59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# ago/10 · Editado por: Cavaleiro


"Ao investigar as convicções sobre o desenvolvimento da espécie humana, pesquisa Datafolha mostrou que a maioria crê em Deus e em Darwin. Para 59%, o homem resulta de milhões de anos de evolução, mas guiada por um ente supremo, informa reportagem de Hélio Schwartsman publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Um em cada quatro brasileiros, porém, acredita que o ser humano foi criado por Deus há menos de 10 mil anos. Para 8%, a evolução se dá sem interferência divina.

Os índices variam segundo a classe social e a educação. Quanto maiores a renda e a instrução, maior é a parcela de darwinistas e menor a de criacionistas, que dão mais peso à ação divina.

Os resultados se assemelham aos da Europa e contrastam com os dos EUA. Segundo pesquisa Gallup de 2008, lá os criacionistas somam 44%. Os evolucionistas com Deus, 36%, e os darwinistas "puros", 14%.

O Datafolha ouviu 4.158 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos."

Não sei quais religiões aceitam em seus dogmas que o fiel acredite em evolucionismo, mas só por este fator, acredito que teríamos cerca de 59% das pessoas como agnósticas e não "religiosas".

Com a difusão de conceitos como design inteligente esse número ainda iria aumentar.

O que vocês acham disso?

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u715507.shtml

renansena777
Veterano
# ago/10
· votar


acho uma merda...penso que essas pessoas nao conhecem nem a ciencia nem a religiao...

Penso tambem que este topico vai acabar com a discussao de evoluçao vs criaçao

El_Cabong
Veterano
# ago/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Darwin era cristão, e um assíduo leitor da Bíblia.
Quando Darwin já era idoso disse com tristeza que foi um incompreendido.
Os cristãos acharam erroneamente que o evolucionismo contrariava a Bíblia, e o pior é que os ateus acharam a mesma coisa. e cada um formou um partido.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# ago/10
· votar


Eu acredito em Deus.

EternoRocker
Veterano
# ago/10
· votar


59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin

Eu sou um desses.

Se vc jogar uma semente em um campo fértil, o que acontece ???


renansena777

acho uma merda...penso que essas pessoas nao conhecem nem a ciencia nem a religiao...

Bom dia amigo !!!! \o/

:0)

Headstock invertido
Veterano
# ago/10
· votar


O que vocês acham disso?

Acho que é ignorância, ou algum tipo de agnosticismo. Mas fico com a primeira opção.

Bog
Veterano
# ago/10
· votar


Estranho esse negócio de dizer que é agnosticismo. Agnosticismo seria a pessoa responder "não sei" à pergunta, oras. Se ela pensa que existe uma evolução direcionada por uma divindade, ela não está dizendo "não sei".

SayArtur
Veterano
# ago/10 · Editado por: SayArtur
· votar


Acho que acreditar em Deus não significa, necessariamente, fazer parte de alguma religião. Aliás, a confusão aí surge pq a maioria das pessoas confudem a religiosidade com a instituição religiosa...

O cara pode perefeitamente ter a religiosidade dele sem fazer parte de uma igreja... Dessa forma, é bem possível que ele acredite em Deus e em Darwin.

Essa Coca é Fanta
Veterano
# ago/10
· votar


SayArtur
Acho que acreditar em Deus não significa, necessariamente, fazer parte de alguma religião. Aliás, a confusão aí surge pq a maioria das pessoas confude a religiosidade com a instituição religiosa...

O cara pode perefeitamente ter a religiosidade dele sem fazer parte de uma igreja... Dessa forma, é bem possível que ele acredite em Deus e em Darwin.


Exatamente.

Cavaleiro
Veterano
# ago/10
· votar


SayArtur
Essa Coca é Fanta

Isso foi abordado no texto e não é o que está em discussão, eu disse que somente por UM critério, 59% dessas pessoas, onde grande parte faz parte de uma religião como instituição já não valida seus dogmas.

Imagina se fossemos aplicar mais critérios, sobraria alguém?

renansena777
Veterano
# ago/10
· votar


SayArtur
mas ai nao seria como se ele criasse sua propia religiao?

Devil Boy
Veterano
# ago/10
· votar


Para 59%, o homem resulta de milhões de anos de evolução, mas guiada por um ente supremo

E por que Deus esperou tanto tempo o macaco se transformar em homem?

Não seria muito mais eficiente criar a humanidade diretamente de um boneco de barro há seis mil anos atrás?

Cavaleiro
Veterano
# ago/10
· votar


E por que Deus esperou tanto tempo o macaco se transformar em homem?

HASUHSAU

Falando assim até parece que foi o David Cooperfield ou o Mr. M que fez.

Na verdade era especificamente um macaco, era um ancestral humano que assemelhava-se ao macaco.

Headstock invertido
Veterano
# ago/10
· votar


Bog
Uma pessoa que considera a possibilidade do criacionismo e também do evolucionismo mas não acredita ou não tem provas suficientes pra defender definitivamente um dos dois lados não é agnóstica?

Konrad
Veterano
# ago/10 · Editado por: Konrad
· votar


É de se esperar.

A palavra sincretismo deveria ter uma bandeira do Brasil ao seu lado no dicionário.

Com a difusão de conceitos como design inteligente esse número ainda iria aumentar.

Que desgraça.....

El_Cabong
Darwin era cristão, e um assíduo leitor da Bíblia.

Dê uma lidinha nos diários dele que você vai ver toda sua fé!

Bassist_rsl
Veterano
# ago/10
· votar


El_Cabong
Os cristãos acharam erroneamente que o evolucionismo contrariava a Bíblia, e o pior é que os ateus acharam a mesma coisa. e cada um formou um partido.
Leia a Bíblia ou adquira uma noção básica do cristianismo, depois fale alguma coisa.

Headstock invertido
Veterano
# ago/10
· votar


Os cristãos acharam erroneamente que o evolucionismo contrariava a Bíblia

Se você tivesse dito que não contrariava a existencia de Deus, ainda seria algo a se pensar, mas a Bíblia, man...

Um afirma que o ser humano foi resultado de milhões de anos de evolução e o outro que Deus fez um boneco de barro, soprou e puff. Tem como contrariar mais?

SayArtur
Veterano
# ago/10 · Editado por: SayArtur
· votar


Cavaleiro
Nesse caso concordo com o Headstock invertido, provavelmente é ignorância msm, ou uma confusão mental dos infernos...


renansena777
Mais ou menos isso... na minha opinião, a religiosidade é algo muito pessoal para que possamos mensurar ou categorizar... Depende muito da vivência pessoal de cada um com a sua espiritualidade e com o mundo... Msm entre membros de um mesmo grupo religioso há divergências... Se pensarmos bem, cada um possui sua própria religião...

A palavra sincretismo deveria ter uma bandeira do Brasil ao seu lado no dicionário.

Fato...

Bog
Veterano
# ago/10
· votar


Headstock invertido
Uma pessoa que considera a possibilidade do criacionismo e também do evolucionismo mas não acredita ou não tem provas suficientes pra defender definitivamente um dos dois lados não é agnóstica?

Opa opa, mas não é nisso que a maior parte dos brasileiros acredita (segundo a pesquisa), e sim que existe uma evolução guiada por Deus. Entende?

Você está enxergando um falso dilema entre "Deus criou o homem há 10 mil anos" e "tudo evoluiu sem interferência divina", como se essas fossem as duas únicas opções possíveis, e a pessoa escolhesse um lado ou o outro, do contrário sendo agnóstica. Não é o caso aqui. A maior parte das pessoas não está dizendo que não sabe, e sim que acredita que existe um Deus que guiou a evolução - ou seja, em uma opção diferente da (falsa) dicotomia sugerida.

Dogs2
Veterano
# ago/10
· votar


e tem quem acredite que Darwin é Deus

Machine Gun Man
Veterano
# ago/10
· votar


Disfunções Sexuais Boston
Impotência ou Ejaculação Precoce? Faça Teste Diagnóstico Online Agora
BostonMedicalGroup.com.br


Bog
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bog
· votar


Headstock invertido

Ah, diga-se de passagem, ser agnóstico não implica necessariamente em estar totalmente aberto a toda e qualquer hipótese. Eu particularmente não acredito que o ser humano foi moldado do barro, e acho bastante improvável que ele tenha sido criado de repente, há 6 ou 10 mil anos, da mesma forma que eu não acredito que o ser humano foi criado a partir do espirro do Grande Unicórnio Cor de Rosa. Isso não quer dizer que eu não posso ser agnóstico para assuntos religiosos.

