59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Gourmet Erótico
leis podem mudar, princípios não!


Ok, Deus disse isso?
E ele disse quando elas podem mudar? E como elas podem mudar?
Quem decide quando é hora de mudar?
Quem decide para que nova leia elas irão mudar?

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Com diferença que vocês ateus só tem o orgulho de não usar as mesmas palavras religiosas para explicar a sociedade.

Ah, Bruno, fala sério.
Não dá nem pra discutir que não é uma mera questão de palavras e/ou significados.

TWT ICE
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
vc ta achando que religião é viver única e exclusivamente para um Deus e tudo que fazemos devemos ser de acordo com o que ele quer?

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Cavaleiro
O que eu quero dizer com isso, é que você tem que filtrar tudo o que te dizem, ser um pouco mais cético, se o padre diz isso, é porque ele quer ter mais seguidores, a igreja irá arrecadar mais dinheiro e consequentemente conquistará maior relevância.

Tem que ser tão cético a ponto de acreditar só nisso e fechar os olhos para a real atividade de uma igreja verdadeiramente cristã.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


TWT ICE
vc ta achando que religião é viver única e exclusivamente para um Deus e tudo que fazemos devemos ser de acordo com o que ele quer?

Essa é a proposta.

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/10 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


The Root Of All Evil
As leis da lei mosaica foram mudadas quando o Messias chegou à Terra.

Até os 10 mandamentos deixaram de existir e foram transformados em apenas 2 que resumiam todo o resto:

1º Adorar a Deus como o único Deus verdadeiro (devoção exclusiva)

2º Amar ao próximo como a si mesmo e como Jesus os amou.

Jesus foi quem mudou aquelas leis do princípio

Quem decide quando é hora de mudar?
Quem decide para que nova leia elas irão mudar?


Agora se quanto a isso você se refere aos dogmas de uma religião, os ensinamentos de Deus não mudam, o que mudam são as interpretações da Bíblia.

Não que isso seja uma coisa sempre boa (pois, realmente, hoje muita gente entende a Bíblia como quer) , mas é válido questionar se um ensinamento é verdadeiro por analisar o que a Bíblia diz.

Agora, não é garantia e nem depende de mim se todas as religiões cristãs vão sempre se basear na Bíblia quando forem estabelecer seus dogmas.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
E quem disse que Religião pode ser dinâmica?
Não foi Deus mesmo que mandou os ensinamentos e ordens dele pra vocês seguirem? Ele mudou de idéia então e mandou novos ensinamentos? Fez um upgrade no contrato de culto e servidão?


Talvez o Richard Dawkins ou o Cristopher Ritchens que disse isso, se não foram eles foi alguém com o mesmo estilo.

Os ensinamentos estão lá, tanto que até a ONU adota muitos como preceitos de tão universais que são.

E só de ler toda a história, mesmo que pra vocês seja ficção, vemos nela as coisas evoluírem, mudarem.

Por que temos que achar que depois do Novo Testamento ser encerrado temos que parar por ali?

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


brunohardrocker
Por que temos que achar que depois do Novo Testamento ser encerrado temos que parar por ali?

Porque a Bíblia é a palavra de Deus, e é isso e somente isso que vocês podem e devem seguir; ou vocês fazem um upgrade acrescentando capítulos ou então parou por aí mesmo.

O problema é que hoje em dia tá mais difícil convencer de milagres, profetas, mensagens divinas e coisas do tipo, pra ter alguma coisa relevante pra acrescentar.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Gourmet Erótico
os ensinamentos de Deus não mudam, o que mudam são as interpretações da Bíblia.

J-zus Christ.

Bog
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bog
· votar


DarkMakerX

Hahah, pô, era piadinha! =P

renansena777
Nop! so achei a frase interessante desde a primeira vez que li

É bom tomar cuidado para saber em que contexto uma frase foi dita antes de citá-la. ;)

Gourmet Erótico
Até aí não é diferente dos cientistas, cada um tem a sua teoria.

Opa opa opa. Não é bem assim. Nenhum cientista sério prega que a verdade final e absoluta está no livro X. A ciência é essencialmente dinâmica, porque o método científico parte do pressuposto que seres humanos se enganam e da certeza de que sempre há mais a se saber. Já muitas religiões partem de um pressuposto diametralmente oposto: o de que a verdade final e absoluta foi revelada por uma divindade infalível.

Por isso, as mudanças na base de conhecimento proposta ciência não são apenas esperadas, como são parte da própria essência da pesquisa científica. Todo experimento deve ter um resultado capaz de contrariar a hipótese testada. Já nas religiões, isso não existe sempre. Por isso, não faz sentido equiparar o dinamismo em teorias científicas com o dinamismo em dogmas religiosos.

The Root Of All Evil
E quem disse que Religião pode ser dinâmica?

Dependendo pode sim, por três razões (excliundo aqui a óbvia opção "para sair ganhando"):

1. A religião pode ser uma NOVA religião, que afirma que a religião anterior interpretou erroneamente o livro sagrado, as palavras do profeta, os pergaminhos mágicos, ou seja lá o que for. Não é que as leis mudaram, é que elas não estavam sendo bem interpretadas pela instituição X. Como exemplo, cito TODAS as religiões cristãs que vieram a partir da reforma protestante.

2. A religião pode ser uma NOVA religião, motivada por um evento particular (imaginário ou real, tanto faz). Como exemplo, temos os mórmons, a cientologia, e claro, todo o cristianismo, com o seu messias.

3. A mesma coisa que 1 e 2, mas sem a criação de uma nova religião. Neste caso, temos uma instituição formada por pessoas, e pessoas que vêm depois dessas primeiras adaptam as leis/mandamentos porque enxergam falhas nas interpretações das pessoas que vieram antes, ou porque certos eventos tiram o peso de determinadas leis/mandamentos.

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
J-zus Christ.
como eu falei, isso não é algo necessariamente bom.

leia o post inteiro ao invés de fazer constatações erradas baseadas em uma frase isolada.

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/10 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


Bog
É bom tomar cuidado para saber em que contexto uma frase foi dita antes de citá-la. ;)

realmente, você podia ensinar isso ao seu amigo Tia Rute

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Bog

Os dois primeiros pontos citados falam sobre o surgimento de novas religiões, não na mudança da religião.

Se por um dos dois motivos uma religião se separa da católica e cria uma nova por exemplo, a católica permanece idêntica, inalterada, a única coisa que mudou foi a nova religião.

Portanto, a religião católica não muda, o que muda é a nova religião.

No terceiro caso é o que acontece aqui, só que nem formam grupos de pessoas e sim cada pessoa é sua própria religião.

Qual a confiabilidade de uma informação que permite que cada pessoa tenha uma interpretação diferente para o que foi dito?

Eu nunca vi duas pessoas com a mesma visão idêntica da religião que seguem, nunca!
E pelo que a religião propõe, não é o que deveria ocorrer, pois a mensagem, mandamentos e ensinamentos de Deus são um só, pra todo mundo.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Gourmet Erótico

Eu li o post inteiro, só citei a parte que achei mais tosca e sai fora da discussão.

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Qual a confiabilidade de uma informação que permite que cada pessoa tenha uma interpretação diferente para o que foi dito?

é só vc pedir para que ela te prove o que está dizendo na Bíblia.

Simples e eficaz.

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Eu li o post inteiro, só citei a parte que achei mais tosca e sai fora da discussão.

se achou tosca é porque não entendeu ou está fingindo que realmente leu.

Não tem sentido nenhum o seu quote relevando-se o que eu disse depois.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Gourmet Erótico
é só vc pedir para que ela te prove o que está dizendo na Bíblia.

Pois é, e como ela vai me provar o que está me dizendo na Bíblia se a própria Bíblia é a fonte da informação que foi interpretada de maneira diferente?

Se só existe uma interpretação possível e correta, por que não fazem um congresso com todas as religiões que seguema a Bíblia e chegam a um consenso?

Qual a confiança que merece um texto que está sendo interpretado a mais de 2 mil anos e ainda não chegaram num consenso da intepretação correta? (muito pelo contrário)

Qual a confiana merecida por um texto que você pode interpretar da maneira que quiser? Que a interpretação muda depois de um tempo?

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Gourmet Erótico
se achou tosca é porque não entendeu

Foi mal, é muito complexo o que está escrito ali, vou reler.

Bog
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Portanto, a religião católica não muda, o que muda é a nova religião.

