Bolsonaro - Bola Dentro / Bola Fora

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# set/22 · Editado por: -Dan
· votar

brunohardrocker
Teve aquele cara com tatuagem do Lula que matou ex esposa e filho.
Tem que fazer um placar e definir uma data limite. Aívamos ver quantos atos criminosos aconteceram para cada lado e ver qual eleitorado é menos violento.

Se vc ainda tem duvidas que o eleitor do bolsonaro é o mais violento, aquele eleitor cujo simbolo é uma metralhadora, tu assina um atestado de burro carimbado. Eu sei que vc quer torcer contra a turma do Lula, queria que os lulistas fossem tao bossais quanto a turma que vc fez parte, mas tenta fazer isso de um jeito mais inteligente, pq dá vergonha ler isso.

-Dan
Veterano
# set/22
· votar

https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/09/22/a-influencia-pop-dos- candidatos-veja-famosos-que-defendem-lula-ou-bolsonaro.ghtml

vendo essa turma, vcs se identificam/admiram mais quais?

Wanton
Veterano
# set/22
· votar

-Dan
Cara, se quiser economizar paginas de ruidos, começa a qualificar esse pessoas ricas quando diz.

Prefiro chamar de bilionário. Só falei em pessoas ricas porque resgatei o termo que já vinha sendo utilizado no debate.

No bolsonarismo, só tem cantor sertanejo e artista decadente. Colocaram até o irmão anônimo do Bruno Gagliasso na lista!

makumbator
Moderador
# set/22 · Editado por: makumbator
· votar

-Dan

Cadê os pró Ciro, Tebet e os demais candidatos traços?

Matéria parcial.

Pedro_Borges
Veterano
# set/22
· votar

-Dan

A turma pro-lula, é a galerinha da Rouanet.

Drinho
Veterano
# set/22
· votar

Impressionante a habilidade que essa turma tem de gourmetizar parasita estatal e bandido estatal.

JJJ
Veterano
# set/22 · Editado por: JJJ
· votar

Pedro_Borges
A turma pro-lula, é a galerinha da Rouanet.

O escândalo das prefeituras com bostanejos pró-mito não passou no teu zap não, né?

Bota a Rouanet (que, a propósito, foi criada no governo collor!) no chinelo.

Pedro_Borges
Veterano
# set/22
· votar

Lelo Mig
Cara, na boa, eu não sou rico, mas me parece que você tem um problema pessoal com pessoas ricas. Me parece incapaz de perceber que grande parte dos defeitos que você imputa a eles são defeitos humanos e não são exclusividade de "castas".

Isso é frustração. Decisões erradas tomadas na vida que não levaram a objetivo algum e a culpa são daqueles que decidiram correto, lutaram pelos seus sonhos, correram riscos e deram certo na vida.

E essa história de dizer que é contra apenas os milionários/bilionários, todos que eu conheci em algum momento começaram do zero. Eu respeito muito a riqueza e para mim, parte do princípio que se existe um patrimônio, alguém começou do zero. Pode ser a própria pessoa, pode ter sido o pai, pode ter sido o avô, pode ter sido o bisavô, enfim, que tenhamos o devido respeito.

Existe riquezas adquiridas por meios oblíquos, existe, sobretudo no meio político, e isso sãos as anomalias, pessoas que viveram/vivem à custa de favores e benesses do estado, mas a grande riqueza que permeia a economia e alavanca o desenvolvimento econômico e social, esta foi construída com princípios, com trabalho, assunção de riscos, apostas, sacrifícios, dedicação, disciplina, renúncias, geração de riqueza e divisas econômicas para a comunidade onde atuam, geração de tributos, renda para a população...

renatocaster
Moderador
# set/22
· votar

brunohardrocker

No entanto, dada a responsabilidade, os riscos, a seriedade, o custo e tudo mais, que envolvem a profissão, no setor privado, é natural que ela seja cara.

A sua fala tem justificativa, sim. E no setor privado a premissa sempre vai ser econômica, por razões óbvias. Qualquer médico sabe que vai ganhar mais sendo um cooperado pela Unimed do que vai ganhar atendendo pelo SUS.

