Ciro Gomes - Bola Dentro / Bola Fora

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# dez/21
· votar


makumbator

Escasso pra gente. Para o Jeff Bezos é bastante abundande.


This

-Dan
Veterano
# dez/21
· votar


Wanton
Que fique claro que é uma utopia norteadora. Seria estupidez ter qualquer ideia muito hermética sobre um futuro ideal (e, muitas das vezes, é isso que nos cobram), se você alega valorizar os conhecimentos e o poder criativo que brotam da diversidade e da cooperação.


Eu entendo perfeitamente. Você fala em utopias e está mais disposto a filosofar e os caras querem querem repostas práticas pra invalidar seus sonhos na raiz.

Essa pressa pra invalidar suas utopias serve muito bem ao status quo e ê um padrão dos conservadores.

-Dan
Veterano
# dez/21
· votar


Wanton
Que fique claro que é uma utopia norteadora. Seria estupidez ter qualquer ideia muito hermética sobre um futuro ideal (e, muitas das vezes, é isso que nos cobram), se você alega valorizar os conhecimentos e o poder criativo que brotam da diversidade e da cooperação.


Eu entendo perfeitamente. Você fala em utopias e está mais disposto a filosofar e os caras querem querem repostas práticas pra invalidar seus sonhos na raiz.

Essa pressa pra invalidar suas utopias serve muito bem ao status quo e ê um padrão dos conservadores.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Lá vem a fábula do crescer o bolo pra depois repartir.

Não estou falando disso, se você prefere repartir o bolo que ainda não cresceu, ou que já cresceu um pouco mas está na geladeira do vizinho, também é um posicionamento, muito válido inclusive, principalmente tendo em vista o Brasil.

Nosso impasse está aí.

Não é um impasse, é só uma questão de você trocar o disco e colocar na cabeça que o ser humano só está sujeitos às suas regras de convivência, trabalho e consumo no seu mundo imaginário que é completamente irrelevante, tão irrelevante quanto o imposto é roubo do Makumba…

Não que você não possa ter seus momentos de imaginação, só avise antes.

Wanton
Veterano
# dez/21 · Editado por: Wanton
· votar


Drinho
é só uma questão de você trocar o disco e colocar na cabeça que o ser humano só está sujeitos às...

Entendi. Eu deveria abandonar a ciência e abraçar a opinião do povão. Faz sentido! Para que vacina, se dava para curar a Covid-19 com Minancora, WD40 e chá de arnica?

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


-Dan
Você fala em utopias e está mais disposto a filosofar e os caras querem querem repostas práticas pra invalidar seus sonhos na raiz

O curioso é que a utopia faz parte de uma resposta prática. Como é que se cria tecnologias? Como é que se trabalha no desenvolvimento de novos produtos? Na maioria das vezes, tudo começa com um conceito. Na maioria das vezes, o produto tem muito pouco do conceito inicial. A fidelidade do produto ao conceito não é importante, o importante é que o conceito norteou as pesquisas e as experimentações que levaram ao produto.

Se a esquerda opera por utopias (modelos idealizado de um mundo melhor), do outro lado, a direita opera por distopias (medo de bicho papão). Os caras têm medo de transformação, têm medo de perder poder, por mais imoral que a manutenção desse poder seja. Se a utopia tem fins propositivos, a distopia, por sua vez, tem por objetivo paralisar qualquer tentativa de mudança.

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Se a esquerda é imaculada e do bem, a direita é do mal.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


brunohardrocker
Se a esquerda é imaculada e do bem, a direita é do mal.

Sim, foi isso o que eu escrevi. Para que usar tantas palavras, né? Estou falando sobre o bem e o mal. Estou falando sobre culpa. Estou usando os mesmos conceitos rasos que vocês usam.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Eu deveria abandonar a ciência e abraçar a opinião do povão.

Ok, mas você estava dizendo que o estado deveria intervir na forma como a mão de obra é alocada e na forma como os bens de consumo chegam nas pessoas. Se eu entendi errado, me esclareça.

Qual ciência explica isso e mais ainda, qual a explicação para isso?

