Fogo no Borba Gato!

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# jul/21


https://g1.globo.com/sp/noticia/2021/07/24/estatua-de-borba-gato-e-inc endiada-por-grupo-em-sao-paulo.ghtml

makumbator
Moderador
# jul/21 · Editado por: makumbator
· votar


entamoeba

Violência contra animais é errado. Vou avisar lá no 4chan (o fórum oficial dos LOL cats). Isso não vai ficar assim.

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Começaram a queimar os símbolos da elite por aqui ou é um acidente?

Lelo Mig
Membro
# jul/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Analisar e julgar um Bandeirante que viveu há 300 anos atrás pela ótica atual... nossa! que ato de rebeldia!

Cada dia estou mais estupefato com a quantidade de idiotas e com a burrice generalizada que assola este País.

Esse revisionismo lacrador é a coisa mais estúpida que têm ganho força ultimamente entre a "galerinha dubem".

brunohardrocker
Veterano
# jul/21
· votar


Lelo Mig
um Bandeirante que viveu há 300 anos atrás

Acho que o povo se sente mais ultrajado pelo fogo e fumaça, causando transtornos num local publico, portanto se revolta contra quem o fez, do que pela memória do tal bandeirante que o cidadão comum nem lembra quem é.

Não sei você, mas não é todo dia que eu vejo alguém com um camisa estampada do Borba Gato por ai.

Indiegesto
Membro Novato
# jul/21 · Editado por: Indiegesto
· votar


Muito bom. Mas, estátua não revida kkk

Um bando de moleques inconsequentes. Sou mais o João Gordo e a Vivi que estão fazendo um trabalho foda ajudando moradores de rua. Isso é ser esquerda. Isso é se preocupar com o povo. O resto é conversa pra gado.



Luiz Almeida
Veterano
# jul/21
· votar


Estou mais preocupado com o fogo lá no Resort Rio Quente.... playboy/off

Lelo Mig
Membro
# jul/21
· votar


brunohardrocker

"o cidadão comum nem lembra quem é."

A grande maioria da população não faz idéia de quem ele foi.

Incluindo este povo "contra Borba Gato", que também não é lá muito inteligente, não sabe história, prá variar devem ter embarcado em alguma bobagem que alguém proferiu.

Já que não temos "revolucionários" com culhões de queimar o Bolsonaro ou o Lula, vamos fingindo que queimar o Borba Gato significa alguma coisa.

Johnny Favorite
Veterano
# jul/21
· votar


Lelo Mig

O Borba não era um notório escravagista e genocida indígena?

Lelo Mig
Membro
# jul/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Johnny Favorite

"O Borba não era um notório escravagista e genocida indígena?"

Qual Bandeirante não era nessa época? Qual padre ou jesuíta não era nessa época? Qual explorador não era?

E Borba Gato nem foi o pior, não têm o histórico de chacinas e escravos de Fernão Dias, por exemplo.

E o outro lado? Borba Gato matou um enviado do rei, o administrador geral das Minas, crime de lesa-pátria, e viveu por anos refugiado nas selvas, vivendo como um deus, entre os indígenas. Podemos dizer portanto que ele era um revolucionário anti-império?

Essa gente que quer julgar Borba Gato e outros bandeirantes por terem sido escravagistas e exterminadores de índios não se dão conta que sem estes Bandeirantes nem estariam aqui, simplesmente não existiriam, o País não existiria.

Agora, eu me pergunto, essa gente que quer crucificar Borba Gato esta fazendo o quê mesmo pelos povos indígenas atuais? Alguém é capaz de responder?

Talvez transcrevendo as regras de pronome neutro para o tupinambá!

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Johnny Favorite
O Borba não era um notório escravagista e genocida indígena?


