Autor |
Mensagem |
Wanton Veterano |
# set/22
· votar
renatocaster Se a priori a escolha pela carreira médica é a remuneração atrativa em termos de cifras, então fica evidente que uma vida vale mais que a outra sim. E nem precisa ficar pisando em ovos para admitir isso.
Na lógica do capitalismo, é isso mesmo. O que subverte um pouco essa lógica é o serviço público.
|
brunohardrocker Veterano |
# set/22
· votar
-Dan renatocaster
Eu não sou contra que os médicos trabalhem de graça. Só tem que saber se eles também são a favor disso. Se vocês conseguirem essa mágica e que eles continuem existindo, eu estarei com vcs.
|
# set/22
· votar
A saúde atua no privado e no público. No nosso país existe as duas opções.
Os problemas e contradições de cada uma são passíveis de evolução.
|
# set/22 · Editado por: brunohardrocker
· votar
-Dan Cuidado com essas ideias ai de nao gostar de bilionarios e entender que o estado privilegia burgues*. Se continuar nessa, tu chega no comunismo.
*bilionário
É possível ter um desgosto em comum sem ser igual.
|
Insufferable Bear Membro |
# set/22
· votar
brunohardrocker fim do estado ≠ forma que o estado atua quer dizer que se o estado fosse comunista você ia curtir né? anotado em txt.importante
tenho certeza de que se o bruno ler o capital ele vira marxista. e só não lê porque tem medo
|
renatocaster Moderador
![Melhor Review 2012](/img/trofeu-guitarra-2012.gif) |
# set/22
· votar
brunohardrocker
Eu não sou contra que os médicos trabalhem de graça. Só tem que saber se eles também são a favor disso.
Mas Bruno, aí tu já tá querendo enviesar a conversa, eu pelo menos não falei nada disso aqui. O meu ponto é que o mercado da classe médica é uma coisa de casta, uma bolha, e isso por si só já se torna antagônico para com o objetivo fim da profissão. E começa lá no ambiente acadêmico com gente que aceita dispender de até 10k por mês ou mais numa mensalidade. Aí se forma, começa a trabalhar e o foco é no "payback".
Em algum momento isso virou "mercado" e ele se "auto regulou" para esse sentido aí, que resulta em segregação por classes econômicas. Não acho que é para criar um paradoxo entre trabalhar de graça ou ficar rico, porém se o foco de carreira é o aspecto econômico, eu acho no mínimo nefasto pq saúde é um item de subsistência social (ou pelo menos deveria ser encarado dessa forma). Não é a mesma coisa que abrir uma start-up ou de se tornar um trader.
A saúde atua no privado e no público. No nosso país existe as duas opções.
Os problemas e contradições de cada uma são passíveis de evolução.
Exatamente. Esse é o ponto, mas para evoluir é necessário alguma intervenção. E essa intervenção em suma precisa ser estatal, não tem muito para onde correr. Pensar em medidas liberais, de conceitos de estado mínimo, de deixar o mercado de "auto regular", essas coisas, só ajuda a deixar esse monstro cada vez maior do que já é.
|
# set/22 · Editado por: brunohardrocker
· votar
renatocaster porém se o foco de carreira é o aspecto econômico, eu acho no mínimo nefasto pq saúde é um item de subsistência social
E eu não falei que o foco é econômico. Ninguém vai abrir corpos e receitar drogas puramente por dinheiro. Não é como garimpar ouro. No entanto, dada a responsabilidade, os riscos, a seriedade, o custo e tudo mais, que envolvem a profissão, no setor privado, é natural que ela seja cara. E não é por maldade, não é por conspiração. É porque nenhum outro modelo se aplica de maneira mais eficiente. É "o que tem". A saúde publica pode atender, via financiamento coletivo, pelos impostos, quem não pode pagar o particular. Melhorando a eficiência deste serviço, corrige-se esta distorção.
|
ejames Membro Novato |
# set/22 · Editado por: ejames
· votar
eles não seriam bilionários se não tivessem um imenso privilégio estatal
Eu acho que o Agrorocker cria esses absurdos na cabeça propositalmente como uma forma de "curto circuito", para impedir o avanço natural da lógica e assim não ter que desenvolver o raciocínio que criaria uma mudança inevitável de opinião (ou a tal "arapuca").
|
# set/22
· votar
E acho que me perdi ao falar sobre o foco econômico.
Há uma diferença gritante entre falar que sem o devido retorno financeiro, desmotiva-se a formação dos profissionais da medicina E falar que o foco é o financeiro.
