Sobre morar sozinho (ou, "manual de sobrevivência de pessoas solteiras na cidade")

Autor Mensagem
Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14 · Editado por: Wanderer on the Offensive


Oi, amiguinhos forenses. Começou a rolar o assunto em outro pótico (a saber, http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/315460/ ), então decidi que irei compartilhar com vocês a experiência & sabedoria adquirida ao longo de 15 anos morando sozinho. Como sempre, sintam-se livre pra trollzear, talvez eu até aprenda alguma coisa.

Morar sozinho não é barato. Então, a primeira coisa que você, amiguinho, terá que calcular é o fator custo benefício no sentido preço x conforto x tempo em relação ao seu orçamento. Por exemplo, tu consegue morar praticamente de graça onde o judas perdeu as botas, mas vais morar num lugar cheio de pepinos e perder demasiadamente tempo se locomovendo de um lugar pro outro. Veja mais sobre logística abaixo.

Ou seja, vai ter que pegar o seu orçamento de quanto você quer/pode gastar e ir calcular o seu custo e qualidade de vida. Tendo isso em mente, é hora de escolher o local onde vc vai comprar/alugar o seu apê. O ideal é morar próximo de bons centros comerciais e lugares que você deseje frequentar, como baladas, shoppings ou o que for, assim como próximo do seu trabalho ou faculdade. Assim, mesmo que você gaste um pouco a mais com aluguel/financiamento, compensa uma parte disso nos gastos com transporte e vive com mais conforto. Procure saber também quanto fica a despesa com condomínio, IPTU etc já que isso será incluído no seu custo.

Na hora de mobiliar e equipar o lugar, convém pensar no seu perfil e nas suas necessidades antes de sair torrando dinheiro. Por exemplo, a menos que você goste de cozinhar, sua cozinha não precisa de um fogão de 6 bocas ou uma daquelas geladeiras enormes. Gaste seu dinheiro com coisas que você realmente irá utilizar e o restante compre modelos mais básicos de marcas boas e duráveis. Eu, por exemplo, gastei bastante com uma cama enorme e um sofá violento. Se sobrar uns dinheiros e você quiser montar um abatedouro, ligue para aquela peguete mais sofisticada e de bom gosto, diga que você quer ajuda pra decorar o lugar e chame pra passear num shopping. Não tem erro.

Esse mesmo princípio de custo x benefício deve ser observado nos serviços que você irá contratar, como internet, tv a cabo, etc. Por exemplo, se você mal para em casa, não convém pagar caro pra ter um megapacote de filmes na tv.

Tendo providenciado e equipado seu apartamento, lembre-se que você terá que mantê-lo habitável. Uma faxineira uma vez por semana hoje custa uns 400~500 dilmas por mês. Fica semicaro quando vc é um estudante quebrado, mas te desobriga completamente de mexer em qualquer coisa na casa se vc for uma pessoa minimamente organizada. Meu aconselhamento é pra mandar ela vir nas segundas, daí podes tocar o terror nos fins de semana que sua casa não fica porca por muito tempo. Pra economizar daria pra contratar a cada 15 dias por 200~250, mas aí você já começa a ter mais trabalho.

O maior pepino que existe numa cidade grande é a logística. Isso significa que você VAI perder muito tempo e gastar muito com locomoção. E mais tempo e mais dinheiro se você morar em um lugar longe. Esse aconselhamento vai parecer contraproducente se você for solteiro, mas caso você tenha conseguido um apartamento num lugar bom e próximo de tudo o que você frequenta, considere vender o carro. Você consegue se locomover com mais agilidade e economia a pé (pra curtas distâncias) ou de táxi (pra médias), e te desobriga de preocupar com trânsito, estacionamento, etc. E não, você não vai perder uma única trepada por não ter carro. Você agora tem um apartamento, lembra?

Sobre festas e farras, convém fazê-las, mas tens que educar seus amigos no sentido que a sua casa não é a casa da mãe joana. Ou seja, tudo bem o brother ficar bêbado, mas se ele chamar o hugo por todo o banheiro, faça ele limpar. Isso vai lhe poupar de uns bons domingos limpando a casa, de ressaca. Nesse sentido, também é bom não ter muito contato com os vizinhos. Experiência própria, se você tiver fama de ser meio antipático, eles ficam meio inibidos de reclamar do barulho. ;)

Tem mais uma pá de coisas a considerar, mas eu estou ficando entediado de escrever. Em vez disso, vamos ouvir a trilha sonora da copa. Confesso que fiquei um pouco decepcionado. Esperava mais do Pitbull:
http://www.youtube.com/watch?v=TGtWWb9emYI

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
Morar sozinho não é barato.

