Tópico oficial para que eu tire dúvidas sobre Testemunhas de Jeová

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# jul/14


Deve ter alguma aqui no fórum. Estou com algumas dúvidas, se puderem tirar:

1) Se não existe sucessão apostólica, de onde provém a autoridade da WT? Como vocês sabem que os estudos desta organização estão corretos e não os de outras sociedades de estudo?

2) Como se deu o processo de Salvação entre os tempos que separam Jesus Cristo e Russel?

3) Por que cumprem alguns preceitos da Lei Mosaica, como a proibição de comer sangue, e outros não?

4) Qual é a bibliografia básica recomendada? Existem outros autores além dos que escrevem as publicações da WT que são estudados?

5) De onde provém a certeza de que apenas a Tradução do Novo Mundo está correta?

Obs. Não estou interessado em me converter, nem converter ninguém, muito menos discutir a validade dos pontos das TJ, só quero alguns esclarecimentos.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/14
· votar


PS. Eu tenho as publicações da WT de 1879 até 1949 no computador (no original em inglês devidamente scaneadas) quais são os principais artigos recomendados?

dibass
Veterano
# jul/14 · Editado por: dibass
· votar


6) Por que domingo logo cedo?

Tmusic
Veterano
# jul/14 · Editado por: Tmusic
· votar


Black Fire
1) Se não existe sucessão apostólica, de onde provém a autoridade da WT? Como vocês sabem que os estudos desta organização estão corretos e não os de outras sociedades de estudo?


I don't know bro

2) Como se deu o processo de Salvação entre os tempos que separam Jesus Cristo e Russel?

Nem eles mesmo sabem explicar, mas teoricamente se daria(e se dá) pelos mesmos preceitos veterotestamentários.

3) Por que cumprem alguns preceitos da Lei Mosaica, como a proibição de comer sangue, e outros não?

Até mesmo os religiosos mais ortodoxos não a cumprem na totalidade atualmente. Nem mesmo nos tempos antigos foi assim.
A Lei foi escrita de acordo com muitos padrões culturais da época e, por isso, muitas de suas aplicações não se fazem necessárias (ou mesmo possíveis) hoje.

4) Qual é a bibliografia básica recomendada? Existem outros autores além dos que escrevem as publicações da WT que são estudados?


Nunca me interessei por estuda-los a fundo. Mas alguns livros básicos, como "Religioes, seitas e heresias" devem abordar sobre eles, se não me engano.


5) De onde provém a certeza de que apenas a Tradução do Novo Mundo está correta?

De lugar nenhum. Não existe base canônica ou massorética para isso. É mais por conveniência e doutrinação.

Tmusic
Veterano
# jul/14
· votar


dibass
hahaha

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jul/14
· votar


Lendo o título, achei que depois de ler 34 livros enquanto carregava baldinhos de 20 kg de areia, o BF havia se convertido e ia tirar nossas dúvidas sobre a referida religião.

amador_ssa
Veterano
# jul/14
· votar


dibass

6) Por que domingo logo cedo?

Cara, não fale não... Eu mesmo tinha um hábito de assistir Esporte Espetacular, e gostava muito. Anos atrás, lembro até hoje no dia que eu estava bebendo uma vitamina com um misto quentinho no quarto que dá pro quintal, onde tem acesso pela rua mas ninguém entra por ali, apenas moradores de 2 apt, por ser uma área estreita, sem ninguém, só umas cordas pra estender roupa...

De repente, surgem 2 TJ's na janela... Eu me assustei pq não imaginava eles por ali... Então me tiraram do programa de TV do mundo, do meu café, e me chamaram. Eu disse que tava ocupado, algo assim, e eles disseram que pra Deus não tem horário, se eu escolho o horário de Deus, como se eles fossem Deus... O que eles iam dizer eu já sabia, e tenho uma Bíblia dos TJ's tb,e eu tava tomando café... Alguns deles se acham mais importantes, mensageiros de Deus, "colonizadores" de nós "nativos burros", e ainda se acham no direito de punir com "desprezo" alguns ue saem da Religião. Sei disso pq frequntei, sair, e alguns me hostilizaram, fingiam que e não existia só pq sair, mas admito que a grande maioria dos que eu conhecia, continua falando comigo, sendo meu amigo, trocando idéia normasl, inclusive sobre a própria Religião

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


Lendo o título, achei que depois de ler 34 livros enquanto carregava baldinhos de 20 kg de areia, o BF havia se convertido e ia tirar nossas dúvidas sobre a referida religião.
[2]

amador_ssa
Veterano
# jul/14
· votar


6) Por que domingo logo cedo?

Outra: Domingo logo cedo... Todos haviam saído pelo bairro mesmo, só tinha eu em casa. Eu não sabia disso, pois estava DORMINDO. Então eu acordo com o latido do cachorro. Ainda meio dormindo, chamei o cachorro... Meio sonolento, chamei, não entendi direito o que acontecia, cochilei... Uns 20 min depois despertei com o latido do cão... Tava cansado, queria dormi, apenas isso, então fui ver o que era, nem sabia que tava sozinho em casa... quando fui pra sala, abri a janela, um Senhor TJ me perguntou:

- Oi, vc tava dormindo? Te acordei?

Eu disse:

Tava dormindo sim, o Sr. me acordou.
O cara ficou meio sem graça, me deu uns artigos só.

Depois contei pra minha mãe e ela disse que era pra eu dizer que não tava dormindo por educação rsrs eu disse como assim, eu ia dizer, não não estava dormindo não, eu costumo andar de cueca samba canção, sem camisa, com remela no olho, cabelo bagunçado, voz grave e uma eterna cara de sonolência rsrsrs

amador_ssa
Veterano
# jul/14
· votar


De todas religiões os Testemunhas de Jeová parecem ser os que mais têm materiais de Estudo Bíblico

Tmusic
Veterano
# jul/14
· votar


amador_ssa
De fato, mas de longe não é a realidade. A única diferença é que eles expoem seus materiais numa investida evangelística. Se for analisar, os TJ são uma das seitas mais fracas teologicamente.

rodsom
Veterano
# jul/14
· votar


tem aquela musica dos TJ: é que eu prefiro estar aqui, te perturbando domingo de manhã.♩♫♩♫♩♫

Lìív
Veterano
# jul/14
· votar


Achei que o BF iria responder as coisas -.-
Não entro mais nesse tópico.

mjcmello
Veterano
# jul/14
· votar


dibass
6) Por que domingo logo cedo?

É por isso que a revista deles se chama "Despertai"...

hauhauhauhauha

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jul/14
· votar


Não sou TJ, mas baseado no método científico me arrisco a responder algumas
1) Se não existe sucessão apostólica, de onde provém a autoridade da WT? Como vocês sabem que os estudos desta organização estão corretos e não os de outras sociedades de estudo?
Corporativismo, você não vê pastor dizendo que o padre esta certo, nem monge dizer que o xamã fala a verdade.

2) Como se deu o processo de Salvação entre os tempos que separam Jesus Cristo e Russel?
Não sei

3) Por que cumprem alguns preceitos da Lei Mosaica, como a proibição de comer sangue, e outros não?
Porque não são vampiros

4) Qual é a bibliografia básica recomendada? Existem outros autores além dos que escrevem as publicações da WT que são estudados?
Novamente o corporativismo, o papa não adota o corão (ou Alcorão) nos estudos.

5) De onde provém a certeza de que apenas a Tradução do Novo Mundo está correta?
Por que a do velho mundo é muito antiga.

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jul/14
· votar


Tmusic
De fato, mas de longe não é a realidade. A única diferença é que eles expoem seus materiais numa investida evangelística. Se for analisar, os TJ são uma das seitas mais fracas teologicamente.

Não entendi, acho eles até forte, os materiais parecem bem embasados, e as músicas são composições próprias e de arranjos muito bons.

El_Cabong
Veterano
# jul/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Black Fire
Por que cumprem alguns preceitos da Lei Mosaica, como a proibição de comer sangue, e outros não?

Se o cara "pira na batatinha" e resolve ser um religioso cumpridor da Lei, então que cumpra tudo !!
Se deixar de cumprir um item apenas, é o mesmo que não cumprir nada !!

"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos".
Tiago 2.10

Simonhead
Veterano
# jul/14
· votar


Lendo o título, achei que depois de ler 34 livros enquanto carregava baldinhos de 20 kg de areia, o BF havia se convertido e ia tirar nossas dúvidas sobre a referida religião.

3.

Tmusic
Veterano
# jul/14
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
Não entendi, acho eles até forte, os materiais parecem bem embasados, e as músicas são composições próprias e de arranjos muito bons.

Podem até ser, mas a teologia deles não é nada sólida e é muito restrita. Não estou falando aqui no sentido religioso, nem de tentar dizer qual é certo e qual é errado, mas não é necessário muito estudo pra desbancar os argumentos de qualquer TJ.

O ponto forte deles é o trabalho, principalmente no foco evangelístico, porém com alguns pedidos e respostas simples se consegue afugentar qualquer um deles da sua casa.

É claro que há muita gente ignorante e muito limitada em todas as religiões, mas os TJ são uns dos que menos tem critério para selecionar os obreiros, e isso os deixa em maus lençóis, pois muitos não tem preparaçao para responder questionamentos simples.

Aqui em casa, por exemplo, os TJ já nem batem mais. Só quando é algum que não é do bairro e não nos conhecem. O mesmo acontece com vários amigos meus: um pouco de argumentação e eles nem refutam mais. Eles só investem em quem eles percebem não ter muita resistência contra as ideias deles.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Ainda não consegui respostas satisfatórias pras perguntas que fiz no tópico, mas estou acabando de ler um livro muito interessante sobre o movimento: http://www.amazon.com/Jehovahs-Witnesses-Portrait-Contemporary-Religio us/dp/0415266106

O autor não toca em questões de teologia, é puramente um estudo sociológico realizado na Grã-Bretanha, que ajuda a entender a estrutura interna, o funcionamento, a dinâmica, a interpretação e a expansão das TJ durante o século XX. Recomendo pra quem tem interesse em entender como funciona na prática uma estrutura totalitária.

sallqantay
Veterano
# jan/15
· votar


Black Fire
entender como funciona na prática uma estrutura totalitária

véi, tu fica nessas paradas teológicas para fundar uma nova religião, certo? Tu quer tornar passo fundo a nova jerusalém ressurrecta, confere, produção?

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


sallqantay
Não espalha, te dou um cargo se a parada der certo.

Mr. Rosa
Veterano
# jan/15
· votar


Lamento informá-los mas as Testemunhas de Jeová possuem algo que não é muito importante na crença cristã chamado: B_Í_B_L_I_A

Em base dela e de profundos estudos sinceros, honestos sobre doutrinas e seu contexto nas escrituras eles formam uma doutrina da qual eles intitulam de Verdade, da qual tudo tem base bíblica, em textos e contextos.

Deste estudo fomenta-se naturalmente o desejo de seus membro em dedicadamente espalha-las mundo a fora. Não é a toa que eles estão espalhados em todas as nações.

Mr. Rosa
Veterano
# jan/15
· votar


Black Fire
1) Se não existe sucessão apostólica, de onde provém a autoridade da WT? Como vocês sabem que os estudos desta organização estão corretos e não os de outras sociedades de estudo?

Os estudos das escrituras são a base da Testemunhas de Jeová, eles retiram integralmente suas crenças de seus estudos. Diferente de outras religiões que prezam por visões, insights, filosofias, teologias abstratas, elas prezam pelo conhecimento das escrituras, estudo da bíblia, personagens, locais, principios e não meras passagens sem contexto algum

2) Como se deu o processo de Salvação entre os tempos que separam Jesus Cristo e Russel?

Sempre houveram pessoas de coração sincero, quem são? Não sei. Willian Tyndale, Lutero, Madre Tereza de Calcutá??? Não sei mas sempre tiveram. Da mesma forma que existem hj e enm por isso saõ TJs

3) Por que cumprem alguns preceitos da Lei Mosaica, como a proibição de comer sangue, e outros não?

A Lei Mosaica não é mais observada, mas o sangue não é exclusivo desta lei.

O prioncipio é retirado da ocasiao que Noé desce da arca e Deus abre a possibilidade de se comer animais, somente não o sangue. Ratificado na Lei Mosaica e por incrivel que pareça no Novo Testamento após a morte de Cristo na primitiva congregação os apóstolos exortam-nos a seguir este principio de não ingerir sangue dado seu carater sagrado

Provas??

Gênesis 9:3 ; 4: Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.

Levítico 17:13;14: 13 "'Quanto a qualquer homem dos filhos de Israel ou algum residente forasteiro que reside no vosso meio, que caçando apanhe um animal selvático ou uma ave que se possa comer, neste caso tem de derramar seu sangue e cobri-lo com pó. 14 Pois a alma de todo tipo de carne é seu sangue pela alma nele. Por conseguinte, eu disse aos filhos de Israel: "Não deveis comer o sangue de qualquer tipo de carne, porque a alma de todo tipo de carne é seu sangue. Quem o comer será decepado [da vida]."

Atos 15:28;29: 28Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias: 29Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.


4) Qual é a bibliografia básica recomendada? Existem outros autores além dos que escrevem as publicações da WT que são estudados?

Não existe bibliografia recomendada, leia a porra da bíblia e procure por perguntas.

5) De onde provém a certeza de que apenas a Tradução do Novo Mundo está correta?


Desculpe amigo, vou ignorar esta pergunta pelo simples motivo que não existe tradução correta de nenhum livro no mundo, qualquer pessoa com um minimo de noção de tradução sabe disso, não precisa ser um lexicografo sabe disso.

Tmusic
Veterano
# jan/15 · Editado por: Tmusic
· votar


:X

Drowned Man
Veterano
# jan/15
· votar


Não existe bibliografia recomendada, leia a porra da bíblia e procure por perguntas.

hauhuahuahauhau
quero ver o Black Fire responder isso tudo.

/pipocaeguaraná

sallqantay
Veterano
# jan/15
· votar


Read the book, the only book, the book of god

sallqantay
Veterano
# jan/15
· votar


You dont' know, what i know, because i know where we came from...

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/15
· votar


leia a p..... da bíblia
Isso é sério? Foi um TJ mesmo que postou isso? Foi ateu não?

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Drowned Man
quero ver o Black Fire responder isso tudo.


Não vou responder porque é usuário causão. Com o que eu já sei (inclusive conversando com TJs) acho totalmente impossível uma TJ sugerir que eu faça um estudo da Bíblia por minha própria conta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial para que eu tire dúvidas sobre Testemunhas de Jeová