Fogo no Borba Gato!

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# jul/21
· votar


Lelo Mig
Sou descendente de espanhóis, os hispânicos só fizeram bosta aqui, só mataram, roubaram, escravizaram e estupraram, foram muito pior que os portugueses. Eu devo pagar por isso? Eu tenho culpa disso?

Carai Lelo, queimaram a sua casa ou a estátua do borba? kkkk

makumbator
Moderador
# jul/21
· votar


ProgVacas

Isso não importa mais. O véio da Havan vai mandar consertar a estátua e todos ficarão felizes no final (a galera fez seu protesto, o Borba Gato reavivou sua fama um pouquinho, a prefeitura vai ganhar uma reforma grátis e o empresário vai poder lacrar dizendo que salvou a memória da cidade).

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jul/21
· votar


-Dan
Borba gato foi só uma estátua que pra criar o impacto (produtivo ou não, vale questionar)
deixa eu adiantar: improdutivo

JJJ
Veterano
# jul/21 · Editado por: JJJ
· votar


LeandroP
Simboliza o quê?

Nem sempre me preocupo com isso, mas às vezes eu vou num lugar pra ver a estátua de alguém específico. Outras vezes eu só me preocupo com a beleza artística da obra (mesmo sem saber quem ou o quê ela simboliza).

Um exemplo de uma que eu corri atrás pra conhecer. Cervantes, em Madrid, com seu mais famoso personagem, Don Quixote de la Mancha

Toda estátua é uma escultura. E escultura é arte. Pode ser boa ou ruim (de acordo com o gosto de cada um), mas eu sempre defendo que exista.

Se alguém cancelasse Cervantes há 10 anos atrás e destruísse essa maravilha aí, eu não teria a chance de ter visto.

É disso que se trata: ARTE, CULTURA, HISTÓRIA. Pra mim, nessa discussão, não entra religião, não entra política, não entra porra nenhuma, só arte, cultura e História.

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


JJJ

Por que alguém cancelaria Cervantes?

JJJ
Veterano
# jul/21
· votar


ProgVacas

Sei lá... andam cancelando por qualquer coisa.

makumbator
Moderador
# jul/21 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas

Pois saiba que em 2020 atacaram estátuas do Cervantes nos mesmos moldes desse ataque ao monumento do Borba Gato. A justificativa? Cervantes pelos padrões atuais é um racista, homofóbico escroto e machista tóxico.

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


makumbator

Não sabia.

-Dan
Veterano
# jul/21 · Editado por: -Dan
· votar


Jonas Kahnwald
deixa eu adiantar: improdutivo


Prós e contras complexos mesmos. Mas a crítica de ter que levantar a ficha corrida de cada manifestante e avaliar se eles fazem caridade ou trabalhos sociais em maior quantidade do que protestos, impondo a obrigatoriedade de um grupo não protestar porque deveriam fazer trabalhos comunitários ao invés, é só uma indignação contra o protesto quase irracional. Parece só uma defesa velada do status quo mesmo.

-Dan
Veterano
# jul/21 · Editado por: -Dan
· votar


JJJ
Toda estátua é uma escultura. E escultura é arte. Pode ser boa ou ruim (de acordo com o gosto de cada um), mas eu sempre defendo que exista.

Sim. Em um contexto, ela é uma obra de arte, uma escultura, ou um retrato histórico. Mas achar que é apenas um monumento para turistas, ou um mero resgate memorial, é uma visão superficial, talvez de quem não tem algumas dores relacionadas ao seu símbolo, e, por isso, se acha no direito de chamar de ignorantes aqueles que se ressentem.

E profanações de monumentos ao longo da história são tão história quanto os próprios monumentos, que, via de regra, são expressão (simbólica) do poder de um grupo hegemônico. Projeta no espaço público um legado mesmo. Serve de propaganda, uma espécie de pedagogia simbólica do vencedor.

Quando esse grupo perde a hegemonia, vacila, ou gera indignação (alou brasil 2021) ocorrem as profanações. Monumentos erguidos pelos nazistas, os símbilos da antiga URSS, o enforcamento do Sadan, todos foram seguidos de profanações.