E essa diferença está no custo de oportunidade:
Se eu tiver que me formar em medicina para ganhar o mesmo que vender pipoca, eu vou vender pipoca.
|
Wanton Veterano |
# set/22
· votar
brunohardrocker Se eu tiver que me formar em medicina para ganhar o mesmo que vender pipoca, eu vou vender pipoca.
Cara, ninguém ignora isso.
|
# set/22
· votar
Insufferable Bear quer dizer que se o estado fosse comunista você ia curtir né?
Mas os comunistas não iriam curtir um estado comunista. Nem os ancap iriam curtir um estado ancap.
|
Insufferable Bear Membro |
# set/22
· votar
eles não seriam bilionários se não tivessem um imenso privilégio estatal
Eu acho que o Agrorocker cria esses absurdos é absurdo mesmo? O Tesla não recebeu bilhões de auxílio do governo dos EUA esses anos? e a resposta à crise financeira de 2008? quero saber mesmo, não entendo dessas paradas.
|
Lelo Mig Membro
![Top User FCC](/img/badge_medalha.png) |
# set/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
No mundo de vocês não é possível um médico ganhar seus 20, 30 K por mês? Quem quiser e puder pagar por uma saúde privada e ainda assim não existir gente sem acesso a saúde de qualidade? Sem pessoas passando necessidades básicas? Levando uma vida minimamente confortável e decente, independente de alguns mais ricos?
No meu é... Devo estar bastante desatualizado e equivocado. Que bosta!
|
-Dan Veterano
![Melhor Performance Música Eletrônica](/img/trofeu-fcc-2014.gif) |
# set/22
· votar
brunohardrocker Se vocês conseguirem essa mágica e que eles continuem existindo, eu estarei com vcs.
Quem ta sugerindo que medico trabalhe de graça?
|
-Dan Veterano
# set/22
· votar
Insufferable Bear quer dizer que se o estado fosse comunista você ia curtir né? anotado em txt.importante
tenho certeza de que se o bruno ler o capital ele vira marxista. e só não lê porque tem medo
Imagina quando ele descobrir que comunismo, em ultimo nivel, tambem prega o fim do estado. O menino buga.
|
-Dan Veterano
# set/22
· votar
brunohardrocker Se eu tiver que me formar em medicina para ganhar o mesmo que vender pipoca, eu vou vender pipoca.
caralho mano. que espantalho tosco kkkk
|
# set/22
· votar
O -Dan bagunçou tudo. É muita vontade de discordar.
|
# set/22
· votar
O cara chega de bicão e picota tudo. Pinça um trecho aqui, outro ali, isola, ignora as premissas de quem argumentou antes. Faz um estardalhaço e vaza.
|
# set/22
· votar
Não ha espantalho maior aqui do que ficar forçando que eu defendo o fim do estado.
|
-Dan Veterano
# set/22
· votar
Vazei nao. To aqui esperando suas respostas
|
Wanton Veterano |
# set/22 · Editado por: Wanton
· votar
Lelo Mig Quem quiser e puder pagar por uma saúde privada e ainda assim não existir gente sem acesso a saúde de qualidade?
Se o serviço público é bom, por que alguém pagaria para ser atendido? À medida que você cria um serviço "premium", a coisa começa a desandar. Acho que a medicina privada cabe na aplicação de procedimentos estéticos, cirurgia plástica, dermatologia cosmética e essas merdas. O resto deveria ser igual por uma questão ética!
ejames para impedir o avanço natural da lógica e assim não ter que desenvolver o raciocínio que criaria uma mudança inevitável de opinião
Eu entendo isso nele. Sou bastante cauteloso quando começo a estudar visões novas sobre qualquer assunto. Tem correntes de pensamento que parecem legais mas, quando você vai ver, apoiam-se em muita pseudagem.
|
ProgVacas Membro Novato |
# set/22
· votar
brunohardrocker
Você contribui para o ruído, Bruno, ao apelar para o extremo. Quando você diz que se o cara que faz medicina for ganhar o mesmo que um pipoqueiro, está trazendo uma situação irreal e, portanto, indescutível. Isso interdita o debate.
|
Wanton Veterano |
# set/22 · Editado por: Wanton
· votar
renatocaster eu acho no mínimo nefasto pq saúde é um item de subsistência social (ou pelo menos deveria ser encarado dessa forma).