Sim, com certeza há verdade nisso, mas morar sozinho com o seu estilo de vida é que não é barato mesmo.
Veja:

ideal é morar próximo de bons centros comerciais e lugares que você deseje frequentar, como baladas, shoppings ou o que for
montar um abatedouro
chame pra passear num shopping
tv a cabo
Uma faxineira
considere vender o carro(Que carro? Caceta!)
táxi
festas e farras

Eu já fui instruído sobre isso e posso dizer que o seu manual coxinha não presta pra gente pobre e pro estudante médio e ferrado brasileiro.
Comprar em Shopping, mermão? Que merda véi! Mobília se compra é numa Casas Bahia da vida pra parcelar o quanto puder!
Carro? Táxi? Tu tá de brinqueiton né, o negócio é metro/busão, uma CG 125 quem sabe quando tu melhorar de vida.
Festas, farra na tua casa? Só se for aquele pagode maroto no quintal/laje rachando a grana com amigos e vizinhança pra assar uns espetinhos marotos e comprar umas caixas de brahma.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14 · Editado por: Wanderer on the Offensive
· votar


Viciado em Guarana

Eu já fui instruído sobre isso e posso dizer que o seu manual coxinha não presta pra gente pobre e pro estudante médio e ferrado brasileiro.
Tem que ser adaptado a bagaça pro orçamento de cada um, fi. Falei isso desde o início. :P

Fora que, se o cara é pobre e ferrado assim, é mais sábio ele dividir a casa com alguém que comprometer a renda toda só com o custo de vida. :x

Comprar em Shopping, mermão? Que merda véi! Mobília se compra é numa Casas Bahia da vida
Uma coisa é onde o amiguinho gosta de frequentar, outra é onde ele vai comprar as coisas do apê. Eu falei nesse sentido. É pra economizar em tudo que não for essencial pra você, senão não há dinheiro que sobre, mesmo. Economizar inclui comprar as paradinhas em lojas mais acessíveis. Minha única recomendação para comprar especificamente em shoppings está condicionada à premissa se sobrar uns dinheiros e você quiser montar um abatedouro.

parcelar o quanto puder!
Por isso que pobre continua pobre. Há sabedoria no princípio "não se endivide desnecessariamente".

Carro? Táxi? Tu tá de brinqueiton né, o negócio é metro/busão, uma CG 125 quem sabe quando tu melhorar de vida.
Eu ando de busão às vezes. O problema é que diminui o custo mas aumenta consideravelmente a demora. E, quanto mais longe moras, mais demora. Às vezes, 200 dinheiros a mais no aluguel te desobriga de pagar uns 100 de passagem e economiza uma hora por dia. De novo, custo x benefício comparado ao orçamento.

Festas, farra na tua casa? Só se for aquele pagode maroto no quintal/laje rachando a grana com amigos e vizinhança pra assar uns espetinhos marotos e comprar umas caixas de brahma.
E eu lá sou burro de bancar tudo sozinho, fi? Todo mundo traz comida e bebida, a diferença pro que vc falou é só um gosto musical um pouquinho melhor. ;)

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
Por isso que pobre continua pobre.
hauahuahuahauhauhaha!
Ser pobre não é apenas uma questão financeira, e algo que está no espírito, rapaz!

Mas então ainda estou no aguardo da "versão econômica" do manual, procuro algo que indique como sobreviver com um salário mínimo.

Antoine Roquentin
Membro
# jun/14 · Editado por: Antoine Roquentin
· votar


texto com selo de coxisse. algumas verdades, porém.
o título poderia ser "como morar sozinho sem perceber que saiu da casa da mamãe".

procuro algo que indique como sobreviver com um salário mínimo.

morando sozinho numa cidade grande, impossível.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


Viciado em Guarana
hauahuahuahauhauhaha!
Ser pobre não é apenas uma questão financeira, e algo que está no espírito, rapaz!

:P
Mas, falando sério aqui, eu tenho altas teorias sobre isso. A questão da mentalidade contribuiu muito, sim.

Mas então ainda estou no aguardo da "versão econômica" do manual, procuro algo que indique como sobreviver com um salário mínimo.
Velho, acho que com um salário mínimo morar sozinho, sozinho mesmo fica difícil, principalmente se tiver que pagar aluguel ou mobiliar a casa. Na verdade até acho que em qualquer situação dividir com um amigo ou mesmo república seria bem mais "sábio" financeiramente, mas é aquela, quem decide morar sozinho no fundo escolhe pagar mais pra ter privacidade e ficar livre daqueles pepinos que sempre acontecem quando tens que dividir. Morar sozinho SEMPRE deixa tudo muito mais caro.

A minha experiência sempre foi num padrão de vida relativamente bom, mas a menos que o dinheiro do cara seja infinito convém observar os princípios que eu falei. Acho que a maioria dá pra adaptar a qualquer situação e ao estilo de vida que você está acostumado. É analisar mesmo se cada despesa vale a pena (o que varia de acordo com as necessidades e gostos de cada um) e fazer caber tudo no orçamento. Eu foquei um pouco mais na questão de logística e transportes, porque você sempre vai pagar por isso, seja com seu dinheiro, seja com seu tempo.

De qualquer forma, se quiser um aconselhamento pra algum detalhe específico, só perguntar, fi. =)

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


Antoine Roquentin
Ué, só adaptar a bagaça fi. O cara que pode gastar 10.000 vai ter uma condição muito melhor que o cara que pode gastar 1.500.

Meu estilo de vida não é tão caro assim, pelo fato do apartamento ser dos meus pais (ou seja, eles vêm aqui de vez em nunca quando decidem vir pra BH). Daí por não ter de pagar aluguel fica uns 2k os custos com a casa.

Insufferable Bear
Membro
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
Véi, quem tem esse dinheiro aí não precisa das suas dicas e quem não tem não pode seguir nenhuma delas, com exceção talvez da parte dos seus amigos cuidarem da sua casa.

pelo fato do apartamento ser dos meus pais
...

Me Wise Magic Jr.
Veterano
# jun/14 · Editado por: Me Wise Magic Jr.
· votar


E todo mundo que ta criticando o mano pelas ideias moram com papai e mamãe ne...

A unica coisa que descarto dessa lista é a faxineira, não sobra dinheiro pra isso e se voce for organizado, não da tanto trabalho limpar a sua casa, so não deixar acumular, por que senão....

Quando morava com meus pais demorava 2 horas pra chegar em casa, hoje pago aluguel caro (1.000) mas chego em casa em 30 minutos... Morar perto de shopping, mercado etc quebra um galhão, ja que não tenho carro, consigo fazer a maior parte das coisas que preciso a pé mesmo... Acabo gastando cerca de 2.000 tbm, mas incluindo aluguel e dispensando a faxineira, então esse manual que o mano fez ta perto da realidade sim, pelo menos da minha.


Qualidade de vida custa caro, mas se pra voce isso não importa e me acha coxinha pode pagar 300 halls de aluguel e pegar 3 onibus pra ir trabalhar todo dia... Se é pra passar aperto melhor ficar na casa dos pais mesmo...

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


Insufferable Bear
Precisar mesmo ninguém precisa, fi, mas aconselhamento sempre é bom. :D

Me Wise Magic Jr.
Velho, você captou o espírito do que eu falei. Só quem mora sozinho sabe como é que funciona. =)

A faxineira pra mim é uma mão na roda, que ela me desobriga de fazer qualquer coisa em casa. Além de limpar tudo, lava e passa minhas roupas. Mas é uma despesa muito cara, mesmo. Dificilmente vai achar uma em uma grande cidade por menos de 100 dilmas a diária. Dá pra ficar sem, sim, mas se o cara pode pagar e tem uma rotina apertada, vale a pena.

Quando morava com meus pais demorava 2 horas pra chegar em casa, hoje pago aluguel caro (1.000) mas chego em casa em 30 minutos... Morar perto de shopping, mercado etc quebra um galhão, ja que não tenho carro, consigo fazer a maior parte das coisas que preciso a pé mesmo...
Exato! Essa é bem a hora que o valor gasto com aluguel começa a compensar. Essa 1 hora e meia que você economiza por dia acaba virando exatamente o seu tempo livre, que podes dedicar para o lazer ou projetos pessoais. Se você consegue fazer quase tudo a pé e não tem a necessidade de ter um carro, acaba tendo um custo menor. Na prática, o que você gasta com aluguel muito provavelmente está te economizando dinheiro, e você ainda tem o "bônus" de ter uma qualidade de vida melhor, velho. :D

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
Muita coisa aí faz sentido. Mas acho muito inviável pra quem quer levantar uma grana ao longo do tempo. Pelo que vi aí o teu orçamento é no talo da tua renda (e se não é, é porque tu é muito coxa mesmo). Daí, garantir uma reserva pra emergências é impossível.

Me Wise Magic Jr.
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive

É exatamente esse o ponto de qualidade de vida que o pessoal não entende... Quando eu morava à 2 horas do trampo eu tbm não "percebia" o tempo que gastava e tal, depois que comecei a chegar em casa e ainda estar "sol" (no horario de verão), tomar uma breja, acender um incenso é que percebi o tempo que perdia....rsrsrs

Drowned Man
Veterano
# jun/14
· votar


Pra quem tem orçamento limitado, pra começar: localização adequada. Não necessariamente perto do que você quer, mas que tenha fácil acesso (que é diferente), seja com boas ruas e avenidas ou acesso ao transporte público. Exemplo? Moro a uns 9 Km do trabalho, e no mesmo tempo que demoro pra voltar pra casa, eu conseguiria chegar nos confins da Zona Leste (já estudei lá, experiência própria).

Fácil acesso custa caro (especialmente aqui em Sampa), então chega na questão de ver o custo/benefício entre pagar mais para morar e ter menos perrengue pra chegar onde quer. Nisso, as metrópoles costumam ser bem cruéis, te jogam lá pras pqp da periferia.

Compensa verificar a relação entre valor do aluguel/valor da prestação do financiamento do imóvel, já que dependendo do caso, compensa mais alugar e economizar (e investir) o resto da grana que gastaria no financiamento, até ter o suficiente pra dar uma boa entrada (ui).

Decoração, caso a grana esteja curta, deixa pra depois. Invista no funcional primeiro: geladeira, fogão, máquina de lavar, cama, guarda-roupas, chuveiro decente, sofá e uma televisão (mimimimimi tv manipuladora, não assisto mimimimimi). TV a cabo não é necessária no primeiro momento.

Internet: veja quais operadoras atendem a região e verifique os preços e promoções. Mesma coisa para telefone fixo, caso seja extremamente necessário. Tem uns planos de telefone fixo pré-pago, até. Se é bom, eu não sei. Em último caso, pega o celular pré-pago que já possui, e fica com ele mesmo pros casos de emergência. Se o orçamento for um pouco maior, compensa pegar esses famigerados combos que normalmente deixam os serviços, individualmente, mais baratos. Talvez existam requisitos de tempo de permanência mínima nos planos.

Faxineira? Meh. Se você se dispõe a morar sozinho, que tenha culhões e faça as próprias coisas. PS: aprenda a cozinhar. Se não aprendeu, vai aprender. Mesma coisa pra lavar e passar.

Agora, se você tiver grana mesmo, não precisa dessas coisas/dicas e afins. Compre num lugar bom, assine os serviços que necessita e gosta, e pague fucking alguém para fazer o trabalho sujo.

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


manual pra filho de pai rico que paga as despesas? kk

Tem que fazer um manual pra quem sai pra trabalhar às 7 da manhã, vai direto pra faculdade e chega em casa quase meia noite.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Esse tópico seria bom se não fosse a porra da luta de classes que se estabeleceu aqui.

Contribuindo efetivamente para o tópico:



Me Wise Magic Jr.
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Nenão..?

dibass
Alugue uma kitnet, compre um fogareiro de duas bocas, um pacote de 5 kg de salsicha e 30 pacotes de miojo, um colchão e jogue na sala... pronto, acho que da pra morar com uns 800 halls

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/14
· votar


Manual do playboy zuero que ganhou um ap do pai. Pra levar essa vida aí o nego tem que ganhar quanto? 10 mil por mês?

brunohardrocker
Veterano
# jun/14
· votar


casa com terreno >>>>>> apartamento

Me Wise Magic Jr.
Veterano
# jun/14
· votar


Black Fire
Com umas 4 lajes bem feitas dá...

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/14
· votar


Me Wise Magic Jr.
Quantos m²?

Me Wise Magic Jr.
Veterano
# jun/14
· votar


Black Fire

400 cada... Sabe dizer quanto que dá convertendo em baldes de 20Kg?

