Greve das Federais: Maio 2012 - quem decreta é o governo

Autor Mensagem
TASIVA
Veterano
# mai/12


Olá Galere...

Pesquisei e não achei nada relacionado ao que está acontecendo este ano sobre a greve das federais ( o que me assusta, a propósito). Então criei um tópico, pois acho bacana ver a opinião das pessoas, e aqui temos vários estudantes, que podem dar notícias de suas respectivas faculdades.

LISTA DAS UNIVERSIDADES EM GREVE

1. CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) de Minas Gerais
2. FURG (Universidade Federal do Rio Grande)
3. IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais)
4. IFPI (Instituto Federal do Piauí)
5. Instituto Federal e Tecnológico do Sudeste de Minas Gerais
6. UFAC (Universidade Federal do Acre)
7. UFAL (Universidade Federal de Alagoas)
8. UFAM (Universidade Federal do Amazonas)
9. UFCG (Universidade Federal de Campina Grande)
10. UFERSA (Universidade Federal do Semi-Árido) – Mossoró
11. UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
12. UFF (Universidade Federal Fluminense)
13. UFG (Universidade Federal de Goiás) - Campus Catalão
14. UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)
15. UFLA (Universidade Federal de Lavras)
16. UFMA (Universidade Federal do Maranhão)
17. UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso)
18. UFMT-RO (Universidade Federal do Mato Grosso / Rondonópolis)
19. UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto)
20. UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará)
21. UFPA (Universidade Federal do Pará /Central)
22. UFPA (Universidade Federal do Pará /Marabá)
23. UFPB (Universidade Federal da Paraíba / Cajazeiras)
24. UFPB (Universidade Federal da Paraíba)
25. UFPB-PATOS (Universidade Federal da Paraíba / Patos)
26. UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)
27. UFPI (Universidade Federal do Piauí)
28. UFPR (Universidade Federal do Paraná)
29. UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia)
30. UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
31. UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
32. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
33. UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
34. UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
35. UFS (Universidade Federal de Sergipe)
36. UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey)
37. UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
38. UFU (Universidade Federal de Uberlândia)
39. UFV (Universidade Federal de Viçosa)
40. UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)
41. UnB (Universidade de Brasília)
42. Unifal (Universidade Federal de Alfenas)
43. Unifap (Universidade Federal do Amapá)
44. Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
45. Unipampa (Universidade Federal do Pampa)
46. Unir (Universidade Federal de Rondônia)
47. Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
48. Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco)
49. UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
50. UFDG (Universidade Federal da Grande Dourados)
51. UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)
52. UFG (Universidade Federal de Goiás) - Campus Jataí

Como vemos a greve não é pequena, muito menos fraca como dizem. Porém ao que vejo a população (incluindo alguns docentes e alunos, por incrível que pareça) ainda não encara como um problema de todos.
Eu como aluna, acho greve um troço horroroso, tira minhas férias e interrompe minha continuidade nos meus estudos.
Mas frente a tudo que me informei e até do que vivenciei desde que entrei na UFRJ, me questiono se essa educação atual (professores e alunos enfrentando problemas de superlotação, prédios e suas salas de aula sem condições dignas de receber uma aula, banheiros sucateados, cursos sem ao menos salas de aula) é a que eu quero pra mim e para todos os demais. Até quando nós vamos ver a educação sendo ignorada, degradada, sem fazer nada? A educação não é problema nosso?

Para maiores esclarecimentos (a quem interessar):

http://omanifestoestudantil.blogspot.com.br/

http://oglobo.globo.com/rio/de-dez-candidatos-que-passam-nos-concursos -para-ufrj-seis-abandonam-emprego-5034202

http://virusplanetario.net/2012/05/27/sobre-a-greve-nas-universidades/

http://ocupanciaufrj.blogspot.com.br/ (campanha da minha universidade, feita por alunos de arquitetura)

Opiniões diversas são muito bem vindas! Com sacanagem moderada ok...?

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/12
· votar


Tem que acabar logo com essa palhaçada sem pé nem cabeça de ensino superior gratuito.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


acho bacana ver a opinião das pessoas

Eu não acho.

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


Black Fire
Até acho que também podia ser assim...mas se até o ensino de base ta uma merda.

