Sobre morar sozinho (ou, "manual de sobrevivência de pessoas solteiras na cidade")

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# jun/14
· votar


Se vc tiver renda pra pagar R$1000,00 num aluguel e ainda assim viver decentemente com comida e conforto, tudo bem. Se não conseguir separar R$1000 pro aluguel, vc não vai morar sozinho.

E tenho dito!

Hannah Liimatainen
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Tem que ver a capacidade da máquina. A minha dá pra colocar tranquilo. E quanto à secagem, é pendurar no varal mesmo rs O daqui tem um certo espaço, mas mesmo assim.. Ou deixa lá ou vai secar de qualquer jeito e ficar fedido.

Jube
Veterano
# jun/14
· votar


Esse manual não se aplica para mim, não ganho bem o suficiente e não tenho pais para achar que pagar 1000 em aluguel + faxineira + taxi seja saudável para minha vida financeira, vivendo assim eu nunca teria comprado meu carro e nem teria minha própria casa.

Mas uma coisa que o mano falou é verdade, você vai trocando o miojo por pratos melhores, aprendendo a trocar torneiras, fazer pequenos reparos e ainda complemento, aprende a ser mecânico, veterinario, pedreiro, cozinheiro, domestico, pintor, decorador e etc.

E terminando, se você é do tipo solteirão, pobre e não é sustentado pelos pais, se junte com outros da mesma espécie, dividindo despesas tudo fica mais fácil.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Acho que todas ou quase todas as máquinas devem dar, a que tem aqui é bem simples e dá pra lavar tudo nela tranquilo.O que pode dar pepino é pra secar, daí tu resolve na gambiarra mesmo.

Will Bejar
Por aí, fi. Não adianta querer fazer milagre se a renda não permite.

Jube
Depois de uns anos, a gente vira meio que um handyman.

Will Bejar
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
Mas, no geral é bem por aí... morei sozinho um tempo. As minas iam em casa e tinha que jogar uma pilha de roupa suja pra baixo da cama... heuheuheuheuheue

diego gr
Veterano
# jun/14
· votar


Sou branco, loiro, de olho azul, moro no centro da cidade e, portanto, se quiserem me chamar de "coxinha", não posso discordar LOL
Só não façam a mesma cagada que eu fiz de comprar moveis todos novos zerados, se eu pudesse voltar no tempo com a cabeça que tenho hoje, eu moraria nesses lugares mobiliados, para estudantes, ou até mesmo em alguns hotéis que tem quartos baratos para mensalistas.
Mas também foi foda porque fiquei órfão e tive que sair às pressas de casa, naquela época eu não conseguia porra nenhuma da vida :( Falou...

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


Will Bejar
Heh, já fiz muito isso. O apê ficava bem bagunçado na época da faculdade. Tem umas cacetadas que a gente vai levando e aprendendo, tb. Lembro que uma vez, tinha pouco tempo que eu tinha me mudado. Chegou na sexta, hora de sair com os amigos, e eu vi que não tinha absolutamente nenhuma roupa limpa rs. Catei as melhorzinhas do chão, saí todo amarrotado e aprendi que roupa não aparece espontaneamente no armário. Ah, bons tempos.

diego gr
Sabedoria aí, fi.
Apesar que casa de solteiro demanda pouquíssimos móveis. Basicamente, você precisa de um armário pra suas roupas, outro para a cozinha, uma cama, um móvel e cadeira pra usar o computador, um sofá violento e uma mesa de centro pra ficar na frente do sofá, que é pra deixar sua cerveja, tira gosto e, se for o caso, cinzeiros. Tirando isso tudo é supérfluo, Inclusive mesa e cadeiras pra vc almoçar, já que você vai acabar comendo no sofá mesmo.

Jube
Veterano
# jun/14
· votar


diego gr
Só não façam a mesma cagada que eu fiz de comprar moveis todos novos zerados, se eu pudesse voltar no tempo com a cabeça que tenho hoje, eu moraria nesses lugares mobiliados, para estudantes, ou até mesmo em alguns hotéis que tem quartos baratos para mensalistas.
Mas também foi foda porque fiquei órfão e tive que sair às pressas de casa, naquela época eu não conseguia porra nenhuma da vida :( Falou...