E não é por maldade, não é por conspiração. É porque nenhum outro modelo se aplica de maneira mais eficiente. É "o que tem".
A saúde publica pode atender, via financiamento coletivo, pelos impostos, quem não pode pagar o particular. Melhorando a eficiência deste serviço, corrige-se esta distorção.

Nesse ponto eu divirjo não pelo o que vc disse, mas pela situação como um todo. Saúde é o serviço mais essencial de todos, então eu penso que pelo menos nesse âmbito as distorções sociais deveriam ser minimizadas. E deixar isso ficar setorizado entre público e privado não me desce muito, embora eu entenda que há muitos fatores envolvidos.

Pedro_Borges
Veterano
# set/22
· votar

JJJ
O escândalo das prefeituras com bostanejos pró-mito não passou no teu zap não, né?

Bota a Rouanet (que, a propósito, foi criada no governo collor!) no chinelo.

Tem uma diferença abissal. Os bostanejos (eu concordo com o termo), não dependeram e não dependem do Bolsonaro para fazer seus contratos nefastos, pois isso é tratado individualmente com cada prefeito corrupto (de diversos partidos e ideologias), já a volta das benesses da Lei Rouanet dependem do corrupto comprador de apoio, vulgo Nove Dedos.

-Dan
Veterano
# set/22
· votar

Wanton
Prefiro chamar de bilionário.

Acho que a galera se confunde aqui. Ou então é fanboy de bilionário, o que seria muito engraçado.

-Dan
Veterano
# set/22
· votar

Pedro_Borges
Isso é frustração. Decisões erradas tomadas na vida que não levaram a objetivo algum e a culpa são daqueles que decidiram correto, lutaram pelos seus sonhos, correram riscos e deram certo na vida.

E essa história de dizer que é contra apenas os milionários/bilionários, todos que eu conheci em algum momento começaram do zero. Eu respeito muito a riqueza e para mim, parte do princípio que se existe um patrimônio, alguém começou do zero. Pode ser a própria pessoa, pode ter sido o pai, pode ter sido o avô, pode ter sido o bisavô, enfim, que tenhamos o devido respeito.

Existe riquezas adquiridas por meios oblíquos, existe, sobretudo no meio político, e isso sãos as anomalias, pessoas que viveram/vivem à custa de favores e benesses do estado, mas a grande riqueza que permeia a economia e alavanca o desenvolvimento econômico e social, esta foi construída com princípios, com trabalho, assunção de riscos, apostas, sacrifícios, dedicação, disciplina, renúncias, geração de riqueza e divisas econômicas para a comunidade onde atuam, geração de tributos, renda para a população...

Mano, sua percepção de mundo é a mais descolada da realidade que eu ja vi.

Pra mim voce confunde claramente pessoas que ralaram pra caramba pra construir um negocio, comprar uns imoveis, com bilionarios que voce nao tem a menor noção do que é.

Tu simplesmente nao tem a menor noção de como funciona o capitalismo, ou acredita que Jesus ou papai noell surgiu nos ultimos anos e limpou a historia do capitalismo, apagando da historia toda a sorte de exploração (escravidão por exemplo) geradora dessa riqueza que voce respeita.

Sua visão é de uma simplicidade infantil que chega até ser bonitinho observar.

-Dan
Veterano
# set/22
· votar

já a volta das benesses da Lei Rouanet dependem do corrupto comprador de apoio, vulgo Nove Dedos.

caralho mano. voce é o classico tiozao gado do zap. que perola

Insufferable Bear
Membro
# set/22
· votar

Wanton

eu faço a distinção entre o indivíduo que é rico e o seu papel na máquina de gerar capital, por isso não faz sentido discurso moralista: uma pessoa que emperra as engrenagens é apenas material pra reciclagem.

ninguém mais acredita que pra monarquia funcionar só precisa de um rei bom, e quem pensa que só precisamos de bilionários bons pra resolver os nossos problemas é trouxa

faz sentido?

Wanton
Veterano
# set/22 · Editado por: Wanton
· votar

Pedro_Borges

Que desonesto! Tá desesperado, querendo achar alguma bobagem para me desqualificar, porque não consegue argumentar com competência. Claro que eu tenho frustrações. Quem não tem? Mas não estou procurando culpados para isso. Não abandonei minhas ambições pessoais, que nada têm a ver com consumismo, poder e dinheiro irrestrito.

é contra apenas os milionários/bilionários

Milionários, não! Somente bilionários! Não sou contra as pessoas, sou contra a existência de gente com tanto poder. Um milionário se faz com o esforço do próprio trabalho, um bilionário necessariamente tem que levar vantagem em cima de alguém (roubar de forma lícita, porque a lei é feita para eles). Se recebessem como os gestores que são, não juntariam bilhão.

é a galerinha da Rouanet.

A Lei Rouanet é uma lei liberal. É a empresa que decide o artista que receberá o dinheiro, não o governo. Sou contra a lei Rouanet, porque empresas não deveriam tomar essa decisão. Bilionários não deveriam decidir o que é feito com o dinheiro dos impostos.

-Dan
Pra mim voce confunde claramente pessoas que ralaram pra caramba pra construir um negocio, comprar uns imoveis, com bilionarios que voce nao tem a menor noção do que é.

O povão acha que a diferença entre um milionário e um bilionário é pequena. Acha que ambos são "ricos". Juntar um milhão é algo possível para um trabalhador bem remunerado ao longo da vida. Para juntar um bilhão, são mil vidas. Falta percepção da escala das coisas.

Insufferable Bear
faz sentido?

Sim, faz sentido. Não importa quem é o bilionário, não importa se ele adota cães de rua e doa água para a África. O problema da monarquia era o poder absoluto do rei. Entendemos isso e acabamos com os reis. O problema do capitalismo liberal é o poder quase irrestrito dos bilionários.

JJJ
Veterano
# set/22
· votar

Pedro_Borges
tratado individualmente com cada prefeito

Dinheiro público do mesmo jeito.

Lelo Mig
Membro
# set/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Wanton

Não discordamos com relação aos "bilionários" meu caro, e ainda que ninguém, ou quase ninguém tenha entendido minha colocação, eu difiro de você apenas com relação a causa a ser combatida.

Em minha visão (que não tem pretensão de ser verdade), os milionários existem por causa da ação dos políticos. A classe política é a que gera meios para sua existência.

Se precisamos de políticos, se eles (assim como os ricos) são inevitáveis no determinado momento presente, temos de diminuir as forças dos mecanismos que eles criaram e vêm criando que possibilitam isso.

O número de bilionários no Brasil triplicou nos últimos 20 anos e iremos manter a política econômica que os alimentam, independente de qual dos dois pilantras seja eleito.

Ok, que num primeiro momento, sem uma revolução e a disposição de pagar o altíssimo preço que uma revolução cobra, não há como mudar isso do dia para noite.

Porque existem riquezas geradas que não podem ser extirpadas de bate e pronto e, se colocadas regras muito pesadas, de sopetão, você causa um colapso econômico. Se o cara é milionário (Eike Batista é um exemplo) ... ele nunca vai ficar pobre, então dane-se. Porém os funcionários, que não são poucos, estão desempregados e fudidos. E ainda terão de recorrer à justiça para receber seus caraminguás.

Ahhh... você é inteligente, sabe disso... quanto mais escrevo mais corro o risco de entenderem tudo errado... deixa quieto.

A operação têm de ser feita no mecanismo e de forma gradual.

Pedro_Borges
Veterano
# set/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

JJJ
Dinheiro público do mesmo jeito.

Sim, concordo com você, mas o foco da discussão não era esse, e sim o que sai pelas mãos do Lula e do Bolsonaro.

Pedro_Borges
Veterano
# set/22
· votar

Uma coisa é certa:

ESTAMOS COM DOIS CANALHAS DISPUTANDO A PRESIDÊNCIA, LULA X BOLSONARO.

Wanton
Veterano
# set/22
· votar

Lelo Mig
Ok, que num primeiro momento, sem uma revolução e a disposição de pagar o altíssimo preço que uma revolução cobra, não há como mudar isso do dia para noite.

Concordo. Não sou revolucionário. Acho que é preciso criar condições para mudar as coisas.

Se precisamos de políticos, se eles (assim como os ricos) são inevitáveis no determinado momento presente, temos de diminuir as forças dos mecanismos que eles criaram e vêm criando que possibilitam isso.

Aí, caímos em um paradoxo. O mesmo que a China tem enfrentado. O que tem funcionado para fazer os países escaparem da pobreza no contexto competitivo do capitalismo é o investimento no desenvolvimento das empresas nacionais. Empresas petrolíferas e de mineração podem ser estatais, mas as empresas de tecnologia, que aumentam o valor agregado dos produtos exportados e podem atender as demandas do mercado interno, são privadas. O governo da China (bem como outros emergentes) tem bancado seus bilionários para impulsionar a economia e aumentar o valor do trabalho do seu povo.

A empresa estatal é engessada pela necessidade de transparência. Além disso, não sei se há algum tipo de restrição no mercado quanto à participação direta dos Estados na economia. Do ponto de vista estratégico, o que tem funcionado melhor é a empresa privada ser impulsionada por dinheiro do Estado para fazer a economia se desenvolver. A questão é se restou espaço no mercado internacional para mais um produtor de tranqueiras tecnológicas.

Penso que temos o desafio de melhorar o modelo de gestão da empresa estatal, tornando-a mais ágil e transparente. Talvez, criando um mecanismo em que as decisões estratégicas pudessem ser justificadas à posteriori. Não sei. Já misturei muito assunto aqui.

-Dan
Veterano
· votar

Wanton
O povão acha que a diferença entre um milionário e um bilionário é pequena. Acha que ambos são "ricos". Juntar um milhão é algo possível para um trabalhador bem remunerado ao longo da vida. Para juntar um bilhão, são mil vidas. Falta percepção da escala das coisas.

Sim. Eu nao sei se é um analfabetismo politico e cientifico, ou apenas preguiça de raciocinar. Um bi tem mil milhoes. Tem bilionario com 200 bi. São 200 mil milionarios para uma pessoa só.

Por isso acho que tem que ser bem didatico, como se tivesse falando pra criança mesmo, quando voce se propoe a atacar essa classe de ultra ricos.

O milionario, o cara que ralou e comprou varios imoveis, não é dessa classe. O pobre de direita micro empresario que sua pra pagar o SUV dele ta mais perto de ser um mendigo do que de ser um bilionario.

Quando vejo um defensor de bilionario, eu tenho certeza que a pessoa nunca estudou um minimo sobre matematica e os admira como herois, assim como a gente na quinta serie admirava o Goku. É totalmente cega a defesa da desigualdade que esses tapados fazem.

https://www.cnnbrasil.com.br/business/10-mais-ricos-controlam-76-da-ri queza-global-50-mais-pobres-ficam-com-2/

-Dan
Veterano
# set/22
· votar

Wanton
Penso que temos o desafio de melhorar o modelo de gestão da empresa estatal, tornando-a mais ágil e transparente. Talvez, criando um mecanismo em que as decisões estratégicas pudessem ser justificadas à posteriori. Não sei. Já misturei muito assunto aqui.

Como bem disso o Lelo a classe politica é uma merda corrompível. Quem corrompe a classe politica sao os ultraricos. Quem decidiria por leis que tornariam as empresa do estado mais ageis e eficientes? A quem interessa diminuir as empresas estatais e sucatear o estado, pra abrir espaço pra grandes empresas privadas tomarem o lugar. Ta tudo bem enredado.

Insufferable Bear
Membro
# set/22
· votar

só um ponto que ninguém tocou aqui é que o setor privado é tão corrupto e ineficiente quanto o público, eles só tem mais dinheiro pra investir nos thinktanks libertários pra fazer propaganda pra eles.

Lelo Mig
Membro
# set/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

-Dan

"... mais tarde com mais tempo, exponho um pouco do que penso."
Retomando...

"A que voce mais atribui a ineficiência e corrupção estatal?"

Nós brasileiros temos a mania (não me isento) de dizer: "Na Suécia isso", "Nos EUA aquilo", "No Japão aquilo outro"... e, muitas vezes, o comparativo, o exemplo é válido, é importante. Mas, por vezes, é inútil; principalmente quando se têm uma história ímpar e muito particular em algum seguimento, como é o caso dos orgãos Estatais e o Funcionalismo Público no Brasil.