Sim, sim. Pensei que você estava falando da idéia de "religião" como um todo. Mas se você sabe que "o cristianismo" na verdade é um balaio de religiões mais ou menos aparentadas, cada uma interpretando versões de um mesmo livro, fica fácil de entender por que no fim das contas as pessoas acabam inventando suas próprias religiões.

Qual a confiabilidade de uma informação que permite que cada pessoa tenha uma interpretação diferente para o que foi dito?

Oras, baixíssima. Especialmente quando não se sabe sequer se a interpretação é literal ou aberta ("poética", por assim dizer). Outro motivo para cada um usar uma interpretação diferente: o sujeito só confia em si próprio, e considera a sua interpretação "a correta", ou confia em um pastor/padre/profeta que diz extamente aquilo que ele queria ouvir.

Se isso pode chegar a graus absurdos de hipocrisia e contradições nonsense? Claro que pode! Tipo traficante rezando para Deus ajudar ele a matar o rival na próxima guerra. Ou a minha mãe, que se diz católica mas acredita em espiritismo. No fundo, a pessoa acredita estar seguindo "a religião", mesmo que seja uma intepretação estapafúrdia (e totalmente furada) daquilo que "a religião" prega... Não importa. Importa que a pessoa PENSA que está seguindo.

Se mesmo uma coisa fundamentada em pontos bem objetivos como a ciência tem suas interpretações polêmicas (ciências sociais são ciências? Psicologia é ciência? Ciência da computação é ciência?), imagina um aglomerado de idéias mais ou menos vagas empilhadas em um livro mais ou menos obscuro que pessoas mais ou menos analfabetas mais ou menos leram! =P

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/10
· votar


Pois é, e como ela vai me provar o que está me dizendo na Bíblia se a própria Bíblia é a fonte da informação que foi interpretada de maneira diferente?

na Bíblia nada é um caso isolado.
Não dá para se basear num texto só.

Vendo vários textos relacionados é possível você chegar a "interpretação correta".

Mas realmente, muitas religiões que se dizem cristãs, preferem ignorar certas coisas tão claras na Bíblia visando seu interesse próprio.

Se só existe uma interpretação possível e correta, por que não fazem um congresso com todas as religiões que seguema a Bíblia e chegam a um consenso?

Pelo mesmo motivo que não fazem um congresso com todos os cientistas para discutir qual seria a melhor teoria para o surgimento do Universo baseado nos conhecimentos atuais.

Qual a confiança que merece um texto que está sendo interpretado a mais de 2 mil anos e ainda não chegaram num consenso da intepretação correta? (muito pelo contrário)

apenas se vc estiver falando em um consenso entre as diversas religiões.

Se o consenso fosse igual entre todos os cristãos qual seria a necessidade de 78468174764785145 religiões? Não que eu ache certo existir todas essas religiões, mas isso seria impraticável justamente porque a causa de existirem várias religiões são as diversas divergências entre as interpretações da Bíblia.

Agora se existem divergências entre Igrejas da MESMA religião, aí vc está 100% correto.

Qual a confiana merecida por um texto que você pode interpretar da maneira que quiser? Que a interpretação muda depois de um tempo?
Como eu falei antes, prove baseado nas escrituras que eu acredito.

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Foi mal, é muito complexo o que está escrito ali, vou reler.
pois é, pelo tom da resposta é a outra opção mesmo.

"critica por criticar"

Bog
Veterano
# ago/10
· votar


Gourmet Erótico
Pelo mesmo motivo que não fazem um congresso com todos os cientistas para discutir qual seria a melhor teoria para o surgimento do Universo baseado nos conhecimentos atuais.

Er... porque cada um tem um modelo matemático e um punhado de observações experimentais com métricas objetivas, e todos procuram incompatibilidades entre as observações e os modelos, partindo do pressuposto de que os modelos são uma aproximação inexata criada por seres humanos falíveis? Ô.o

Não consegui entender como é o "mesmo" motivo.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Bog
Oras, baixíssima. (ps: li o post todo, só não vou quotar tudo pra poupar espaço)

Exato, agora me diga, se estes textos são o que de fato atestam a existência de Deus, qual a confiabilidade da existência de Deus, baseado na leitura destes textos?

imagina um aglomerado de idéias mais ou menos vagas empilhadas em um livro mais ou menos obscuro

E toda a existência de Deus está fundamentada neste mesmo aglomerado supr confiável de idéias, que é a única fonte de informações que eles podem - e devem, segundo o próprio Deus - se basear.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Gourmet Erótico
Pelo mesmo motivo que não fazem um congresso com todos os cientistas para discutir qual seria a melhor teoria para o surgimento do Universo baseado nos conhecimentos atuais.


Tá de sacanagem, né?

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/10
· votar


Bog
é o mesmo motivo porque cada religião acha que a sua é a certa e não vai querer mudar pelo que diz a outra.

Gourmet Erótico
Veterano
# ago/10 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


The Root Of All Evil
Tá de sacanagem, né?

eu estou começando a desconfiar que vc é quem está.

só cita uma parte aleatória do que eu digo pra fugir da discussão, e "esquece" todo o resto do que eu disse.

aí só tem 2 opções, ou não fala nada pq concorda, ou não concorda mas não tem o que falar contra sendo coerente

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Gourmet Erótico
é o mesmo motivo porque cada religião acha que a sua é a certa e não vai querer mudar pelo que diz a outra.

E o que isso dai tem a ver com ciência?

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Porque a Bíblia é a palavra de Deus, e é isso e somente isso que vocês podem e devem seguir; ou vocês fazem um upgrade acrescentando capítulos ou então parou por aí mesmo.


Na Bíblia diz que Adão e Eva tinham a condição de viver no paraíso (terra sem reis, imperadores, presidentes, poluição, capitalismo, vergonha de mostrar o corpo nu...) se não comessem a fruta proibida.

Veja como na própria história, ficção ou não, romantização da realidade ou não, tivemos algo que poderia deixar as coisas diferentes.

Então, a palavra de Deus era essa, viveriam no paraíso. Mas não foi por isso que optaram, então as coisas ficaram de outro jeito. Com outras palavras, outras condições divinas: "Não matarás, honra teu pai e tua mãe..."
Isso sem falar em tudo o que mudou depois de Cristo. Dentro da mesma palavra, do mesmo Deus.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Gourmet Erótico
na Bíblia nada é um caso isolado.
Não dá para se basear num texto só.


Que coincidência, assim como a interpretação de qualquer texto.

Vendo vários textos relacionados é possível você chegar a "interpretação correta".

E quando chegamos a esta interpretação?
Há 2 mil anos?
Ontem? Hoje?
Já chegaram? Vão chegar?

Cadê ela? Por que não publicam um livro contendo a interpretação correta?

Você sabe a interpretação correta?

apenas se vc estiver falando em um consenso entre as diversas religiões.


Eu não vejo consenso de interpretação nem entre padres, nem entre fiéis, nem entre religiosos que conheço, nem mesmo entre os daqui do fórum.

Se o consenso fosse igual entre todos os cristãos qual seria a necessidade de 78468174764785145 religiões? Não que eu ache certo existir todas essas religiões, mas isso seria impraticável justamente porque a causa de existirem várias religiões são as diversas divergências entre as interpretações da Bíblia.

Só que o que Deus quis dizer foi uma coisa só, portanto, deveria existir o consenso e este consenso é indepdendente de época, tempo ou convenções sociais.

Agora se existem divergências entre Igrejas da MESMA religião, aí vc está 100% correto.

Ó a idéia de um padre que postaram aqui neste tópico.
Na certa este padre tem algum tipo de certificado para ser padre ou algo do tipo e mesmo assim a interpretação dele é diferente de tudo que já vi.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker

Em Adão e Eva ocorreu um grande evento que possibilitou esta mudança, que veio da interferência direta de Deus, ao expulsá-los do paraíso. Não foi uma mudança de interpretação, foi um evento ocorrido.

O que vemos nos tempos depois da bíblia ser fechada é uma pessoa querendo se divorciar e não pode e então cria uma nova religião; ou uma pessoa quer lucrar mais e conquistar mais fiéis e modifica as interpretações para convencer os demais, vários exemplos assim podem ser citados.

Quais foram os eventos religiosos que aconteceram depois da bíblia ser fechada que de fato permitiriam modificações na bíblia? Quais foram as manifestações de Deus que permitiram o acréscimo de informações ao texto de sua palavra?

Nenhum, senão a bíblia teria novos livros.

Você não acha curioso que o nível de fantasia dos eventos religiosos tenha diminuido drasticamente com o aumento do conhecimento?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin