Autor |
Mensagem |
Samá Samutte Membro Novato |
# nov/15
· votar
Fidel Castro
Calma cara. Eu só fiz uma pergunta. Por que se sentiu ofendido? Será pelo fato de que você não consegue me explicar - racionalmente - de onde vem a sua consciência moral? Vou mais longe; você, que estudou antropologia, como me explica esse mesmo senso moral que você possui inserido na consciência de índios no meio do amazonas, que desconhecem a etimologia da palavra "estupro", que nunca tiveram contato com outro grupo social, com nunca leram a Bíblia, que nem sabem quem é o Deus das Escrituras e tampouco Jesus Cristo, e mesmo assim acham incorreto praticar tal ato?
|
Benva Veterano |
# nov/15
· votar
Racionalista + empírica + Jesus aparecendo na frente do candango e dizendo: "printf("Hello World /n").
HAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUH puta que pariu, mano.
|
# nov/15
· votar
Wade
Leia o que escrevi para o Fidel no último post e pode tentar responder de forma convincente, sem ataques à minha pessoa. Vamos deixar Abraão e Jesus de fora.
|
brunohardrocker Veterano |
# nov/15
· votar
1. Sobre a existência de Deus, qual é a natureza de uma evidência relevante e aceitável: racionalista ou empírica?
A evidência racionalista já temos, visto que crer e não crer, o acaso e o não acaso, estão em pé de igualdade em questão de conhecimento nosso.
2. Vocês são a favor ou contra o estupro?
Antes de nos civilizarmos, o estupro era muito comum. Muitos descendentes foram gerados atravez do ato do estupro, pois eramos selvagens. Tudo o que um macho queria era gozar e cair fora. A vítima poderia se sentir mal, mas que regimento moral estaria lá para acolhê-la? Precisamos nos civilizar e ainda assim este ato não desapareceu, mas passou a entrar em declinio, na medida em que nossas tentativas e erros ou reformas de regimentos morais foram avançando. Se você deletar a religião deste raciocínio, não poderei te levar a sério.
|
sallqantay Veterano |
# nov/15
· votar
Estupro só em caso de guerra se justifica moralmente (conquistar mulheres e território).
Mas guerra é estado de exceção
|
Fidel Castro Veterano |
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar
Será pelo fato de que você não consegue me explicar - racionalmente - de onde vem a sua consciência moral
O que é racional pra você? Cartesianismo?
Subconsciente coletivo, sincronicidade, hermenêutica do sujeito, natureza x cultura.
Tem N estudos, e sob a ótica cartesiana que explicam. Nenhum de forma definitiva ao meu ver, apenas largos passos. Todos eles bem mais completos do que a Bíblia. Em linhas gerais, todos tem em comum que vem do processo humano de aprendizado social coletivo, só muda a fonte.
Pra mim é exatamente isso, alguns milhões de anos batendo cabeça e sentindo uns aos outros coletivamente, aprendendo o que nos faz bem e o que nos faz mal. As religiões são reflexo disso, não a causa. São peças de filosofia moral.
|
# nov/15
· votar
brunohardrocker Antes de nos civilizarmos, o estupro era muito comum.
Isso não exclui a imoralidade do ato. Não interessa se sempre foi comum, o que importa é que sempre foi moralmente incorreto (você mesmo atestou isso: A vítima poderia se sentir mal, mas que regimento moral estaria lá para acolhê-la?).
|
Fidel Castro Veterano |
# nov/15
· votar
o que importa é que sempre foi moralmente incorreto
mas será também?
a moralidade não é pétrea ao meu ver, é fluida e específica ao seu tempo.
|
sallqantay Veterano |
# nov/15
· votar
Questão ovo e galinha eu tô de boa. Moral ou religião, o que veio primeiro pouco me importa
se organiza o populacho ignóbil eu tô dentro até os dentes
|
st.efferding Membro |
# nov/15
· votar
Ué, eu não sei qualé o problema em admitir que, mesmo sendo ateu/agnóstico, minha consciência moral tenha vindo da religião.
|
# nov/15
· votar
Samá Samutte
Lê de novo.
|
Fidel Castro Veterano |
# nov/15
· votar
sallqantay
bem por aí
se é a filosofia moral mais digerível, tamo junto.
mas tem que ser questionada, senão vira intolerância fundamentalista.
por um mundo onde as pessoas não precisem de deus ou oxosse pra dizer o que é de boas e assumam sua própria moralidade e suas consequências
|
st.efferding Membro |
# nov/15
· votar
Questão ovo e galinha eu tô de boa. Moral ou religião, o que veio primeiro pouco me importa
se organiza o populacho ignóbil eu tô dentro até os dentes
exato, tanto faz de onde veio, e se a pessoa que usufrui desta é praticante da religião que, alegadamente, a gerou
como se ambos constituissem um pacote casado Oi Chessus + 500 minutos mensais de consciência moral com velocidade G4
|
Fidel Castro Veterano |
# nov/15
· votar
Ué, eu não sei qualé o problema em admitir que, mesmo sendo ateu/agnóstico, minha consciência moral tenha vindo da religião.
bem por aí.
não é porque concordo em vários pontos que aceito algo, só que concordamos.
|
sallqantay Veterano |
# nov/15
· votar
Fidel Castro
Que questionada o que?. Quem tem envergadura para questionar sao meia dúzia de sábios, o resto tem que abaixar a cabeça e remar.
Nego é capaz de assumir porra nenhuma, precisamos de déspotas absolutos governando
|
Wade Membro Novato |
# nov/15 · Editado por: Wade
· votar
como me explica esse mesmo senso moral que você possui inserido na consciência de índios no meio do amazonas, que desconhecem a etimologia da palavra "estupro", que nunca tiveram contato com outro grupo social, com nunca leram a Bíblia, que nem sabem quem é o Deus das Escrituras e tampouco Jesus Cristo, e mesmo assim acham incorreto praticar tal ato?
Evolução do instinto humano, que foi perdendo a necessidade de empregar violência como resolução para todos os seus desejos. Aprimoramento do diálogo, convivência em grupos maiores, fusão de tribos em grandes comunidades únicas. Em suma, a consciência natural e evolutiva de que certas atividades (geralmente caracterizadas pelo emprego de qualquer tipo de violência e agressividade) não eram mais necessárias, pois o meio e o estilo de vida que levavam não demandava mais isso.
Tão simples como explicar porque nunca foi consenso entre humanos e seus ancestrais se alimentar de areia, praticar suicídio por diversão, arrncar os próprios olhos fora, etc, etc... Simplesmente não faz parte do instinto evolutivo. Não até hoje.
Essa sua tentativa ridícula de monopolizar as virtudes humanas a uma religião recente como o cristianismo só não é piada (das mais ridículas) para um grupo de pessoas: cristãos.
Como você o é, não consegue enxergar isso. E nem vai.
|
Fidel Castro Veterano |
# nov/15
· votar
Que questionada o que?. Quem tem envergadura para questionar sao meia dúzia de sábios, o resto tem que abaixar a cabeça e remar.
Nego é capaz de assumir porra nenhuma, precisamos de déspotas absolutos governando
é bonitinho, mas muito hobbesiano
|
Fidel Castro Veterano |
# nov/15
· votar
Samá Samutte
no final das contas, sua cabeça, seu guia.
muito melhor você estar na igreja do que fazendo merda por aí, se a igreja te faz bem e é a forma que você encontra pra ser uma boa pessoa, continue no seu caminho que tá tudo lindo.
|
Wade Membro Novato |
# nov/15
· votar
E, como disseram acima: mesmo que ALGUMA VIRTUDE possa, de alguma forma, ter sua origem atrelada diretamente e irrestritamente ao surgimento do Cristianismo, isso não diz absolutamente nada.
"Ei, moço, você é ateu e é uma pessoa boa. Mas se é uma pessoa boa, é porque aprendeu isso com o Cristianismo. Logo, você tem que acreditar em Deus. Porque sim. Porque sim. Você não pode ser uma pessoa boa e não acreditar. É impossível. Você consegue, não sei como. Mas é impossível. Creia! Creia! Você tem que ser um estuprador se não crer. Vai lá estuprar uma criança. Você é ateu!"
Lol.
|
Fidel Castro Veterano |
# nov/15
· votar
curioso que nem ateu sou
|
Wade Membro Novato |
# nov/15
· votar
curioso que nem ateu sou [2]
|
# nov/15
· votar
Da minha parte, quando falo em religião, falo em religião. Não só do Cristianismo, que é uma sucessão do Judaísmo.
E o post do Wade é uma baita ginástica para sacar a religião da história da civilização.
Mas não sei se ele está sério.
|
sallqantay Veterano |
# nov/15
· votar
Fidel Castro
Bonitinha é essa sua moralidade fluida que vc usa para justificar sua tanga frouxice
|
-Dan Veterano
|
# nov/15
· votar
Samá Samutte Calma cara. Eu só fiz uma pergunta. Por que se sentiu ofendido? Será pelo fato de que você não consegue me explicar - racionalmente - de onde vem a sua consciência moral? Vou mais longe; você, que estudou antropologia, como me explica esse mesmo senso moral que você possui inserido na consciência de índios no meio do amazonas, que desconhecem a etimologia da palavra "estupro", que nunca tiveram contato com outro grupo social, com nunca leram a Bíblia, que nem sabem quem é o Deus das Escrituras e tampouco Jesus Cristo, e mesmo assim acham incorreto praticar tal ato?
a) Deus da Escritura existe e criou o mundo. b) Escritura não prega estupro. c) Grupo X não pratica estupro. Você: Se C é verdadeiro e B é verdadeiro, logo A é verdadeiro.
Não é nisso que vc tá querendo chegar né? Se for somente algo como, "o Cristianismo tem coisas legais, vejam só" isso eu posso concordar com vc.
Simplificando a questão do estupro não ser uma coisa bacana: “Não faça aos outros o que você não gostaria que fosse feito a si mesmo.”
Mas atenção aqui. Se a) Jesus era filho de Deus, o criador o mundo e b) Jesus disse : “Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a si mesmo” e c) concordamos minimamente com a frase de dita por Jesus, c) e b) não tornam a) verdadeiro, ok?
Por que, se A então B, não quer dizer se B então A.
|
Fidel Castro Veterano |
# nov/15
· votar
sallqantay
tanga frouxa é quem joga a moralidade no colo de jesus
|
-Dan Veterano
|
# nov/15
· votar
"Ei, moço, você é ateu e é uma pessoa boa. Mas se é uma pessoa boa, é porque aprendeu isso com o Cristianismo. Logo, você tem que acreditar em Deus. Porque sim. Porque sim. Você não pode ser uma pessoa boa e não acreditar. É impossível. Você consegue, não sei como. Mas é impossível. Creia! Creia! Você tem que ser um estuprador se não crer. Vai lá estuprar uma criança. Você é ateu!"
haduhadudhauad
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/15
· votar
O foda é que da pra explicar facilmente tudo isso. mas precisa de umas 10 páginas chutando baixo. =/
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# nov/15
· votar
o que torna o fácil meio relativo também..
|
-Dan Veterano
|
# nov/15
· votar
Wuju Wu Yi
O foda é que da pra explicar facilmente tudo isso. mas precisa de umas 10 páginas chutando baixo. =/
Faz um topico com os highlights
|
Wade Membro Novato |
# nov/15
· votar
a) Deus da Escritura existe e criou o mundo. b) Escritura não prega estupro. c) Grupo X não pratica estupro. Você: Se C é verdadeiro e B é verdadeiro, logo A é verdadeiro.
Eu já sugeri um intensivão de silogismo pro Samá, mas ninguém quis entrar na vaquinha.
|