Serviço militar - vamos tentar esclarecer aqui

Autor Mensagem
Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa
Eu acho que todo mundo deveria servir, você passa a dar muito mais valor pra sua vida civil, ao que você tem de bom, a pequenas coisas, sabe, aprende como nunca o companheirismo, enfim, mas ninguém é realmente obrigado se não quer...
Abçs


Eu acho muito dahora isso mano. Mas o que me faz não querer entrar é esse esquema, que ia ter que mudar toda minha rotina por causa do Tg e tals, é foda...

Acho que o Exército deveria dar uma repaginada no negócio, pode ser que eu esteja falando groselha, mas até onde eu sei, o TG é igual desde os tempos da Ditadura. As coisas mudaram muito, e acho que se eles repaginassem, revessem horários, mais gente iria com vontade de aderir. Na minha cidade só serve quem quer, pq são 100 vagas e normalmente uns 150 querem servir, então quem não manifesta vontade não entra. Quem sabe com uma repaginada isso não mudava?
Abraços.

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


Viciado em Guarana
Existe treinamento com armas? Isto é... eu vou aprender a atirar e fazer a manutenção de fuzis?
Eu pensava no serviço obrigatório os oficiais só davam um esporro na molecada para ensina-los a serem homens.

Claro que sim, isso é obrigatório para qualquer militar, ainda mais para soldado, qualquer militar do EB deve saber o que é um Fal/Para-Fal...
Acho que você confundiu quando perguntei de que arma o Penta_Blues é, essa "arma" é como se fosse uma especialidade do combate, não é uma arma como você imagina, exemplo, no caso dele, Infantaria é a parte do combate corpo a corpo, que vai na frente para neutralizar o inimigo, no meu caso, Artilharia, é a parte que dá cobertura aos infantes, que está de longe atirando com obuseiros(os clássicos canhões, para que entenda melhor) ou no caso do meu quartel, foguetes de saturação de área...

amador_ssa
Cara isso é muito relativo, mas falo de folclorização principalmente porque vejo muita generalização por parte dos civis/conscritos, te muita coisa que acham que é mentira, e nego deixa de servir e talvez perder a oportunidade de ter uma experiência que valha para toda a vida por causa de algo que é apenas uma idéia, suposição....
Se fez uma faculdade, foi ralando pq essa escala de Serviço do EB de Segurança (24 horas) + expediente + descanso... Sem comentários Ta certo que não é sempre mas quebra o cara. EB só da pra Oficiais. Sou humilde, seria um Sgt, mas... O QCO nos espera (ou não)
Cara, não é assim não, escala de 24 só acontece quando se tem muito pouco efetivo, o que é bem difícil acontecer entre Sgt's, só acontece com soldado, e é porque sempre então em maior número (Quantos Sgt's de dia vão ter em uma OM e quantos sentinelas terão ???)...
Em relação a muitos empregos é bem melhor, pense qual outro te da tratamento médico, moradia e garantia de uma vida razoavelmente boa(ou ótima para alguns) ? Bem, eu também preferiria ser Sgt de carreira a oficial, na AMAM devem fazer algum tipo de lavagem cerebral nos cadetes, veja qualquer aspirante recém formado, geralmente são arrogantes, se acham os caras por serem oficiais e te tratam muito mal, esquecem que antes de existir um aspirante e um soldado existem dois homens iguais. Isso é bem difícil acontecer com um Sgt....

Penta_Blues
Parabéns por ter servido em Formosa. Apesar de eu não ser artilheiro, conheço um Tenente-Coronel que fez o curso lá e as referências são excelentes!

Muito obrigado ! Que bom que já ouviu falar de lá, é realmente um quartel muito bom, sempre focado em cumprir qualquer missão bem, com excelência e profissionalismo, não me arrependi nem um pouco de ter sido soldado lá por isso...

highvoltage
Então, tenho vontade de me alistar, mas não queria ser um soldado fudidão que fica lá o dia todo e só carregando barra. Meu negócio é escritório ^^ tem uma forma de se chegar mais rápido e mais fácil no escritório de um BI? e aliás vou começar a faculdade de ciências contábeis. isso ajudaria a entrar no escritório ou ajudaria a sair?
Cara, nada a ver uma coisa com a outra, soldado não faz isso não, depois do período de formação básica você pode muito bem ir para uma sessão bem bizurada, ainda mais se falar que tem/fará/está fazendo curso de ciências contábeis....
Ter 1,90 e quase 70 kg ajuda a sair ou a ficar? lol

