Sobre o conflito Russia vs Ucrânia

Autor Mensagem
kafka à beira-mar
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: kafka à beira-mar


Argumentos pró-Ucrânia:

- A Rússia emitiu de 200.000 a 800.000 passaportes emergenciais para cidadãos das regiões separatistas da Ucrânia: isso pode ser entendido como uma manobra para a invasão dessas áreas, sob o pretexto da proteção de cidadãos russos;

- A óbvia ameaça a soberania da Ucrânia, um dos membros fundadores da ONU;

- A recente anexação do território da Crimeia (Sebastopol) em 2014 e a quebra dos protocolos de Minsk II


Argumentos pró-Rússia:

- O interesse da Ucrânia em aderir a OTAN é uma ameaça a Rússia por se tratar de uma aliança militar que coloca em xeque uma região economicamente importante para a Rússia, bem como a própria segurança da Rússia;

- O gasoduto Nord II e a saída para o mar Negro x as necessidades europeias do gás russo, sendo a Ucrânia uma das fronteiras mais estratégicas entre Rússia x Europa ocidental


Argumentos dúbios:

- O memorando de Budapeste, assinado em 1994 pós dissolução soviética, estabelece que a Ucrânia deve renunciar de todo seu arsenal nuclear em troca da garantia que os países signatários protegeriam a soberania do território Ucraniano. Essa soberania pode ser contestada pela Rússia a partir da interpretação de que uma aliança com a OTAN fere essa soberania; vale destacar que esse é um argumento utilizado pelos dois lados, a depender de quem o interpreta.


contribuam.

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar


Sou a favor da auto-determinação dos povos.

Se o povo de um lugar, na sua imensa maioria, quer ser independente ou atrelado ao país X ou Y, acho que deve ter esse direito.

Vale tanto para a Criméia como para Barcelona; portanto, vale também para esses pedaços de terra no cu do judas que - ao que parece - gostaram de ser independentes da Ucrânia.

Vale também para todas as divisões malucas que foram feitas pela colonização europeia na África e Ásia, com fronteiras arbitrárias e sem levar em conta as etnias, religiões, culturas milenares, etc.

Vale até pros gaúchos, se eles quiserem...

As fronteiras do mundo todo deviam ser revistas e atualizadas, ao meu ver.

Pedro_Borges
Veterano
# fev/22
· votar


O motivo da tensão é o fato da Ucrânia querer se tornar membro da OTAN. Putin alega que esse fato trás armamento inimigo pras margens de suas fronteiras. A fronteira da Ucrânia é a passagem mais importante pra Europa ocidental.

Agora devemos lembrar que com o fim da União Soviética, o mundo passava pela onda desarmamentista e os países antes componentes do bloco, tiverem que ceder suas armas nucleares para a Rússia, sob a garantia de nunca serem atacado por esta. A Ucrânia é uma das que tinha armas nucleares e cedeu.

Vale lembrar que a Rússia já quebrou o trato, quando atacou a Crimeia.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# fev/22
· votar


JJJ
Se o povo de um lugar, na sua imensa maioria, quer ser independente ou atrelado ao país X ou Y, acho que deve ter esse direito.

Não sei se chego a concordar com isso até pq o povo, em sua maioria, não faz ideia dos impactos políticos/econômicos que uma separação pode ter. É uma questão passional. Além disso, para negociar a independência de alguma região, tanto essa região quanto o país soberano dessa região devem concordar em seus termos, já que um dia estiveram sob a mesma égide.

ao que parece - gostaram de ser independentes da Ucrânia.

Vi alguns vídeos de manifestantes comemorando o momento que Putin reconheceu a independência das regiões de Donetsk e Luhansk, e vi um número bastante inexpressivo de manifestantes. Mas como esses vídeos não traduzem a voz do povo, posso estar enganado de novo. O ideal é mensurar esse número em um plebiscito limpo, pra se ter ideia do tamanho desses movimentos separatistas.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# fev/22
· votar


Pedro_Borges
Vale lembrar que a Rússia já quebrou o trato, quando atacou a Crimeia.

A Rússia pode argumentar que a Ucrânia pediu pra entrar na OTAN desde 2008, e isso fere os tratados deles. Se a OTAN declara guerra contra algum país, todos os países da OTAN entram obrigatoriamente em guerra contra esse país. Imagina se a Ucrânia entra nessa?

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar


kafka à beira-mar
tanto essa região quanto o país soberano dessa região devem concordar em seus termos, já que um dia estiveram sob a mesma égide.

Claro. Inclusive com observância da ONU e tudo mais. Tudo bonitinho.

kafka à beira-mar
O ideal é mensurar esse número em um plebiscito limpo

Concordo plenamente. Por isso frisei o "ao que parece". Tem que ver se é verdade mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


Não sei de quase nada.
Espero que as negociações levem à manutenção da paz.