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/14
· votar


Me Wise Magic Jr.
35520, no modelo nervurado que a gente tem aqui na empresa, uns 28800 se for laje maciça de 15 cm de espessura.

Me Wise Magic Jr.
Veterano
# jun/14
· votar


Black Fire
Eita... então não compensa não... melhor morar com a minha mãe...

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


Vou precisar de uma laje dessas aí porque a vergonha alheia bateu no teto e quebrou tudo.

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


Estou precisando passar para o nível 2: alvejante e amaciante de roupa

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


a inveja é forte nesse tópico.

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


Reductio ad valeskum antes da pag 2 (!)

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14 · Editado por: Wanderer on the Offensive
· votar


É tenso o nível de recalque que se estabeleceu no pótico. Beijinho no ombro pra vocês. :P

Gente, bancar tudo sozinho custa caro mesmo. Se o cara tem menos que uns 1000 conto pra torrar com a moradia, o ideal é ir pra uma república ou dividir a casa com alguém. :x

cafe_com_leite
Eu não recomendo pra ninguém gastar todo o dinheiro com custo de vida. O ideal é cortar ao máximo as despesas pra sobrar mais grana pra investir, mas daí entra a questão de custo benefício que eu falei.

Me Wise Magic Jr.
Hahaha tempasso que nem sei o que é chegar em casa quando ainda tem sol. Mas é, isso de poder chegar logo e ir fazer outra coisa é sensacional, velho!

Drowned Man
Agora, se você tiver grana mesmo, não precisa dessas coisas/dicas e afins. Compre num lugar bom, assine os serviços que necessita e gosta, e pague fucking alguém para fazer o trabalho sujo.

Desequilíbrio no orçamento e despesas desnecessárias ainda fode, mesmo se o cara tiver grana, fi.

PS: aprenda a cozinhar. Se não aprendeu, vai aprender.
Você acaba sendo forçado a aprender a cozinhar. Por um tempo até dá pra resistir à idéia, até você se cansar de sobreviver à base de miojo. Nesse sentido, com um mês sozinho o cara já está fazendo o básico. Depois de um tempo você acaba aprendendo a fazer uma pá de comidas que você gosta. Também é bom saber uns dois ou três pratos mais elaborados praquelas noites que você decide chamar alguma moça pra lá. Nesse sentido, escolha pratos leves. Jamais chegue em casa bêbado e coloque algo no forno.

A mesma regra vale pros pequenos consertos em casa. Tu aprende a trocar torneira, maçaneta das portas, etc...

erico.ascencao
Já queimei várias dessas, lá pra 1999. :x
Eu lembro que na época ouvi essa musiquinha e me identifiquei. :P
http://www.youtube.com/watch?v=MVMjelA29Gs

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


Em tempo, uma alternativa barata à faxineira é ter uma peguete com mania de limpeza. Lá pra 2004~5 meu irmão ainda morava aqui, estávamos fazendo faculdade e a galera toda passava as tardes de semana aqui. Era extremamente divertido, mas a casa ficava zoneada. Eis que meu irmão começou a ficar com a Ju, que tinha mania de limpeza, e a trazer ela pra cá. A moça chegava aqui, xingava a gente e começava a arrumar a casa, era quase que meio automático. Depois de um tempo ela até passou a colocar as outras meninas da turma pra ajudar. Teve uma vez que, depois de uma festa mais descontrolada, a casa estava porca no dia seguinte, e a gente de ressaca. Eu lembro de ter falado com meu irmão "Velho, chama a Ju aqui, e diz que você quer dar uns beijinhos nela".

Ah, se esse apê falasse, ia ter muita história pra contar...

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Wanderer on the Offensive
Se o cara tem menos que uns 1000 conto pra torrar com a moradia, o ideal é ir pra uma república ou dividir a casa com alguém.
Fato. Aqui em SP eu acho muito improvável achar um aluguel abaixo disso. Se achar, vai ser um quartinho de fundos de uma casa na periferia. Qualquer apartamento em Itaquera está com aluguel por R$1200 fácil.

Agora, mano Wanderer on the Offensive, o que te queima é este seu perfil "fodelão de meia idade". Na boa, se não fosse isso, o pótico teria mais credibilidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre morar sozinho (ou, "manual de sobrevivência de pessoas solteiras na cidade")