Tanto faz, não é só isso que conta...
Abçs

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Cara, isso não dá certo porque não existe trabalhar como militar, e sim ser militar, não sei como funcionam os TG's, mas cara, ser militar é algo que deve ser de total dedicação, por isso que eu saí, eu tinha quase tudo para ficar, nunca tinha dado alteração, fiz o CFC ( Curso de Fromação de Cabos) o que me fez ser um soldado duas vezes mais ferrado do que o normal, hehehe, não tinha problema com ninguém lá, mas eu faço faculdade e não compensa perder faculdade para ficar lá ano que vem formando recruta, tá que eu ganharia bem, mas perder semanas de faculdade é um arrombo enorme, né...
Tem certas coisas que deveriam mudar sim, mas se aliviar muito perderá o objetivo do exército, se acontecer de entrarmos em guerra, como vamos combater sem uma formação "adequada" ?
Abçs

qew
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa
tá que eu ganharia bem

Quanto seroa "bem"?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/13
· votar


qew

Vale alimentação no Bom Prato

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/13
· votar


Ainda bem que temos o Estado para nos ensinar sobre amizade, companheirismo e essas coisas divertidas.

qew
Veterano
# jan/13
· votar


Ainda bem que o OT tem o BF pra nos lembrar de coisas relevantes

Les Guitar
Veterano
# jan/13
· votar


qew
Você já foi dispensado, não precisa lembrar da porcaria do alistamento. u.u

Ainda bem que temos o Estado para nos ensinar sobre amizade, companheirismo e essas coisas divertidas. +1

qew
Veterano
# jan/13
· votar


Les Guitar

Graças a Deus \o\

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


qew
+ 2000,00
Dificilmente vou conseguir ganhar isso apenas com ensino médio, começando a faculdade...
Aqui em formosa é bem difícil...

Black Fire
Ainda bem que temos o Estado para nos ensinar sobre amizade, companheirismo e essas coisas divertidas.

De uma maneira bem porca e desprezível, e cheia de preconceitos, não é como no EB.

amador_ssa
Veterano
# jan/13
· votar


Penta_Blues

Fui, com muito orgulho, Sgt por mais de 20 anos e, com todo o respeito aos meus superiores, não me trocaria por nenhum oficial

Imagino. Não falo pela patente de Sgt em si mas a "segurança" na relação de emprego de um Oficial de carreira não é a mesma de um Praça de carreira. Um Oficial de carreira se for pela Esfcex ou EsSEx, após formado ja tem vitaliciedade presumida, se for pela AMAN acho que tem só um ano de "estágio probatorio". E o Sgt de carreira, também concursado, só terá direito a estabilidade após 10 anos, tendo que todo ano passar por inspeção de saúde, TAF, EAP, etc, como se fizesse o concurso todos os anos, exceto o Exame Intelectual e mesmo estando com os melhores índices, corre o risco de ser chutado (licenciado por interesse do Exército).

Um ano de Esfcex = estabilidade. 2 anos de EsSA mais 9 anos de serviço = incerteza do futuro... Não tenho luxos, não me importaria de entrar como Praça (Talvez tente o CAP da MB) mas também tem que ter uma reciprocidade da Força a qual seus Praças juram defende-la até com a morte. Não to falando de dinheiro, Oficial tem que ganhar mais, mas direitos como estabilidade serem diferentes...

Felippe Rosa

talvez perder a oportunidade de ter uma experiência que valha para toda a vida por causa de algo que é apenas uma idéia, suposição....

Realmente. Mas essa oportunidade só é aproveitada/ valorizada pelos que nascem "guerreiros", "infantes", "operacionais", ávidos pelo cumprimento da missão. Os diferentes acharão a caserna um inferno. Eu tive uma experiência civil, numa equipe de rendimento de esporte. Não da pra comparar com a vida militar, mas tem suas semelhanças e, meus melhores momentos são os mais ralados e os da vitória, onde lembro da ralação. Perdi muito mas ralei pra superar. Entretanto outros colegas não suportavam esta ali, so queria posar de miseravão, ralar não queria.

Cara, não é assim não, escala de 24 só acontece quando se tem muito pouco efetivo

Ta, não é sempre, mas pelo menos uma vez no mês terá uma dentro e outra fora da semana. Mas que é puxado é. considerando que a PM é 24x72, pelo menos 24x24 deveriam dar...

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


amador_ssa
É, bem puxado, o pior não é nem a escala em si, é sair de serviço no meio da semana e ter que aguentar o expediente todo antes de ir pra casa, e pior ainda quando o comandante é zem da vida e atrasa a hora do toque de ordem (Tem um toque que significa que estão todos liberados, ninguém sai antes) ano passado era todo dia, tem coisa pior que chegar 5:00 da tarde e esperar não sei quanto tempo pra ir embora ?

Penta_Blues
Moderador
# jan/13
· votar


Boa noite!!!

