Serviço militar - vamos tentar esclarecer aqui

Autor Mensagem
amador_ssa
Veterano
# jul/12
· votar

Penta_Blues

Obrigado pela atenção na resposta. Sei que os concursos militares são abertos todos os anos. Faz um tempo que acessei o site do Exercito, da Marinha, do Corpo de Fuzileiros, da Aeronautica, enfim, sei um pouquinho das formas de ingresso nas Forças Armadas em geral e da Força Auxiliar do meu Estado, que por sinal tem um péssimo plano de promoção pra Oficial e um horrivel plano de promoção pra Praça. Existem Soldados que após 30 anos de serviço foram pra reserva remunerada como Soldado, nenhuma promoção, o intersticio mínimo pra virar cabo é 10 anos, mas depende das vagas, quando abrem.

O problema é abrir um precedente para que outros candidatos não aprovados ou que não tenham feito sua inscrição por conta da idade entrem com processos na Justiça. O grande problema não são as decisões favoráveis, mas os efeitos sobre o efetivo.

Simples. Basta abrir concurso sem aquele tradicional limite de idade. Na boa cara, não é querendo incentivar briga entre as partes mas to admirado com o relato de um ST EB que deve ter uns 20 anos de carreira, que talvez devido a interesses maiores e alheios não pode chegar a Capitão, preocupado com não reengajar os militares temporários que devem ter uns 20 anos de idade, que tem sua importancia, claro, mas acabam por ocupar vagas de Ten que poderiam ser ofertadas em maior número ao profissional que é o "Elo entre o Comando e a Tropa" e que ralou pra caramba, sob as observações de um moderninho temporario! Cada caso é um caso, existem Oficiais Temporarios de grandioso valor e Praças mediocres e vice-versa mas o Sr sabe que na maioria dos casos a Praça poderia ser melhor valorizada mas como quem ta em baixo da piramide tem que "sustentar" o topo...

Enfim, sei que o Sr tem limites na sua forma de expressão devido as severas Leis aplicadas a militares, desculpa ae pelo desabafo valeu

condor guitar
Veterano
# jul/12
· votar

Meu filho ouvirá Classic Rock

hehehe Leia as paginas anteriores do topico vai ver que eu voltei lá 5 vezes..........quase entrei mais graças a Deus vazei uhhuuuu

Veterano
# jul/12
· votar

condor guitar

Loucura! Hoje é o dia mais feliz das minhas férias hahaha

condor guitar
Veterano
# jul/12
· votar

kkk Sensação de Liberdade.............. No dia que eu fui dispensado eu faltei foi chorar de alegria..... Tava tão feliz que o onibus pra casa tava bem longe mais eu sai correndo que nem um cavalo e consegui pegar o onibus.

Veterano
# jul/12
· votar

Respeito o trabalho dos militares, e admiro quem serve ao TG. Mas essa vida não é pra mim não! Além da minha aptidão física ser medíocre (a única coisa que sei fazer bem é correr), eu quero fazer iniciação científica aos sábados ano que vem, e não ia querer ir pro noturno da faculdade nem a pau!

Mas tudo deu certo, felizmente!

Veterano
# jul/12 · Editado por: Moderador
· votar

Sobre o "Temido" exame médico, pelo menos aqui é muito mais tranquilo do que vcs relatam.

Vai de 10 em 10, cada um entra num "box", ou seja, cada um tem seu lugar e existem divisórias de madeira separando cada um individualmente. É impossível alguém te ver. Ai só tira a camisa, abaixa as calças até o joelho. Não tira nem tênis, nem cueca. O cara só viu meus batimentos, se eu não era deformado, e ai me mandavam pro exame de vista (onde fui dispensado).

Veterano
# jan/13
· votar

E ai negadis 94, alguém ai vai servir a nossa pátria em 2013? hahaha

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/13 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar

Só faço 18 no segundo semestre desse ano.
Sou de 95!

Mas to pensando em servir nesse inferno.
Pode?

Les Guitar
Veterano
# jan/13
· votar

Viciado em Guarana
Não é no ano em que se completa 18 anos que é pra se alistar? Eu faço em outubro ¬¬

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/13
· votar

Les Guitar
Não é no ano em que se completa 18 anos que é pra se alistar?

Aí é que tá. Eu não sei.
Falaram que se não ir paga multa, mas aí eu também não sei quanto é.

Les Guitar
Veterano
# jan/13
· votar

Viciado em Guarana
Se eu não me engano é isso aí, temos que ir neste ano. <o>

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar

Viciado em Guarana

tenta pegar CPOR, tu vira tenente

testinogrosso
Veterano
# jan/13
· votar

Se eu fosse menos fudido da vida, eu até me alistaria...