Lelo Mig
Membro
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


kafka à beira-mar

Nada de novo no front... apenas uma repetição cíclica do que acontece há séculos.

Não dá prá analisar a situação com cabeça de brasileiro. A história da Europa/Eurasia é a história de guerras entre "tribos" e "povos" e, até outro dia, a grande questão sempre foi expansão territorial e, no mínimo, a manutenção de seu território. Ali todo mundo faz fronteira com todo mundo e sempre lutaram para não perderem "100 mts de terra".

Haja visto que Países do tamanho de um cu, como França, Inglaterra possuem exércitos muito maiores e melhores que o do Brasil, por exemplo.

A Rússia, muito antes do comunismo, é e sempre foi uma das grandes potências da região. Perdeu poder e virou motivo de chacota justamente na era comunista e o fracasso do mesmo. Nos últimos tempos vêm botando o pau na mesa de novo.

Agora, ela quer apenas manter suas fronteiras isoladas... não esta certa, nem errada... esta fazendo o que toda potência faz, o que "quem manda faz".

Só lembrar da crise dos mísseis, de 64... quando os soviéticos quiseram fazer base militar em Cuba. Os americanos não aceitaram (e com razão na época) os caras meterem misseis há 5 minutos de Washington.

Agora é a mesma coisa. A Rússia têm dinheiro, esta com saldo positivo, aguenta fácil uma sanção comercial porque ninguém vai parar de consumir seu gás e tem a aliança da China prá comer tudo que eles plantarem e tudo que andar sobre 4 patas ou botar ovos.

A real é que o "paizinho de bosta" da vez, ao lado da grande potência, é a Ucrânia.

Veja bem, não concordo com nada disso, sinto pelo povo ucraniano. Mas, não há nada de novo, nada que não ocorra há pelo menos 3 mil anos.

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Não faz sentido nenhum a Ucrânia entrar para a OTAN. Digo mais, a OTAN não faz sentido nenhum! Ressalva: sou um analfabeto em geopolítica e não estou disposto a correr atrás para reverter isso.

No mais, acho que o Biden sente que já viveu a vida e que é o momento de pôr sua misantropia em prática. Todo o misantropo não está disposto a morrer sozinho, ele precisa se certificar que não irá sobrar ninguém!

Juquinhaa
Membro Novato
# fev/22
· votar


Leitmotiv, a Ucrânia é só um fio condutor. O único interessado na guerra é os eua. Putin é mais esperto que Biden, que já mordeu a isca.

Drinho
Veterano
# fev/22 · Editado por: Drinho
· votar


Digo mais, a OTAN não faz sentido nenhum!

Me parece que retardados como Putin e Xi Jinping seriam no mínimo mais corajosos do que já são sem a existência da otan.....

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Drinho
Me parece que retardados como Putin e Xi Jinping seriam no mínimo mais corajosos...

Falei que era analfabeto em geopolítica, mas não nesse nível! Quem se mete em conflito no território dos outros são os Estados Unidos. Rússia e China sempre foram tímidos (e mais corretos) nesse aspecto!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


edit: moderação, pode apagar se quiser

Drinho
Veterano
# fev/22 · Editado por: Drinho
· votar


Rússia e China sempre foram tímidos (e mais corretos) nesse aspecto!

Rússia é super tímida mesmo, só está invadindo o vizinho desarmado...

Tranquilíssima...

Turma da paz e do amor....

Pedro_Borges
Veterano
# fev/22
· votar


Devemos lembrar que a invasão da Crimeia se deu por causa de que a Ucrânia queria entrar pra zona do euro e a Rússia que não aceitou. Há uma ingerência muito grande do Kremilin.

Lelo Mig
Membro
# fev/22
· votar


Todo mundo sóbrio na sala e eis que entra o Jonas, delirando...kkkk

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Putin, rei do norte, só isso a dizer

Lelo Mig
Membro
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"vc vai lembrar do q falei"

Eu lembrarei, tenho boa memória... lembro de pelo menos umas 15 profecias dos TJ que não se concretizaram; desde a batalha do grande dia do Deus Todo Poderoso (Apocalipse 16.14), na qual o mundo acabaria em 1914.

Vou lembrar de mais essa também.

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Drinho
Rússia é super tímida mesmo, só está invadindo o vizinho desarmado...

Você desconhece a história do imperialismo dos Estados Unidos ou só está se fazendo de louco/bobo?

makumbator
Moderador
# fev/22 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
na qual o mundo acabaria em 1914.

Vou lembrar de mais essa também.


Nossa Lelo, tu é velho mesmo hein! Em 1914 já acompanhava as profecias?

Wanton

Só os EUA tem licença pra serem imperialistas? Tudo bem que a Disney comprou a IP de Star Wars...mas peraí!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


edit: moderação se quiser pode apagar

Lelo Mig
Membro
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Só os Estados Unidos têm o direito de ser imperialista, tá?

Só eles podem entrar à força num lugar para tornar o lugar que eles invadiram livres, tá?

