Ciro Gomes - Bola Dentro / Bola Fora

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


brunohardrocker

Porra, desburocratizador! Vendo Jones Manoel? Comunistou?

Pior que a análise é boa!

Lelo Mig
Membro
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

Eu não gosto muito desse Jones Manoel não, ele até é inteligente, têm argumentação, não fala bobagem (no sentido de embasamento cultural). Mas ele me soa muito ultrapassado, muito cafona, um comunismo meio ingênuo... seu discurso é datado.

Parece que congelaram o guri em 1917 e descongelaram mês passado.

O MST a CUT, por exemplo, movimentos que ele "sugere" que são movimentos de base, também não existem mais no PT. Antes estes grupos falavam de baixo para cima, eles existiam para levar ao líder político as demandas do peão, hoje estes "grupos" são políticos e o discurso é de cima para baixo.

Com relação à apoios, mesma coisa. Ele fala sobre o apoio ao "cara de Mato Grosso" que depois apoiou o Bozo, e que hoje defende um modelo burguês e se omite, por exemplo, que o Flávio Dino, que hoje a esquerda enche a boca para elogiar, não teve o apoio do Lula e do PT que apoiaram Roseana Sarney.

Ou seja, não é um discurso, imparcial, têm dois pesos e duas medidas.

É compreensível a admiração da esquerda "mais esquerda" pelo Lula e sua trajetória, por tudo que ele representou e, de certa forma, ainda representa. Mas, tá na hora dessa esquerda decidir se vão arregaçar as mangas ou viver eternamente à sombra e a serviço do PT.

Juquinhaa
Membro Novato
# fev/22
· votar


Parece que o comunista global aí fala uma grande verdade sobre o porque do Ciro não ter projeção eleitoral para vencer uma eleição para presidente.
Logo tu vindo aqui defender o PT usando Jones mané, tá recebendo grana da cia?

Drinho
Veterano
# fev/22
· votar


Wanton
Lelo Mig
Juquinhaa

Jones mané

Li apenas a última postagem, achei que vocês estavam chutando o pau no Jonas….

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22
· votar


Drinho
Li apenas a última postagem, achei que vocês estavam chutando o pau no Jonas….

Pois é, e um Jones comunista ainda! Acho que agora entendi o pq do desburocratizador ter essa sanha ultimamente, me enxergando como se fosse de esquerda kkkkkkkkkkkkkkk

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


Jonas Kahnwald
entendi o pq

Você não tem outra saída senão ser de esquerda, Jonas.

Oi vai querer se enlamear na porcaria que é a direita do fórum?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


ProgVacas
eu tenho uma opção melhor, não ser nem de esquerda nem de direita nem de centro, ser do governo de CIMA

porém oq acontece, é que as políticas econômicas da esquerda são muito mais alinhadas com o discurso de empatia, humildade e igualdade proferido por ninguém menos do que Jesus (!) do que as políticas econômicas de direita!
então quando eu expresso minha preocupação com os menos favorecidos o bruno (que se diz cristão) fica todo assanhado comigo
bola pra frente

Juquinhaa
Membro Novato
# fev/22
· votar


Ranço desse Jones Manoel, o cara acha que é um soviético

Drinho
Veterano
# fev/22
· votar


é que as políticas econômicas da esquerda são muito mais alinhadas com o discurso de empatia, humildade e igualdade proferido por ninguém menos do que Jesus (!) do que as políticas econômicas de direita!

Só o discurso...

Na prática é banqueiro feliz, político feliz e pobre na lama....

Se estiver falando da centro esquerda europeia, aí é razoável...

makumbator
Moderador
# fev/22 · Editado por: makumbator
· votar


Jonas Kahnwald

Jesus criou confusão no templo e até deu porrada em trabalhadores informais que apenas exerciam sua profissão de vendedores. No começo queria pregar só para os judeus. E também olhem a quantidade de minorias no board dos apóstolos? Pois é...

Isso não é empatia. Hoje em dia Jesus seria cancelado.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


É só pela analise mesmo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22
· votar


makumbator
Hoje em dia Jesus seria cancelado.

Ele foi cancelado até naquela época, hoje seria disseminado no mundo todo que Jesus é nazista, não tenho duvidas
Por isso que o Pai mandou o Filho na época em que o cancelamento seria menor, só alguns açoites e a morte na estaca mesmo

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Drinho
Só o discurso...

Na prática é banqueiro feliz, político feliz e pobre na lama....

Se estiver falando da centro esquerda europeia, aí é razoável...


pode ser, eu to falando da teoria mesmo
na prática é o que sempre falo, seja de direita ou esquerda "homem tem dominado homem para o seu próprio prejuízo"

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


Lelo Mig
Ele fala sobre o apoio ao "cara de Mato Grosso"

Pior que não há contradição neste apoio do Ciro. O cara do Mato Grosso é o governador Mauro (PSB/DEM) e o vice Otaviano (PDT).
Otaviano inclusive ja foi colega de Ciro na epoca do abtigo PPS 23.

Lula no Mato Grosso apoiou Blairo Maggi, no seu governo, maior produtor individual de soja do mundo.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


brunohardrocker

Tô tentando entender sua linha de argumentação, mas parece que por enquanto você só está reportando informações.

Qual a SUA opinião?

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


ProgVacas

Minha opinião sobre o que, exatamente?

makumbator
Moderador
# fev/22
· votar


brunohardrocker

É arapuca. Peça antes a opinião dele sobre algo extravagante ou polêmico e só aí forneça a sua.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


brunohardrocker

Sobre o vídeo que vixe postou.

Ontem eu assisti meio sem tempo para prestar atenção em tudo, acabei interrompendo, pausando.

Vou ver de novo.

Mas também acho que ele dos fora de moda, como disse o Lelo.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


E agora meu afilhado tá me chamando pra brincar de Nerf. Ele sempre chora. Vou adiantar o processo e acertar o olho dele.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


O Jones diz que a política econômica do Ciro está à esquerda do PT, "sem dúvida nenhuma". Mas não diz por que e não faz paralelo nenhum para firmar esse ponto.

Sobre o apoio do Ciro ao neobolsonarista - não existe ex-bolsonarista, na minha opinião - do Mato Grosso ser por ele considerado uma contradição, Jones não toca no ponto: a culpa é do PDT, descaracterizado, partido hoje de centro-direita, principalmente com a debandada de brizolistas para o PT. Acontece que o Jones sabe bater no PT, mas faz média com os outros partidos. Também diz que Ciro defende um projeto burguês, o que para mim não é uma verdade e ele mesmo no próprio vídeo diz por quê: Ciro fiz que se eleito vai revogar todas as reformas pós-golpe. Tá que o Ciro precisa, como Jones destacou, de apoio da direita, que o apoiaria, e das massas, apelo inexistente em sua trajetória, mas não é burguês desfazer projetos burgueses. MAS não quer dizer que Jones está errado, apenas não destaca que o Ciro, tal como costuma criticar em seus adversários, levan o eleitor ao erro. A maioria de suas políticas revolucionárias não terão aceitação na sua base política.

Não consegui mais ver...

Drinho
Veterano
# fev/22 · Editado por: Drinho
· votar


Mas não diz por que e não faz paralelo nenhum para firmar esse ponto.

Adicione no Zap um sujeito chamado André Esteves do BTG Pactual e pergunte para ele.
Talvez ele saiba te explicar o pq Ciro se acha mais a esquerda do que a petralhada, muito embora isso não signifique mérito nenhum, nem tampouco seja algo racional.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


Gente não dá pra apagar esse comentário do drinho? Tá poluindo.

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


ProgVacas
O Jones diz que a política econômica do Ciro está à esquerda do PT, "sem dúvida nenhuma". Mas não diz por que e não faz paralelo nenhum para firmar esse ponto.

Mas até aí não tem segredo nenhum! O Ciro banca uma proposta desenvolvimentista que desagrada a nossa elite acomodada! Ele, junto aos economistas da MMT, entende que é preciso aumentar o nível tecnológico da produção nacional e que, para fazer isso, é preciso de investimento estatal. O Lula convive bem com políticas econômicas mais ortodoxas, negociando pautas sociais importantes, mas não se indispõe com os poderosos.

Os caras da MMT alegam que foram criadas várias vagas em universidades no Brasil, mas que não há mercado de trabalho para absorver os formados. Isso explicaria o "engenheiro dirigindo Uber". O grosso da produção de riquezas no País é baseado em baixa tecnologia: agronegócio e extrativismo mineral, e isso quase não gera emprego qualificado, só serve para aumentar a desigualdade social. O processo de desindustrialização vem lá do Collor e tem empurrado a classe média instruída para o setor de serviços - com a bênção das think tanks liberais: "vamos ativar o empreendedorismo"; "o agro é pop". O projeto do Ciro visa o enfrentamento desse problema, que foi consolidado ao longo dos governos Itamar, FHC, Lula, Dilma e Temer, e do desgoverno Bolsonaro.

Acho que a crítica ao teto de gastos será comum aos dois projetos, portanto, dizer que o governo do Lula tende ser menos à esquerda que o do Ciro não é o mesmo que igualá-lo aos concorrentes à direita.

Tem alguns canais do YouTube de economistas (de verdade, diferente dos blogueirinhos do Ancapistão) alinhados ao Ciro que explicam essa ponto de vista com mais detalhes. Eu tenho as minhas ressalvas, mas muita coisa parece fazer sentido. Procure por André Roncaglia, Paulo Gala, Fausto Oliveira, Elias Jabour e Laura Carvalho.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22
· votar


Wanton
André Roncaglia, Paulo Gala, Fausto Oliveira, Elias Jabour e Laura Carvalho.

O Eduardo Moreira não?

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Jonas Kahnwald
O Eduardo Moreira não?

Não tenho acompanhado o que ele tem dito, mas acredito que possa ser incluído. Eduardo Moreira é um cara que foi do mercado, um nerd da área, mas não é um acadêmico. Como estou correndo atrás de aprender algumas coisas sobre economia, optei por fontes que tenderiam a me oferecer mais rigor, tanto nos vídeos quanto nas leituras. Nada contra o Eduardo que, além de tudo, parece ser um sujeito bacana e muito bem intencionado.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


Wanton
mas não se indispõe com os poderosos

Nunca se indispôs. É histórico. Sempre conciliou. Criticar isso no Lula é esperar dele o que ele nunca ofereceu nem mesmo prometeu. Primeiro pela sua raiz sindicalista (sindicato é negociação com o patrão), segundo que se indispor com os poderosos culmina em aberrações ao estilo impeachment sem sustentação, ou condenação sem provas e consequente prisão de inocente.

Mas eu entendo... É fácil se postar à esquerda de qualquer um, bem como foi fácil um bandido de extrema-direita conquistar a projeção que conquistou.

várias vagas em universidades no Brasil, mas que não há mercado de trabalho para absorver os formados

Sim, esses caras trabalham em empreiteiras, construtoras, indústrias, plataformas de petróleo etc. Se era um problema sensível à época do PT, com a destruição das nossas mega construtoras, promovidas pela Lava-jato, e a entrega do nosso petróleo aos americanos, como aconteceu desde o golpe, a coisa ficou mesmo mais delicada ainda.pelo menos havia a certeza de avanço tecnológico nessas áreas com as políticas desenvolvimentistas do PT. Agora não há mais sequer esperança... Aliás, há. Nem precisa dizer onde.

O grosso da produção de riquezas no País é baseado em baixa tecnologia:

É assim, historicamente. Coisa que se muda paulatinamente, você manja. O PT estava promovendo a ciência, o que e travava o avanço, além da corrupção sistêmica, era essa elite atrasada. Discordo que Lula e Dilma tenham sido corresponsáveis. Dentre os que em vida vimos trabalhando, foram eles os mais promissores.

O Ciro busca enfrentar esse problema, mas como o Jones disse não tem apelo das massas nem da sua base aliada, enxuta, mas ainda assim de direita, que quer o contrário, para tanto, e é quesito fundamental.

Procure por André Roncaglia, Paulo Gala, Fausto Oliveira, Elias Jabour e Laura Carvalho.

Procuro sim. Embora meu tempo para assistir vídeos de mais de 20min esteja curto. Só para comentar agora gastei um tempão e foi picado ainda.

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


ProgVacas
Criticar isso no Lula é esperar dele o que ele nunca ofereceu nem mesmo prometeu.

Mas não é uma crítica, é uma constatação. Políticas econômicas mais à esquerda requerem uma ruptura que o Lula não tem disposição para fazer. Arrisco a dizer que isso faz do Lula uma aposta mais segura, porque nada garante que o enfrentamento proposto pelo Ciro vá funcionar.


O PT estava promovendo a ciência, o que e travava o avanço, além da corrupção sistêmica, era essa elite atrasada. Discordo que Lula e Dilma tenham sido corresponsáveis.

Sim, é verdade que os governos petistas fizeram um bom trabalho na promoção da ciência e da tecnologia. Não acho que Lula e Dilma tenham sido corresponsáveis, acho que eles estiveram no meio de um processo e escolheram se ater a outros problemas.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


ProgVacas
Sobre o vídeo que vixe postou.

Ele fez uma analise histórica sobre Ciro e Lula onde o tema central é a popularidade, a capacidade para se vencer uma eleição para presidente.
Não discordo.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


Wanton
baixa tecnologia: agronegócio

Só se você espera que a tecnologia seja de origem nacional. Porque o agro brasileiro acompanha a tecnologia de ponta do primeiro mundo.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


Lula era todo afrontoso à zelites quando era candidato.

Ciro promete enfrentar, porque ainda é candidato.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Ciro Gomes - Bola Dentro / Bola Fora