Pedro_Borges
Veterano
# dez/21
· votar


Wanton
Se a esquerda é imaculada e do bem, a direita é do mal.
Me enumere 10 nações das mais prósperas e com maiores IDH e diga quais delas são de direita e de esquerda.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Me enumere 10 nações das mais prósperas e com maiores IDH e diga quais delas são de direita e de esquerda.

Cuidado com essas perguntas, procure ser especifico...

Nações prósperas com alto nível de IDH certamente possuem sistema de economia de mercado, são capitalistas e com altos níveis de condutas consideradas liberais principalmente em produtividade e comércio como financiamento com taxas baixíssimas, baixo imposto sobre consumo, simplificação tributária, abertura e fechamento de empresa rápido e etc.

Porém isso não as impede de tributarem renda, patrimônio e poluição por exemplo e eventualmente estarem sendo governadas por partidos de esquerda que aprenderam a separar utopia de realidade.

A esquerda também não pode ser reduzida a Fidel Castro e Kim, o próprio Ciro está ai para mostrar isso...

Pedro_Borges
Veterano
# dez/21
· votar


Drinho
Nações prósperas com alto nível de IDH certamente possuem sistema de economia de mercado, são capitalistas e com altos níveis de condutas consideradas liberais

Pois é nisso que eu quero ver o Wando se virar nos trinta.

Drinho
Veterano
# dez/21
· votar


Pedro_Borges

Entendi

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Drinho
e com altos níveis de condutas consideradas liberais

Tudo com participação absurda do Estado na economia. Liberal pra gringo ver.


Pedro_Borges
diga quais delas são de direita e de esquerda

Me ajude, então. Diga o que você entende por esquerda e por direita. Acho estranho essa noção de que possam existir países de esquerda e países de direita.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Tudo com participação absurda do Estado na economia. Liberal pra gringo ver.

Mas espere um pouco, essa “participação” a que se refere do estado é para colocar o dinheiro e facilitar as coisas ou para tirar dinheiro e atrasar as coisas?

Não me parece que o estado joga contra a economia em países de alto nível de idh, muito pelo contrário.

10% reduzido ou 20% de IVA me parece menos estado do que 30 de ICMS PIS COFINS ISS …

Me corrija se estiver equivocado.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Drinho
Não me parece que o estado joga contra a economia em países de alto nível de idh, muito pelo contrário.

Não joga contra. Ao contrário, ajuda pra caralho. Que porra de liberalismo é esse?

Pedro_Borges
Veterano
# dez/21
· votar


Wanton
Me ajude, então. Diga o que você entende por esquerda e por direita.
Você está fugindo e tentando dissolver a questão. A pergunta está feita da forma mais objetivo possível.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Pedro_Borges
Você está fugindo

Não estou fugindo, estou aqui.


A pergunta está feita da forma mais objetivo possível.

Já respondi, então. Não tem isso de "país de esquerda" ou "país de direita". O melhor que dá para fazer é sugerir que, entre os desenvolvidos, você vê mais políticas de esquerda na Europa e menos nos Estados Unidos.

Outra coisa que eu posso sugerir, mas você não vai gostar, é usar o índice de Gini para elencar os países com menor desigualdade. Se há pouca desigualdade, é sinal de que as políticas de esquerda foram efetivas. Se há muita desigualdade, as políticas de esquerda fracassaram.

Não era isso que você queria saber, né? Na sua cabeça, "país de esquerda" é Venezuela e Coreia no Norte, correto?

Drinho
Veterano
# dez/21
· votar


Wanton

Liberalismo é justamente quando o estado atrapalha o menos possível.

Até aqui estamos de acordo.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Drinho
Liberalismo é justamente quando o estado atrapalha o menos possível.

Não, não é!

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


Wanton

Desculpa, você mesmo citou países europeus e EUA, todos eles são considerados mais livres do que o Brasil…

E entre Europa e EUA sim, os EUA são mais livres do que a maior parte dos países europeus, com menos políticas de bem estar social, atraindo mais capital e remunerando melhor seus trabalhadores…

10% reduzido ou 20% de IVA me parece menos estado do que 30 de ICMS PIS COFINS ISS …

Lamento, Wanto

-Dan
Veterano
# dez/21
· votar


OPa. Acho que voces finalmente estão convergindo hein.