Não adianta ignorar os problemas só por achar que tudo devia ser privado oras...Independente de qualquer coisa a educação tem que ser digna...

TASIVA
Veterano
# mai/12 · Editado por: TASIVA
· votar


brunohardrocker

eu falei de PESSOAS
aqui tem um bandianimal, eu sei...but...

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


A UFRGS não tá em greve. Mas tem um movimento forte lá por conta de falta de salas, pois algumas são usadas pra cursos de pós graduação PAGOS. Os alunos da gradução estão possessos.

Filhada
Veterano
# mai/12
· votar


Black Fire
Dava pra explicar por favor?
Menos pessoas teriam acesso, mas a qualidade poderia melhorar, devido ao maior investimento...

Mas qual o seu ponto?

Filhada
Veterano
# mai/12
· votar


Black Fire
Dava pra explicar por favor?
Menos pessoas teriam acesso, mas a qualidade poderia melhorar, devido ao maior investimento...

Mas qual o seu ponto?

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/12
· votar


TASIVA
mas se até o ensino de base ta uma merda.

Obvio, porque o governo fica colocando dinheiro no ensino superior.

Não adianta ignorar os problemas só por achar que tudo devia ser privado oras...Independente de qualquer coisa a educação tem que ser digna...

Não adianta tapar o sol com a peneira também.

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


Mas tem um movimento forte lá por conta de falta de salas, pois algumas são usadas pra cursos de pós graduação PAGOS. Os alunos da gradução estão possessos.

é...na minha faculdade faltam professores, salas...a graduação é um lixo...enquanto a pós é o paraíso...=\

TASIVA
Veterano
# mai/12 · Editado por: TASIVA
· votar


Obvio, porque o governo fica colocando dinheiro no ensino superior.
Juro que não sei que dinheiro todo é esse...só se for do setor privado (o que não atinge todos os cursos)

E mais...são poucas as faculdades particulares (pra mim são escolas de ensino superior) que fazem pesquisas...possuem mestrado e doutorado. As maiores criações de conhecimento ainda se dão nas faculdades públicas.

No mais, isso aqui é atormentador:
http://www.tribunahoje.com/noticia/19108/saude/2012/02/27/privatizacao -do-hospital-universitario-pode-ser-ate-o-final-de-2012.html

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/12
· votar


Filhada
Não existe justificativa lógica pra que o governo pegue dinheiro de todos e invista em um serviço que só pode ser usufruido por uma parcela minima da população. Qual a desculpa? Ensino superior é necessário para o desenvolvimento do país? Ok, e quais as garantias que os pagantes de imposto tem de que os profissionais formados com dinheiro público vão sequer fica no país depois de formados? Tem cabimento que toda a sociedade seja onerada com a formação de um médico que depois só vai atender quem puder pagar, sem prestar qualquer tipo de serviço compensatório ao investimento?

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


TASIVA

é...na minha faculdade faltam professores, salas...a graduação é um lixo...enquanto a pós é o paraíso...=\

Mas então, são alunos que utilizam as dependências que seriam de direito do ensino público só que pagam pra estudar e a universidade aceita. Muito esquisito.

TASIVA
Veterano
# mai/12 · Editado por: TASIVA
· votar






snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Black Fire

Não existe justificativa lógica pra que o governo pegue dinheiro de todos e invista em um serviço que só pode ser usufruido por uma parcela minima da população. Qual a desculpa? Ensino superior é necessário para o desenvolvimento do país? Ok, e quais as garantias que os pagantes de imposto tem de que os profissionais formados com dinheiro público vão sequer fica no país depois de formados? Tem cabimento que toda a sociedade seja onerada com a formação de um médico que depois só vai atender quem puder pagar, sem prestar qualquer tipo de serviço compensatório ao investimento?

Você tá falando da Medicina. Mas e as demais faculdades e suas profissões respectivas? Então todo mundo que passa pela universidade pública tem que firmar algum tipo de contrato como Estado e prestar serviço gratuito durante a sua vida produtiva?

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


TASIVA

E mais...são poucas as faculdades particulares (pra mim são escolas de ensino superior) que fazem pesquisas...possuem mestrado e doutorado. As maiores criações de conhecimento ainda se dão nas faculdades públicas.

As boas faculdades e Universidades particulares possuem diversos pós graduação que vão até o pós doutorado. Mas pesquisa neste país é um negócio pífio.

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Sim...eu sei que possuem faculdades particulares que sim...mas perto da quantidade de faculdades públicas (até mesmo isoladamente), é muito pouco (eu acho, ou tenho então pouco conhecimento de quantas possuem)

One More Red Nightmare
Veterano
# mai/12
· votar


Você tá falando da Medicina. Mas e as demais faculdades e suas profissões respectivas? Então todo mundo que passa pela universidade pública tem que firmar algum tipo de contrato como Estado e prestar serviço gratuito durante a sua vida produtiva?


Você ta exagerando ao absurdo. Essas conclusões que você tirou não estão contidas na explicação do Black Fire.

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare
Ele não quis dizer isso mas é o que parece justo/plausível dentro das argumentações dele...

Meu receio em questão à privatização é a educação virar um produto de mercado...eu não quero um diploma que me qualifique como mais uma engrenagem que entra pra esse sistema.

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


Enem abriu as inscrições hoje...será que vai ser mais um ano de vergonha?

O descaso vem desde o processo seletivo...haha

One More Red Nightmare
Veterano
# mai/12
· votar


TASIVA
Não. O que ele quis dizer é obvio: Ao argumentar que não há garantias de que os graduados fiquem no Brasil ele quer dizer que o ensino gratuito em si é o erro, e não que deveria haver alguma garantia para que os estudantes ficassem por aqui.

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


Ao argumentar que não há garantias de que os graduados fiquem no Brasil
bom...isso aí é outra história (não muito separada disso)...valorização do profissional...se não valoriza aqui..nego vai procurar em outro lugar

Ainda mais que...vaga de emprego tem aqui...o que não tem é qualificação...pode ver nas maiores empresas...principalmente na área tecnológica: é cheio de gringo...a mão de obra da vindo de lá de fora...porque será?

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


Me mandaram postar isso aqui, nem li e nem vou ler os posts do tópico, não sei pra quem é http://en.wikipedia.org/wiki/Slippery_slope

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


É isso...professor faz mestrado..doutorado...faz um concurso dificílimo pra uma faculdade federal e ganha um salário muito menor que de um concurso pra polícia rodoviária só com ensino superior

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


One More Red Nightmare

Você ta exagerando ao absurdo. Essas conclusões que você tirou não estão contidas na explicação do Black Fire.

Não. O que ele quis dizer é obvio: Ao argumentar que não há garantias de que os graduados fiquem no Brasil ele quer dizer que o ensino gratuito em si é o erro, e não que deveria haver alguma garantia para que os estudantes ficassem por aqui.

Calma lá. Em havendo ensino público financiado pelo dinheiro de impostos, o aluno teria apenas de volta o que ele ( e seus familiares no caso) pagaram e pagam de impostos. Por que deve haver algum tipo de retribuição do aluno posteriormente?

SODAPOP
Veterano
# mai/12
· votar


TASIVA
ow sua fia da mãe, vc não me adicionou no novo MSN meu
eu tentei te adicionar
ainda é o "anta"?

TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


Bizet
vergonha alheia


TASIVA
Veterano
# mai/12
· votar


SODAPOP
poutz eu nem uso mais msn...me adiciona no faice

snowwhite
Veterano
# mai/12 · Editado por: snowwhite
· votar


TASIVA

É isso...professor faz mestrado..doutorado...faz um concurso dificílimo pra uma faculdade federal e ganha um salário muito menor que de um concurso pra polícia rodoviária só com ensino superior

Faz concurso pra funcionário público quem quer. Mas muitos destes professores são figurões respeitados no meio acadêmico e são convidados pra palestras e cursos particulares, o que é interssante pra eles como currículo. O que eu vejo é professores dizendo que a grana que pagam num doutorado ( e toda a dedicação exclusiva) não retornam depois, embora quem queira dar aula no mestrado precise do doutorado.

TASIVA
Veterano
# mai/12 · Editado por: TASIVA
· votar


Faz concurso pra funcionário público quem quer.
Concordo...E isso justifica um salário de merda pra um professor qualificado?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Greve das Federais: Maio 2012 - quem decreta é o governo