Ja tenho a vida fudida, não ia compensar investir mais um ano pra "se fuder" la dentro.

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13 · Editado por: Felippe Rosa
· votar

Cara, olhei nas páginas anteriores e não entendi bem sua situação você se alistou normalmente ou foi pro NPOR ?
Acho que o pessoal fantasia coisa demais sobre serviço militar, eu servi ano passado, dei baixa há 4 dias, poderia ter ficado lá, mas também por causa de faculdade não permaneci....
Penta_Blues
O Sr acha que seria errado desmistificar essa coisa do serviço militar ou não ? sei lá, achar que vai ficar pelado até de tarde é folclorização demais, eu fui Soldado EV, fui aluno de CFC e não achei isso tudo, pessoal paisano mistifica demais não acha ? eu achei que foi um dos meus melhores anos....
Aliás, você é o que ?
Abçs

Viciado em Guarana
Les Guitar
Sim é no ano que faz 18 anos, vocês devem fazer esse ano, e se forem servir, vai ser só ano que vem....
sallqantay
tenta pegar CPOR, tu vira tenente
Mas não se iludem, NPOR e CPOR formam oficiais temporários, depois de 8 anos vão embora....

Felippe Rosa
Veterano
· votar

testinogrosso
depende de como sua vida está, se você trabalha e ganha menos de 700 seria uma boa...
EDIT :
Vi algumas páginas atrás falando que quem faz faculdade tem mais regalias, que pode ir pro NPOR, mas não é garantia, eu também faço faculdade e entrei como soldado...

Penta_Blues
Moderador
# jan/13
· votar

Boa noite!!!

Viciado em Guarana
Mas to pensando em servir nesse inferno.
Pode?

Não se esqueça de se alistar no primeiro trimestre deste ano.
Durante o processo de seleção, manifeste seu interesse em servir e aguarde o final deste processo. Se no decorrer do mesmo houver algo que dificulte sua incorporação, vc ainda terá oportunidade durante a Seleção Complementar, mesmo que anteriormente tenha optado por servir.
Caso vc esteja matriculado em faculdade, a dica do sallqantay é bem interessante, pois vc pode conciliar estudo com a prestação do Serviço Militar, caso seja selecionado, e ainda optar por voltar para trabalhar como oficial temporário após o término do ano de instrução inicial.

Falaram que se não ir paga multa, mas aí eu também não sei quanto é.
Sim, paga multa (que não é significativa do ponto de vista financeiro), não pode fazer inscrição em estabelecimento de ensino público, não pode tirar passaporte, não pode se inscrever em concurso público, nem assumir cargo público. No final terá que se alistar fora de sua classe (ano de nascimento) e terá prioridade para Incorporação no processo de Seleção.

Les Guitar
Não é no ano em que se completa 18 anos que é pra se alistar? Eu faço em outubro ¬¬
Sim. No ano em que se completa 18 anos, independente de ser em janeiro ou dezembro, deve-se fazer o alistamento nos três primeiros meses do ano.

Felippe Rosa
O Sr acha que seria errado desmistificar essa coisa do serviço militar ou não ?
Eu acho que a gente deve sim desmistificar sempre que houver oportunidade para isso. Assim acabam, ou pelo menos diminuem, esses tais folclores. O problema são os que nunca passaram e ficam inventando besteiras ou propagando besteiras que ouviram de outros desinformados, e o exagero de alguns que apesar de terem servido, exageram seus feitos para parecer que são "cascudos"...

Aliás, você é o que ?
Sou 2º Tenente. Onde vc serviu?

Valeu!!!

Les Guitar
Veterano
# jan/13
· votar

Pra alegar doença tem que levar algum atestado? Eu tenho bronquite alérgica, mas ela só aparece em determinada época do ano, eu não escolho quando ficar doente.

Veterano
# jan/13
· votar

Felippe Rosa

Alistamento normal, com 18 anos hahaha Fui dispensado no exame médico, no exame de vista.

Felippe Rosa
Veterano
· votar

Que pena, nunca vai saber como é ouvir um "sentados 1, 2 !!!, de pé 1, 2 !!!"
Eu acho que todo mundo deveria servir, você passa a dar muito mais valor pra sua vida civil, ao que você tem de bom, a pequenas coisas, sabe, aprende como nunca o companheirismo, enfim, mas ninguém é realmente obrigado se não quer...
Abçs

Penta_Blues
Que bom que pensa isso, é cada uma que eu vejo por aí, o pior é quando vejo falando "ah, que merda de serviço militar" ou igual ao qew morrendo de medo e pensando que vai para alguma espécie de campo de concentração da 2ª Guerra.
Servi no 6º GLMF/CIF(6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução de Formosa) em Formosa - Goiás, é o único quartel(que eu saiba) que é direcionado para a artilharia de foguetes, e para o sistema Astros II. De que arma você é ?
Abçs

Les Guitar
Fala isso quando fizer a inspeção de saúde.

Les Guitar
Veterano
# jan/13
· votar

Felippe Rosa
Então não há necessidade de atestado?

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/13 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar

Penta_Blues
Caso vc esteja matriculado em faculdade, a dica do sallqantay é bem interessante, pois vc pode conciliar estudo com a prestação do Serviço Militar, caso seja selecionado, e ainda optar por voltar para trabalhar como oficial temporário após o término do ano de instrução inicial.

Só que nem tem chance de eu estudar à noite.
Ainda estou no Ensino médio, e como é integrado com curso técnico tenho ainda dois anos de estudo obrigatório pela frente, e não tem o curso à noite.

Além de que tenho dois graus de miopia em cada olho. Isso vai complicar né?

Felippe Rosa
Mas não se iludem, NPOR e CPOR formam oficiais temporários, depois de 8 anos vão embora....

Nem ferrando que eu fico no exército por 8 anos. Eu deserto antes. Certeza!

Servi no 6º GLMF/CIF(6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução de Formosa) em Formosa - Goiás, é o único quartel(que eu saiba) que é direcionado para a artilharia de foguetes, e para o sistema Astros II. De que arma você é ?

Existe treinamento com armas? Isto é... eu vou aprender a atirar e fazer a manutenção de fuzis?
Eu pensava no serviço obrigatório os oficiais só davam um esporro na molecada para ensina-los a serem homens.

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/13
· votar

testinogrosso
Ja tenho a vida fudida, não ia compensar investir mais um ano pra "se fuder" la dentro.

Você ia se alistar na Marinha?

Carpano-Jr.
Veterano
# jan/13
· votar

pra minha sorte fui dispensado logo no exame médico, juntamente com os gordos e retardados

qew
Veterano
# jan/13
· votar

ou igual ao qew morrendo de medo e pensando que vai para alguma espécie de campo de concentração da 2ª Guerra.

Hahaha não gosto de lembrar dessa agonia !

Engraçado todos falarem que foram dispensados no exame médico... na época que eu fiz, ainda não usava óculos e não enxerguei porra nenhuma, errei quase tudo. O cara que fez o exame ficou me olhando com cara de merda achando que eu errei de proposito e me aprovou =P

amador_ssa
Veterano
# jan/13 · Editado por: amador_ssa
· votar

Felippe Rosa

Existe muito folclore, é verdade, não só entres os SDs, conheço um ex Cap que estudou na AMAN e quando fala nas missões é cada história que não da pra acreditar...

Mas dentro do folclore existem fatos verídicos. Onde existe um ser humano, existe possibilidade de maldade, coisas atípicas. Alguns jornais ja mostraram videos de espancamento no "batismo" de recrutas, principalmente no Batalhão de Selva da Região Norte, alguns em Goias, ja vi noticia de Sargentos de carreira (lobinhos) serem amarrados humilhados pelos vetreanos (Tb Sgts). Ja vi noticia com caso de estrupo. Não podemos generalizar, pode ser exceção, mas que a verdade seja dita. Depende da "sorte". Vc foi escalado pruma OM "boa", com colegas "bons", na sua época...

Me inscrevi na EsSA mas não fiz a prova porque descobri que alguns Sgts concursados, mesmo dentro dos padrões são chutados pra fora "Por interesse do Exército." A estabilidade só depois de 10 anos e a dos Oficiais de carreira? Sou a favor do Serviço temporário de Oficial, pois contará como experiência na área de formação, mas um Sgt que deu o sangue 9 anos, ser licenciado (posto pra fora) vai trabalhar de que? Se fez uma faculdade, foi ralando pq essa escala de Serviço do EB de Segurança (24 horas) + expediente + descanso... Sem comentários Ta certo que não é sempre mas quebra o cara. EB só da pra Oficiais. Sou humilde, seria um Sgt, mas... O QCO nos espera (ou não)

Penta_Blues
Moderador
# jan/13 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Boa noite!!!

Les Guitar
Pra alegar doença tem que levar algum atestado?
Toda a documentação pertinente que vc puder levar servirá de subsídio para quem avalia o caso.

