo (russo ou ucraniano) sabe muito mais sobre a ocorrência do que alguém de fora.

Tomar partido pela opinião de um 'mamãe falei" ou de um articulista do Brasil 247, é muita preguiça.

brunohardrocker
Veterano
# mar/22
· votar

Minha posição oficial é pela paz, negociação e neutralidade.
Não acreditem em fake news.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# mar/22
· votar

Outra coisa que me deixa extremamente incomodado são os ditos "tribunais internacionais" e a "lei internacional". Supostamente, esses órgãos foram criados sob a égide da neutralidade. Todos essas organizações internacionais que professam uma suposta imparcialidade.

Em uma semana de guerra, já conseguiram aprovar uma investigação no tribunal de Haia sobre crimes de guerra na Ucrânia.

Somente em 2020 os caras autorizaram uma abertura pra investigar a intervenção dos EUA no Afeganistão. Os EUA tão lá desde 2001. Eu nem sei em que pé anda a investigação, acredito que engavetada.

Não acho que esse desdém pela diplomacia seja injustificado. Os caras não escondem a parcialidade. Continuo advogando pela paz, mas acho extremamente repugnante toda essa "paz" de fachada.

Lelo Mig
Membro
· votar

brunohardrocker

"Minha posição oficial é pela paz..."

Tô ligado que você tá torcendo pela Rússia, para não haver interrupção e subida de preços nos fertilizantes que você usa aí na sua fazenda, tá nem aí pras criancinhas ucranianas, seu malvado!

Pedro_Borges
Veterano
# mar/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

E agora nossa analista de geopolítica comenta sobre a crise Rússia X Ucrânia

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar

Pedro_Borges
E agora nossa analista de geopolítica comenta sobre a crise Rússia X Ucrânia

Não seja injusto. Ana Paula Henkel é uma mula, mas Augusto Nunes, José Maria Trindade e Guilherme Fiuza não ficam atrás! Como é que uma emissora consegue juntar um time tão podre como esse?!

Pedro_Borges
Veterano
# mar/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Wanton

Eu também não gosto deles não, mas a Dilma é a verdadeira, em estado bruto, sem cortes ou edição. Rsrsrs

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar

Pedro_Borges
mas a Dilma é a verdadeira, em estado bruto, sem cortes ou edição

Eu não acho que a Dilma tenha dito nenhum absurdo ali. Na primeira frase, parece que ela estava traduzindo uma citação que descreve bem o que foi a OTAN. Na segunda, ela se posicionou a favor do governo Poroshenko, em uma leitura pró-Rússia do conflito. Então, ela descreveu de maneira imprecisa o fato de que a Ucrânia foi criada no interior do regime soviético a partir de um território que fazia parte do Império Russo desde o começo do século XVIII, onde residem vários grupos étnicos.

Eu não concordo com essa visão pró-Rússia, mas está na cara que a Dilma sabe mais sobre o assunto do que os três comentaristas da Jovem Pan juntos.

Lelo Mig
Membro
# mar/22
· votar

Wanton

Têm que considerar, também, que a Dilma têm uma oratória e uma retórica péssimas. Isso não é uma critica "de implicância" é uma deficiência real mesmo.

Lula, por exemplo, é o contrário. Ele, até em assuntos que ele não sabe, fala melhor que ela, em assuntos que ela sabe.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/22
· votar

Pedro_Borges

Oi, meu não-amigo, se não conseguiu entender a análise da Dilma, o problema é seu, não dela. Pior que esse é um problema seu que a cada minuto que passa se torna mais insolúvel na sua vida.

Sinto muito, mas nem tanto.

makumbator
Moderador
# mar/22 · Editado por: makumbator
· votar

kafka à beira-mar

Cara eu assino embaixo pra quase tudo que você escreveu em seus últimos dois posts. Em linhas gerais é o que eu penso também. Aliás, quando eu tento me colocar nos vários lados de uma questão (e entender os motivos mesmo de quem não concordo) sou acusado de relativizar, e passar pano para alguém/alguma coisa.

Hoje em dia você não pode ponderar as coisas. Precisa se colocar como #teamRussia ou #teamOTAN logo de cara.

Na Europa tem grupos pedindo a derrubada até de estátua do Dostoevsky, apenas por ele ter sido um escritor (genial, aliás) russo. Oficinas de estudo de literatura clássica russa sendo canceladas ou adiadas. Parada insana.

Lelo Mig
Membro
# mar/22
· votar

makumbator

"sendo canceladas ou adiadas. Parada insana."

Aí é essa cultura de cancelamento insana que vivemos hoje em dia. Os caras estão cometendo tudo quanto é barbaridades com coisas nada à ver, tipo a venda do Chelsea (cujo o dono é russo), vetar a seleção russa da Copa e outras atrocidades. Nenhum outro País sofreu este tipo de sanção.

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar

Lelo Mig

Pois é. Aguardo a próxima guerra "ilegal" promovida pelos EUA. Será que vão querer cancelar Hollywood, Amazon, Apple, Google, impedir participação americana em Olimpíadas, copa do mundo e mundiais individuais de esportes diversos?

