59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin

Autor Mensagem
Scrutinizer
Veterano
# ago/10
· votar


Gente, é fácil interpretar a bíblia. O que parece certo e sensato deve ser lido de maneira literal, o que parece absurdo está escrito no sentido metafórico, saca?

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Em Adão e Eva ocorreu um grande evento que possibilitou esta mudança, que veio da interferência direta de Deus, ao expulsá-los do paraíso. Não foi uma mudança de interpretação, foi um evento ocorrido.

A expulsão não foi consequencia da opção deles?

O que vemos nos tempos depois da bíblia ser fechada é uma pessoa querendo se divorciar e não pode e então cria uma nova religião; ou uma pessoa quer lucrar mais e conquistar mais fiéis e modifica as interpretações para convencer os demais, vários exemplos assim podem ser citados.

A pessoa tem o livre arbítrio em mãos, mas existem as consequencias para cada ação. Esses exemplos que vc está citando são coisas que realmente mexem com os valores mais básicos. O simples fato de criar uma nova IGREJA (não religião), não teria tanto peso.
Mas a questão não é essa, a sociedade é feita de humanos que mudam ontem, hoje e sempre. Como a própria Bilbia demonstra.

Quais foram os eventos religiosos que aconteceram depois da bíblia ser fechada que de fato permitiriam modificações na bíblia? Quais foram as manifestações de Deus que permitiram o acréscimo de informações ao texto de sua palavra?

Nenhum, senão a bíblia teria novos livros.


Você relaciona "eventos religiosos" só com milagre e coisas extraordinárias a lógica humana, ou posso falar de todos os santos canonizados pela IC?

Quanto aos "novos livros", o Vaticano e acredito que algumas igrejas protestantes organizadas, guardam muitos livros, documentos e outros ítens de valor de lá pra cá.

Você não acha curioso que o nível de fantasia dos eventos religiosos tenha diminuido drasticamente com o aumento do conhecimento?

O aumento do conhecimento é valorizado pelo cristianismo.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


brunohardrocker
A expulsão não foi consequencia da opção deles?


E daí que foi opção deles?
Opções todos nós fazemos todos os dias.
O negócio é que aconteceu um EVENTO divino, que resultou numa mudança.

Você relaciona "eventos religiosos" só com milagre e coisas extraordinárias a lógica humana, ou posso falar de todos os santos canonizados pela IC?

Eventos religiosos são os que são citados na bíblia mesmo.
Como envolve milagres,mas também a chegada de um messias, uma grande inundação, etc etc

Enfim, marcos religiosos históricos que de alguma forma mudaram o sentido das coisas.

Mas a questão não é essa, a sociedade é feita de humanos que mudam ontem, hoje e sempre. Como a própria Bilbia demonstra.


A questão não é a mudanças das sociedades, estas estão mais do que claras.
A questão é nas mudanças nas crenças, nas maneiras de seguir a Deus, onde a bíblia mostra que isso mudou?

Quanto aos "novos livros", o Vaticano e acredito que algumas igrejas protestantes organizadas, guardam muitos livros, documentos e outros ítens de valor de lá pra cá.

Tá,e por que não publicam? Não atualizam as bíblias?
De onde vieram as informações destes documentos? Deus que mandou diretamente ou foram interpretações humanas de fatos ocorridos, passiveis de falha e com pretensões de ser verdade absoluta?

O aumento do conhecimento é valorizado pelo cristianismo.

Você não respondeu a minha pergunta.

Bog
Veterano
# ago/10 · Editado por: Bog
· votar


The Root Of All Evil
Exato, agora me diga, se estes textos são o que de fato atestam a existência de Deus, qual a confiabilidade da existência de Deus, baseado na leitura destes textos?

EPA! Aí existe uma confusão. A Bíblia não é a única coisa que poderia indicar a existência de uma divindade. Ela serve como base para uma porção de instituições estabelecidas, mas isso não exclui a possibilidade de todas estarem enganadas (ou parcialmente certas) e existir uma divindade diferente daquela descrita na Bíblia.