Uma vez um velho oficial já aposentado me disse que você tem que puxar muito o saco dos seus oficiais superiores.
Daí é que vêm parte do monte de idiotices que tentamos desmistificar aqui...

highvoltage
Meu negócio é escritório ^^ tem uma forma de se chegar mais rápido e mais fácil no escritório de um BI?
Caso vc venha a servir, independente de qualquer coisa, vc passará pelo Período Básico. É igual pra qualquer um. No Período de Qualificação, cada novo Soldado é direcionado para as funções que mais tem afinidade. Se o seu caso é o da administração, há inúmeras atividades desenvolvidas nas Seções de Pessoal, de Material e de Instrução.

Les Guitar
Daí não tenho como pedir a um médico atestado quando não tenho sintomas.
Se sua doença é crônica, vc deve ter um histórico. Isso pode ser válido e até mais eficiente do que um atestado sobre uma única crise que vc tenha.

amador_ssa
Realmente a vida de Praça é mais sacrificada.Mas a de oficial tb tem seus espinhos. Como já dizia um General que conheci: "militares são profissionais da adversidade".
Tenho minha Carreira plenamente realizada, mas tenho que concordar com vc e admitir que eu, mesmo tendo sido Sgt, recomendaria a um jovem interessado em ingressar na Carreira Militar o caminho do Oficialato.

Valeu!!!

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/13
· votar


Penta_Blues
O exército é um bom lugar pra gente ingênua?

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


Viciado em Guarana

Lugar algum é.

qew
Veterano
# jan/13
· votar


O exército é um bom lugar pra gente ingênua?

http://4.bp.blogspot.com/-vqpjF3gjOCM/UDLMoGOj2HI/AAAAAAAADb8/borc3JzG eJM/s1600/are+you+fucking+kidding+me+meme+the+fuck+is+wrong+with+you+4 chan+funny+knowyourmeme.jpg

amador_ssa
Veterano
# jan/13 · Editado por: amador_ssa
· votar


Felippe Rosa

o pior não é nem a escala em si, é sair de serviço no meio da semana e ter que aguentar o expediente todo antes de ir pra casa

Pois é. Não vejo necessidade para isso. 24 horas de plantão + 9 horas de trabalho (intervalo de 1 hora) pra só depois ir dormi em casa como se não tivesse perdido uma noite de sono e um expediente com TFM.

Penta_Blues

Valeu. Você deve ser um grande militar. Pra mim a divisa de 3S ou de Ten do QOA não os desmerecem em nada dos "Homens de Resende". Não to querendo tacar pedras nos Oficiais da AMAN, mas o sistema nunca será justo no meio militar nem no meio civil. e sobre o que você disse que a Praça está para o técnico como o Oficial está para o Engenheiro... deveria ser assim, mas infelizmente não é. Gostei da frase "militares são profissionais da adversidade".

Abç, e parabéns pela promoção.

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


amador_ssa
Ten do QOA
É QAO
Você já serviu ou ainda é militar ?

amador_ssa
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa

É QAO

É, digitei rápido e me atrapalhei, obrigado pela correção.

Você já serviu?

Nunca servi. Sou imprestável rsrs Quando me alistei pedi dispensa por ter um trampo em vista e por saber que a vida do Recruta não é nada boa. Um conhecido Sgt PM me deu a idéia de entrar no NPOR, mas como ele deu um valor defasado eu não me inscrevi em faculdade nenhuma. Se fosse hoje almejaria uma vaga no NPOR, mesmo tendo um amigo que diz que só se lenha (ele entrou pelo NPOR)

ainda é militar ?

Nunca fui investido de cargo militar. Mas sempre quiz ser. Perdi tempo, coloquei opiniões de entes queridos na frente dos meus sonhos e fiquei velho pra FA. ainda é militar ? De fato não sou, mas sempre serei. Meu sangue é de milico. Enquanto tiver 1% de vida, estes 1% será militar. Se for a vontade de Deus tentarei ingressar no QCO do Eb ou QT da Marinha ou no Quadro de Apoio da FAB (em tramite pra criação) e espero levar o nome de guerra do meu avô Sgt PM Reformado e infelizmente falecido.

Flw man, foi malz aew a bronk pelo cachorro kkkk

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


amador_ssa
Caramba, vc entende como se fosse um,

mesmo tendo um amigo que diz que só se lenha (ele entrou pelo NPOR)
Se a formação de um soldado não é tão boa, imagine um Tenente então...
Boa sorte, tomara que consiga entrar...

Flw man, foi malz aew a bronk pelo cachorro kkkk
Sem problemas, hahaha
Abçs !

amador_ssa
Veterano
# jan/13
· votar


Felippe Rosa

Caramba, vc entende como se fosse um

Sabe aqueles caras que entram nas Forças Amadas/ Forças Auxiliares só pela remuneração e estabilidade mesmo não gostando da farda? Alguns deles conseguem ser um bom profissional, mas a maioria desse tipo são infelizes. Ja aqueles que entram pela vocação, não são bons profissionais, são os melhores, pois farão o melhor que puderem.