Durante quase 300 anos a história do Brasil é quase igual a de toda América no mesmo período. Colonos portugueses (e outros clandestinos) chegando para explorar e fazer riquezas, coronelismo, escravidão, exploração de indígenas, apropriação de espaços, violência, imposição do cristianismo... etc.

Mas com a chegada/fuga da realeza portuguesa tudo muda. Nunca, em nenhum momento da história, em nenhum lugar, em mais de 6 mil anos de civilização, houve uma imigração de nobreza como a que veio para cá.

Estima-se mais de 10 mil pessoas da realeza portuguesa. Essa gente, ao contrário dos colonos (que podiam ser, em sua maioria, terríveis sanguinários, mas vieram por vontade própria e acostumados a vida dura e trabalho pesado) era uma cambada de burguês vagabundo.

Acontece que Don João, precisava arrumar o que fazer a esta gente, que não iria criar galinhas e porcos, muito menos caçar índio no laço.

O serviço público brasileiro nasce daí. De um monte de burguês vagabundo, que nunca fez porra nenhuma. E a burocracia também. Porque agora é preciso do documento tal, com o carimbo de ciclano e a assinatura de beltrano.

E para pagar esse povo? Começa a se cobrar taxas e impostos abusivos dos colonos. E daí nasce o ódio do "empreendedor" a burocracia estatal e aos impostos.

Acontece que este "funcionário público" é, via de regra, uma pessoa venal e egoísta. Nem por Don João e a Coroa o imoral têm alguma lealdade, então ele "faz por fora" o serviço que deveria ser feito pelo Estado. E aí nasce o casamento corrupto dos empresários com o serviço público.

Obviamente, não podemos generalizar nem aceitar generalizações. Mas, quando você vê uma pessoa, de simples à sofisticada, dizendo que o Serviço Público é uma merda e Funcionário Público tudo vagabundo inútil, não é porque ela aprendeu isso com um liberal ou com a Rede Globo. Isso é histórico, endêmico e com um puta fundo de verdade.

Se defendemos a existência de um SUS e da Escola Pública, não podemos fechar os olhos aos inúmeros orgãos e cargos que de nada servem e só consomem recursos. No Brasil existem centenas de funcionários públicos inúteis, e nomeados por indicação. Defender um enfermeiro é uma coisa, um desembargador outra. E essa contaminação é extensa, e é um vespeiro mexer com isso porque é uma classe protecionista. Dei aula no Estado, têm muita gente séria, mas têm um monte de professor vagabundo e inútil cuja única ambição foi arranjar um local para se encostar. Gente sem nenhum comprometimento porém protegida a ponto de você poder ser desacatado por ela e não poder desacatá-lo de volta.(*).

Por outro lado, o governante brasileiro sabe o peso do eleitorado no serviço público numa eleição, então o fomenta e se puder o amplia.

Cara é uma equação complexa que político algum irá encarar.

(*) Preciso ser honesto e destacar que em uma das Escolas que lecionei a diretora (profissional séria, comprometida e eficiente), mandou retirar todas as placas com o Artigo 331, da qual era contra, e peitou sua decisão perante o Delegado de Ensino da região que ameaçou levar à questão a Secretaria.

No Brasil não há só o trabalho de "grandes capitalistas em corromper e enfraquecer o estado para ganhar nas suas falhas", há um Estado que já nasceu com feridas expostas e purulentas propícias as moscas.

Em tempo:

Meu filho, há coisa de um ano e meio atrás, foi reprovado na prova para habilitação de trânsito em SP. Não deu nem dois passos foi abordado sob a oferta de que por um valor (não lembro, acho que 1500 reais) mudariam o resultado.

Ele ficou arrasado. Estava triste por ter sido reprovado e ainda foi submetido à uma abordagem desta natureza. Isso acontece desde que o Detran existe. Absolutamente governo algum acabou com isso. Minha vontade era de ir lá, socar a porrada em todo mundo, estuprar as putas preguiçosas, cagar na boca dos vagabundos, tocar fogo no prédio do Detran e ficar, lá do parque do Ibirapuera, olhando a imensa fogueira/churrasco de parasitas e sua centenas de mortos, me regozijando, sem dó, sem culpa... foda-se.

