Novo layout do fórum - Tópico oficial

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Gansinho
Não entendi o "Aí sim" dele, pois vi que você já tinha postado o que eu dei como exemplo AHUAUH

Tb não auhauhahau

makumbator

Muitas vezes eu também compartilho essa sua maneira de usar a busca.

Chad Stroke
Veterano
# out/11
· votar


Ch4p0L1N

Nossa, quantas opções haha!
Mas pra que diabos serve "cutucar"? É tipo Facebook? haha

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Sam
ou não vi ou entendi diferente...

Você viu, tanto que respondeu. Deve ter entendido errado.

Mas então, agora que você falou o "aí sim", já te convenceu a botar a paginação superior, de preferência no lugar da informação do número de posts e do outro link para os tópicos relacionados?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/11
· votar


Sam
As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas

Você nos mostrou, e continuamos não queremos. E você não é o Steve Jobs.

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Sam

Quer um comparativo interessante? Compara o player de música do Vagalume e do Letras.mus.br. Eles fazem as mesmas coisas. Mas olha que BAGUNÇA que é o do vagalume. A curva de aprendizado é muito maior. Mas é óbvio que pro cara que quer... sei lá... corrigir a legenda (0,0001% dos usuários) o acesso ao link disso lá no Vagalume vai ficar mais fácil. No Letras, optei por não esfregar na cara de 99,9999% dos usuários esse link (e outros).

Concordo. Mas sempre penso nos malucos que usam de maneira diferente. Mas não tem como agradar a todos mesmo.

Para as tarefas comuns, a facilidade deve ser enorme e as tarefas incomuns não devem atrapalhar/obstruir o uso das demais.


O problema é determinar o que é comum e o que não é no conjunto de usuários, pois nem sempre a lógica do bom senso se aplica, mas é claro que para muitas coisas vcs tem os dados para saber como a gente usa o fórum. Mas imagino que para certas funcionalidades não se possa comprovar com dados técnicos como a média de usuários fazem.

Sam
Moderador
# out/11 · Editado por: Sam
· votar


Die Kunst der Fuge
Chad Stroke
é fake o print.

Die Kunst der Fuge
Mas então, agora que você falou o "aí sim", já te convenceu a botar a paginação superior, de preferência no lugar da informação do número de posts e do outro link para os tópicos relacionados?
Ainda não convenceu. =(
"Aí sim" = "Agora sim um caso de uso que pelo menos faz sentido, apesar de ser pouco relevante".

Cara, desencana do número de respostas. Ele É importante. Sei que não para vc, isso eu já entendi. rs.

[M]@a.[K]!ller
E você não é o Steve Jobs.
Putz. Vou ali chorar na cama.

Você nos mostrou, e continuamos não queremos.
Querem sim. Daqui um ano boto a paginação de volta ali e vocês vão pedir para tirar. =P

Mas sempre penso nos malucos que usam de maneira diferente.
Nós também. Os programadores até tentarem botar uma tecla de atalho para navegar entre as páginas... rs. Pena que não deu certo. =P

dibass
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Sim, as setinhas para navegar entre bons posts né? Bem lembrado =)Gansinho

E isso quebra um baita galho. Só uma pergunta, o lance de eu não conseguir ver os meus posts com positivos vai continuar?

rafael_ab
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
Mas imagino que para certas funcionalidades não se possa comprovar com dados técnicos como a média de usuários fazem.

Vc ficaria surpreso rs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Sam
"Agora sim um caso de uso que pelo menos faz sentido

Então antes disso não havia sido apresentado nenhum caso de uso que pelo menos fizesse sentido?

Cara, desencana do número de respostas. Ele É importante.

Me diga uma utilidade para informar o número de posts em um tópico que eu já entrei.

O número de postas pode ser útil ANTES deu entrar no tópico, mas uma vez que eu tenha entrado, qual é a utilidade tão primordial que necessite que ele seja informado?

Sam
Moderador
# out/11
· votar


dibass
não, isso é bug.

Mas imagino que para certas funcionalidades não se possa comprovar com dados técnicos como a média de usuários fazem.

Cara, tem uma parada no Google Analytics chamada "Event Tracker". O troço é o demonho. Sabemos TUDO rs.

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Me diga uma utilidade para informar o número de posts em um tópico que eu já entrei.

Realmente não entendi o sentido disso também. Faz sentido mostrar o número de posts na página do fórum... Mas dentro do tópico já.. Também não saquei.

Sam
Moderador
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Me diga uma utilidade para informar o número de posts em um tópico que eu já entrei.
- Saber que há novas respostas no tópico

O número de postas pode ser útil ANTES deu entrar no tópico
Bem lembrado: o fato de a listas de tópicos e de o GOOGLE exibir o número de respostas pode ajudar a eliminar esse item e deixar o topo ainda mais limpo \o/

Btardelli
Veterano
# out/11
· votar


Podiam fazer a versão para celular, hein?

Sam
Moderador
# out/11
· votar


Btardelli
Podiam fazer a versão para celular, hein?
Primeiro o Cifra Club e o Palco MP3. =)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Sam
- Saber que há novas respostas no tópico

No caso você deve estar se referindo às dezenas de respostas que serão enviadas entre o longo momento que eu clicar no tópico (onde eu posso ver o número de respostas que ele possui) e o tópico ser carregado?

Eu não constataria isso ao ler o tópico? Qual a real utilidade nisso?

Bem lembrado: o fato de a listas de tópicos e de o GOOGLE exibir o número de respostas pode ajudar a eliminar esse item e deixar o topo ainda mais limpo \o/


Exato, pode eliminar e botar a paginação no lugar!
Win Win, já é?

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Inclusive eu percebi agora que o 'número de respostas' tá errado, pois tá diferente na página do fórum e dentro do tópico. auhauhuahuha

Sam
Moderador
# out/11 · Editado por: Sam
· votar


Die Kunst der Fuge
Exato, pode eliminar e botar a paginação no lugar!
Win Win, já é?

Claro que não, a paginação (completa, com os números das páginas) poluiria muito mais que o número de respostas.
Se voltar, volta como um "anterior | próxima" ali no topo à direita, igual das fotos do facebook. A não ser que o designer tenha uma idéia melhor. =)

Gansinho
Inclusive eu percebi agora que o 'número de respostas' tá errado, pois tá diferente na página do fórum e dentro do tópico. auhauhuahuha
Verdade! Esqueceram de subtrair o post inicial =)

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Pra você ver como tudo conspira pra que suma esse 'número de respostas' e volte a paginação superior. auhuha :D

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Sam

Tá bom, mas se o scroll do meu mouse quebrar por causa dessa "baixação" de página só para acessar a paginação, vou cobrar do FCC, hein?

hsahsahsa!

rafael_ab
Vc ficaria surpreso rs

Eu falo de coisas que não podem ser tabuladas, pois a forma do usuário acessar o fórum está subordinado ao seu layout(o que reduz as possibilidades de dados). Sistema nenhum observa que o usuário X ou Y preferiria acessar de uma forma tal que não existe no site.

Por exemplo, a partir de agora vcs não saberão o uso da paginação do topo do layout, pois o mesmo não existe mais(logo, não se formará mais dado nenhum sobre seu uso). Isso não quer dizer que todos necessariamente adorem acessar pela base do layout a partir de hoje, apesar dos dados mostrarem um aumento no seu uso.

Não sei se ficou claro...provavelmente não! hashsahhsa!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Sam

Cara, de onde tu tá tirando esse negócio de "poluição" aí? São só alguns numerozinhos...

Se quer parar de poluir de verdade, tira alguns anúncios então...

Se voltar, volta como um "anterior | próxima" ali no topo à direita, igual das fotos do facebook.

E se eu quiser ir da página 3 para a 6?

Digamos que eu quisesse voltar na discussão agora para buscar algo que você falou anteriormente na discussão para citar neste momento, eu volto e caio na página 2 e quero copiar o terceiro post da página e voltar aqui pra postar na discussão. E aí, como vai dar mais trabalho fazendo, usando a paginação superior ou a inferior?

