Tópico oficial para que eu tire dúvidas sobre Testemunhas de Jeová

Autor Mensagem
Tmusic
Veterano
# jan/15
· votar


Black Fire
Tmusic
Eu estudei por um tempo, alguma coisa de Maionides principalmente.


A teologia dos judeus é fascinante, fascinante mesmo, embora tenha se perdido muito no decorrer do tempo. E foi muito útil para compreender muito da Bíblia e até mesmo do cristianismo; sei que você não é cristão, mas se tá interessando em tirar dúvidas, as bases do judaísmo são essenciais.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


Tmusic
Cara, falando sobre Teologia Judaica, eu estava conversando com a minha mãe sobre o Mito de Lilith. Tu sabe algo sobre (tipo, a existência, a relevância da existência, se contradiz a Bíblia, e.t.c.)?

P.S.: Não só sobre Lilith, mas também sobre Azazel, Behemoth, Leviathan, e.t.c.

Skider
Veterano
# jan/15
· votar


Black Fire
Outra coisa, quais são teus teólogos preferidos? Quais obras deles você recomenda?


É bom começar dos clássicos, para absorver qual era teologia dos pais da igreja. Trindade, Confissões e Cidade de Deus, de Agostinho, são clichês.

Cristianismo puro e simples do C.S Lewis é muito interessante. Ele da um pincelada no aspecto arminiano.

Bem, você já disse que estudou os reformadores (é importante você incluir os sermoes de Spurgeon, "A essência do Evangelho", "O escândalo da cruz".

Alguns contemporâneos são ótimos. Em especial John Stott e Pipe, Paul Washer. Aqui abro parenteses para uma breve obra de Alvin Plantinga que trata justamente desta questão que estamos discutindo. Deus, a liberdade e o mal. Ele é filosofo, mas esta obra é bem leve e de fácil compreensão.

Skider
Veterano
# jan/15
· votar


Tmusic
isso implica em uma separação eterna de Deus e da impossibilidade de reconciliação.

Este é o ponto. Não existe possibilidade de sobrevida eternamente separado de Deus. O que temos hoje é um resquício da Imago Deis, que pela graça comum, permite que sobrevivamos.

Cara, estude o judaísmo antigo e o ortodoxo atual, ce vai pirar!
É importante. Estudar a cultura e o contexto religioso de Cristo é fundamental. Pesquise depois sobre hilel e shamai.

Skider
Veterano
# jan/15
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Lilith é mito. Um conto qualquer da tradição judaica. Não é identificada na tradição rabínica como doutrina.
Não é que contradiz a bíblia, mas entra de cabeça no campo da especulação usando uma brecha de Gênesis como pano de fundo.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/15
· votar


Skider
mas entra de cabeça no campo da especulação usando uma brecha de Gênesis como pano de fundo.
Assim como os Nephilim que seriam anjos caídos ou E.T.'s?
Cara, quanto essas coisas, eu nem acredito nem desacredito, muito pelo contrario. haha
Mas se fosse real, isso implicaria em muita coisa? Algo teria que ser visto de modo diferente do que vemos hoje em dia?

Skider
Veterano
# jan/15 · Editado por: Skider
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
A questão do Nephilins, não. A hipótese dos Annunakis é cultura suméria, não tem nada a ver com as religiões abraâmicas. A hipotese dos anjos caídos é só um assunto paralelo sem grande importância para a teologia.
A lenda de Lilith mudaria alguns aspectos da queda. Mas, "Algo teria que ser visto de modo diferente do que vemos hoje em dia?" Então, no aspecto teológico sim, mas no naturalismo seria só mais uma prova de que homem só faz merda por um rabo de saia, ou seja, tudo igual.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/15
· votar


Skider
Entendi. Valeu. o/

Então, no aspecto teológico sim, mas no naturalismo seria só mais um prova de que homem só vez merda por um rabo de saia, ou seja, tudo igual.
kkkkkkkkkk
True. : P

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/15
· votar


krixzy
Eu não sei se deus existe, na verdade nenhum humano sabe, só temos histórias, por isso não sigo nenhuma religião, não posso acreditar no que não sei se existe, mas apesar da minha opinião, acho importante que as pessoas acreditem nisso, se eu tivesse prova do contrário não revelaria.

As provas que Deus existe, sem mais:

https://www.youtube.com/watch?v=lbVuIjJO4Zg

https://www.youtube.com/watch?v=dFs9w5FuU3Y

https://www.youtube.com/watch?v=SNIaPhe-Zn0

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/15
· votar


Mr. Rosa
Estou sem tempo agora, tá corrido aqui no trampo mas volto amanhã pra ver se posto algo relevante.

No aguardo, pois você usou uma técnica petista aí, tentar tirar o crédito de algo que é verdade por apenas citar uma origem que não é a real origem do texto escrito, que no caso foi escrito pelo portal Got Questions, é hoje o portal mais respeitado do mundo acerca dos termos bíblicos, um dos raros que não ficam pegando preceitos da lei e tentando aplicar em seus ministérios de deuses do dinheiro como existem hoje nos famosos "templos evangélicos" que de evangélicos não tem nada.

qew
Veterano
# jan/15
· votar


Reinaldo Camargo Filho

A discussão tá tão saudável, cara. Para que fazer isso?

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/15
· votar


qew
A discussão tá tão saudável, cara. Para que fazer isso?

O que exatamente fiz para tirar a saúde da discussão? Não tem ofensas, nem nada do tipo em meus textos, apenas constatações reais.

Headstock invertido
Veterano
# jan/15
· votar


apenas constatações reais... ...de como a medicina é foda.

Ah, a Ciência. Salvando vidas! Lindo! Lindo mesmo!

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/15
· votar


Reinaldo Camargo Filho
que no caso foi escrito pelo portal Got Questions, é hoje o portal mais respeitado do mundo acerca dos termos bíblicos
Cara, por nada não, mas eu li um lance desse site sobre psicologia e meio que perdeu minha admiração...

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/15
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Cara, por nada não, mas eu li um lance desse site sobre psicologia e meio que perdeu minha admiração...

Poderia por favor me enviar qual era o artigo em questão? Muita gente critica esse site por ele não ser a favor da obrigação do dízimo, que é justamente o ponto em que 95% dos ministérios que se dizem evangélicos brasileiros continuam errando, o dízimo como obrigatoriedade com toda aquela história do devorador não é bíblico na graça e eles insistem em pegar meia dúzia de itens da lei para aplicarem como se ainda estivessem em ação, ignorando totalmente o sacrifício de Jesus na cruz.

A oferta sim, é bíblica, dá quem puder, dá quem quer, conforme sua prosperidade e se Deus tocar no seu coração.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/15
· votar


Reinaldo Camargo Filho
Não tem nada a ver com dízimo, kkk.
Eu também tenho um pé atrás com esse lance (além de outras coisas também). : P
É que o cara disse que psicólogo aconselha (aprendi o contrário nas primeiras semanas de aula).

http://www.gotquestions.org/Portugues/psicologia-aconselhamento-biblic o.html

Tmusic
Veterano
# jan/15
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Tmusic
Cara, falando sobre Teologia Judaica, eu estava conversando com a minha mãe sobre o Mito de Lilith. Tu sabe algo sobre (tipo, a existência, a relevância da existência, se contradiz a Bíblia, e.t.c.)?

P.S.: Não só sobre Lilith, mas também sobre Azazel, Behemoth, Leviathan, e.t.c.


Engraçado que tava ouvindo uma doidona falar sobre ela esses dias.
Bem, nunca estudei sobre, mas como cristão conservador, eu acredito que todos sejam entidades demoníacas que se apresentam nas devidas formas através de vários fatores. Não que exista o "demônio" Lilith, ou Azazel, ou qualquer que seja, mas que hajam entidades que se apresentam dessa maneira, de forma a corresponder com o imaginário humano.

Quanto a Leviatã, a Bíblia refere-se a ele como um cramunhão mesmo

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/15
· votar


Tmusic
Saquei. Assim como os capiroto que invade a Deus É Amor dizendo que é o Zé Não Sei Das Quanta?
Quanto ao Azazel, dizem que na versão original, o bode emissário era enviado pra ele.

Quanto a Leviatã, a Bíblia refere-se a ele como um cramunhão mesmo
Mas diz que ele é o ápice da Criação também. Mas essas partes da Bíblia são bem confusas. : X

sallqantay
Veterano
# jan/15
· votar


Leviatan eu só conheço o do thomas hobbes

Tmusic
Veterano
# jan/15
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Saquei. Assim como os capiroto que invade a Deus É Amor dizendo que é o Zé Não Sei Das Quanta?

Por aí.

Quanto ao Azazel, dizem que na versão original, o bode emissário era enviado pra ele.

Prefiro ser mais "simplizin" mesmo e não dar atenção a esses detalhes, por não compreendê-los e ter medo de criar besteira.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/15
· votar


Tmusic
kk
Tô ligado. : P
Sei lá, eu acho interessante, mas mantenho posição neutra quanto a essas coisas, até porque a existência ou não disso não secessariamente altera minha fé. /o/

Tmusic
Veterano
# jan/15
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Idem.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/15
· votar


Tmusic
\o/

não secessariamente
Putz...

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos

Sobre os "nefilins", leia esse artigo do professor Carlos Augusto Vailatti, um dos maiores hebraístas do país. Ai tem tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Sobre Lillith, como já responderam, é lenda; essa palavra só aparece uma única vez no Tanakh, em Isaías 34:14: "E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si." (versão Almeida Revisada Impressa Bíblia do Brasil).

Sobre Azazel, que eu saiba, somente a IASD diz que o bode emissário era enviado para o diabo; o bode expiatório e o bode emissário apontam para o sacrifício de Cristo: o expiatório representa a morte substitutiva de Cristo por nossos pecados, o emissário é uma alegoria sobre como Cristo afastou esses pecados de nós.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/15
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos

Ainda sobre Azazel, eu li em um livro algo muito interessante sobre o motivo de o bode ser o símbolo do satanismo.

"E Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. 22Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária; e o homem enviará o bode ao deserto." Lv 16.21-22

Segundo o que estudei, para os satanistas, esse bode emissário significa a liberdade do homem, longe de Deus, longe de Suas Leis, de Seus Mandamentos e etc., cheio dos prazeres (pecados) que o mundo proporciona.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jan/15
· votar


Samá Samutte
leia esse artigo do professor Carlos Augusto Vailatti, um dos maiores hebraístas do país.
Valeu, bro. Baixei pra ler depois. : P

Sobre Lillith, como já responderam, é lenda; essa palavra só aparece uma única vez no Tanakh, em Isaías 34:14: "E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si." (versão Almeida Revisada Impressa Bíblia do Brasil).
Já vi esse versículo (apesar da maioria das versões omitirem a palavra Lilith). Pelo que eu vejo, a citação à Lilith aí deve ser mais ou menos como o Rei Davi citando o unicórnio. Tipo um símbolo e tal.

o bode expiatório e o bode emissário apontam para o sacrifício de Cristo
Grande parte dos rituais hebraicos apontam pra Cristo. Isso é muuuito massa, haha.

Segundo o que estudei, para os satanistas, esse bode emissário significa a liberdade do homem, longe de Deus, longe de Suas Leis, de Seus Mandamentos e etc., cheio dos prazeres (pecados) que o mundo proporciona.
Aí vale citar também a figura de Pan e do fauno, que eram personificações gregas do hedonismo.

Aandreep
Membro Novato
# jan/15
· votar


Aconselho vocês a ler o livro: Eleitos de Deus R. C. Sproul
Ele aborda muitos assuntos discutidos aqui.

Tmusic
Veterano
# jan/15
· votar


Aandreep
Valeu manim, depois procuro dar uma lida. :)

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Comecei a estudar a obra de Arthur W. Pink.
http://en.wikipedia.org/wiki/Arthur_Pink

Estou lendo The Total Depravity of Man, achei muito interessante a exposição que ele faz de Gênesis 3.

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


hahahahaha, mais um. Isso só pode ser doença.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial para que eu tire dúvidas sobre Testemunhas de Jeová