Felippe Rosa
De que arma você é ?
Sou infante.
Parabéns por ter servido em Formosa. Apesar de eu não ser artilheiro, conheço um Tenente-Coronel que fez o curso lá e as referências são excelentes!

Viciado em Guarana
Ainda estou no Ensino médio, e como é integrado com curso técnico tenho ainda dois anos de estudo obrigatório pela frente, e não tem o curso à noite.
Complica mesmo se for num quartel, mas se sua cidade tiver Tiro de Guerra, com um pouco de sacrifício, é possível continuar estudando.

Além de que tenho dois graus de miopia em cada olho. Isso vai complicar né?
É difícil eu responder isso, pois não sou médico. Eu sei que existem graus de miopia que são compatíveis pois existe correção com o uso de lentes (sejam dos óculos, sejam de contato), mas não sei te dizer o quanto. Isso deve ser dito na seleção mesmo.

Nem ferrando que eu fico no exército por 8 anos. Eu deserto antes. Certeza!
Vc não fica 08 anos obrigado. O Serviço Militar Obrigatório tem a duração média de 01 ano. Depois disso, caso queira permanecer, é possível continuar por até 08 anos, renovando o engajamento anualmente. Caso queira ir embora antes, basta não reengajar. Lembro que isso vale para o segundo ano, pois como disse, o primeiro é obrigatório.

amador_ssa
EB só da pra Oficiais. Sou humilde, seria um Sgt, mas...
Fui, com muito orgulho, Sgt por mais de 20 anos e, com todo o respeito aos meus superiores, não me trocaria por nenhum oficial. São carreiras paralelas que levam a um mesmo destino, com oportunidades para ambos.
Nunca serei General, mas muitos oficiais nunca irão cumprir missão no Exterior e eu fui...
Gosto de comparar com o técnico e o engenheiro. Ambos são importantes numa fábrica.

Valeu!!!

Jube
Veterano
# jan/13
· votar

Viciado em Guarana
Existe treinamento com armas? Isto é... eu vou aprender a atirar e fazer a manutenção de fuzis?
Eu pensava no serviço obrigatório os oficiais só davam um esporro na molecada para ensina-los a serem homens.

Você vai aprender a ser um soldado, é claro que vai aprender a utilizar um fuzil, nada muito animador, é como aprender a dirigir utilizando um carro ano 50. O exercito é meio pobre.

amador_ssa
Me inscrevi na EsSA mas não fiz a prova porque descobri que alguns Sgts concursados, mesmo dentro dos padrões são chutados pra fora "Por interesse do Exército." A estabilidade só depois de 10 anos e a dos Oficiais de carreira? Sou a favor do Serviço temporário de Oficial, pois contará como experiência na área de formação, mas um Sgt que deu o sangue 9 anos, ser licenciado (posto pra fora) vai trabalhar de que? Se fez uma faculdade, foi ralando pq essa escala de Serviço do EB de Segurança (24 horas) + expediente + descanso... Sem comentários Ta certo que não é sempre mas quebra o cara. EB só da pra Oficiais. Sou humilde, seria um Sgt, mas... O QCO nos espera (ou não)

Concordo 100%

highvoltage
Veterano
# jan/13
· votar

Boas galerinha...

Chegando os 18 anos, vou ter que servir igual vcs e tal...

Então, tenho vontade de me alistar, mas não queria ser um soldado fudidão que fica lá o dia todo e só carregando barra. Meu negócio é escritório ^^ tem uma forma de se chegar mais rápido e mais fácil no escritório de um BI? e aliás vou começar a faculdade de ciências contábeis. isso ajudaria a entrar no escritório ou ajudaria a sair? Se sair não tem problema tbm... Ter 1,90 e quase 70 kg ajuda a sair ou a ficar? lol

Les Guitar
Veterano
# jan/13
· votar

Penta_Blues
Eu tenho bronquite alérgica, mas ela só aparece em determinada época do ano, eu não escolho quando ficar doente.

Daí não tenho como pedir a um médico atestado quando não tenho sintomas.

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/13
· votar

highvoltage
mas não queria ser um soldado fudidão que fica lá o dia todo e só carregando barra. Meu negócio é escritório ^^ tem uma forma de se chegar mais rápido e mais fácil no escritório de um BI?

Uma vez um velho oficial já aposentado me disse que você tem que puxar muito o saco dos seus oficiais superiores.
Mas do jeito que ele me falou você tem que ser aquele puxa saco nojento mesmo, do tipo que leva uma bicuda e continua lambendo as botas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Serviço militar - vamos tentar esclarecer aqui