Os símbolos tem grande carga de valor conforme significações, dos valores e das ideologias disputadas no presente. Analisar apenas com os livros de história do lado é capenga, passa longe de explicar exaustivamente o fenômeno. Fica aquela aula do professor de história de 80 anos, abraçado a uma metodologia, que não se liga no que acontece no hoje. Desatrelar história de sociologia dá isso.

É complicado achar que é só uma obra de arte. São monumentos intencionais, muitas vezes personalistas com o claro sentido de exaltação dessas figuras que a história laudatória, positivista, projetou. Dizer que no presente apenas cabe uma postura contemplativa em relação a esse passado da desonra e de crimes contra a humanidade é abjeto.

Profanar pode não ser o meio mais eficaz contra o símbolo, mas são as disputas do espaço público, disputas simbólicas, disputas de memória... Não entender isso é advogar pelo status quo, pura e simplesmente.

Juquinhaa
Membro Novato
# jul/21
· votar


quando erguerem a estátua do bolsonaro não vai poder atear fogo?

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


O artista que construiu o Borba Gato nem é relevante. Parece-me que está havendo um falso paralelo, porque pelo que entendi não é a obra de Cervantes, o problema, mas o artista. O contrário do Borba Gato.

Dom Quixote de La Mancha sequer existiu.

JJJ
Veterano
# jul/21 · Editado por: JJJ
· votar


-Dan

Entendo, mas vejo diferente. E insisto: se cada obra for destruída porque quem mandou fazer, quem fez ou quem foi retratado foi cancelado, vai sobrar pouca coisa pelo mundo pra ser vista.

JJJ
Veterano
# jul/21
· votar


ProgVacas
Dom Quixote de La Mancha sequer existiu.

O sítio do pica pau amarelo também é fictício e por muito pouco não cancelaram Monteiro Lobato.

JJJ
Veterano
# jul/21
· votar


O grande problema (como sempre) é querer enxergar o passado com as lentes de 2021...

Lelo Mig
Membro
# jul/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"vai sobrar pouca coisa pelo mundo pra ser vista... O sítio do pica pau amarelo também é fictício e por muito pouco não cancelaram Monteiro Lobato."
"O grande problema (como sempre) é querer enxergar o passado com as lentes de 2021..."

... e diga-se de passagem, uma lente bem bosta!

No fundo o que se resume é o de sempre: "Minha visão é a correta porquê eu estou do lado político certo."

Não há análise preocupada em ser isenta, imparcial e, principalmente, produtiva. Um País que não consegue superar problemas sérios, presentes, e quer consertar um passado, que nem conhece direito. Achar que se atinge o Bolsonaro com uma ato destes é de uma ingenuidade bizonha. Essa merda têm o mesmo efeito de um tweett de atriz da Globo, ou seja, nenhum.

Enquanto a estátua do bandeirante (que quase ninguém sabe quem foi) arde em chamas, o pior presidente da história do País segue imaculado e construindo sua reeleição.

É de uma ausência total de objetividade prática e de uma pobreza intelectual enfadonha.

JJJ
Veterano
# jul/21
· votar


Lelo Mig

Sem contar que qualquer ato de vandalismo (seja a que pretexto for) é sempre contraproducente, numa sociedade conservadora pra caralho como a nossa. Ou seja, não só não arranha a imagem do pior presidente que já tivemos, como ajuda o coiso! Ele quer é mais!

-Dan
Veterano
# jul/21
· votar


JJJ
Entendo, mas vejo diferente. E insisto: se cada obra for destruída porque quem mandou fazer, quem fez ou quem foi retratado foi cancelado, vai sobrar pouca coisa pelo mundo pra ser vista.

Não entendi. Cada caso é um caso. Existem zilhões de obras pelo mundo, nem todas retratam genocidio, e as que retratam, que o legislativo decida pela retirada ou não. Profanação e protesto é outra coisa.

-Dan
Veterano
# jul/21
· votar


Por mais improdutivo que tenha sido o protesto, ja que o presente não renunciou na manhã seguinte kkkk, deu ibope (objetivo primario de qualquer manifestação), gerou muita discussão, pessoas passaram a conhecer o bandeirante e sua história podre, pessoas passaram a gostar mais ainda do bandeirante e sua historia heroica, topicos e mais topicos de discussão, deu pros advogados do status quo se revelarem, talvez mais gente se identificar com a causa, recutucar a ferida da nossa historia recente de escravidão que tem impactos claríssimos ainda hoje, enfim..

Acho que gerou mais resultado do que uma passeata pacífica com cartazes, aprovada pelo comitê de como minorias devem se manifestar.

Lelo Mig
Membro
# jul/21
· votar


-Dan

Ok..., encerro minha opinião por aqui. Se amanhã um grupo (da qual não pertenço, mas sei que existe) atear fogo no Instituto Lula, sob a alegação de que ele foi o maior ladrão da história desse País, vou esperar a seu discurso sobre a "liberdade de manifestação de minorias" e aos advogados do status quo em defesa do "patrimônio".

Se falar que é diferente porque o Instituto Lula é privado e ninguém provou que ele roubou, vou achar que você é um liberalzinho, assim como acham que sou "branco da elite". Afinal, o que vale é o que "um grupo decide" e se pode por fogo no público, no privado seria mais correto ainda, né?

"Acho que gerou mais resultado do que uma passeata pacífica com cartazes, aprovada pelo comitê de como minorias devem se manifestar."

A motociata do imbecil também gerou "resultado" e foi falada a semana inteira. Significa que é bom?

-Dan
Veterano
# jul/21
· votar


Lelo Mig

Uou! de repente um "E o Lula?"

Comparar profanação de uma estatua com por fogo num instituto, lula com borba gato...

Não vou entrar nessas analogias infantis.

Perceba, em momento algum advogo em favor de queimar coisas. Releia com calma e sem afetação o que escrevi, ja que parece que esse protesto te trigou pesado.

O que discorri foi sobre a precipitada e voraz critica quanto ao protesto e aos protestantes, suas aplicabilidades, seu modus, suas intenções. Isso vale para qualquer protesto, profanações e revoltas tão normais quanto estátuas, quando a vida está uma bosta. Principalmente por parte de um grupo que mais sofre. Não quer dizer que endosso, como também não quer dizer que saio condenando emocionalmente, como dono da verdade.

Obvio que quando vejo tal ato, meu vies é de tomar as dores do grupo, e nao da estatua kkk. Mas não tenho bagagem para metrificar utilidades, consequencias e estrategias dos protestantes. Percebi que o protesto alcançou visibilidade. Se atingiu os objetivos dos caras, sei la. Se foi produtivo, julgo questionável desde a primeira vez que postei nesse tópico.

Que a voz deles seja ouvida. Espero que os danos não machuquem alguem como a destruição de um instituto poderia causar.

A motociata do imbecil também gerou "resultado" e foi falada a semana inteira. Significa que é bom?

Uai, se a manifestação do bozo gerou resultado, não vou fazer cartilha de como o Bozo deveria se manifestar. Tenho apreços diferentes à manifestação dos dominantes com a dos oprimidos, btw

lamas92
Membro Novato
# jul/21
· votar


O perigo de reescrever a história é perder o real significado de época.
O que hoje é um acerto, amanhã pode ser um erro.

Analogamente, fizeram o mesmo com uma avenida em Niterói para homenagear Paulo Gustavo. Daqui há algum tempo, alguém certamente perguntará "quem foi esse?"

Mas isso não é só por aqui. Nos EUA, Gen Lee já foi lembrado dando nome a um Charger R/T com a bandeira confederada no teto, na série Os Gatões. Hoje, essa bandeira está banida e dá briga...

Maldito revisionismo. É a eterna briga pelo poder da narrativa.

Lelo Mig
Membro
# jul/21
· votar


lamas92

"É a eterna briga pelo poder da narrativa."

Matou à pau! Essa frase resume tudo.

-Dan

"Uou! de repente um "E o Lula?"

Nada à ver com essa surrada analogia, nem vou perder tempo explicando, você é bastante inteligente, entendeu o que eu quis dizer, não vêm me sacanear.

entamoeba
Membro Novato
# jul/21
· votar


ProgVacas
Bom, eu disse que queimar a estátua foi simbólico, que na verdade o queimado é Bolsonaro. Galera não entendeu, mesmo.

