Projeto Escola sem Partido

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# fev/18
· votar


makumbator

E José de Arimateia não era qualquer um, heim...

Joseph Conrad
Membro Novato
# fev/18
· votar


Fidel Castro

Pelo amor de Deus, Fidel. Edita essa postagem acusando nego graúdo do mercado de lavagem de dinheiro. Você sabe que nosso meio é restrito e isso aí pode se virar contra você qualquer dia.

Pqp.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/18
· votar


Não adianta mais! Já avisei pro Matusalém lá que estão explanando ele aqui ó!

makumbator
Moderador
# fev/18
· votar


Viciado em Guarana

Os arapongas brazucas vão invadir umas conexões

sallqantay
Veterano
# fev/18
· votar


Pelo amor de Deus, Fidel. Edita essa postagem

já era, printei tudo e mandei para o pai do trololo

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/18
· votar


Qual movimento do processo do impeachment ocorreu fora da CF88?

Isso não é suficiente pra mostrar que formalmente não houve golpe?

brunohardrocker
Veterano
# fev/18
· votar


One More Red Nightmare

O PT votou contra a CF de 88.

Então acho que para eles a CF não tem relevância.

Juiz Federal
Membro Novato
# fev/18
· votar


Kkkkkkkkkkk nesse aspecto foi gópi mesmo.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/18
· votar


Pelo que eu entendi, é que há um acordo de cavalheiros de não classificar pedalada fiscal como crime de responsabilidade, basicamente porque seria necessário impichar todos os governadores e boa parte dos prefeitos do país. E esse acordo foi quebrado seletivamente contra a Gilma. E acho que, fora o Jùìz Fèdèràl, ninguém no fórum é inocente o suficiente pra achar que o Brasil é um país onde a constituição vigora de verdade.

Juiz Federal
Membro Novato
# fev/18
· votar


A constituição não funciona, no entanto, quando ela é seguida devemos aplaudir.

Eu nunca entendi essa raciocínio de se meu coleguinha faz vaquinha eu posso fazer tbm, Jesus Cristo, onde vcs tiram esse raciocínio? Se 90% de um grupo é criminoso então aquilo passa a não ser mais crime? Séloko pessoal.

Bizet
Veterano
# fev/18 · Editado por: Bizet
· votar


E esse acordo foi quebrado seletivamente contra a Gilma.

exato, e por motivos que passaram longe de "valorizar a constituição" (motivos que já tão abertos aí pra todo mundo ver), funcionamento seletivo da constituição com o intuito de tomar o poder é golpe... tem que forçar muito pra pensar o contrário

a diferença é que não houve violência, nem pela completa ilegalidade, mas é pra isso que existe a definição de soft coup/golpe branco

LeandroP
Moderador
# fev/18
· votar


Juiz Federal
Se 90% de um grupo é criminoso então aquilo passa a não ser mais crime?

Foda é quando uma presidente eleita democraticamente é julgada por esses 90% de criminosos, num grande pacto nacional. É escandaloso ser julgada por bandidos porque não quis se associar a eles. Isso tudo com frases de apoio a torturador, pela família (pelo bem da oligarquia).

Mas você acertou uma coisa: realmente 90% do congresso são bandidos travestidos de pessoas de bem, e que se bem questionados nem escondem suas intenções. Arrotam moralismo barato e gastam o valor de um auxílio (que pra muitos é 4x o salário do mês) comendo gente.

brunohardrocker
Veterano
# fev/18
· votar


LeandroP
gastam o valor
comendo gente.

Leandro, uma dica: quando o cara for de um quadrante político discordante, ironia continua sendo ironia.

brunohardrocker
Veterano
# fev/18
· votar


Pelo que eu entendi, é que há um acordo de cavalheiros de não classificar pedalada fiscal como crime de responsabilidade, basicamente porque seria necessário impichar todos os governadores e boa parte dos prefeitos do país.

Tem que analisar a dimensão da pedalada. Se o tamanho do furo é o suficiente para comprometer as contas.