Em primeiro lugar, porque mesmo que eu exclua essas possibilidades, ainda existem outras, como:
1. Um processo evolutivo natural (não necessariamente como descrto por Darwin - muita gente não sabe, mas o que a biologia atual tem como estado da arte NÃO É exatamente o que Darwin descreveu).
2. Outro processo natural desconhecido.
3. Um processo evolutivo guiado por alguma divindade. (que é no que acredita a maior parte dos brasileiros, de acordo com a pesquisa)

Em segundo lugar, ser agnóstico para a existência de uma divindade não necessariamente quer dizer que ela precisa poder estar presente em todo e qualquer aspecto da vida. Mesmo que a evolução seja um processo 100% natural, isso não exclui a possibilidade de existência de algum tipo de divindade que não seja aquela na qual evangélicos em geral acreditam.

Headstock invertido
Veterano
# ago/10
· votar


Bog
Opa opa, mas não é nisso que a maior parte dos brasileiros acredita (segundo a pesquisa), e sim que existe uma evolução guiada por Deus. Entende?

Ah sim, eu não tinha lido a matéria, malz. :P

Você está enxergando um falso dilema entre "Deus criou o homem há 10 mil anos" e "tudo evoluiu sem interferência divina", como se essas fossem as duas únicas opções possíveis, e a pessoa escolhesse um lado ou o outro, do contrário sendo agnóstica. Não é o caso aqui. A maior parte das pessoas não está dizendo que não sabe, e sim que acredita que existe um Deus que guiou a evolução - ou seja, em uma opção diferente da (falsa) dicotomia sugerida.


Hum, eu citei o agnosticismo em relação a apenas essas duas possibilidades, entende? "Entre essas duas opções, fulano se mostra agnóstico"... isso não é possível? Não tava definindo o agnosticismo no geral como algo apenas entre essas duas linhas de pensamento, foi a situação.
E as perguntas não são "retoricas".

El_Cabong
Veterano
# ago/10
· votar


Bassist_rsl
Headstock invertido


E lá vamos nós de novo!!
Acho que já tem um tópico sobre isso !!!

Darwin trata da origem das espécies animais. Darvin fala só de animais, e na Bíblia diz que Deus simplesmente deu uma ordem verbal para que os animais se criassem, ou seja, quem duvida que esta ordem verbal de Deus não seja a criação do 1º ser vivo elementar que deu origem a todas as espécies. Inclusive o homoerectus que na minha opinião era também um animal.

Com relação ao homosapiens, aí sim eu creio na versão religiosa que Deus o fez, e o mesmo não evoluiu de uma espécie anterior.
E muitos cientistas confirmam isso dizendo falando sobre o ELO PERDIDO.

Machine Gun Man
Veterano
# ago/10
· votar


El_Cabong
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin#Vis.C3.A3o_religiosa

Bog
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bog
· votar


Headstock invertido
Hum, eu citei o agnosticismo em relação a apenas essas duas possibilidades, entende

Sim, mas no caso, as pessoas NÃO estão deixando de escolher um lado, estão tomando uma posição bem clara, que é diferente das duas opções mas também é diferente de dizer "não sei".

Entre essas duas opções, fulano se mostra agnóstico"... isso não é possível?

Sim. Seria: "Eu não sei qual das opções é a certa". Mas "eu acho que não é nenhuma das duas, e sim uma terceira opção" não é agnosticismo. É acreditar em uma terceira opção, oras!

Bog
Veterano
# ago/10
· votar


El_Cabong
E muitos cientistas confirmam isso dizendo falando sobre o ELO PERDIDO.

Cuidado com o god of the gaps!

O fato de não se ter encontrado muitos estágios intermediários entre os primeiros hominídeos e seja-lá-o-que-veio-antes não indica que existe um Deus. Indica certamente que tem algo que não se sabe exatamente como foi. "Não sabemos, logo foi Deus" é uma falácia beeeem manjada.

Headstock invertido
Veterano
# ago/10
· votar


Bog
Sim. Seria: "Eu não sei qual dessas duas opções é". Mas "eu acho que não é nenhuma das duas, e sim uma terceira opção" não é agnosticismo. É acreditar em uma terceira opção, oras!

Mas aí nesse caso, mesmo que a pessoa acredite numa terceira opção que não foi perguntada, ela não continua sendo agnóstica em relação às duas opções dadas pela pesquisa?

Ou se acredita definitivamente em alguma teoria como verdadeira já não é agnóstico? É isso que não entendo.

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/10 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


Essa Coca é Fanta
Eu acredito em Deus.
verdade Leblues?

EternoRocker
Veterano
# ago/10 · Editado por: EternoRocker
· votar


SayArtur

O cara pode perefeitamente ter a religiosidade dele sem fazer parte de uma igreja... Dessa forma, é bem possível que ele acredite em Deus e em Darwin.

Isso foi extremamente inteligente e sensato.

:0)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin