Novo layout do fórum - Tópico oficial

Autor Mensagem
Rafael Walkabout
Veterano
# out/11
· votar


Toda vez que desejar voltar para alguma página será necessário descer até o final da página para fazê-lo =/
Isso ficou muito ruim.

Sam
Moderador
# out/11
· votar


Rafael Walkabout
E o botão pra voltar pra lista de tópicos?

Não é só clicar em Off Topic lá em cima?

Mas o pessoal que usa o fórum nunca reclamou dessa "poluição", e gostavam muito de usar essa forma de paginação.

"As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas"
- Steve Jobs

Não entendo porque não levar em conta a opinião de quem usa o fórum.

Estou levando, por isso estou perguntando. Mas quero entender o motivo lógico, não simplesmente "ai mamãe, senti falta". E não é porque você usava antes que é necessariamente correto.

Xeper
Veterano
# out/11
· votar


Ainda me acostumando com o link para avançar pagina ter mudado de lado. No mais achei bonitinho... mas ainda mto claro, toda vez que abro o fcc em um local com pouca iluminação quase fico cego

Rafael Walkabout
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Não é só clicar em Off Topic lá em cima?
Sim, eu me referia quando se está no final da página.
Antes vocês postava e em seguida clicava pra voltar, agora é preciso subir até lá em cima ou descer até o finalzão da página pra voltar.

Estou levando, por isso estou perguntando. Mas quero entender o motivo lógico, não simplesmente "ai mamãe, senti falta". E não é porque você usava antes que é necessariamente correto.
Tudo bem, o que quero dizer é que a maioria utilizava, então isso torna o mecanismo útil.
Quanto a poluição, não havia reclamação, e ainda que agora que foi dito que é poluição alguém venha a concordar, certamente levarão mais em conta o fato de não possuir mais o artifício do que ter ficado menos poluído, tendo em vista que essa poluição em questão não se mostrou relevante.

Sam
Moderador
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Desta forma, eu poderia ter visualizado todos os posts desta página hipotética, apenas tendo dado uma simples rolada na barra, certo?

Pois bem, agora que eu li todos os posts desta página, eu quero ir para a página anterior do tópico. Eu poderia, sem ter que rolar toda a página, utilizar a paginação superior para isso, no entanto, agora eu teria que rolar a barra inteira para chegar à parte inferior e enfim mudar de página.


Ué... mas se você leu tudo: VOCÊ ESTÁ NO FIM DA PÁGINA! Ou não? rs

Que polui tanto quanto, e além de tudo é inútil...
Não é inútil.

Rafael Walkabout
Toda vez que desejar voltar para alguma página será necessário descer até o final da página para fazê-lo =/
Isso ficou muito ruim.


Quero entender quando é que você cai numa página, está no topo, e quer voltar para a página anterior. Só consigo imaginar o caso que usar o voltar do browser é mais inteligente.

Rafael Walkabout
Veterano
# out/11
· votar


A parte "Home > Fóruns > OFF TOPIC" ficou muito legal e bonita.
De modo geral ficou com um aspecto muito bonito =)

Rafael Walkabout
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Quero entender quando é que você cai numa página, está no topo, e quer voltar para a página anterior. Só consigo imaginar o caso que usar o voltar do browser é mais inteligente.
Se você estiver na 6º e quiser voltar pra 4ª, 3ª, etc...ou sai do tópico e volta clicando direto nela, ou vai até o final da página e seleciona a página que deseja.

Isso ocorre, por exemplo, quando você vai para a última página para ver como está o assunto naquele momento, mas deseja resgatar seu último post e acompanhar de lá em diante até o momento atual.

Nem sempre conseguimos acompanhar todo o tópico em tempo real e os tópicos as vezes tem algunas dias de "vida".

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Vocês retiraram uma coisa que era útil, alegando poluição, pra botar isso daqui no lugar:

179 respostas · tópicos relacionados

Que polui tanto quanto, e além de tudo é inútil...


Só posso concordar!


Sam

Porque?!

Por causa disso aqui:

"Eu usava a mudança pelo topo, pois uso MUITO a busca, e quando pesquiso alguma coisa em tópico antigo, vou alternando entre os posts, sem uma sequencia do mais antigo ao mais novo."

Eu vou procurando informação de maneira não cronológica em tópico antigo, por isso era útil para mim.

Claro que se não recolocarem, vou ter que me acostumar, mas para mim(e para outros) era útil mesmo.

Sam
Moderador
# out/11 · Editado por: Sam
· votar


Rafael Walkabout
Antes vocês postava e em seguida clicava pra voltar, agora é preciso subir até lá em cima ou descer até o finalzão da página pra voltar.
Quando você posta, o site te leva para o último post, logo acima da paginação e da lista de fóruns. Você tá falando daquele drop down que tinha que escolher um fórum e clicar em "escolher fórum"?

Tudo bem, o que quero dizer é que a maioria utilizava, então isso torna o mecanismo útil.
Não é essa a estatística que eu tenho. =)

não havia reclamação
De novo:
"As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas"
- Steve Jobs

makumbator
Eu vou procurando informação de maneira não cronológica em tópico antigo, por isso era útil para mim.

Como isso pode ser útil? Navegar randomicamente por um debate?! Não faz sentido.

Xeper
Veterano
# out/11
· votar


E pq todos os topicos fixos do outros foruns tem o [FIXO] e por aqui não? To ligado que é redundancia, mas se alguem que "cair" aqui vindo de outro forum vai achar estranho... ou não

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Ué... mas se você leu tudo: VOCÊ ESTÁ NO FIM DA PÁGINA! Ou não? rs

Não. Leia novamente.

Estou falando de um caso em que eu posso visualizar todos os posts presentes na página, sem precisar desce-lá até o fim. Nestes casos, é menos trabalho clicar na paginação superior, ao invés de ter de descer.

Não é inútil.

Ok, não é completamente inútil, mas:

- O número de posts já é mostrado quando você entra no tópico, particularmente eu acho isso pouco relevante, uma vez que você já tenha entrado no tópico.

- "Tópicos relacionados" já possui um link na parte inferior, é uma função pouco utilizada, poderia ser concentrado no rodapé, ao invés de ter em 2 lugares para confundir.

dibass
Veterano
# out/11
· votar



A parte "Home > Fóruns > OFF TOPIC" ficou muito legal e bonita.
De modo geral ficou com um aspecto muito bonito =)

[2]
Mas talvez o "home" pudesse direcionar para o http://www.cifraclub.com.br/ . Não tem muito sentido dois links direcionando para o mesmo lugar e um ao lado do outro

Sam
Moderador
# out/11 · Editado por: Sam
· votar


Xeper
Vou tirar esses [Fixo] e colocar um ícone mais simpático no lugar.

dibass
Mas talvez o "home" pudesse direcionar para o http://www.cifraclub.com.br/

Ia gerar muita confusão.


Não tem muito sentido dois links direcionando para o mesmo lugar e um ao lado do outro
Sim, isto é um problema. Pequeno, mas é.

Rafael Walkabout
Veterano
# out/11
· votar


Sam
De novo:
"As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas"

Sim, mas (de novo): ainda que agora que foi dito que é poluição alguém venha a concordar, certamente levarão mais em conta o fato de não possuir mais o artifício do que ter ficado menos poluído.

Você tá falando daquele drop down que tinha que escolher um fórum e clicar em "escolher fórum"?
Acho que sim, acho que essa opção já deixava marcado o fórum em que estava postando.

Tudo bem, o que quero dizer é que a maioria utilizava, então isso torna o mecanismo útil.
Não é essa a estatística que eu tenho. =)

Ah bom, assim sim. Eu não tenho dados haha só imaginei/especulei de acordo com os posts do pessoal aqui.

De qualquer forma, vai ser só uma questão de acostumar, é sempre assim após as mudanças.

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Rafael Walkabout
Isso ocorre, por exemplo, quando você vai para a última página para ver como está o assunto naquele momento, mas deseja resgatar seu último post e acompanhar de lá em diante até o momento atual.

Com certeza!

Isso é tipo aquelas mudanças recentes de laytout em alguns softwares, que passaram a usar a interface do tipo ribbon, que é lindinha, mas em muitos casos exige mais cliques para se acessar a mesma função de antes. Fica lindo, mas complica mais do que a interface feia anterior.

O Sibelius 7(programa de notação musical) é um exemplo desse tipo de postura.

É o design se sobrepondo à utilidade

Mas é apenas minha opinião de usuário.

dibass
Veterano
# out/11
· votar


Sam
humm

mas na dúvida, deixa qu ficou bonitinho hehe

Rafael Walkabout
Veterano
# out/11
· votar


Uma das coisas mais úteis já feitas foi o link direto pro post, com o "#" o/

Sam
E o sistema de votação do OT, sai? Fica?

Sam
Moderador
# out/11
· votar


Rafael Walkabout
acho que essa opção já deixava marcado o fórum em que estava postando.


Entendi!

Aquele dropdown era absolutamente retardado. Mas vou tentar bolar algo para recuperar a possibilidade de voltar pra lista de tópicos depois de postar.

Rafael Walkabout
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Entendi!

Aquele dropdown era absolutamente retardado. Mas vou tentar bolar algo para recuperar a possibilidade de voltar pra lista de tópicos depois de postar.

o/

De qualquer forma, legal estarem sempre buscando melhorias e desenvolvimento.

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Sam
Como isso pode ser útil? Navegar randomicamente por um debate?! Não faz sentido.

Claro que faz sentido! Nem sempre me interesso pelo debate em si, mas por infos de alguns posts específicos no meio da confusão. Até pelo fato de ter muita coisa inútil no meio do que me é útil. Eu vou filtrando de maneira aparentemente caótica. E gosto de ir recorrendo a posts anteriores(ou posteriores) no mesmo tópico.

Claro que isso que faço é na pesquisa em tópicos antigos na busca. Para o uso "normal" eu até concordo contigo.

dibass
Veterano
# out/11
· votar


Claro que faz sentido! Nem sempre me interesso pelo debate em si, mas por infos de alguns posts específicos no meio da confusão. Até pelo fato de ter muita coisa inútil no meio do que me é útil. Eu vou filtrando de maneira aparentemente caótica.

E nisso que o sistema de votos me é muito útil :)

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Uma coisa que eu nunca entendi é: por que que depois de editarmos um post nosso, tem apenas as opções "voltar para o tópico" e "voltar para a lista de fóruns", sendo que o mais óbvio seria a opção "voltar para o fórum em questão"? =P

E também vou sentir falta da paginação superior.. Principalmente quando entrar em um tópico que estou algum tempo sem acompanhar e quiser voltar ou avançar as páginas até achar a parte que eu não li ainda =P

Sam
Moderador
# out/11
· votar


makumbator
É o design se sobrepondo à utilidade

Muito pelo contrário! A retirada de itens superfluos facilita a utilização das funções básicas, democratizando o uso das ferramentas.

Um ótimo exemplo disso é o iOS, que os usuários de Android bradam contra suas limitações. Porém, essas mesmas limitações direcionam o uso da ferramenta de forma "correta", fazendo com que os usuários mais leigos executem ações mais práticas para o uso básico.

O resultado disso é que as pesquisas de tempo gasto online e de pageviews de dispositivos iOS são muito maiores do que os dispositivos Android, mesmo este estando mais instalado em celulares.

Por exemplo: vocês já se perguntaram porque é que quando vocês estão deslogados o fórum tem as fontes grandonas? É porque as fontes grandonas ajudam os visitantes não-logados a navegarem pelo fórum. Houve um aumento de mais de 10% no tempo gasto online aqui imediatamente após o aumento da fonte. Não está grande também para vocês por outros motivos: 1) vcs passam muito mais tempo aqui, a fonte grande acaba agredindo vocês (veja que o facebook usa fontes do mesmo tamanho, imagino que pelo mesmo motivo); 2) vocês reclamaram PACARALHO quando tentei forçar a barra rs...

