Ciro Gomes - Bola Dentro / Bola Fora

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar

Impedir que os tubarões da política comandem a precificação do petróleo nacional conforme sua conveniência, não pode vir de uma boa vontade que não existe por parte de algum governo.
Tem que vir da quebra do monopólio!
Se não for pela desestatização, que venha pela concorrência!

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/22
· votar

que venha pela concorrência!

O que exatamente impede a concorrência de vender gasolina mais barata?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/22
· votar

barões da política comandem a precificação do petróleo nacional

Como eles comandam? Qual a diferença da política de preços atual da Petrobrás para o preço de mercado?

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar

Black Fire
O que exatamente impede a concorrência de vender gasolina mais barata?

Controle de preços pelo governo.

E seria importante também entrarmos na discussão sobre a concorrência indireta à gasolina, que é o ETANOL.

Toda a produção do Etanol nacional, que hoje a produção a partir do milho está explodindo, é regulamentada pela Petrobras.

O que te faz desejar que a produção do Etanol lá na indústria TENHA que ser proibida de ser vendida diretamente aos postos?
Não dá para reduzirmos a demanda pela gasolina, estimulando o consumo do Etanol? Que obsessão por controle é essa?

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar

Black Fire
Como eles comandam?
Qual a diferença da política de preços atual da Petrobrás para o preço de mercado?

O próprio Ciro já está ali no video explicando.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar

Pedro_Borges
Veterano
# fev/22
· votar

ProgVacas
Eu não tenho amigo do seu tipo. Rechaço. Olho pro outro lado.

Apareceu escorpião?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/22
· votar

brunohardrocker
Controle de preços pelo governo.

Como funciona esse controle?

O próprio Ciro já está ali no video explicando.

Estou sem fone.

makumbator
Moderador
# fev/22
· votar

Black Fire

Estou sem fone

Virou funkeiro.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22
· votar

makumbator
Black Fire
> virou maromba
> funkeiro
> quer ser cavaleiro

que mistura doida é essa?

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar

Black Fire
Como funciona esse controle?

A empresa é um monopólio, e o pior, é um monopólio estatal. Um monopólio estatal que muda a política de preços conforme decisões políticas. Decisões políticas de quem está mais preocupado com os dividendos dos acionistas. Quem é que vai querer arriscar o cu, tentando bater de frente contra uma babilônia dessas?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/22
· votar

brunohardrocker
Ué? Mas o que impede de alguém construir uma refinaria e vender mais barato? Medo de vender mais barato que a Petrobrás? Que que a Petrobrás vai fazer? Mandar alguém pra bater no dono da outra refinaria?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/22
· votar

Considerando os preços da gasolina no mercado internacional, como o fim da ingerência nos preços faria alguém vender gasolina barata aqui de pode vender a US$ 1,50 em qualquer lugar?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/22
· votar

Nada nessas acusações de preço alto do combustível ser culpa de uma suposta ingerência da Petrobrás faz o menor sentido.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/22
· votar

Black Fire
Ué? Mas o que impede de alguém construir uma refinaria e vender mais barato? Medo de vender mais barato que a Petrobrás? Que que a Petrobrás vai fazer? Mandar alguém pra bater no dono da outra refinaria?

acho que um possível concorrente teria no mínimo receio de competir com uma empresa sujeita a canetada política e com capacidade de operar em prejuízo por tempo indeterminado, ainda mais considerando o alto nivel de investimento do rolê

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/22
· votar

isso fora o caos fiscal/burocrático e tds os entraves que tem pra fazer negocios no br

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22
· votar

Black Fire
vc até está parcialmente certo

Mas o que impede de alguém construir uma refinaria e vender mais barato? Medo de vender mais barato que a Petrobrás? Que que a Petrobrás vai fazer? Mandar alguém pra bater no dono da outra refinaria?

mas isso aqui é argumentação bem fraquinha

makumbator
Moderador
# fev/22
· votar

Até existem refinarias que não são da Petrobrás aqui no país, mas a produção delas é muito pequena em comparação com a estatal. Em uma pesquisa rápida, dá pra saber que até 2018 havia apenas 4 instaladas.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar

Jonas Kahnwald
Black Fire
vc até está parcialmente certo

Tu quer é manter a sua rendinha garantida lá com o pessoal da Empiricus.
Pra você é bom manter essa Hydra entre a canetada política e e o deleite dos especuladores.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar

brunohardrocker
manter a sua rendinha garantida lá com o pessoal da Empiricus.