Sam
Moderador
# out/11 · Editado por: Sam
· votar


preferiria acessar de uma forma tal que não existe no site.

Nesse caso, se cria e é feito um Teste A/B.
http://en.wikipedia.org/wiki/A/B_testing

E é exatamente isso que tá rodando. Temos os dados com a paginação em cima. Segunda teremos sem a paginação em cima. Se voltar, teremos novamente dados sem a interferencia das outras mudanças... enfim... nós, pessoas somos vaquinhas =/

makumbator
Moderador
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
E se eu quiser ir da página 3 para a 6?

É que eles pensam de maneira cronológica, não entendem a razão de alguém querer saltar páginas. Para mim é óbvia a utilidade, mas somos voto vencido...na verdade nem temos voto...hashashsa!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
É que eles pensam de maneira cronológica

Mas mesmo assim, nem sempre as necessidades surgem de maneira cronológica.
Eu sei que o Sam fez um post lá na página 5, eu podia querer ir lá copiar este post pra citar aqui, teria que ir da página 5 para a 8...

rafael_ab
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
Obviamente não podemos medir o uso de um layout que não existe. Mas podemos medir o quão "suave" é a interação do usuário com um layout que existe e fazer suposições bastante precisas em relação ao que considerar em uma mudança de layout =D

O que eu acho que te surpreenderia é que os dados que a gente tem de uso do fórum são muito detalhados... coisas que você mesmo talvez não perceba (ou perceba subjetivamente como um incômodo não-específico) são muito concretas 'do lado de cá' rs

Rafael Walkabout
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Fica difícil implantar um sistema de notificação de novos recados no perfil diferente do atual?
Por exemplo, hoje a única maneira de notificação é via e-mail. A sugestão seria algum tipo de notificação ao usuário que estiver logado, como algo aparecendo no canto da tela ou um botão direto para a mensagem/página de recados assim que o mesmo for postado por lá.

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


makumbator
Die Kunst der Fuge
Pra mim também a utilidade da paginação superior é óbvia, mas... Fazer o que? :/

Sam
Moderador
# out/11
· votar


makumbator
E se eu quiser ir da página 3 para a 6?

Role a página e clique na página 6, bicho estranho.
Se quer parar de poluir de verdade, tira alguns anúncios então...

MEU SONHO =)

E aí, como vai dar mais trabalho fazendo, usando a paginação superior ou a inferior?
Claro que vai te dar mais trabalho. Mas a tela vai ficar mais limpa, vai capturar mais novos usuários e todo mundo vai ser muito mais feliz (menos quando vc estiver na página 7 e quiser ir pra 3.

Mas se vc fosse esperto mesmo, faria a seguinte sequência de teclas (teclas de atalho são muito mais fáceis e rápidas):

Ctrl+L => End => Backspace => 2 => Enter

pronto, você foi para a página 3. xD
A não ser que vc use IE, aí seria F6 ao invés de Ctrl+L. =)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Gansinho
Pra mim também a utilidade da paginação superior é óbvia, mas... Fazer o que? :/

O cara nem usa o fórum e quer teimar com quem usa isso daqui a 7 anos e já viu de tudo =/

Sam
Moderador
# out/11
· votar


Gansinho
Pra mim também a utilidade da paginação superior é óbvia

Para você é óbvia em casos específicos. Para mim também. =)

Por exemplo, lá na busca do Google tb poderia ter uma paginação no topo. Mas só tem embaixo. É obvio que seria mais fácil para você que sabe que um resultado que vc quer está na segunda página. Mas eles preferem não premiar esse caso de uso.

A questão é: quantas vezes por dia vocês vão sofrer com isso? Se forem muitas, a paginação tinha que estar ali. Se forem poucas, ela pode não estar ali. É isso que vou medir. =)

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Sam
Inclusive já fiquei puto com a falta de paginação superior no Google também.
AUHUHA

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo layout do fórum - Tópico oficial