Rafael Walkabout
E o sistema de votação do OT, sai? Fica?
Vai ficando... =)

Sam
Moderador
# out/11
· votar


makumbator
Cara, ou não entendi direito ou não faz sentido.

dibass
E nisso que o sistema de votos me é muito útil :)
Sim, as setinhas para navegar entre bons posts né? Bem lembrado =)Gansinho
Uma coisa que eu nunca entendi é: por que que depois de editarmos um post nosso, tem apenas as opções "voltar para o tópico" e "voltar para a lista de fóruns", sendo que o mais óbvio seria a opção "voltar para o fórum em questão"? =P

Porque isso veio junto com o software do fórum e nunca preocupamos em melhorar essa tela... rs

Mas voltar para o tópico é o mais sensato, não?

E também vou sentir falta da paginação superior.. Principalmente quando entrar em um tópico que estou algum tempo sem acompanhar e quiser voltar ou avançar as páginas até achar a parte que eu não li ainda =P
Aí sim! =)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Outro exemplo: Um tópico tem 7 páginas, eu não lembro qual foi a última página que eu li, eu entro na quinta página e leio o primeiro post da página, percebo que esta página eu já tinha lido, agora eu quero ir pra página 6... agora eu terei que rolar a página inteira pra trocar de página...

Muito raro este caso de uso. Não justifica.


Eu te dei um exemplo de utilidade, que é COMUM, ao contrário da sua afirmação, e o que justifica deixar o número de posts e um link repetido, ao invés disso?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Aí sim! =)

...

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Sam
Muito pelo contrário! A retirada de itens superfluos facilita a utilização das funções básicas, democratizando o uso das ferramentas.


Depende do caso! O exemplo que citei: Sibelius 7 com ribbon exige mais cliques para se fazer a mesma coisa que no Sibelius 6 (com interface antiga comum). É costume? Claro, mas é inegável que agora preciso clicar mais vezes para ter a mesma ferramenta que antes. Mas fica lindo na tela.

Eu concordo que o visual mais limpo auxilia o usuário mais "normal", mas ao mesmo tempo acaba dificultando a vida de outros, que utilizam o site de maneira menos ortodoxa(eu sou exemplo, meu uso na busca não é tradicional). Claro que vcs precisam fazer suas escolhas, mas acho importante a gente relatar que nem tudo que parece inútil, o é para todos os usuários.

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Não entendi o "Aí sim" dele, pois vi que você já tinha postado o que eu dei como exemplo AHUAUH

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Sam
Cara, ou não entendi direito ou não faz sentido.

É que aparentemente vc pensa no uso da busca de maneira cornológica, com o usuário lendo os posts em ordem, para achar o que quer. Não sei os outros, mas eu não funciono dessa forma.

Eu leio um post interessante aqui, e então me lembro de outro que vi páginas atrás no mesmo tópico que se relaciona com esse, então vou atrás dele para relacionar. Não fico lendo do primeiro ao último!

Mas isso sou é, né.

Sam
Moderador
# out/11 · Editado por: Sam
· votar


makumbator
relatar que nem tudo que parece inútil, o é para todos os usuários.
Ah cara, isso é óbvio. Mas é como vc disse: temos que fazer escolhas.

Não conheço o Sibelius para debater especificamente. O que quis dizer, foi basicamente o seguinte:

Para as tarefas comuns, a facilidade deve ser enorme e as tarefas incomuns não devem atrapalhar/obstruir o uso das demais.

Quer um comparativo interessante? Compara o player de música do Vagalume e do Letras.mus.br. Eles fazem as mesmas coisas. Mas olha que BAGUNÇA que é o do vagalume. A curva de aprendizado é muito maior. Mas é óbvio que pro cara que quer... sei lá... corrigir a legenda (0,0001% dos usuários) o acesso ao link disso lá no Vagalume vai ficar mais fácil. No Letras, optei por não esfregar na cara de 99,9999% dos usuários esse link (e outros).

makumbator
mas eu não funciono dessa forma.
BUSCA
U R doing it WRONG xD

Gansinho
ou não vi ou entendi diferente...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo layout do fórum - Tópico oficial