HAHAHAHAHHAHAHAHAH
eu nem tenho ações da petrobrás, e onde que a empiricus entra nessa? botou o capacete de alumínio pra valer agora hein?

Pra você é bom manter essa Hydra entre a canetada política e e o deleite dos especuladores.

na verdade se privatizassem a petrobrás era bem capaz de não somente as minhas ações de outras petroliferas subirem, como o portfolio como um todo, ao menos num primeiro momento
aiai, tu é burro até pra analisar um possivel cenário de bolsa hein?

Drinho
Veterano
# fev/22 · Editado por: Drinho
· votar

A petrobras não atua apenas com refino.

A petrobras suporta 50 petrolões causados por parasitas colocando a conta no toba do contribuinte, afinal ela é “nossa”, a concorrência que quase não existe, não.

O caso petrobras é tão bizarro que mesmo tendo o mercado inteiro para sí, conseguiu dar prejuízo, ou seja, só na Cirolandia aonde indivíduos inocentemente acham que ninguém no mundo pensou naquilo para o aparente óbvio fazer algum sentido. A estatal norueguesa não entrega gasolina a 5 centavos e a empresa privada dos EUA também não.

São toneladas de pérolas, meu senhor Jesus.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar

Drinho
conseguiu dar prejuízo

Nunca deu. Mentira.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar

Ta pra sair react do Cirão contra o Lula.
Todos estão preparados?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22
· votar

ProgVacas
Nunca deu. Mentira.

Já deu sim, mano
http://www.fundamentus.com.br/graficos.php?papel=petr4&tipo=2

Drinho
Veterano
# fev/22
· votar

ProgVacas

Nunca deu. Mentira.

Não sei de qual você está comprando, mas avise lá na biqueira que não está te fazendo bem.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: ProgVacas
· votar

Jonas Kahnwald

Tô com uns minutinhos só, não dá pra analisar, mas eu só bato o olho nos gráficos e tudo que consigo ver é que o drinho mais uma vez bistejou e trouxe papo irrelevante.

Aliás, quem diz que a Petrobrás é deficitária não merece ser tratado como uma pessoa intelectualmente plena.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
· votar

ProgVacas
De 2015 a início de 2017 e em 2020 no inicio da pandemia ela deu prejuízos
mas sim, ao longo do tempo a Petrobrás foi bem lucrativa

P.S o lucro dela nos últimos 12 meses é de 135 bilhões, então ela tá muito bem na fita, impulsionada pelo dólar principalmente, mas também pela eficiência na extração

Pedro_Borges
Veterano
# fev/22
· votar

Jonas Kahnwald
P.S o lucro dela nos últimos 12 meses é de 135 bilhões, então ela tá muito bem na fita, impulsionada pelo dólar principalmente, mas também pela eficiência na extração

Depende, esse número deve ser comparado ao PL.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
· votar

Vc está confundindo conceitos
Para saber a saúde financeira da empresa, basta saber se ela é lucrativa, e então comparar comparar com o ROE e ROIC, tanto atual como de anos recentes

Para saber se vale a pena investir nela pelo mercado secundário (bolsa de valores) aí sim cabe a análise do múltiplo P/L

E por sinal, o múltiplo está baratisssimo, 3 e poucos, portanto até sob essa ótica isolada, a Petrobrás estaria muito boa
P.S se ela está barata em reais, imagina em dólares!

Drinho
Veterano
# fev/22
· votar

Ninguém está negando que ela dá lucro agora ou deu na maior parte do tempo, o que estão negando (adivinhe quem) é que ela deu prejuízo na mão da Dilma quando estourou o petrolão.