Serviço militar - vamos tentar esclarecer aqui

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# jul/11
· votar

Boa tarde!!!

Igão
Eu não sei exatamente em que fase do processo vc se encontra, mas imagino que seja para ser informado se vc estará na Seleção Complementar ou se foi incluído no Excesso de Contingente. Se for este o caso, infelizmente não há muito o que fazer, pois será coletada sua assinatura na ocasião.
Sugiro que vc se dirija ao local onde vc fez seu alistamento ou onde vc realizou os primeiros exames de seleção para pedir orientação sobre o que é possível fazer neste caso.
Leve o CAM e mostre os carimbos que estão no verso, pois eles indicam em que situação vc se encontra.
Caso vc consiga, me diga o que está no último carimbo do seu CAM. Aquele onde consta a data de 05 Set.
Valeu!!!

Igão
Veterano
# jul/11
· votar

Penta_Blues

Depois eu vou ver direitinho que agora não dá, mas lá informa para eu comparecer ao Quartel (eu acho), o 28ºBC no dia 05 de setembro.

Por enquanto eu só compareci na junta onde coletaram dados, digital, perguntaram se eu queria servir e emitiram o CAM.

Mas o que acontece se eu não aparecer lá no dia? Essa viajem é uma oportunidade única...

Mas se eu prefiro perder a viajem que servir o exército.

Henry Chinaski
Veterano
# jul/11
· votar

O que aconteceria se eu ignorasse completamente o chamamento do serviço militar? Seria considerado foragido?

Penta_Blues
Moderador
# jul/11
· votar

Boa noite!!!

Igão
Mas o que acontece se eu não aparecer lá no dia? Essa viajem é uma oportunidade única...
Faltam algumas informações pra eu poder te dizer algo mais específico, mas de qualquer forma, acho interessante vc entrar em contato com o Unidade à qual vc está tratando disso para mantê-los informados e receber orientação para o seu caso.

Henry Chinaski
O que aconteceria se eu ignorasse completamente o chamamento do serviço militar? Seria considerado foragido?
Depende de quando vc ignora esse compromisso.
Há situações para antes de se alistar, depois de alistado, durante o processo de seleção e após o término do processo.

Valeu!!!

Henry Chinaski
Veterano
# jul/11
· votar

Penta_Blues
Ignorar desde o começo, antes do alistamento.

Sniper
Veterano
# jul/11
· votar

Henry Chinaski

Voce não pega a carteira de reservista, que é exigida em vários lugares e situações

Bog
Veterano
# jul/11
· votar

Henry Chinaski

Tem algumas situações nas quais eles exigem o certificado de dispensa. Que eu me lembre agora, sem ele não se pode tirar passaporte nem prestar concurso público.

qew
Veterano
# jul/11
· votar

Aproveito para perguntar pra galera que ja se alistou:

O processo demora assim mesmo por aí?

Pow, me alistei em janeiro, agora volto em janeiro de novo. Mais de um ano enrolado com isso e sem confirmação se vai ou nao vai. é angustia pra mais de metro, tá doido. Não consigo passar um dia sem pensar nisso.
Com vcs também demorou assim?

Sniper
Veterano
# jul/11
· votar

qew

Aqui foi assim: teve a primeira chamada em junho, depois a segunda em julho (onde fui dispensado), nessa segunda fase tinha exame médico. Quem não foi dispensado nesse dia, voltava em janeiro pra servir mesmo, pq nessa segunda chamada ja tiravam até as medidas de quem nao foi dispensado pra fazer a farda.

Sniper
Veterano
# jul/11
· votar

Ficou confuso essa merda, mas resumindo, aqui na minha cidade se vc não foi dispensado na segunda chamada ta fudido!

Henry Chinaski
Veterano
# jul/11
· votar

Me parece mais lógico ignorar o alistamento e todo o processo laborioso (caracteristica da maquina estatal brasileira) e, caso precisasse da tal carta no futuro, entrar em contato para conseguir uma espécie de visto, sei la, no máximo pagando alguma multa.. A não ser que eles ainda possam te pegar..

qew
Veterano
# jul/11
· votar

Sniper
Aqui foi assim: teve a primeira chamada em junho, depois a segunda em julho (onde fui dispensado), nessa segunda fase tinha exame médico. Quem não foi dispensado nesse dia, voltava em janeiro pra servir mesmo, pq nessa segunda chamada ja tiravam até as medidas de quem nao foi dispensado pra fazer a farda.

Exatamente! Aqui também.

E obrigado por me deixar mais desesperançoso do que eu já tava, ja que eu nao fui dispensado agora em julho =/

qew
Veterano
# jul/11
· votar

Henry Chinaski
entrar em contato para conseguir uma espécie de visto, sei la, no máximo pagando alguma multa.. A não ser que eles ainda possam te pegar..

Eu pensei nisso também, e além disso estou pra prestar um concurso, logo, eu precisaria da reservista.

Putz <o>

Penta_Blues
Moderador
# jul/11
· votar

Boa noite!!!

Henry Chinaski
Me parece mais lógico ignorar o alistamento e todo o processo laborioso
Isso não é lógico, mas se vc não tiver a necessidade de obter passaporte, não se inscrever em nenhum concurso público, não precisar de nenhum emprego onde o comprovante de situação militar (que não é apenas uma carta) é exigido, não perder nenhuma oportunidade só porque acha mais lógico ignorar suas obrigações, é questão de opção.
De repente vc nem precisa de nada disso que eu mencionei e nem vai sentir falta de esquivar-se de seus compromissos.
Em relação à sua pergunta anterior, a falta de alistamento implica no cidadão ficar em débito com o Serviço Militar. Isso não é crime, portanto vc não será um foragido, mas vai lhe trazer uma série de transtornos caso vc necessite estar em dia com o Serviço Militar.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# jul/11
· votar

Boa noite!!!

qew
Não existe esta espécie de "visto" que perdoaria tudo no momento em que o cidadão que não cumpriu com suas obrigações resolvesse que precisa de algo.
Vc não precisa ficar desesperado pois como eu lhe falei, o universo para dispensa diminui mas não significa que as chances tb diminuíram, pois não se trata de sorteio. Se seu problema for mais relevante que o de outros, vc será dispensado mesmo que haja apenas uma vaga para dispensa.
Valeu!!!

BOREU
Veterano
# jul/11
· votar

Igão

o 28ºBC

De Aracaju. Você é sergipano, Igão?

Bog

Tem algumas situações nas quais eles exigem o certificado de dispensa. Que eu me lembre agora, sem ele não se pode tirar passaporte nem prestar concurso público.

Tire suas dúvidas:

Lei No 4.375 restringe uma série de direitos sem a apresentação do comprovante de que o cidadão está quite com o serviço militar.

Por exemplo:

Art. 74. Nenhum brasileiro, entre 1º de janeiro do ano em que completar 19 (dezenove), e 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos de idade, poderá, sem fazer prova de que está em dia com as suas obrigações militares:

a) obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

b) ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada/subvencionada, ou cuja existência/funcionamento dependa de autorização/reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

c) assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

d) prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

e) obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

f) inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

g) exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:

* I - estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;
* II - de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;

h) receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal;

Art. 75. Constituem prova de estar o brasileiro em dia com as suas obrigações militares:

a) o Certificado de Alistamento, nos limites da sua validade;

b) o Certificado de Reservista;

c) o Certificado de Isenção;

d) o Certificado de Dispensa de Incorporação.

* § 1º Outros documentos comprobatórios da situação militar do brasileiro, poderão ser estabelecidos na regulamentação desta lei.
* § 2º A regulamentação da presente lei poderá discriminar anotações periódicas ou não, a serem feitas nos Certificados acima.
* § 3o Para os concluintes de curso de ensino superior de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária, o Certificado de Dispensa de Incorporação de que trata a alínea 'd' do caput deste artigo deverá ser revalidado pela região militar respectiva, ratificando a dispensa, ou recolhido, no caso de incorporação, a depender da necessidade das Forças Armadas, nos termos da legislação em vigor. (Incluído pela Lei nº 12.336, de 2010)

Espero ter ajudado a meninada.

Abs. galera!

Bog
Veterano
# jul/11 · Editado por: Bog
· votar

Henry Chinaski
processo laborioso (caracteristica da maquina estatal brasileira) e, caso precisasse da tal carta no futuro, entrar em contato para conseguir uma espécie de visto

É, só para descobrir que conseguir isso depois também vai ser um 'processo laborioso'. E talvez aconteça exatamente quando você tiver pouco tempo, porque precisa viajar para o exterior em pouco tempo, porque aquele concurso imperdível vai ficar com as inscrições abertas por pouco tempo, porque passou no vestibular em uma universidade pública (lembrei dessa, eu só não precisei porque entrei na faculdade com 17).

Como você mesmo sabe, a burocracia pode consumir tempo e dar trabalho. Não vale a pena diminuir os teus problemas com ela no futuro? É realmente mais lógico deixar para resolver tudo quando talvez não dê mais tempo de resolver tudo?

Igão
Veterano
# jul/11
· votar

BOREU
o 28ºBC

De Aracaju. Você é sergipano, Igão?

Sou sim!

BOREU
Veterano
# jul/11
· votar

Igão

Sou sim!

Eita terra boa do cabrunco!

Minha esposa é daí...

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar

Ainda bem que eu sou mulher.

Sniper
Veterano
# jul/11
· votar

AnaClara

Serviço militar é só durante um ano, lavar louça e passar roupa é pra vida toda

BOREU
Veterano
# jul/11
· votar

AnaClara

Aninha, pode ter lá suas vantagens.

Mas na vida é uma balança. Tudo tem vantagens e desvantagens.

Vamos refletir?

/sumida/

AnaClara
Veterano
# jul/11 · Editado por: AnaClara
· votar

Sniper

AInda bem que eu sou mulher e nao faço isso.

AnaClara
Veterano
# jul/11
· votar

BOREU

Pode ter muitas desvantagens tbm, mas eu prefiro ser mulher.

Henry Chinaski
Veterano
# jul/11 · Editado por: Henry Chinaski
· votar

Obviamente a hipótese de protelar o serviço não passava realmente de uma hipótese, mas surgiu como escape a uma situação ruim na qual passamos: Supondo que eu me saia bem no teste físico, resta a entrevista, e assumindo que o avaliador entenda que eu deveria participar, e que os motivos da minha dispensa não sejam mais relevantes que de outrem, as possibilidades de eu ser obrigado ao serviço contra a minha vontade é possivel a ponto de me preocupar. Não acham? Como são as possibilidades? E se me pegarem?

Me parece no mínimo plausível a ideia de protelar, principalmente quando dou chances ao azar de fazer algo contra minha vontade.

Desculpem o drama, hahaha.

anonymous4
Veterano
# jul/11
· votar

Cara, em janeiro ainda tem chance de dispensa... só que é mais complicado.

Vc não arrumou umas doenças não pra apresentar no dia?

Penta_Blues
Moderador
# jul/11
· votar

Boa noite!!!

Henry Chinaski
Pelo jeito vc não se preocupou em pelo menos ler o que já estava escrito...
Já foi dito que não adianta protelar o que é inevitável e olha que isso vai muito além da prestação do Serviço Militar, pois serve pra inúmeras outras situações ao longo da vida.
Já foi dito que a avaliação do entrevistador não é quesito único avaliado no processo de seleção.
Já foi dito que a possibilidade hoje em dia de servir obrigado é muito menor que a de ser dispensado.
Ainda não foi dito que se "te pegarem" vc vai passar por uma experiência que, como tudo na vida, um dia terminará. Talvez seja a primeira, mas certamente não será a única situação em que vc se verá obrigado a aceitar certas coisas ao longo de sua vida.
Se pra vc é plausível agir diferentemente de todo o cidadão que, apesar de compartilhar sua aversão ao Serviço Militar, é responsável e cumpre com suas obrigações indiferentemente das consequências, faça o que melhor lhe aprouver. Mas ao menos não se esquive tb das consequências de suas decisões (mais uma coisinha que vc levará ao longo da vida).
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# jul/11
· votar

Boa noite!!!

anonymous4
Boa dica!
Minta mesmo sobre isso ao arranjar uma doença que não tem e se eventualmente for descoberto perderá a credibilidade e passarão a considerar tudo o que foi dito até então como mentira, mesmo que tenha sido verdade aquilo que foi dito durante a entrevista.
Cada uma...
Valeu!!!

anonymous4
Veterano
# jul/11
· votar

Que mania. Tem gente que gosta mesmo de servidão.

Ao invés do serviço obrigatório ser visto como uma prática revoltante de coerção estatal e violação das liberdades individuais ele é visto como uma parte nobre do dever cívico e patriótico?

Eta povo viu...

Penta_Blues
Moderador
# jul/11
· votar

Boa noite!!!

anonymous4
Pelo menos eu não estou aqui discutindo a nobreza de servir, nem imaginando que alguém aqui tenha o patriotismo que eu tenho, mas o que estou abordando é a forma responsável com que um homem (no mais amplo conceito da palavra) leva sua vida.
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Serviço militar - vamos tentar esclarecer aqui