Não perguntou para mim, mas sim, foi um genocida. Acho que só por isso já é razão para qualquer um que não concorde com o ato de protesto se fechar e deixar acontecer. Se por um lado não faz sentido queimar a estátua, que não revida, como lembrou o colega Indigesto, por outro tão pouco faz criticar a galera que fez isso.

E, também, há de se lembrar que a estátua já foi atacada algumas vezes, pichada, principalmente, com vários setores da esquerda apoiando publicamente nas redes sociais. Quero dizer que é fácil demais implantar apoiadores do governo, ou esse povinho antiesquerda, para barbarizar a manifestação, tacar fogo na estátua, para a finalidade de deslegitimar a manifestação.

Não sei como o pessoal consegue engolir tudo sem questionar, sem desconfiar de nada.

Além do que acho incongruente para quem critica o culto à personalidade, importar-se com uma estátua cafona, que emporcalha a Periferia Sul da Capital. Localidade cheia de trabalhadoras e trabalhadores negros, que são obrigados a olhar para um algoz de seus ancestrais a todo momento; para mim é sadismo, ninguém merece. Passou da hora dessas estátuas (Anhanguera no Parque Trianon, também) serem derrubadas ou retiradas, que seja.

Pensar como branco privilegiado é fácil.

Pensar como um negro ou índio esclarecidos... Só eles mesmos para entenderem.

Seja quem tiver sido o responsável, mandou bem.

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


Lelo Mig
viveu por anos refugiado nas selvas, vivendo como um deus, entre os indígenas.

Quem contou essa história? Os índios ou o próprio?

sem estes Bandeirantes nem estariam aqui, simplesmente não existiriam, o País não existiria

Como sabe? É palpite.

Agora, eu me pergunto, essa gente que quer crucificar Borba Gato esta fazendo o quê mesmo pelos povos indígenas atuais? Alguém é capaz de responder?

Não são condições sine qua non. Não é obrigatório "crucificar" Borba Gato e lutar pela causa indígena. Só que me passa pela cabeça que as pessoas que se revoltam com o culto à personalidade de Borba Gato, materializado nessa estátua antiga, cafona e démodé, respeitam muito mais a causa indígena do que quem se revolta com o ato ignorando o simbolismo.

O Governo Bolsonaro tem sido o recordista em ataques às comunidades indígenas e aos negros. Queimar Borba Gato é queimar Bolsonaro e sua política.

Muito justo, portanto.

Lelo Mig
Membro
# jul/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ProgVacas

"Como sabe? É palpite."

Esses caras fundaram as principais cidades e abriram as picadas que hoje são as rodovias que ligam os Estados.

Não havia ninguém aqui nessa época além dos índios. A população brasileira, as cidades, bem ou mal foram feitas por este imigrantes. Estamos aqui por causa deles, repito, bem ou mal.

Borba Gato nem foi um grande "fundador de cidades", mas toda a região dos arredores de Belo Horizonte, pelo lado de Sabará, foi desbravada por ele, assim como toda a "ligação" SP - MG, por ele e Fernão Dias (que era seu sogro).

"Como sabe? É palpite."

Borba Gato passou 15 anos, refugiado, nas selvas, vivendo com indígenas, ele matou um fidalgo enviado pelo rei. Existem registros, documentos, existem livros. Ao contrário do que muitos pensam a história colonial brasileira é bem registrada. Basta ter um pouco de disposição para a leitura.

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


Lelo Mig
Esses caras fundaram as principais cidades e abriram as picadas que hoje são as rodovias que ligam os Estados.

Eu sei, bicho, mas só eles eram capazes de fazer isso? E foda-se se foi à base de assassinatos e escravidão? Em qual época verdadeiramente a escravidão não foi imoral e vergonhosa para uma sociedade civil? Eu entendo que à época a coisa era assim, mas a gente não pode se envergonhar dessa passagem na nossa história?

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


Continuando...

Basta ter um pouco de disposição para a leitura.


Eu tenho. Indica uma leitura por favor...