Somos dois meu velho, fiquei orfão também e tive que correr atrás, como disse o Wanderer on the Offensive, tem muita coisa irrelevante, tendo o básico do básico já ta ótimo e facilita muito.

-Dan
Veterano
# jun/14 · Editado por: -Dan
· votar


Moro no bairro mais caro de Belo Horizonte pagando 650 por mês, sem pais pra bancar.

Mas não moro sozinho, somos 3 num 3 quartos e a vida é boa e confortável e perto.

Sabemos cozinhar e sujar pouco, como também limpar.

Ninguém vê TV, razão pela qual nem temos.

Todos vão aos seus trabalhos faculdades caminhando.

Mas tamos jovens, naquela época de juntar dinheiro, então ninguém aqui pensa em decoração com frufrus ou outras extravagancias.

Pensamos em comodidade, praticidade e economia.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


-Dan
Savassi?

Não ter TV é o auge do hipsterismo, fi. :x

sallqantay
Veterano
# jun/14 · Editado por: sallqantay
· votar


como o -Dan, eu faço o mesmo esquema (claro que em sampa sai 800 reais em um bairro não chique)

brunohardrocker
Veterano
# jun/14
· votar


aguardo o manual de como morar sozinho no campo.

amador_ssa
Veterano
# jun/14
· votar


Confesso que rir muito nesse tópico e que o mesmo foi relevante para mim hehehe Se o Wanderer on the Offensive tem renda maior que um salário mínimo, tem dinheiro pra ter carro, pagar taxi, mora num apê sem pagar aluguel não quer dizer que ele não tenha nada a acrescentar sobre como morar sozinho.

Nunca morei sozinho, moro com meus pais e já morei com uma tia de consideração, o que não quer dizer que eu seja coxinha ou que eu não possa dar dicas, pois eu sei cozinhar, lavo minhas roupas, lavei o banheiro de casa ontem, vou pintar umas paredes no fim de semana, já dormi no chão algumas noites, já morei em kitnet onde eu dormia numa bicama montada a noite e desmontada de manhã (até um amigo sentar e quebrar rs)...

O conceito das coisas estão distorcidos e são pessoais. O que é morar sozinho pra um não é pra outro. Uns acham que morar sozinho é sair da casa dos pais e morar com 2 pessoas (isso é sozinho?), enfim, cada um com seu conceito, todos estão certos para si mesmo.

amador_ssa
Veterano
# jun/14
· votar


-Dan

Moro no bairro mais caro de Belo Horizonte pagando 650 por mês, sem pais pra bancar
num 3 quartos e a vida é boa e confortável e perto.

650 conto por mês é sua cota no aluguel ou o apê de 3 quartos??? fiquei meio abismado porque o aluguel de kitnets perto de faculdades e em locais centrais estão na faixa de R$ 1800,00 por aqui... Se for mobiliado ou ter 3/4 então... nem imagino rs

Ter tudo próximo é um diferencial e realmente um gasto a mais pode economizar em transporte e em tempo, que é um recurso de valor inestimável. Eu gasto cerca de 6 horas durante a espera e percurso das 3 locomoções que faço durante o dia. Casa x Faculdade X Trabalho X Casa. São 2 ônibus pra chegar na faculdade, 2 ônibus pra chegar no trampo e mais 2 ônibus pra chegar em casa :/ Minha 1 condução é 05:30 To planejando morar perto do trampo, de modo a pegar um buzú pra facul, outro pro trabalho e ir pra casa andando, mas não sei quando conseguirei por em prática.

-Dan
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive

Savassi?

Não ter TV é o auge do hipsterismo, fi. :x


Lourdes.
Eu simplesmente nao assisto TV. Qual programa vc acha tão imperdível assim na TV? Eu comprava TV quase como uma tradição cultural, saporra. Reparei que não faz falta nenhuma, só me gera economia.

-Dan
Veterano
# jun/14
· votar


amador_ssa
Uns acham que morar sozinho é sair da casa dos pais e morar com 2 pessoas (isso é sozinho?)

Claro que não. Eu fui a pessoa que mais perto poderia ter falado isso no tópico (para alguém que não lê direito, claro).

-Dan
Veterano
# jun/14
· votar


amador_ssa

650 conto por mês é sua cota no aluguel ou o apê de 3 quartos??? fiquei meio abismado porque o aluguel de kitnets perto de faculdades e em locais centrais estão na faixa de R$ 1800,00 por aqui... Se for mobiliado ou ter 3/4 então... nem imagino rs


É todo o gasto mensal de aluguel, internet, limpeza, condominio, luz, etc... pra cada um. Multiplicando por 3 dá o gasto se fosse morar sozinho.

Cara, quantas horas por dia vc passa dentro de um onibus?
Isso pra mim é quase como impensável. Desde uns 9 anos atrás que sai da casa dos meus pais, sai saltitando pra perto da facul, perto do trampo, etc. Baseando-me no tempo perdido, e mensurando isso.

E como muitos falaram ai, a economia de morar longe as vezes nem é tao significativa assim, quando se pesa o gasto das passagens.

Mas a economia de vida, essa sim, é muito significativa, em morar perto das coisas.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Levantando um assunto interessante: morar de aluguel ou comprar imóvel? Qual a opinião de vocês? Em que momento se muda de uma opção para a outra?

Eu, que tive uma criação um tanto quanto conservadora, sempre pensei em buscar comprar um imóvel próprio. Entretanto, no mundo em que vivemos hoje (principalmente quem vive em grandes capitais), as coisas mudam muito ao longo da nossa vida, de maneira que a opção por comprar um imóvel pode se contrapor à opção de morar de aluguel próximo a seu trabalho, por exemplo.

Depois de 8 anos vivendo atravessando São Paulo do extremo leste à zona oeste/sul, venho cada vez mais considerando esta possibilidade de morar de aluguel pelo fator qualidade de vida. Hoje gasto 6 horas diárias em transporte casa-trabalho-casa, 10 horas no trabalho e 8 horas efetivamente em casa. Pô, se eu fosse levar ao pé da letra aquela recomendação de 8 horas de sono diárias, eu não teria vida de segunda a sexta!!

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao

Você mesmo respondeu, vale a pena alugar por essa flexibilidade. Imóvel é um investimento como qualquer outro, tem que ser bem pesado de acordo com suas necessidades, e não por que alguém te falou que é bom

-Dan
Veterano
# jun/14
· votar


Em alguns lugares, até a poupança tem rendido mais do que o valor de um imóvel alugado.

Will Bejar
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
Ah, bons tempos.
Mano, bons tempos... e altas histórias... hehehehe

erico.ascencao
morar de aluguel ou comprar imóvel? Qual a opinião de vocês?
Já conversamos superficialmente sobre isso!!! hehehehe.
Eu acho válido o aluguel desde quando vi uma propaganda de financiamento pelo Banco Real, na primeira vez que trabalhei na Hatch. Lá aquele cara careca, o mais famosão desses canais tipo ShopTV hehehehe, ele deu um exemplo que numa casa de R$80.000 poderia ser paga em N parcelas de R$ XXX,XX. Fiz uma continha besta lá e pra minha surpresa deu 3x o valor do imóvel.
Aí fiz a conta do meu aluguel (à época R$500,00) + R$ XXX,XX que conseguia guardar. Deu que nums 8 anos conseguiria conseguiria guardar o mesmo montante pra comprar essa mesma casa de R$80k À VISTA.

Em que momento se muda de uma opção para a outra?
Hoje, com minha mudança pro interior, vou conseguir financiar ou guardar grana+pagar aluguel!!! Então, vou procurar algo pra comprar e se não der certo, caio pro aluguel e vou juntando uma verba.

Acho o aluguel válido quando vc tem um planejamento de quanto tempo vc pretende ficar no aluguel (no meu caso, até achar uma casa, ou estipular uma meta de juntar R$ XXXXX,XX). É um começo!!!

Espero ter ajudado!!! hehehe

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


sallqantay
Imóvel é um investimento como qualquer outro.
Imóvel é investimento ou moradia, nunca os dois ao mesmo tempo. Este papinho é de vendedor de imóvel na planta. Se você compra um apartamento na planta por R$300k pra morar esperando que ele vai valorizar pra você vendê-lo e pegar um melhor é um ledo engano, pois todos os outros apartamentos na cidade provavelmente vão valorizar também - ou seja, você vai trocar seis por meia dúzia.

Will Bejar
Bazinga! Boa sacada.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


amador_ssa
Pescou a vibe do tópico, fi. :D
O intuito era mesmo trocar uns conhecimentos e ajudar no que fosse possível. o/

-Dan
Lourdes é caro, mesmo.
Não que TV seja algo imperdível, mas tem horas que dá vontade de ver um filme, documentário, série ou qualquer coisa que seja...

erico.ascencao
Depende muito do seu perfil. Por exemplo, pra mim, hoje, seria impensável gastar comprando apartamento. Levando em conta que uma média do aluguel seja 5% do valor do imóvel (e, pelo menos aqui em BH a porcentagem costuma cair conforme aumenta o preço do apê), não ia ser um bom investimento. Em vez de comprar um apartamento de 300.000, por exemplo (o que me economizaria ou renderia em média 1.5k de aluguel), seria melhor investir essa grana em algum negócio qualquer, que decerto me renderia mais de 1.500 por mês. Daí com o lucro pagaria o aluguel e ainda sobrava. Isso levando em conta que tens a grana levantada, se for financiar (tanto apê quanto empresa), envolve outros fatores como taxas de financiamento e etc o que extrapola muito o objetivo do pótico.

Isso considerando apenas a parte financeira e lembrando que o meu perfil é esse, sou empresário por profissão. Se o cara é funcionário público e preza pela estabilidade, ele provavelmente vai te dar outro aconselhamento.

Em tempo, eu não recomendo pra absolutamente ninguém comprar imóvel por agora. Isso porque as obras de infra estrutura que foram feitas para a copa geraram excesso de mão de obra qualificada e de produção de todo tipo de materiais de construção. Agora com o fim dessas obras isso tudo vai cair matando no mercado interno. Com isso o preço deve cair. É a bolha imobiliária, que acredito que não vai demorar pra estourar.

Will Bejar
Hahah qualquer dia crio um tópico só pra essas histórias, velho! Algo tipo a Sessão Cabaço, mas com as merdas que cada um já fez morando sozinho. :D

-Dan
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
Lourdes é caro, mesmo.
Não que TV seja algo imperdível, mas tem horas que dá vontade de ver um filme, documentário, série ou qualquer coisa que seja...


Realmente, mas uso a Internet quando essa vontade bate.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


-Dan
Meu irmão tb faz isso. Tudo que ele quer assistir, vê no pc.
Sei lá, eu não consigo. Ainda acho que não ganha de ver numa tela grande esparramado no sofá, fumando um cigarro. :D

sallqantay
Veterano
# jun/14 · Editado por: sallqantay
· votar


erico.ascencao

Uma coisa não exclui a outra. Você compara o preço dos imóveis e esquece de comparar o quanto ganharia de dinheiro com outro investimento.

estoque de capital é estoque de capital, eh investimento no futuro, só mudam as condições e as suas preferências

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


sallqantay
estoque de capital é estoque de capital, eh investimento no futuro, só mudam as condições e as suas preferências
Se for pensar assim, os guitarristas vítimas de GAS ficam tranquilos, pois podem encarar a grana que gastaram nas suas guitarras como investimento. O que eu quis dizer é que uma pessoa que compra imóvel pra investir o faz pensando em alugá-lo ou em vendê-lo quando valorizar. Quando uma pessoa compra o imóvel pra morar, eu não acho que se trata de um investimento pois, se ela vender o imóvel ou alugá-lo, ela terá que comprar ou alugar outro pra si e a grana que ela tiraria do suposto investimento ela gastaria com o segundo imóvel.

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao

Continua sendo investimento, assim como comprar uma gibson'69 pode ser também (se houver valorização).

Mesmo se nego compra uma tonante finder, aí a fábrica vai à falência e vira item cult por hipsters malucos. Você vende a guitarra e ganha dinheiro.

tudo depende de uma porrada de coisas

Lìív
Veterano
# jun/14
· votar


Root, o Jones quer falar com você.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


sallqantay
Entendo. É que a realidade imobiliária brasileira hoje não leva a crer neste tipo de investimento nem a médio prazo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre morar sozinho (ou, "manual de sobrevivência de pessoas solteiras na cidade")