Skider
Veterano
# mar/22
· votar

Lelo Mig
Achar que o fato de um lado estar errado lhe obriga a tomar outro lado, ainda que também esteja errado, é de uma imbecilidade desconcertante.

... às vezes o óbvio precisa se dito.

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar

Lelo Mig

Aqui um artigo do João Pereira Coutinho sobre esse assunto publicado hoje:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/03/cancelar-russos-devido -a-guerra-na-ucrania-tambem-e-barbarie.shtml

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar

Lelo Mig
Nenhum outro País sofreu este tipo de sanção.

Os Estados Unidos tocam o terror e ninguém dá um pio.

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar

Wanton
Os Estados Unidos tocam o terror e ninguém dá um pio.

Concordo totalmente. Mas vou soltar uma frase de lacração que gostam de usar por aqui (mas com a devida alteração):

"Mas e os EUA, hein?"

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/22 · Editado por: Black Fire
· votar

Impressionante a capacidade de emitir groselha da imprensa mundial. Outro dia li o cabeça de piça do Antagonista dizendo que é absurda a Rússia estar preocupada com a expansão da OTAN, já que a OTAN é uma aliança exclusivamente defensiva (sim, o cabeça de glande mandou essa).
Com o histórico da OTAN, não se pode esperar nada diferente de qualquer país sério, quem vai querer 1500 km de fronteira com uma organização que não titubeia em armar qualquer grupo terrorista/extremista/separatista com a desculpa de que tais grupos são defensores da democracia ou alguma besteira do tipo? Só ver o histórico dos membros do grupo em conflitos como as Guerras Civis da Líbia e da Síria.

Qual seria a dificuldade de a OTAN escolher algum grupo extremista na Chechênia ou no Daguestão e treinar e armar esses grupos traficando armas pela fronteira com o único objetivo de desestabilizar a Rússia como já fez com diversos outros países?

A única insanidade da Rússia é não ter invadido os países Bálticos enquanto podia.

Espero que anexem a Finlândia ainda esse ano.

Lelo Mig
Membro
# mar/22
· votar

Wanton

"Os Estados Unidos tocam o terror e ninguém dá um pio."

Exato! Só não acho sensato justificar um posicionamento pró Rússia com base nisso. Cada um no seu quadrado.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/22
· votar

No Brasil as pessoas só vão entender a situação da Rússia quando formos bombardeados pela aliança sob pretexto de defender o direito de autodeterminação de algum povo originário da Amazônia ou alguma coisa do tipo.

Defender a Rússia é defender nosso direito de existir como país. O resto é só alta traição e deveria ser punida como tal.

Lelo Mig
Membro
· votar

Black Fire

"Defender a Rússia é defender nosso direito de existir como país"

Da série: comendo coco com o Bolsonaro.

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar

Black Fire
No Brasil as pessoas só vão entender a situação da Rússia quando formos bombardeados pela aliança sob pretexto de defender o direito de autodeterminação de algum povo originário da Amazônia ou alguma coisa do tipo.

Uai?! Mas não foi assim na Crimeia? Não é assim em Donetsk e Lugansk?

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/22
· votar

Wanton
Não, a simetria é absurda, primeiro que Donetsk e Lugansk são regiões de maioria russa, 70 ou 80% da população fala russo, estavam sob domínio da Ucrânia por um acidente histórico: o desenho de divisões internas da União Soviética que acabaram virando fronteiras externas sem que se consultasse as populações destas regiões quando do desmembramento do país.

Segundo que o apoio militar da Rússia aos separatistas se deu num contexto de golpe de Estado patrocinado pelo Ocidente que derrubaram de forma violência um presidente eleito democraticamente com o propósito de colocar no lugar um governo pró-ocidental. Forçar o conflito foi a maneira que a Rússia encontrou para barrar a entrada da Ucrânia na OTAN (a organização não aceita o ingresso de países em conflito). Funcionou bem por 7 anos, mas o comédia lá decidiu pagar pra ver.

Nada disso é comparável com o que a Otan fez na Líbia,.por exemplo, que foi, sob pretexto de combater uma tirania, armar e treinar grupos extremistas, além do infame bloqueio aéreo, que transforma o país mais desenvolvido da África numa pocilga com comércio de escravos a céu aberto.

Todo castigo pra Otan e seus aliados é pouco.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/22
· votar

só pra lembrar, o Brasil vem sofrendo ameaças a soberania a algum tempo, com a desculpa de proteger a Amazônia e foi a Rússia quem vetou uma resolução que transformaria questões climáticas em questões de segurança e abriria caminho para sabe-se la o que viesse na cabeça desse boneco de botox que governa os EUA e nesse pegador de idosas que governa a França.

За путина!

Quem não gostou que vá fazer coquetel molotov com o Mamãe Caguei.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/08/24/para-macron-amazonia-e-b em-comum-e-pede-mobilizacao-de-potencias-contra-desmatamento.ghtml

https://pt.euronews.com/2021/12/14/russia-veta-resolucao-do-conselho-d e-seguranca-da-onu-sobre-o-clima

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Sobre o conflito Russia vs Ucrânia