Lelo Mig
Membro
# jul/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ProgVacas

"só eles eram capazes de fazer isso?"

Quem poderia fazer?
Talvez se a Odebrecht existisse em 1700, né?
Cara, acorda, essa é a história que tivemos. Talvez se a mãe do Bolsonaro não tivesse metido com o pai dele no dia X, o Bozo não existisse.... que viagem!

"a gente não pode se envergonhar dessa passagem na nossa história?"

Você é descendente de indígena? Então seja coerente e se mate! Você não deveria estar aqui. Falando sério, me permita pensar diferente de você camarada. Eu não vou me envergonhar de um passado distante onde tudo era diferente e não há o que ser feito para mudar. E que teve fatores positivos também.

Sou descendente de espanhóis, os hispânicos só fizeram bosta aqui, só mataram, roubaram, escravizaram e estupraram, foram muito pior que os portugueses. Eu devo pagar por isso? Eu tenho culpa disso? Você nunca vai me ver passando pano prá colonização espanhola porque tenho sangue espanhol, mas também não vai me ver querendo revisar a história. Estou no Brasil porque Colombo, Américo Vespúcio, Cabral e demais exploradores estiveram aqui... não importa, não há como mudar isso. A única coisa que posso fazer é não fuder os índios como eles fizeram.


Vivemos um presente onde neguinho não consegue derrubar o pior presidente da história e moçada preocupada com estátua do Borba Gato?

"Queimar Borba Gato é queimar Bolsonaro e sua política."

As pessoas nem sabem quem foi Borba Gato, nem os de direita nem os de esquerda. Falta de cultura não discrimina ideologia.

entamoeba
Membro Novato
# jul/21
· votar


É mais fácil queimar o Borba Gato do que o Monumento às Bandeiras.

BG é um algo fácil porque ele é uma afronta aos sentidos.

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Lelo Mig
Talvez se a Odebrecht existisse em 1700, né?
Cara, acorda, essa é a história que tivemos. Talvez se a mãe do Bolsonaro não tivesse metido com o pai dele no dia X, o Bozo não existisse.... que viagem!


Então... Eu não visito o universo do se (risos!). Não especulo sobre o que poderia ter acontecido na história distante. Não seriamente, pelo menos. Se, como você disse anteriormente, não fossem os bandeirantes nós não existiríamos, qual a reação que você espera? Lamentação? Para mim nenhuma. Se nós não existíssemos nada disso que estamos vivendo importaria, enfim.

Vivemos um presente onde neguinho não consegue derrubar o pior presidente da história e moçada preocupada com estátua do Borba Gato?

Essa leitura é pessoal, sua. Ninguém está preocupado com Borba Gato.

A minha leitura está no simbolismo. Já expliquei e você respondeu: As pessoas nem sabem quem foi Borba Gato, nem os de direita nem os de esquerda. Falta de cultura não discrimina ideologia.

As pessoas é muita gente. Eu sei, você sabe, entamoeba, Johnny sabem. Quem queimou a estátua hoje sabe bem o que estava fazendo. Não somente, mas o motorista do caminhão que descarregou os pneus, aquelas pessoas todas que auxiliaram o ato... Muita gente não sabe, muita gente sabe.

Lelo Mig
Membro
# jul/21
· votar


ProgVacas

"Eu tenho. Indica uma leitura por favor..."

Li alguns há tempos, porque acho a história inicial do Brasil fantástica, daria um monte de filmes incríveis. A história de Hans Staden mesmo é surreal.

Não recordo nomes agora, mas vou dar uma revisada aqui e volto depois.

Quem tem coisas muito boas sobre essa história antiga do Brasil é o Eduardo Bueno.

Busquei este vídeo (porque o tema aqui foi BG) só para exemplificar, caso você não o conheça. O canal dele é bem legal.



ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


Lelo Mig
Você é descendente de indígena? Então seja coerente e se mate! Você não deveria estar aqui

O Drinho roubou a tua senha? Risos!!!

