Sobre morar sozinho (ou, "manual de sobrevivência de pessoas solteiras na cidade")

Autor Mensagem
Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Agora, mano Wanderer on the Offensive, o que te queima é este seu perfil "fodelão de meia idade". Na boa, se não fosse isso, o pótico teria mais credibilidade.

Sei não, fi. Eu quase não tenho falado de assuntos mulherísticos aqui no fórum. Até nesse pótico, que eu podia ter explorado bem o assunto, resolvi evitar pra ver se não tinha o mimimi. De qualquer forma, o pessoal que se interessa mais pelo assunto que pela minha pessoa está comentando, então tá valendo. :D

st.efferding
Membro
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive

Vai se benzer, fi. É muito recalque de outrém chovendo no teu quintal =P

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


st.efferding
É muito mesmo, fi! Tenho que achar uma mãe de santo urgente!
De preferência, uma que seja bonitinha. :D

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


Receber conselho sobre "morar sozinho" com um playboy bancado pelos pais que acha que é alguma coisa na vida além do dinheiro que tem.

Só no FCC. Esse fórum é bizarramente bizarro.

Xeper
Veterano
# jun/14
· votar


^
^
^

Agora vai

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


haters gonna hate.

Me Wise Magic Jr.
Veterano
# jun/14
· votar


Quanto mano vida loka passa fome nesse forum... todo mundo postando do PC do Milhão com internet discada ne....

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


Me Wise Magic Jr.
todo mundo postando do PC do Milhão com internet discada
Postando da Lan House do "Tchubaca".

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


Só eu acho realmente estranho o povo estar reclamando que eu não sou suficientemente pobre pra dar conselhos sobre dinheiro e orçamento?

Realmente, esse fórum é bizarramente bizarro. o.0

Gansinho
Veterano
# jun/14
· votar


Agora, mano Wanderer on the Offensive, o que te queima é este seu perfil "fodelão de meia idade"

Concordo. Se não fosse por isso eu gostaria mais dos seus tópicos.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/14
· votar


Eu só achei desnecessário um manual de sobrevivência, que na verdade só diz como ser zuero com os vizinhos e que requer que o sujeito ganhe 10 mil por mês. Pra que alguém que ganha dez mil precisa desse manual? Tá tipo:

Você está sozinho e não sabe cozinhar? Não tem problema, vá no restaurante.

Mora longe e não tem como chegar? Pegue um táxi.

Quem é o retardado que precisa dessas dicas?

Gansinho
Veterano
# jun/14 · Editado por: Gansinho
· votar


Black Fire
Você está sozinho e não sabe cozinhar? Não tem problema, vá no restaurante.

Mora longe e não tem como chegar? Pegue um táxi.


Não sabe limpar sua casa? Contrate uma faxineira. Custa "apenas" 500 por mês.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/14
· votar


Gansinho
Semicaro.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Bom, pra defender o mano Wanderer on the Offensive, vou tentar defender o propósito do tópico.

O título do tópico é Sobre morar sozinho (ou, "manual de sobrevivência de pessoas solteiras na cidade"). A definição de morar sozinho é possuir um lar sem a companhia de pessoa alguma. Uma vez não tendo ninguém dividindo o lar com você, pressupõe-se que você será o responsável por todos os custos deste lar, sejam eles custeados através de recursos próprios ou de terceiros (geralmente os pais).

Agora vamos falar sobre os custos de vida numa cidade. Sabe-se que nas grandes capitais do Brasil dificilmente se acha um imóvel, novo ou usado, por menos de R$180000. Fazendo as simulações mais otimistas de financiamento imobiliário na Caixa, vocês chegarão a prestações iniciais entre R$1200 e R$1500. Sabe-se também que aluguéis estão nesta mesma faixa de preço. Considerando a recomendação de que este custo seja equivalente a 30% da sua remuneração mensal, pressupõe-se uma renda mensal deste indivíduo de R$4000 a R$5000, que deve cair na classe B ou C do IBGE.

Sobre o perfil deste tipo de indivíduo que compõe o público alvo deste tópico, como não sou sociólogo, não posso dar uma opinião abalizada. O que posso afirmar é que, das pessoas que conheço que se enquadram neste perfil, ou são estudantes que estão fora de sua cidade de origem e são bancados pelos pais ou são jovens profissionais entre 20 e 30 anos que trabalham fora de suas cidades de origem. Aqui em São Paulo pode ocorrer a mudança dentro da própria cidade, quando a pessoa busca morar mais próximo do trabalho.

Dentro dos critérios expostos acima, pode-se concluir que as dicas apresentadas são plausíveis para o público alvo em questão - por mais fúteis que possam parecer.

Pronto, já posso reproduzir este texto na redação do Enem.

Hannah Liimatainen
Veterano
# jun/14 · Editado por: Hannah Liimatainen
· votar


Eu queria poder falar algo sobre o tópico, até porque eu moro sozinha e longe dos pais. Mas a conversa já rolou tanto e até eu me inteirar por completo, já rolou mais papo. Enfim.. Vou tentar me inteirar.

Hannah Liimatainen
Veterano
# jun/14 · Editado por: Hannah Liimatainen
· votar


Pra quem tem orçamento limitado, pra começar: localização adequada. Não necessariamente perto do que você quer, mas que tenha fácil acesso (que é diferente), seja com boas ruas e avenidas ou acesso ao transporte público. (2).

Essencial isso. Morar perto de pontos, terminais de ônibus/metrôs, supermercados e centros de lazer é tão bom quanto uma boa localização. E demora a achar "o lugar perfeito". Atualmente estou satisfeita do lugar onde moro. É próximo de shoppings, de terminais, de pontos de ônibus, supermercados, bares.. Etc. Só não é perto da faculdade porque os campus costumam ser afastados ou longe das coisas. Minha sorte é que eu não preciso pegar mais de um ônibus por dia pra me locomover até lá.


Faxineira? Meh. Se você se dispõe a morar sozinho, que tenha culhões e faça as próprias coisas. PS: aprenda a cozinhar. Se não aprendeu, vai aprender. Mesma coisa pra lavar e passar.


Só digo uma coisa: mané faxineira o quê.
Aprenda a arrumar a casa, deixar as coisas no lugar onde você quer que estejam. Tenho certeza de que você se sentirá mais a vontade com a forma de como você arruma a casa do que uma pessoa que vai cobrar 500 reais pra arrumar um apartamento pequeno/kitnet. Os produtos de limpeza não são caros e o tempo que você leva arrumando a casa é o mesmo que uma pessoa que cobraria um valor salgado levaria.

E a mesma coisa pra cozinhar. Vá aprender a cozinhar. Cê vai queimar muito arroz, vai. Mas é pra aprender. Você não vai poder viver diariamente a base do miojo ou de pedidos de Delivery.

E lavar roupa. Sim, tem que aprender. Nos meus primeiros meses morando sozinha, eu não tinha máquina de lavar. Pra não sobrecarregar demais (até porque lavar a roupa é a coisa mais chata que tem. Lavar louça é bem melhor), eu marquei um dia da semana exclusivo pra lavar roupas, outro dia da semana pra lavar jeans e um outro dia pra lavar lençol, cobertor e por aí vai.
O negócio é ter esquema. Se você não tem um pingo de organização, vai aprender a ter.

Spect
Veterano
# jun/14
· votar


Eu quase não tenho falado de assuntos mulherísticos aqui no fórum

HAHA

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Hannah Liimatainen
um outro dia pra lavar lençol, cobertor e por aí vai
Consegue fazer esta parada em apartamento? Melhor, deveria ter perguntado primeiro se você mora em apartamento... Pergunto isso pois nem faço ideia como pessoas que moram em apartamento lidam com estas operações de maior porte hehehhehe.

Insufferable Bear
Membro
# jun/14
· votar


Para que escrever tanto algo que pode ser resumido em um fluxograma?

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


Hannah Liimatainen
Yep, você acaba aprendendo mesmo a cozinhar o básico. Mas a menos que a pessoa realmente goste de cozinhar, só vai fazer coisas mais elaboradas de vez em nunca. No dia a dia tu faz o rango de sobrevivência: Arroz (de preferência uma panela cheia de uma vez, que tu congela e umas duas semanas), feijão, carnes, macarrão etc. Daí o motivo da minha recomendação de simplicidade na cozinha. :D

erico.ascencao
O público alvo era por aí mesmo.

Consegue fazer esta parada em apartamento?
Dá pra lavar tudo, mas no meu caso tive que fazer uma gambiarra na área de serviço pra secar coisas grandes tipo cobertores. Bati dois pregos na área de serviço, um em cada canto na diagonal, e amarrei uma corda de varal entre eles. Não fica bonito, mas funciona.

E sim, você também fica meio gambiarreiro morando sozinho. Vai acabar sempre tentando consertar tudo antes de pagar alguém. Daí você vira um pouquinho eletricista, bombeiro, técnico de informática e etc. =)

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


Insufferable Bear
Seu post saiu um minuto antes do meu. :x

De qualquer forma, com ou sem problemas, sempre é recomendável ir pra balada pegar cocotinhas. :P

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
Hannah Liimatainen
Pensei que pra estes casos teria que apelar pra uma lavanderia.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Insufferable Bear
Por mais estranho que pareça, você não está totalmente errado. Nosso mundo caminha cada vez mais para uma era onde nós pagaremos pros outros fazerem coisas que nós não sabemos, para que possamos focar em fazer o que sabemos e/ou gostamos de fazer. Muitas empresas já fazem isso e, na nossa vida pessoal, também andamos adotando esta prática - vide estes serviços de "marido de aluguel" que andam proliferando por aí.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Putz, pra servir de exemplo do que eu acabei de comentar: http://startupi.com.br/2013/alavadeira-saiba-mais-sobre-o-netflix-das- roupas-sujas/.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
o ticket médio arrecadado está na casa das centenas de reais
Medo. :P

Hannah Liimatainen
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Consegue fazer esta parada em apartamento? Melhor, deveria ter perguntado primeiro se você mora em apartamento... Pergunto isso pois nem faço ideia como pessoas que moram em apartamento lidam com estas operações de maior porte hehehhehe.

Eu moro em kitnet. Bem menor que um apartamento. Mas dá sim. Depois de quatro meses comprei uma máquina de lavar, porque não dá pra ficar lavando roupa sempre. É muito trabalho.

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


Saudades do rato e seus manuais tr00 style

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Hannah Liimatainen
Lavar roupa em máquina blz, o que eu pensava ser um problema é lavar cobertor. Tem umas máquinas tão pequenas que nem deve caber um cobertor mais parrudo. Além disso, tem o fator secagem, que exige um certo espaço.

Tamehiro
Veterano
# jun/14
· votar


Em tempo, uma alternativa barata à faxineira é ter uma peguete com mania de limpeza

não acredito nisso, cara, pqp

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


Tamehiro

O negocio eh Rir para não chorar o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre morar sozinho (ou, "manual de sobrevivência de pessoas solteiras na cidade")