Juiz Federal
Membro Novato
# fev/18
· votar


Justamente, as leis independem da bandidagem do sujeito, lei é lei. Mas e os 10%? Não conta? Um brasileiro que não é corrupto já conta.
Não importa se é julgada por bandidos, cometeu crime? Vai ser condenado, simples assim. E essa história da Dilma não se associar nem vou comentar. Ah,.sobre a frase de torturador, os congressistas têm imunidade à quaisquer palavras e opiniões, então tanto faz..lá tbm teve frase de apoio ao mariguela, então para de choradeira.

Ahn só lembrando. Alguém só pode ser torturador depois de sentença judicial transitada em julgado.

Juiz Federal
Membro Novato
# fev/18
· votar


A pedalada da Dilma fez a conta de luz aqui em casa de 180 para quase 600 conto, preço da gasosa 4 conto e gás de cozinha pro espaço, fora o efeito cascata. Ou seja, toda cadeia para a pilantra é pouco.

Ah, só lembrando que a sentença dela foi dirimida pelos companheiros. Ela devia ter ficado 8 anos sem concorrer às eleições, no entanto fizeram uma maracutaia e ela não pegou essa punição.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/18 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Black Fire

Pelo que eu entendi, é que há um acordo de cavalheiros de não classificar pedalada fiscal como crime de responsabilidade, basicamente porque seria necessário impichar todos os governadores e boa parte dos prefeitos do país. E esse acordo foi quebrado seletivamente contra a Gilma.

A Dilma caiu porque seu governo se financiou ilegalmente, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal de 2000. Esse tipo de pedalada nunca tinha sido feito até então, portanto não houve seletividade; o TCU enquadrou ela porque ela foi a primeira a fazer, aliás, enquadrou muita gente, sendo os casos mais graves os do Guido Mantega e do Arno Augustin, que não podem mais assumir cargo de confiança.

Note que simplesmente atrasar pagamento ou antecipar receita quando não se tem os recursos é um artifício muito utilizado por gestores públicos e privados. As pedaladas foram diferentes, pelo volume financiado (cerca de 60 bilhões, 10 vezes a dotação do FIES da época, 7 vezes a dotação da segurança nacional federal) e pela frequência de atrasos. Durante vários meses o resultado fiscal ficou artificialmente inflado, alterando a execução orçamentária da época, as promessas de campanha, a política econômica e, por extensão, a recessão que sobreveio. Explico.

Alterou o orçamento porque sua execução é vinculada ao cumprimento da meta fiscal mensal, que durante as pedaladas foram infladas durante 4 dos 12 meses em 2013 e 2014. Isso faz parte do crime fiscal porque é o expediente usado para acobertar o esquema.

Perceba que isso é diferente dos atrasos de 1 ou 2 meses de gestores. Havia os recursos, o governo simplesmente decidiu utilizar os bancos para financiar gastos para usar o dinheiro em outras rubricas. Como agravante, mentiu sobre tudo isso, implicando em não reconhecimento pelas autoridades competentes (o BACEN não registrou a dívida do TN com os bancos, nem os bancos registraram o passivo), enganado todo mundo, inclusive o TCU. Se não tivesse potencial ofensivo, porque esse trabalho todo de encobrir?

Além do orçamento, alterou as promessas de campanha quando, por exemplo, o governo promete na véspera da eleição dobrar a dotação orçamentária do FIES, iludindo o sujeito que teria financiamento pelos 4 anos da graduação, pra no ano seguinte reduzir os recursos do programa, porque a manobra não tinha sustentação fiscal (era feita via pedalada).

Por fim, alterou a política econômica quando a maquiagem do resultado primário permitiu ao governo praticar desonerações fiscais à guisa de incentivos produtivos ( que não deram em muita coisa btw). Isso é um fator importante na explicação da recessão econômica que se seguiu, na medida em que

a) despesas feitas mas não contabilizadas permitem a renúncia de receitas sem impacto fiscal aparente;

b) a revelação do esquema posterior afetou taxas de juro externa e interna ao tomador final em todo setor produtivo pelos prêmios de risco e downgrade de crédito;

c) afetou a urgência das reformas econômicas que se discutem hoje, já que as operações de crédito da época geraram um passivo enorme ao TN.