Não dá para acreditar que vivemos em uma democracia enquanto as pessoas aceitarem as coisas do jeito que estão. É certo que o povo não concorda com isso, ele apenas aceita porque entende que não tem poder para mudar nada. Somos uma democracia derrotada pelo desalento popular.
|
# set/22
· votar
ProgVacas Quando você diz que se o cara que faz medicina for ganhar o mesmo que um pipoqueiro, está trazendo uma situação irreal
Não é uma situação irreal. É um exemplo comparativo que prova um ponto. E não pode ser isolado de tudo o que foi dito antes na discussão, nem desconsiderar as premissas do interlocutor que recebeu isso como resposta.
|
ProgVacas Membro Novato |
# set/22 · Editado por: ProgVacas
· votar
brunohardrocker
Não é assim que se analisa uma discussão, porque você imputa à sua opinião uma condição à opinião alheia. Sempre que se apela ao extremo você já perdeu a linha do debate.
É sim uma situação irreal e por esta razão não prova coisa alguma e interdita o debate, porque a hipótese levantada seria inédita e, ainda, improvável.
Se é uma situação real, como mencionou, presumo que você já tenha encontrado um pipoqueiro com salário maior do que o de um médico, mas jamais você se deparou com isso.
É isso que o -Dan disse que é espantalho: apelar ao absurdo, hipotetizando o absurdo. Você faz muito isso. Se fizesse menos acho que os debates nos quais entra fluiriam melhor para você.
|
Lelo Mig Membro
· votar
Wanton
"À medida que você cria um serviço "premium", a coisa começa a desandar."
Ciência e tecnologia de ponta custam muito dinheiro. Um Estado eficiente e honesto, não têm condições de enfiar um equipamento de "umlhão de doletas" no serviço público com a rapidez desejada. É necessário pesquisa, consulta, definição e licitação.
Não vejo problema algum existir um serviço privado um passo à frente sendo bancado por pessoas ricas.
Não há problema ético algum em minha visão. Falta de ética é a população não ter acesso ao mínimo decente e possível.
O problema maior disso não está nos médicos, nem na classe médica. Está na corrupção e ineficiência (geralmente atrelada a corrupção) do Estado.
O problema maior, a meu ver, está em justamente em amenizar isso, focar o alvo errado. O problema não é o Estado ou o Privado. Isso é apenas narrativa... e equivocada.
|
Drinho Veterano |
# set/22
· votar
Lelo Mig Está na corrupção e ineficiência (geralmente atrelada a corrupção) do Estado.
Você tem razão.
|
Lelo Mig Membro
· votar
Drinho
"Você tem razão."
Só não esqueça que no meu mundo é possível um Estado eficiente e livre de corrupção, e MUITO desejável que este Estado exista.
Nem é tão difícil, desde que existam regras claras e mecanismos eficientes anti corrupção e remoção de vícios comuns à máquina Estatal. Mecanismos estes que não são criados nem pela esquerda nem pela direita porque os políticos são muito ruins e desonestos.
É nisso que (sob meu modo de ver) todo mundo erra, fica cultuando personalidade e amenizando o problema da corrupção, como se ela não fosse o principal problema da Nação e de sua consequente ineficiência.
No entanto, privatizar tudo, não resolve o problema também, porque o privado também é corrupto e os mecanismos inibidores e os políticos beneficiados seriam os mesmos.
|
-Dan Veterano
# set/22
· votar
ProgVacas
Ele ama isso aqui:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reductio_ad_absurdum
Acho que, no ataque ao capitalismo que o Wanton costumeiramente faz, em algum momento ele advogou por um mundo mais igualitário, e juvenilmente, o bruno entendeu como pipoqueiros e medicos ganhando igual, e se agarrou nesse espantalho com unhas e dentes.
O resto é falta de clareza mesmo, creio que intencional, pq ele tem medo de ser contraposto e perder um personagem.
|
-Dan Veterano
# set/22
· votar
Lelo Mig Está na corrupção e ineficiência (geralmente atrelada a corrupção) do Estado.
Eu acho isso inegável, mas parar por aí é meio simplista. A que voce mais atribui a ineficiência e corrupção estatal?
Há alguma atribuição disso ao poder político de grandes capitalistas (nao me refiro a turma do HB20) em corromper e enfraquecer o estado para ganhar nas suas falhas (ex pratico, lobby dos planos de saude, enfraquecendo o SUS pra criar mercado) ?
Ou voce mais atribui a algum outro fenomeno, sei lá, o simplismo infantil do "se é estatal é ruim pq funcionario publico blablabla" que vemos nos bolsonaristas.
|