Falando sério, me permita pensar diferente de você camarada.

Mano, estou debatendo, apenas apontando o que eu considero ser falho no seu raciocínio. Pode discordar tranquilamente, pensar diferente, para mim tudo bem.

Eu não vou me envergonhar de um passado distante onde tudo era diferente e não há o que ser feito para mudar.

Não digo envergonhar-se pessoalmente, mas enquanto humano. É vergonhoso sim. E nesse campo se você ainda não consegue ver isso precisa aprender a se desvencilhar mais de si e apurar o seu olhar coletivo.

Pessoalmente, tal qual você, também não me envergonho. Mas enquanto pessoa humana ainda considero uma passagem terrível.

brunohardrocker
Veterano
# jul/21
· votar


Lelo Mig
esta fazendo o quê mesmo pelos povos indígenas atuais? Alguém é capaz de responder?

Desprezando o interior do país e colocando sobrenome Guaraná Kuat no twitter.

entamoeba
Membro Novato
# jul/21
· votar




Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jul/21
· votar


É mais fácil queimar uma estátua do que ajudar os indígenas ou negros? não sei... mas o fato é que com certeza é bem menos produtivo

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


Jonas Kahnwald

Seu comentário está interminado ou mesmo confuso.

O que quis dizer? Você está desvinculando a luta contra as políticas eugenistas desse governo com o ato da queima do monumento?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jul/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


ProgVacas
Quero dizer que esforços teriam resultados (MUITO) melhores se fossem direcionados a boas ações do que a protestos

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


Jonas Kahnwald

Quais? Oração?

entamoeba
Membro Novato
# jul/21 · Editado por: entamoeba
· votar


1. Achei a imagem do BG pegando fogo bem bonita! Eu quero essa estátua de pé, para que ela possa nos propiciar belas imagens como às de hoje.

2. Por outro lado, pode ter sido mais um tiro no pé da esquerda, que acaba fazendo o serviço de reforçar o discurso moralista que fala ao pudor do brasileiro.

Tenho um mix de sentimento por essa obra de arte de gosto duvidoso. É como aquela estátua do Cristiano Ronaldo. São tão feias que me fazem sorrir. Gosto do coletinho estilo Playmobil do BG, gosto da modelagem ingênua, das proporções equivocadas, da afronta à paisagem que ele representa.

É fácil odiar o BG de Santo Amaro. Ele não é uma escultura do Victor Brecheret. Não tem valor artístico intrínseco. É um totem bizarro que é a cara da cidade. São Paulo não é o Monumento às Bandeiras, São Paulo é o Borba Gato de Santo Amaro.

Alguma coisa acontece no meu coração...

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jul/21
· votar


ProgVacas
Apesar do tom jocoso da sua pergunta, sim, até oração teria um.valor maior
Digo até, pq pra vc que não acredita em Deus, me responda que bem esse.protesto gerou a essas pessoas?
Deixa eu facilitar tua vida: ZERO!

Mas não, eu não falava de oração, eu falava de atitudes de ajuda prática, que com ctz, até pra quem não acredita em Deus, teriam benefícios bem mais evidentes e claros do que botar fogo numa estátua

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jul/21
· votar


Se minha resposta não foi didática o bastante, respondo com uma ilustração:

Imagine que houvesse uma estátua de Hitler no lugar dessa... O que faria mais bem à comunidade judaica, aos negros, aos perseguidos em geral que moram no Brasil:

1) Queimar a estátua de Hitler
2) angariar fundos pra dar moradia alimentos e roupas pra essas pessoas que, por ventura, estão em condições de necessidade?

Wanton
Veterano
# jul/21
· votar


Jonas Kahnwald
1) Queimar a estátua de Hitler
2) angariar fundos pra dar moradi...


Não dá para fazer os dois?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fogo no Borba Gato!