A gente não faz, não têm culhão, é pacífico, pondera, considera os inocentes que lá trabalham, os alguns honestos; a raiva passa... foi só um sentimento de raiva. E os caras seguem sendo corruptos sob a total conivência da sociedade e do governo (seja ele qual for).

Meu filho? Para muitos um trouxa que devia ter pago e se safado logo dessa merda. Para uns tantos, um viadinho que ficou chateado e de mimimi. Vá lá convencê-lo a "entender e gostar do Estado" depois do estrago feito.

Não, a "pequena" corrupção não é moral ou sem sequelas.

makumbator
Moderador
# set/22 · Editado por: makumbator
· votar

Lelo Mig
Meu filho, há coisa de um ano e meio atrás, foi reprovado na prova para habilitação de trânsito em SP. Não deu nem dois passos foi abordado sob a oferta de que por um valor (não lembro, acho que 1500 reais) mudariam o resultado.

Ontem foram presos vários funcionários do Detran de SP (inclusive um dos diretores) que tinha um esquema milionário pra cancelar multas de veículos.

Mas a bem da verdade, todos esses órgãos que lidam direto com a população em geral tem má fama em muitos lugares. O DMV (equivalente americano do Detran) é famoso por ser extremamente ineficiente, lento e com péssimo atendimento. Os correios americanos tem fama de só ter funcionário maluco e ser caro perto da eficácia das empresas privadas do setor.

Lelo Mig
Membro
# set/22
· votar

makumbator

O Detran é corrupto desde a fundação. Estoura um escândalo, prendem uma meia dúzia de otários, eles ficam quietinhos uns 5 meses, depois começa a putaria de novo.

Obs: Meu filho refez a prova um tempo depois (e mais uma grana em taxas cobradas novamente) e foi aprovado da forma correta. É o que me importa de fato.

brunohardrocker
Veterano
# set/22
· votar

Rei Charles III quer coroação só em 2023 para não ter que encontrar Bolsonaro de novo

https://oglobo.globo.com/google/amp/blogs/humor/sensacionalista/post/2 022/09/rei-charles-iii-quer-coroacao-so-em-2023-para-nao-ter-que-encon trar-bolsonaro-de-novo.ghtml

-Dan
Veterano
# set/22
· votar

Lelo Mig

Sua analise da índole do brasuca não considero errada. Mas nao acho suficiente. É como se o Brasil fosse fechadinho em si só, fadado a um determinismo fruto de um DNA de má indole e isso explicassse nossas mazelas. Não dá pra discordar, mas isso nao me satisfaz como a variavel de maior peso em um sistema tao complexo. É quase como se estivessemos inferindo que brasileiro é mais fdp que o restante, como se nao existe gangster, mafias e corruptos em niveis iguais ou piores no estrangeiro. Mas pelo menos voce traz uma hipotese.

Lelo Mig
Membro
# set/22
· votar

-Dan

Não é obra de um "cercadinho" Dan.

Lembre-se que Portugal, nessa época, era uma potência tecnologica e rico explorador colonizador, influente, assim como seus vizinhos Espanha, França, Holanda, Inglaterra e etc.

A semente é mesma, porém o terreno brasileiro produziu uma derivação mais nefasta dessa erva daninha, justamente porque vieram 12 mil burgueses prá cá... numa tacada só. E não há história similar em tempo/lugar algum.

-Dan
Veterano
· votar

Lelo Mig

Ainda acho que é uma explicação simples para um problema complexo alocar muito nesse aspecto cultural (500 anos atras 12 mil burgueses burocratas contaminaram a indole de gerações de brasileiros) e hoje ta essa merda ai.

Particularmente, nao vejo muita utilidade nessa explicaçao sobre a caracteristica de uma certa maldade intrinseca de um povo e sua origem, mesmo que isso possa ser verdade, passa longe de ser verificável.

Me interesso mais sobre os mecanismos que esse povo, de raiz filhadaputa como voce bem descreveu, utiliza. Descrever essa raiz não encerra o debate.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Bolsonaro - Bola Dentro / Bola Fora