Fogo no Borba Gato!

Autor Mensagem
ProgVacas
Membro Novato
# ago/21
· votar


makumbator

Olha a responsabilidade, meu chapa! Tá disparando mentira de graça ou tá ganhando alguma coisa pra isso?

makumbator
Moderador
# ago/21
· votar


ProgVacas

O Cabral não pagava a galera? Caloteiro? Então pode queimar a estátua...

Wanton
Veterano
# ago/21
· votar


makumbator
enquanto que certos movimentos sociais cobram pra galera ficar na invasão deles

Pelo menos eles entregam um lugar para morar! Tem movimentos sociais que vendem lotes no céu cobrando 10% do salário. Se o militante não pagar, é ameaçado de queimar por toda eternidade - o que é o micro-ondas do tráfico perto disso?!

makumbator
Moderador
# ago/21
· votar


Wanton
Pelo menos eles entregam um lugar para morar!

E o Pedro Álvares Cabral entregava uma vida de aventuras a seus comandados. Isso é como Mastercard, não tem preço.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/21
· votar


entregava uma vida de aventuras a seus comandados. Isso é como Mastercard, não tem preço.

isso me lembrou este video do porta dos fundos



Pedro_Borges
Veterano
# 18/dez/22 22:30 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/12/18/justica-de-sp-con dena-motoboy-por-incendiar-estatua-de-borba-gato-ato-acendeu-debate-so bre-homenagens-a-escravocratas.ghtml

Wanton
Veterano
# 18/dez/22 23:20
· votar


Quero ver condenar os bolsomínions alucinados pelos atentados em Brasília.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/dez/22 00:07
· votar


Se tiverem sido identificados, pode ter certeza que serão condenados.

brunohardrocker
Veterano
# 19/dez/22 10:15
· votar


Eu votaria junto ao PSOL pela retirada da estatua de local público.
Não há motivos para culto a esta figura.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/dez/22 10:23 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


brunohardrocker

Aqui em Goiânia tem uma estátua do Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, bandeirantes, no cruzamento da Avenida Anhanguera com a Goiás, as duas principais avenidas do plano inicial da cidade, que tem sido muito questionada pelos mesmos motivos.

Bartolomeu escravizou os índios para exploração do ouro. Por outro lado, também é tolerado por ter sido ele o desbravador que trouxe a ocupação dessas terras.

O JJJ disse: "O grande problema (como sempre) é querer enxergar o passado com as lentes de 2021..."

Também penso que a história fica pra história, esses caras, por bem ou por mal fizeram parte da história de um povo.

Aqui também tem um Avenida tradicional onde há grandes empreendimentos voltados ao agronegócio, tais como comércio de produtos agropecuários e por isso se tornou referência, que se chama Avenida Castelo Branco e agora os vereadores querem, porque querem mudar o nome para Iris Rezende, sob o pretexto de que Castelo Branco foi um presidente ditador. A população é contra a mudança.

brunohardrocker
Veterano
# 19/dez/22 10:44
· votar


Pedro_Borges

Nomes de ruas e avenidas até decaem o significado com o tempo. Vira só referencial para localização. Mas estátuas ja tem uma pegada muito gritante de culto e homenagem.
Uma coisa é o Cristo Redentor, que significa culto para um povo inteiro e carrega um significado positivo. Outra coisa são essas figuras que por mais que sejam históricas, não se justifica ter uma escultura pública homenageando nos nossos tempos. Por um lado fere pessoas, por outro ninguém dá a mínima. Acho que pela sensibilidade do presente, se retira de culto e homenagens o que não se teve sensibilidade no passado.
Grita mais alto aí, o bom senso.

Lelo Mig
Membro
# 19/dez/22 10:45 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"questionada pelos mesmos motivos."

Existem em toda região por onde andaram, São Paulo, Minas, Mato Grosso, Goiás. Principalmente aqui em São Paulo onde houve uma campanha forte para criar uma identidade paulistana calcada no "desbravador destemido e empreendedor".

Foram colocadas para representar apenas uma parte dessa história: a pessoa do desbravador. Ignorando o assassino, o escravocrata. Ignorando, acima de tudo, suas vítimas, ignorando o custo humano de tanto empreendedorismo.

Porém, são outros tempos. Façam campanha, pressionem deputados e vereadores, conscientizem por meio da educação e vamos, afinal, remover as estatuas e lhe dar lugar em museus, dentro de contextos corretos.

Sair queimando a porra toda, prá mim não justifica num País que se pretende civilizado.

Afinal quem me garante que o objetivo final é realmente fazer "justiça com relação as vitimas dessa opressão" ou lucrar com os holofotes que este tipo de ato proporciona?

Prefiro os meios civilizados de consertar as coisas.

Black Fire
Gato OT 2011
# 19/dez/22 14:01
· votar


Bola Gato >

Lelo Mig
Membro
# 19/dez/22 14:32
· votar


Fogo no Borba!



Drinho
Veterano
# 21/dez/22 07:37
· votar


Lelo Mig

Fogo no Barba!

Estamos juntos, porém devemos controlar nossos instintos primitivos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fogo no Borba Gato!