Desde que me entendo por gente quiz ser Policial Militar. A Policia Civil não me "encanta", mesmo tendo melhores condições de trabalho (não são amordaçados pelos códigos militares). Porém a atual Política de Promoções da PM-BA não é bem estruturada. Sei de PM que depois de 30 anos de serviço continua Sd. Tem Oficial com curso de Comandos e Operações Especiais no exterior que ja foi instrutor de CFSD, CFO, mas amargura mais de 25 anos pra chegar a Ten Cel, imagina os "peito liso"? Por isso não to muito afim de PM, to pensando nos QCO-EB, QT-MB.

Se a formação de um soldado não é tão boa, imagine um Tenente então...

A vantagem do NPOR é o soldo maior e meio turno. Ta certo que fica apertado pra estudar mas deve ser melhor.

Boa sorte, tomara que consiga entrar...

Valeu man, ainda tenho vestibular, uns 4 anos, pra poder tentar rsrsrs mas quem sabe agente num se bate na caserna.

Les Guitar
Veterano
# fev/13
· votar


Quem se apresenta mais perto do fim do prazo é mais/menos "visado"? Não sei se ir se apresentar 1 dia antes do prazo final é uma boa ideia.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/13
· votar


Les Guitar

Não sei se por coincidência, mas meus colegas de facul e inclusive eu todos foram chamados pra inspeção médica. O único que escapou por excesso de contingência foi no último dia pra se alistar. Pode ser coincidência, pode não ser... mas se eu tivesse que me alistar esse ano, faria isso hahaha

Les Guitar
Veterano
# fev/13
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Pois é. Tenho medo de que os últimos sejam considerados como os engraçadinhos que tão tentando fugir do exército.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/13 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


Les Guitar

Cara, é meio aleatório o processo de seleção. Na ficha de inscrição, se vc põe que deseja servir é muito provável que eles te chamem. Se você por que não, sei lá se é coincidência, mas reparei no fato de que todos os meus amigos que colocaram que cursam ensino superior foram chamados pro exame médico, enquanto nenhum dos que cursavam cursinho/colégio foi convocado... Pode ser que eles vão chamando por dia e os que foram no último dia não tem mais vaga e dá excesso... sei lá, é meio que conspiração mesmo, não dá pra saber exatamente qual é a do processo seletivo dos que vão servir, nem se varia de cidade por cidade... mas enfim, isso da educação eu vi acontecer em grandes proporções, o que me faz crer que seja verdade...

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


Les Guitar
Pois é. Tenho medo de que os últimos sejam considerados como os engraçadinhos que tão tentando fugir do exército.
Cara, pode ser bem provável que isso aconteça, ou não, isso é totalmente variável, teve um cara da minha turma que se alistou no final do ano, depois de passado o primeiro teste de seleção, e foi chamado, ele fez CFC(Curso de Formação de Cabos) junto comigo...
Cara, é melhor fazer tudo direito, se não for chamado, bom, se for, bom também, o pessoal civil fantasia muito essa coisa de ser militar e não pensa que é como um outro emprego qualquer, só que militar, se for pra servir, que o faça, não tem nada de tão ruim que ninguém possa aguentar lá, eu passei e estou aqui, o Penta_Blues está nessa há uns 30 anos, e muitos outros estão lá, parem de achar que é ruim, não é a melhor coisa do mundo, mas, pelo menos no meu ponto de vista vale a pena, se me perguntassem algo como se fosse pra voltar no tempo e mudar isso eu diria que iria e faria tudo de novo só que melhor. Tenho certeza que se pode tirar muitas ótimas lições de lá...
Abçs

Tears Of Fire
Veterano
# fev/13
· votar


galera, tem como eu me apresentar no exército amanhã a tarde? ou esse treco só funciona de manhã mesmo?

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


Tears Of Fire
galera, tem como eu me apresentar no exército amanhã a tarde? ou esse treco só funciona de manhã mesmo?
Como assim, se alistar ou ir para alguma OM para os testes de seleção ?

_Excelion
Veterano
# fev/13
· votar


o EB nao apenas e a maior piada brasileira como tambem foi protagonista nas outras grandes piadas tragicomicas deste brazil

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/13
· votar


Mas tem muita coisa que é lenda mesmo...

Nas duas vezes que compareci ao TG não me senti desrespeitado nenhuma vez. Na primeira vez estavam fazendo graça com alguns, bem verdade, mas se você ficasse quieto e sério ninguém mexe contigo. No exame médico é um clima de respeito imenso, até pq se fizerem graça, comem o cu deles depois, o próprio tenente nos diz no começo que se alguém sofrer qualquer tipo de humilhação deve reportar a ele, que o soldado tá lascado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Serviço militar - vamos tentar esclarecer aqui