Você pare de falar mal dos EUA. Os russos são os malvadões, tá em todo filme de Hollywood, só não vê quem não quer.

Lelo Mig
Membro
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

A cada profecia que "não se cumpre" uma desculpa, correção ou reinterpretação. "Tá bão" Jonas, deixa quieto, não vale à pena.

Insufferable Bear
Membro
# fev/22
· votar


anúncio de paz e segurança
É o grande reset, né?

Lelo Mig
Membro
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

Conheço bem a ladainha "estão fora de contexto", "não era isso que significavam", "satanás agiu para confundir", "eram homens e não profetas" e etc... não é novo prá mim.

Jonas, na boa, não tenho que rivalizar religião e fé com você. Apenas, tenha certeza, você não é o primeiro TJ que "contraponho".

Os TJs fizeram dezenas de profecias erradas ao longo das décadas e a cada uma que não se cumpre, no dia seguinte vêm o discurso de "equivoco na interpretação" ou "aconteceu mas não do jeito que vocês entenderam".

Se você acredita tanto no Russell, continue se empenhando para conseguir seu lugar entre os 144 mil que não será fácil entre tantos TJs no mundo. (Ahhh, esqueci, esse número também não vale mais, né? Também mudaram a interpretação prá aumentar as vagas?)

Deixa quieto...


Acredita? legal, se é bom prá você, posso respeitar. Mas não queira se colocar como "conhecedor da verdade" porque até agora você só erraram e estas desculpas esfarrapadas só acalentam os próprios TJs.

Drinho
Veterano
# fev/22
· votar


Você desconhece a história do imperialismo dos Estados Unidos ou só está se fazendo de louco/bobo?

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Olha, de fato não nego que adoro ver o Russo tomando um pau do Rocky Balboa, mas vamos separar as coisas, mais calma e menos paixão de professor de história esquerdista contando sobre Pacto de Varsóvia….

O avanço da OTAN para o leste é inviável, a soberania da Ucrânia deveria ser respeitada e a vida real não é simples assim.

Não acho que você deveria tomar partido para nenhum dos dois lados.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


edit:

Lelo Mig
Membro
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

Jonas, acorda!
"respostas decoradas" é o que vocês fazem o tempo todo com a bíblia. Minhas respostas são pessoais.

"eu sim estou lendo e procurando responder de acordo em verdade"... sua leitura e "fonte de verdade" é a bíblia e textos dos próprios interpretes TJs. Cada religião cristã interpreta como convém e acusa a interpretação da outra como errada. Se é tão difícil interpretar corretamente um livro de 1500 páginas de onde vêm tua certeza que os TJs estã certos e os demais cristãos errados? Apenas na crença!

Não há discussão possível com relação a isso.

Repito, você acredita? Ótimo, posso respeitar.

Mas, não passa de crença, ok?

kafka à beira-mar
Membro Novato
# fev/22
· votar


Biden acabou de fazer um pronunciamento sobre a situação da Ucrânia.

Disse que vai impor sanções e mais sanções, interromper o comércio dos EUA e da Europa com a Rússia, mover as tropas americanas da OTAN para países como a Lituânia e proteger cada centímetro dos países membros da OTAN, interromper o NORD II. Ou seja, mais do mesmo.

Engraçado que ele se enrolou muito nesse discurso, gaguejando várias vezes ao ler pelo teleprompter.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Lelo Mig
"respostas decoradas" é o que vocês fazem o tempo todo com a bíblia.
Se o tema é o que a bíblia diz, vc esperava que minhas respostas se baseassem no que? no alcorão?
E sim, minhas repostas são pessoais, iguais as suas, mas eu realmente estou procurando escutar o que vc diz, já o oposto...

ua leitura e "fonte de verdade" é a bíblia e textos dos próprios interpretes TJs. Cada religião cristã ... acusa a interpretação da outra como errada.
Não é nem questão de acusar, é que se não achassemos que a nossa interpretação é a correta, qual seria o ponto de a religião existir? kkkk não faz sentido isso, é óbvio que quem acredita numa religião se torna "descrente" da outra, oras...

Se é tão difícil interpretar corretamente um livro de 1500 páginas de onde vêm tua certeza que os TJs estã certos e os demais cristãos errados?
Pelos argumentos apresentados com base nos textos bíblicos! Você acha que eu sou TJ pq meus pais me ensinaram assim?
Se você realmente lesse algum artigo sem má vontade (e sem julgamento de acreditar ou não na bíblia em si) tenho certeza de que veria que nossas interpretações fazem sentido

P.S n vou desvirtuar mais, pq isso pode estar irritando os outros, vou até editar os demais posts e deixar apenas esse:
no dia que estiver a fim, leia um artigo, sem compromisso de acreditar, apenas de ver se os argumentos fazem sentido com a leitura da bíblia, depois nois conversa...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o conflito Russia vs Ucrânia