Sobre o trote nas faculdades brasileiras

Autor Mensagem
GuitarDrummer
Veterano
# jan/10


Cara, segunda agora, volta às aulas...
E sabe como é, né... Tem as tradições com os calouros...
O TROTE!!!

Mas, desde quando entrei, a faculdade fica com essa de que trote é proibido, e talz, mas sempre acaba rolando. Das outras vezes que eu dei trote, beleza, a faculdade falava q era proibido e talz, mas a gente perguntava quem queria tomar e quem quisesse tomava.

Só que dessa vez, a coordenação marcou mais pesado, com reunião e o escambau por causa de ameaças de trote no orkut. Só que as "ameaças" são brincadeiras e eu inclusive conheco os calouros...

Então acho um absurdo estigmatizarem sempre o trote, sendo que 90% dos trotes não dão merda e são divertidos para os calouros....

Eu acho que querer erradicar o trote, que é uma tradição, por causa de meia duzia de merdinhas que não sabem brincar é a mesma coisa de proibir a torcida de ir no estadio de futebol por causa deum punhado de caras que vão pra brigar...

Pseudonimum
Veterano
# jan/10 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Só sei que eu não levo essas brincadeiras numa boa. Quem vier pra cima de mim pra fazer trote sem eu deixar vai levar e não vai ser de brincadeira.

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


GuitarDrummer
concordo em partes.

rituais de passagem e de integração são muito bons. é legal marcar o momento de entrada, e é um bom momento pra enturmar o pessoal novo.

o problema é que não é bem meia duzia de sem noção, é um pouco mais.
a ultima grande cagada foi quando mataram o chines afogado na piscina, mas "acidentes" como esse ocorrem de tempos em tempos... existem muitos joselitos por ai, é necessario sim ficar de olho.

mas depende muito da facul. as mais tradicionais - medicina, engenharia - tem trotes muito pesados, ou muito toscos.
na minha foi sussa, entrei cabeludo e sai cabeludo. so me pintaram um pouco (ui).

GuitarDrummer
Veterano
# jan/10
· votar


kiki

Pois é. Mas pelo menos dos três trotes que eu apliquei, bem como o que eu levei, ninguém é obrigado a nada, e também os veteranos prestam qualquer assistência aos calouros, caso eles passem mal, se machuquem etc.
Pelo menos eu sei que em todos os cursos da faculdade que eu estudo o trote é assim.

Agora, não deviam proibir o trote e colocar a culpa de todas as barbáries que acontecem no ato do trote em si, e sim, se esforçar em punir exemplarmente aqueles que exageram aproveitando-se da ocasião do trote. É o mesmo racioninio que eu tenho no tocante às torcidas organizadas.

Aced
Veterano
# jan/10
· votar


Pseudonimum

Também não gosto muito desse negócio de trote.

brunohardrocker
Veterano
# jan/10
· votar


Não gosto de receber trote, nem de passar.

Esse ano que passou fiquei com peso na consciência por ter feito aquelas calourinhas caminharem sem calçado por toda a faculdade =/

brunohardrocker

Seu carrasco.

Tiruk
Veterano
# jan/10
· votar


Haehuaehuae, é pq vcs não conhecem o verdadeiro trote: o trote da med

paranauê
Veterano
# jan/10
· votar


Cara, trote é a melhor coisa pra integrar o pessoal, ainda mais em faculdades em que o pessoal vem um de cada lugar do estado. Alguns dos meus melhores amigos hoje em dia eu conheci tomando trote, e deu pra perceber bem que era cabaço e quem era gente boa, entre os veteranos.

maggie
Veterana
# jan/10
· votar


Quando entrei, era trote solidário.
Era um megaevento que envolveu os veteranos e a faculdade, foi bem legal.

EternoRocker
Veterano
# jan/10
· votar


O trote mais legal é o do carro verde...

"Alô.... por favor... tem um carro verde estacionado aí na porta ????.... Ah, não... é pq ele amadureceu !!!!".... :-)

Trote é algo que perdeu o valor... Hj em dia a mulecada perdeu muito a noção... principalmente pq a maioria da rapaziada, se estiver careta, não consegue se divertir. Fato é que vc ir a uma festa e o cara, bebaço ou não, ficar tirando com sua cara pq ele é "veterano" é algo insuportável... ainda mais quando o tal veterano não respeita o limite do sim e do não...

É questão de opinião... Confraternizar sim... aplicar trote não... O camarada pra passar por um ritual de passagem não precisa ser avacalhado e humilhado. O nível de maturidade pra se aplicar um trote caiu... infelizmente pq o nível de maturidade e responsabilidade de muitos jovens caiu tb.

Eu não zuei e tb não deixei me zuar... mas é como eu disse... é a minha opinião.

Imagina o aprovado indo receber a Carteira da Ordem (OAB) e na cerimônia de entrega, que não deixa de ser um ritual de passagem, ser obrigado pelos advogados "veteranos" a ingerir bebidas... Pura falta de respeito.

GuitarDrummer
Veterano
# jan/10
· votar


EternoRocker

Camarada, mas trote não é somente "ser obrigado pelos 'veteranos' a ingerir bebidas". O que eu falo por trote é todo aquele ritual de apresentação, as brincadeiras onde os calouros se conhecem etc.

Não precisa ser violento ou ruim. A pintura e outras coisas é tudo parte do ritual.

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarDrummer
caso eles passem mal, se machuquem etc

Então admite que existe o risco?

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


não acho que o trote tenha que ser erradicado.

o que tem que ser abolido é o trote violento. rola sim coisas constrangedoras.

brincadeiras é legal pra integrar.

agora, tem umas sem nível.
o marmanjo entrou na facul, já tem mais de 18 anos e aplica um trote assim: desenha uma mulher com giz no chão e obriga os calouros a "transarem" com a moça no chão. nivel vanhalen15 de maturidade.
com colegas assim eu preferia virar monge e estudar sozinho em casa.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/10
· votar



Só sei que eu não levo essas brincadeiras numa boa. Quem vier pra cima de mim pra fazer trote sem eu deixar vai levar e não vai ser de brincadeira.


O cara acha que vai ter alguém por ele, se bater em um veterano vai apanhar de todos os outros e ninguém vai te defender, pode ter certeza.

cocomaluko
Veterano
# jan/10
· votar


sou contra o trote, se chegar alguem querendo fazer trote em mim, eh porrada na certa.

Moa Assunção
Veterano
# jan/10
· votar


Sobre o trote nas faculdades brasileiras

Pra mim é a coisa mais estúpida, desnecessária e sem sentido que alunos já inventaram.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/10
· votar


Mas vai ter muito bicho metido a valente apanhando.

7thmarineR
Veterano
# jan/10
· votar


Moa Assunção

E pensar que tem gente que é morto nisso. Simplesmente ridículo.

GuitarDrummer
Veterano
# jan/10
· votar


DarkMakerX

Geralmente o calouro passa mal com o cheiro das coisas que tacamos em cima dele. E machucar, raramente, mas é por falta de inteligência do calouro mesmo.

Moa Assunção
Veterano
# jan/10
· votar


7thmarineR

Pois é né.
Nunca me esqueço do caso daquele japinha, que jogaram ele na piscina de 5m de profundidade.
Ele não sabia nadar. Os caras ficaram olhando ele agonizando, ninguém fez nada.

Eh revoltante. A pessoa passa a vida sonhando em se formar.
Se prepara, passa no vestibular.
E no 1º dia de aula é morto, por causa da irresponsabilidade e 'filhadaputice' de outros.

Eh lamentável como existe gente imbecil nesse mundo.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


O trote da Bio UFRJ tem pontos altos e baixos.
Pelo menos não pintaram a gente nem obrigaram a pegar dinheiro no sinal.
Teve quase 2 semanas de trote, a gente plantou coisas, fomos ao Jardim Botânico, ao Zoológico, teve olimpíadas, competição...
Teve também hora de pagar mico, tendo que dançar alguma coisa ridícula pros veteranos assistirem e jogar bolinhas de papel quando tivesse ruim.
Meu grupo teve que dançar "YMCA", à caráter =(

_Raulzito_
Veterano
# jan/10
· votar


Sei lá. Eu tomei e vou aplicar trote. Até porque foi divertido, não foi nenhuma experiência traumatizante ou algo assim.

TWT ICE
Veterano
# jan/10
· votar


é bom a bixarada valentona ai ir armada então hahaha

GuitarDrummer
Veterano
# jan/10
· votar


TWT ICE

Já deu quantas vezes?

janick
Veterano
# jan/10
· votar


Pseudonimum
Só sei que eu não levo essas brincadeiras numa boa. Quem vier pra cima de mim pra fazer trote sem eu deixar vai levar e não vai ser de brincadeira.

Vai levar uma rasteira e um murro no pulmão pra deixar de ser trouxa.

guitarclub
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarDrummer
é sempre assim, uns não sabem brincar e acabam fazendo com que proibam a brincadeira para todos

guitarclub
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarDrummer
Agora, não deviam proibir o trote e colocar a culpa de todas as barbáries que acontecem no ato do trote em si, e sim, se esforçar em punir exemplarmente aqueles que exageram aproveitando-se da ocasião do trote. É o mesmo racioninio que eu tenho no tocante às torcidas organizadas.
mas como vai saber quem é joselito e quem nao é? é extremamente dificil fazer isso... então acabam com a brincadeira pra todos

TWT ICE
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarDrummer
nem entrei na faculdade ainda
mas é que tão pensando que é igual filme, que bate no valentão (veterano) ai vira o fodão da escola, o cara que vai comer todo mundo (não que seja essa a intenção)

GuitarDrummer
Veterano
# jan/10
· votar


guitarclub

Se formos seguir esse raciocínio, nós não iámos fazer nada, nem comprar um martelo, por que como iamos descobrir quem ia ser o Joselito que ia dar uma martelada na cabeça do fulano?

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Só sei que eu não levo essas brincadeiras numa boa. Quem vier pra cima de mim pra fazer trote sem eu deixar vai levar e não vai ser de brincadeira.

[2]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o trote nas faculdades brasileiras