Basicamente jogaram a conta na sociedade pra fazer política de curto prazo de qualidade duvidosa com fim eleitoreiro.

É bom lembrar também que os técnicos do governo (do TN, da Caixa) sabiam de tudo isso, e sabiam que era errado e gravíssimo. Expuseram isso ao Secretaria do Tesouro da época que cagou pra eles, porque fechava com a Dilma no projeto.

Talvez o mais importante, porém, é que a LRF veio pra modificar a cultura de irresponsabilidade fiscal desse país. Utilizar banco e empresa pública pra se financiar e burlar as restrições de crédito que um país de tradição caloteira possui, a ausência de estatísticas fiscais que permitem o controle da sociedade sobre os gastos dos gestores da coisa pública fazem, a falta de transparência das instituições do setor público, tido isso era um grande problema, um dos grandes condicionantes de crises econômicas do passado e da década perdida dos anos 1980 em particular. As ações do governo da Dilma reverteram um processo de transformação cultural importante, com amplo impacto sobre o bem estar social. e isso em minha opinião é motivo suficiente para justificar impeachment.

Quanto aos motivos que levaram aos políticos votarem como votaram, isso não me importa, já que os motivos fatuais abundam. A menos que os economistas que apontaram para a relevância dos crimes também tiverem sido cooptados pelos golpistas, e também os auditores do TCU que fizeram a investigação e montaram o processo, além dos técnicos do TN e da Caixa, pra mim, essa narrativa é insuficiente.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/18
· votar


One More Red Nightmare
na verdade, nao tenho o menor interesse nesse assunto, so postei o que ouvi falar por aí, porque vcs pareciam confusos sobre o porque de algumas pessoas afirmarem que foi golpe e tal. nem f* que vou ler esse textao.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/18
· votar


Black Fire
Tudo bem, só quotei teu post pra ter contra o que argumentar.

st.efferding
Membro
# fev/18
· votar


One More Red Nightmare

eu gostei do texto. e tô torcendo para que o LeaP leia

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/18
· votar


One More Red Nightmare
ok

brunohardrocker
Veterano
# fev/18
· votar


st.efferding
e tô torcendo para que o LeaP leia

Mesmo que leia, eu ainda aposto em mais uma entrada na defensiva.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/18
· votar


A bibliografia da polêmica disciplina:

https://app.box.com/s/bm0d52sjav3e975hmz0sifjktrsz4too

brunohardrocker
Veterano
# fev/18
· votar


https://app.box.com/notes/279131265071?s=bm0d52sjav3e975hmz0sifjktrsz4 too

lol

megiddo
Membro
# fev/18
· votar


One More Red Nightmare
A Dilma caiu porque seu governo se financiou ilegalmente, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal de 2000. Esse tipo de pedalada nunca tinha sido feito até então, portanto não houve seletividade; o TCU enquadrou ela porque ela foi a primeira a fazer, aliás, enquadrou muita gente, sendo os casos mais graves os do Guido Mantega e do Arno Augustin, que não podem mais assumir cargo de confiança.

Note que simplesmente atrasar pagamento ou antecipar receita quando não se tem os recursos é um artifício muito utilizado por gestores públicos e privados. As pedaladas foram diferentes, pelo volume financiado (cerca de 60 bilhões, 10 vezes a dotação do FIES da época, 7 vezes a dotação da segurança nacional federal) e pela frequência de atrasos. Durante vários meses o resultado fiscal ficou artificialmente inflado, alterando a execução orçamentária da época, as promessas de campanha, a política econômica e, por extensão, a recessão que sobreveio. Explico.

Alterou o orçamento porque sua execução é vinculada ao cumprimento da meta fiscal mensal, que durante as pedaladas foram infladas durante 4 dos 12 meses em 2013 e 2014. Isso faz parte do crime fiscal porque é o expediente usado para acobertar o esquema.

Perceba que isso é diferente dos atrasos de 1 ou 2 meses de gestores. Havia os recursos, o governo simplesmente decidiu utilizar os bancos para financiar gastos para usar o dinheiro em outras rubricas. Como agravante, mentiu sobre tudo isso, implicando em não reconhecimento pelas autoridades competentes (o BACEN não registrou a dívida do TN com os bancos, nem os bancos registraram o passivo), enganado todo mundo, inclusive o TCU. Se não tivesse potencial ofensivo, porque esse trabalho todo de encobrir?

Além do orçamento, alterou as promessas de campanha quando, por exemplo, o governo promete na véspera da eleição dobrar a dotação orçamentária do FIES, iludindo o sujeito que teria financiamento pelos 4 anos da graduação, pra no ano seguinte reduzir os recursos do programa, porque a manobra não tinha sustentação fiscal (era feita via pedalada).

Por fim, alterou a política econômica quando a maquiagem do resultado primário permitiu ao governo praticar desonerações fiscais à guisa de incentivos produtivos ( que não deram em muita coisa btw). Isso é um fator importante na explicação da recessão econômica que se seguiu, na medida em que

a) despesas feitas mas não contabilizadas permitem a renúncia de receitas sem impacto fiscal aparente;

b) a revelação do esquema posterior afetou taxas de juro externa e interna ao tomador final em todo setor produtivo pelos prêmios de risco e downgrade de crédito;

c) afetou a urgência das reformas econômicas que se discutem hoje, já que as operações de crédito da época geraram um passivo enorme ao TN.

Basicamente jogaram a conta na sociedade pra fazer política de curto prazo de qualidade duvidosa com fim eleitoreiro.

É bom lembrar também que os técnicos do governo (do TN, da Caixa) sabiam de tudo isso, e sabiam que era errado e gravíssimo. Expuseram isso ao Secretaria do Tesouro da época que cagou pra eles, porque fechava com a Dilma no projeto.

Talvez o mais importante, porém, é que a LRF veio pra modificar a cultura de irresponsabilidade fiscal desse país. Utilizar banco e empresa pública pra se financiar e burlar as restrições de crédito que um país de tradição caloteira possui, a ausência de estatísticas fiscais que permitem o controle da sociedade sobre os gastos dos gestores da coisa pública fazem, a falta de transparência das instituições do setor público, tido isso era um grande problema, um dos grandes condicionantes de crises econômicas do passado e da década perdida dos anos 1980 em particular. As ações do governo da Dilma reverteram um processo de transformação cultural importante, com amplo impacto sobre o bem estar social. e isso em minha opinião é motivo suficiente para justificar impeachment.

Quanto aos motivos que levaram aos políticos votarem como votaram, isso não me importa, já que os motivos fatuais abundam. A menos que os economistas que apontaram para a relevância dos crimes também tiverem sido cooptados pelos golpistas, e também os auditores do TCU que fizeram a investigação e montaram o processo, além dos técnicos do TN e da Caixa, pra mim, essa narrativa é insuficiente.


mentira, é gópi.

sallqantay
Veterano
# fev/18
· votar


presidente eleita democraticamente é julgada por um congresso eleito democraticamente

torturador

quem escolhe as armas escolhe o risco das armas

LeandroP
Moderador
# fev/18
· votar


O golpe foi político. Do ponto de vista jurídico não foi golpe.

sallqantay
Veterano
# fev/18
· votar


pois a ordem jurídica não é política em absoluto

brunohardrocker
Veterano
# fev/18
· votar


LeandroP

A chapa não foi derrubada, o poder continuou na mão do vice o qual a Dilma se aliou.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/18 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Segundo a definição menos estrita mencionada pelo Bizet, um Soft Coup ainda requer algum elemento de ilegalidade para ser caracterizado.


Soft coup is a term used to describe a coup d'état without the use of violence, but based on a conspiracy or plot that has as its objective the taking of the State power by partially or wholly illegal means, in order to operate an exchange of political leadership - and in some cases also of the current institutional order

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Escola sem Partido