Simbólico para um grupo muito restrito. Para o povão, a mensagem é literal. O lugar dessa arte que fala com poucos não é nas manifestações.

Eu achei bonito, mas achei contraproducente.

entamoeba
Membro Novato
# jul/21
· votar


A esquerda precisa aprender que linguagem não se impõe à força!

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


entamoeba

Eu concordo sim, que atingiu poucos. Aqui mesmo no tópico o que vemos é uma reprodução dos sentimentos da sociedade perante o fato.

Sobre ter sido contraproducente... Depende do que se esperava produzir. A esquerda quer destruir o que Bolsonaro construiu para reconstruir em acordo com sua prática política, mas derrubar o cara não está nas mãos dos manifestantes. A esquerda eleita está pronta pra votar sim pelo impeachment, mas não vai passar, por nada. Foi só a CPI parar para haver novamente um problema de logística do Ministério da Saúde, a fim de desgastar os governadores e prefeitos. Apareceu esquema de corrupção envolvendo Flávio Bolsonaro e Arthur Lira, o presidente da casa.

O que se quer produzir para considerar o incêndio da estátua contraproducente?

entamoeba
Membro Novato
# jul/21
· votar


ProgVacas
O que se quer produzir para considerar o incêndio da estátua contraproducente?

As manifestações buscam o engajamento popular contra o Bolsonaro. Só que o povo não gosta de vidraça quebrada, nem de estátua incendiada. É contraproducente porque afasta o povo e produz insumos para alimentar a narrativa bolsonarista. As redes bolsonaristas assimilaram com muito mais competência a produção de signos para mobilizar as massas. Se não fosse por isso, esse governo de merda já teria caído faz tempo.

JJJ
Veterano
# jul/21
· votar


o povo não gosta de vidraça quebrada, nem de estátua incendiada. É contraproducente porque afasta o povo e produz insumos para alimentar a narrativa bolsonarista.

Cirurgicamente preciso.

Lelo Mig
Membro
# jul/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"É contraproducente porque afasta o povo e produz insumos para alimentar a narrativa bolsonarista... esse governo de merda já teria caído faz tempo."

Explicou muito bem algo que sugeri em meu texto mas ficou confuso e meio perdido na minha narrativa "em defesa do BG". À acrescentar apenas (que também deixei implícito no meu texto) é que, gostem ou não, ninguém do povão faz analogia de Bolsonaro ou da elite com o Borba Gato. Contraproducente é pouco.

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


entamoeba
Só que o povo não gosta de vidraça quebrada, nem de estátua incendiada.

Mas também não acho que isso possa levar ao contrário, simpatizar com Bolsonaro.

afasta o povo e produz insumos para alimentar a narrativa bolsonarista

Narrativa que não seduz mais, sou otimista. Apenas mantém um curral eleitoral que pode elegê-lo Senador ou até Governador do Rio, que seja, isso se ele estiver elegível no futuro próximo, até antes do câncer matá-lo. Bolsonaro está acabando, caríssimo. Então o incêndio na estátua não culmina necessariamente no fortalecimento, ou mesmo um mínimo favorecimento da imagem dele.

As redes bolsonaristas assimilaram com muito mais competência a produção de signos para mobilizar as massas. Se não fosse por isso, esse governo de merda já teria caído faz tempo.

Acredito que o fator determinante para tal nem seja a sagacidade dos bolsonaristas. Penso que seja devido ao esquema de corrupção que eu mencionei, envolvendo o Flávio e o Arthur Lira na compra das vacinas, não apenas esse, mas outros do tipo, que criam, entre quem poderia por razões apenas políticas passar para o Congresso votar o impeachment, um vínculo, mais para uma cumplicidade, amarrando as decisões a fatores escusos.

Não vamos superestimar os caras, porque eles não conseguiram tudo isso sozinhos. Variáveis até mais importantes do que o bolsonarismo proporcionaram caminhos para essa rede familiar criminosa ocupar um Poder da República. Mídia, antipetismo, Lava-jato, STF, exceções de todas as instituições democráticas etc. Se isso se repetir, não será por culpa nenhuma da esquerda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fogo no Borba Gato!