Drinho
Não me parece que o estado joga contra a economia em países de alto nível de idh, muito pelo contrário.

Wanton
Não joga contra. Ao contrário, ajuda pra caralho. Que porra de liberalismo é esse?


Ambos concordam que Estado ineficiente e que joga contra é uma merda.
Ambos concordam que Estado jogando a favor é top!
Ambos concordam que existem exemplos de paises europeus estados jogam a favor.
Ambos concordam que o Estado aqui joga contra em muitos aspectos.

Tendo em vista que o tamanho do estado aqui não é bizarramente maior do que lá fora (muitos desses paises sonho ai gastam mais com funcionalismo publico do que aqui), como que a solução para tornar o Estado mais eficiente é acabar com ele?, sendo que nem é isso que os paises referencia fizeram.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


a solução para tornar o Estado mais eficiente é acabar com ele?, sendo que nem é isso que os paises referencia fizeram.

Sim, inclusive acabar com o estado me parece algo utópico e não estamos falando disso agora.

Creio eu…

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# dez/21
· votar


^
Se colocar o Drinho e o Wanton trancados num quarto com 1 garrafa de tequila eu aposto que eles vao convergir e acabar fazendo amor. Afinal o neoliberalismo está muito mais próximo da social democracia do que estes senhores imaginam

Pedro_Borges
Veterano
# dez/21
· votar


Wild Bill Hickok
Se colocar o Drinho e o Wanton trancados num quarto com 1 garrafa de tequila eu aposto que eles vao convergir e acabar fazendo amor.

Fazer amor não, mas apenas sexo anal resmungando igual gato.

Drinho
Veterano
# dez/21
· votar


sexo anal

Não gosto de levar no brioco.

brunohardrocker
Veterano
# dez/21 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Wanton
Outra coisa que eu posso sugerir, mas você não vai gostar, é usar o índice de Gini para elencar os países com menor desigualdade. Se há pouca desigualdade, é sinal de que as políticas de esquerda foram efetivas. Se há muita desigualdade, as políticas de esquerda fracassaram.


Dá uma olhada em quem está entre o topo da tabela do índice de Gini entre os estados brasileiros em 2016.
Decerto as políticas de esquerda nestes estados fizeram mais sucesso do que nos de baixo da tabela.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_unidades_federativas_do_Brasil_ por_%C3%ADndice_de_Gini

Pedro_Borges
Veterano
# dez/21 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Drinho
Não gosto de levar no brioco

Mas você pode beber menos e na hora do vamos ver ser o ativo.

LeandroP
Moderador
# dez/21
· votar


gezui zamadu

Wanton
Veterano
# dez/21 · Editado por: Wanton
· votar


-Dan
Acho que voces finalmente estão convergindo hein.

Não temos divergências claras, temos um impasse claro. Minha argumentação se baseia em algo que o Drinho não é capaz de entender. Aliás, eu acho que esse impasse é o que há de mais interessante nessas conversas: há alguma trava na ontologia do senso comum que impede que problemas sociais sejam tratados com práticas baseadas na ciência ou em qualquer outra forma de pensamento rigoroso.


Drinho
Desculpa, você mesmo citou países europeus e EUA, todos eles são considerados mais livres do que o Brasil.

Sim, por essas métricas que esses think tanks de merda usam, eles, supostamente, são mais livres. Agora, esses países são livres porque são ricos ou são ricos porque são livres? Sem compreender a história de desenvolvimento desses países, esses supostos dados não passam de um placebo para deixar o liberal confiante.

Esse papinho austríaco, no fundo, é um papo sobre a moral, não sobre a economia. Essa dieta de youtuber ancap e de leitura no Instituto Mises ainda vai te matar. Se quiser brincar de verdade, se quiser descer pro play, vai ter que melhorar o cardápio.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Ciro Gomes - Bola Dentro / Bola Fora