Para os crentes, o que DE FATO atesta a existência de Deus não é sempre a Bíblia. Muitas vezes, é algo interno, alguma sensação, algum desejo, ou coisa do tipo. Conheço um monte de gente que afirma acreditar em "uma força superior" mas não na Bíblia. Ela não é a única coisa que pode oferecer suporte à idéia de que existe um deus, não é o único livro sagrado que existe, e nem o deus que ela descreve é o único deus possível.

Eu não estou falando para você acreditar na Bíblia. Eu também acho extremamente improvável que ela seja mais que uma compilação de textos 100% humanos cheios de alterações, erros de tradução e coisas afins. Mas isso não vai mudar o fato de que um monte de crentes vai continuar encarando ela como a palavra de Deus (e a sua interpretação como sendo a interpretação correta para ela). E se a pessoa acredita que ela É a palavra de Deus e que a SUA interpretação é a correta, não importa o quanto você insista na improbabilidade disso ser verdade: um Deus onipotente poderia tudo, até o mais improvável. Ô.o

Gourmet Erótico
é o mesmo motivo porque cada religião acha que a sua é a certa e não vai querer mudar pelo que diz a outra.

Mas modelos teóricos mudam. Os seus criadores os defendem apenas até que se aponte uma inconsistência ou uma observação experimental que os contrarie. Ou até suas carreiras serem enterradas no erro. É total e completamente diferente das interpretações subjetivas e das hipóteses impossíveis de refutar (ou comprovar!) que se encontra nas religiões. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Sugiro fortemente que você:

a) Desista de traçar esse tipo de paralelo entre ciência e religião; e
b) Aprenda melhor como é feita a pesquisa científica antes de usá-la em comprações deste tipo.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Bog
EPA! Aí existe uma confusão. A Bíblia não é a única coisa que poderia indicar a existência de uma divindade. Ela serve como base para uma porção de instituições estabelecidas, mas isso não exclui a possibilidade de todas estarem enganadas (ou parcialmente certas) e existir uma divindade diferente daquela descrita na Bíblia.


Mas para as religiões que seguem a Bíblia, ela é o único documento que ateste a existência de Deus (não to falando de Shiva, Odin ou whatever).

Eu não quis dizer que a Bílbia é a única explicação para divindades, sejam elas energias, espíritos, etc etc, eu estou me referindo par as relgiões que seguem o que a Bíblia prega.

Ela não é a única coisa que pode oferecer suporte à idéia de que existe um deus, não é o único livro sagrado que existe, e nem o deus que ela descreve é o único deus possível.

Sim, sim, eu to me referindo ao Deus descrito pela bíblia.

Mas isso não vai mudar o fato de que um monte de crentes vai continuar encarando ela como a palavra de Deus (e a sua interpretação como sendo a interpretação correta para ela). E se a pessoa acredita que ela É a palavra de Deus e que a SUA interpretação é a correta, não importa o quanto você insista na improbabilidade disso ser verdade: um Deus onipotente poderia tudo, até o mais improvável. Ô.o


É =(

Mas eu nem estava mais tentando abrodar a improbabilidade do que é dito na bíblia e sim a incoerência de cada um seguir uma coisa chamada religião, que deveria ser universal para os que a seguem e mesmo assim cada um segue do jeito que bem entende.

Poxa, perceber tamanha incoerência não deveria abrir os olhos de quem segue esta religião?

Cavaleiro
Veterano
# ago/10
· votar


Bog
Agora, que normalmente isso implica em contradições estranhas e por vezes até mesmo hipócritas...

Certamente implica, é quase o mesmo que eu zelar pela honestidade e trair a mulher no final de semana mesmo contando a verdade todos os dias para outras pessoas.

brunohardrocker
Não é pela tirania de alguns clérigos do passado que temos que levar a fama de dogmáticos e temos obrigação de sermos perfeitos conforme a religião.

Não estou falando de clérigos do passado, se o Papa afirma que é errado usar camisinha e você faz uso dela, está indo contra um princípio da igreja católica, então aquela parte do perdão eu achei legal e vou adotar e o da camisinha não, porque não quero ter DST's ou filho é muito cômodo e faz com que você siga suas crenças que não são as mesmas da igreja católica, portanto você não é cristão.

Tem que ser tão cético a ponto de acreditar só nisso e fechar os olhos para a real atividade de uma igreja verdadeiramente cristã.

Não falo em acreditar só nisso, mas geralmente as pessoas fecham os olhos e atribuem tudo ao sobrenatural, sua sorte, azar, condição de vida, isso é o chamado mainstream, são pessoas totalmente conformistas, mas que tem sim a adoção de alguns bons princípios da igreja, como o perdão que você citou.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Cavaleiro
Certamente implica, é quase o mesmo que eu zelar pela honestidade e trair a mulher no final de semana mesmo contando a verdade todos os dias para outras pessoas.

UAHUAHUAH É trágico mas eu ri!

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


Bog

Em outros tempos esse abandono da totalidade por parte da ciência seria chamado de covardia...

PHD comics rules \o/

o post do mimimi e dos jalecos era irônico, só para avacalhar o desrespeito do The Root às religiões

Julgou com base nos moleques entusiastas do paleofuturismo dos anos 60?
referência interessante, vou ficar ligado

em nome da singularidade, de kant e da radiação cósmica de fundo
amém

ROo
Veterano
# ago/10
· votar


J. S. Coltrane
Seus posts são os melhores, me faz encarar de maneira menos massante a Escola de Frankfurt na faculdade

e se não me falha a memória eu já li sobre o fato do livro de genesis ser um texto originalmente de Platão e sua visão religiosa sobre a criação ( e que está lotado de metáforas e eufemismos)...

Esse foi o melhor post do tópico! Sensacional

DarkMakerX
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Cara, você é muito chato.
Deve ser uma dessas pessoas que só acredita vendo, que não sabe trabalhar em grupo e que tenta impor guela abaixo as suas idéias. Sem querer ofender, mas é isso que vejo nos seus posts.

Você está vendo Deus como uma cara grandão que quer ser adorado e que exige que o obedeçam.
Não vou a igreja faz muitos anos, mas digo que não é isso que eu (e acredito que a maioria) enxerga. Deus é tudo. É a partícula, é o ar, é a mãe natureza.
Ele não quer que você vica sua vida para Ele. Quer que você respeite todos, aquilo de "ame o próximo mais que a si mesmo".

Esses "dogmas" foram criados para forçar a pessoa a fazer o bem, só que usando o medo como aditivo. A mesma coisa de iniciar uma guerra pela paz. E isso não foi criado por Deus. Foram homens que erraram, assim como a ciência erra a toda hora, porque a religião e a ciência são executadas por homens, e nós erramos.

DarkMakerX
Veterano
# ago/10
· votar


Cavaleiro
se o Papa afirma que é errado usar camisinha e você faz uso dela, está indo contra um princípio da igreja católica

Besteira. Segunda a bíblia, Deus sempre vai nos perdoar se você realmente quiser o perdão. Isso não é regra da religião.

Isso é imposto para tentar controlar a banalização do sexo, porque tem pessoas que precisam de rédeas. Infelizmente é a religião que tem que cuidar disso.

A única regra é respeitar (amar) o próximo e a Deus. Nos mandamentos diz que não devemos desejar a mulher do próximo. Isso não é a regra, pois se você já respeitasse os outros, não iria fazer isso. Não sei se consegui ser claro.

Bassist_rsl
Veterano
# ago/10
· votar


Essa discussão estava boa e respeitosa. Até que chegou o The Root Of All Evil, pra baixar o nível da discussão e todos começarem a se desrespeitar. Por isso eu não posto mais nesse tópico.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Bassist_rsl

Cale-se e ame-me mais do que a si mesmo.

Dazoo
Veterano
# ago/10
· votar


Bassist_rsl
Essa discussão estava boa e respeitosa. Até que chegou o The Root Of All Evil, pra baixar o nível da discussão e todos começarem a se desrespeitar. Por isso eu não posto mais nesse tópico.
Isso era pra desestimular ele a postar? Eu ficaria com a sensação de dever cumprido.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Scrutinizer
Gente, é fácil interpretar a bíblia. O que parece certo e sensato deve ser lido de maneira literal, o que parece absurdo está escrito no sentido metafórico, saca?

diferencie literal de metafórico e veja a besteira que escreveste

ROo
o/

Cavaleiro
Veterano
# ago/10
· votar


A única regra é respeitar (amar) o próximo e a Deus.

Isso são dois dos dez mandamentos e não diz respeito a regras da Igreja propriamente dita.

Isso é imposto para tentar controlar a banalização do sexo, porque tem pessoas que precisam de rédeas. Infelizmente é a religião que tem que cuidar disso.

Então você diz que a igreja tem que fazer o papel de censura por amor ao próximo. Pense bem se isso não é contra a liberdade intelectual e até civil. A igreja não tem que cuidar disso, esse é o papel do estado e principalmente dos pais, não vivemos na idade média há um bom tempo.



Besteira. Segunda a bíblia, Deus sempre vai nos perdoar se você realmente quiser o perdão. Isso não é regra da religião.

Segundo a bíblia um cara transformou água em vinho, e andou sobre os mares e outro dividiu o mar ao meio. Isso sem contar o velho testamento com homens Herculeos perdendo a força quando a mulher corta o seu cabelo.

Cada um vai defender suas crenças, o que pra mim é absurdo pode fazer total sentido pra você e vice-versa.

Só acho que a igreja, como eu falei apesar de ter um papel social importante, coloca uma rédea na sua cara e tenta acabar com o senso crítico, colocando todos os acontecimentos na esfera do sobrenatural, o governo faz a mesma coisa de modo diferente.

Por isso que a educação no Brasil não vai pra frente, infelizmente.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
E daí que foi opção deles?
Opções todos nós fazemos todos os dias.
O negócio é que aconteceu um EVENTO divino, que resultou numa mudança.


E daí que foi um EVENTO divino? não entendi.

Eventos religiosos são os que são citados na bíblia mesmo.
Como envolve milagres,mas também a chegada de um messias, uma grande inundação, etc etc


Se eu citar aqui as coisas que acontecem de uma visão cristã vc não compreenderá, simplesmente dirá que são pessoas que atribuem a sua bondade à sua crença e meros eventos da natureza.
Mas aí vc está tomando conta completamente do campo de batalha.

Tá,e por que não publicam? Não atualizam as bíblias?
De onde vieram as informações destes documentos? Deus que mandou diretamente ou foram interpretações humanas de fatos ocorridos, passiveis de falha e com pretensões de ser verdade absoluta?


Publicam. Por ex, o Vaticano tem um jornal, site, rádio alguns canais de TV, não sei quanto as outra igrejas.
Eles escrevem encíclicas, alguns escrevem livros, não há porque incluir na Biblia.
São interpretações religiosas de fatos ocorridos e das mudanças da sociedade, feitas por pessoas que estudam muito, mesmo assim, passíveis de falha e sem pretensões maiores por estarem em constante debate.

Você não respondeu a minha pergunta.
Você não acha curioso que o nível de fantasia dos eventos religiosos tenha diminuido drasticamente com o aumento do conhecimento?

Respondendo então: Pra você é fantasia.
Quanto a essa pergunta, paro por aqui, não é um tipo de discussão que tem um ponto final.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Cavaleiro
Não estou falando de clérigos do passado, se o Papa afirma que é errado usar camisinha e você faz uso dela, está...

...sendo uma pessoa falível que discorda de uma pessoa falível, assim como Pedro (e qualquer outro apóstolo) era uma pessoa falível escolhida por Jesus Cristo.

então aquela parte do perdão eu achei legal e vou adotar e o da camisinha não, porque não quero ter DST's ou filho é muito cômodo e faz com que você siga suas crenças que não são as mesmas da igreja católica, portanto você não é cristão.

A parte do perdão me perdoaria se eu usasse camisinha e isso fosse errado.
Eu acho que esse artifício que os ateus usam para convencer os cristãos de que não são cristãos por não seguir certos dogmas, morre aqui: "Quem nunca errou, que atire a primeira pedra". "Não julgueis para não seres julgado".
Todo cristão é pecador. Traduzindo a palavra "pecador" para o vocabulário aceito pelos ateus: "pessoa errante".
Não é incrível? Nos aceitamos como pessoas errantes. E os ateus? Acho que também fazem isso. Ou não?

Não falo em acreditar só nisso, mas geralmente as pessoas fecham os olhos e atribuem tudo ao sobrenatural, sua sorte, azar, condição de vida, isso é o chamado mainstream, são pessoas totalmente conformistas, mas que tem sim a adoção de alguns bons princípios da igreja, como o perdão que você citou.

Concordo com você quanto as pessoas serem conformistas. Também não posso deixar de admitir que existem pessoas mal-intencionadas nos comandos das igrejas, assim como existiam nas sinagogas e Jesus Cristo as criticava. Negar isso seria negar a realidade.
Mas muitas dessas coisas retratam justamente a falta de conhecimento da própria religião.
Imagine, só o fato de uma pessoa ler e compreender a Bíblia, que é um texto longo, já atestaria que a pessoa é alfabetizada e sabe interpretar textos. Sem falar de outras iniciativas promovidas pelas igrejas que contribuem para o social. Na Inglaterra as igrejas devem apresentar ao governo seus planos sociais. Inclusive a Universal do Edir, foi fechada por lá, por não convencer o governo inglês. (posso procurar o link.)

Thiago Yoshiki
Veterano
# ago/10
· votar


Enquanto as pessoas buscarem Deus "lá fora" ao invés de buscarem dentro de si mesmas a situação da humanidade não vai mudar.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Acho que o que ocorre muito nesses debates é de os céticos (à religião) tomar completamente a arena do debate para si.
E isso é um erro. É como eu exigir que o Darwinismo me explique a origem da vida se ele não se propõe a isso. É como eu exigir que um comunista me explique como posso faturar mais vendendo água no deserto do Saara por um preço bem maior do que o praticado no Brasil.

El_Cabong
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
agora me diga, se estes textos são o que de fato atestam a existência de Deus, qual a confiabilidade da existência de Deus, baseado na leitura destes textos?

Atestam a existência de Deus ???
Que isso!! Nada atesta a existência de Deus.

Se fé dependesse de provas. As religiões afros jamais teriam fé em São Jorge da Capadócia, que é um santo que nunca ninguém provou sua existência.

El_Cabong
Veterano
# ago/10
· votar


Cavaleiro
você tem que seguir todos os dogmas, você não pode escolher o que concorda e discorda e fazer um mix de várias religiões que fique a seu gosto

e

O que eu quero dizer com isso, é que você tem que filtrar tudo o que te dizem, ser um pouco mais cético

Você com certeza se contradisse em uma dessas frases!!
Eu concordo com a segunda.

Cavaleiro
Veterano
# ago/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


El_Cabong

Não vi contradição alguma entre as frases, muito pelo contrário, são complementares. Sempre é dito pelos padres para você seguir algumas coisas e esquecer erros do passado da igreja ou seja lá o que for como alguns disseram um pouco antes, então eu falei pra filtrar isso que o padre disse, isso é ser cético.

El_Cabong
Veterano
# ago/10
· votar


Cavaleiro
Entendi!!

No caso então a primeira frase é o que a religião (padres) falam.
Eu tinha entendido que as duas frases eram suas !!

Cavaleiro
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker

Bons argumentos.

Mas como eu disse, todos vão querer validar suas crenças a qualquer custo para se auto validar.

Quem está certo ou errado, acredito que não saberemos, pelo menos nesta geração.


El_Cabong

Exato!

Gourmet Erótico
Veterano
# dez/10
· votar


59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin

e quantos % são iguais ao Coltrane? oO

Cavaleiro
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico

0

Graças a Darwin.

Bog
Veterano
# dez/10
· votar


Gourmet Erótico

1 / 190.732.694. Aproximadamente 0.000000524%.

Fonte: IBGE

Codinome Jones
Veterano
# dez/10
· votar


E dai? Nas universidades brasileiras apenas 0,5% dos alunos são negros.

renansena777
Veterano
# dez/10
· votar


Codinome Jones
e 75% desses negros sao pretos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin