Cotas nas faculdades e universidades.

Autor Mensagem
Manohai
Veterano
# set/04


O que vocês acharam da decisão da congregação da Faculdade de Medicina da UFRJ, noticiada quarta-feira (15-09-04) pelo GLOBO, de se manifestar contra o sistema de cotas para o ingresso no curso de medicina? Eu sou radicalmente contra o sistema de cotas!!! E vocês?

seila
Veterano
# set/04
· votar


Eu tb sou contra...
Se naum teriam q criar cotas para a Juliana Paes, Debora Secco... etc... pq realmente existem muita poucas delas na universidade... é sério!!!!!!!!!!!!!! hahhhaheuiaha

Ruiva Rebelde
Veterano
# set/04
· votar


Acho que é só mais uma forma de discriminação.
Só que de uma forma polida.
Apesar de ser muito bem sabido que os negros, até mesmo vindo de um contexto histórico do Brasil são menos privilegiados no quesito estudo, o que quer dizer qu~e poucos foram os que tiveram acesso a uma educação tão boa quanto para alguns jovens brancos...

Mas no geral, eu não sou a favor não.

JediKnight
Veterano
# set/04
· votar


seila
apareça na puc, cursos de direito ou adm



ps: leve babador

seila
Veterano
# set/04
· votar


JediKnight
falou......hehehhehhe

Harvey
Veterano
# set/04
· votar


Não sou a favor... Concordo com a Ruiva Rebelde:
Acho que é só mais uma forma de discriminação.

Existem muitos negros que estão em situação financeira melhor do que eu e estudaram em excelentes colégios. Eu estudei a minha vida inteira em colégio público, não tive grana pra cursinho pré-vestibular, mas me esforcei e fiz minha faculdade em faculdade federal.

Se houvesse alguma forma de cotas, deveria levar em consideração o nível de renda e não a cor da pele. Mesmo assim, sou contra. Acho que entrar numa faculdade em função de cotas é como se fosse entrar pelos fundos. Te torna inferior perante os demais.

O brasileiro precisa perder essa cultura paternalista de que o estado é responsável por tudo. Tem de se esforçar e conseguir por mérito próprio.

GuitarHouse
Veterano
# set/04
· votar


seila
a minha eh onde tem mais muie em Bh...serio...eh desfile de moda...c fica louco de tanta muie...na minha tem umas 10, sendo q umas 2 sao dessas q saem em coluna social toda semana...
Sao lindas, porem sao MALAS.

yield
Veterano
# set/04 · Editado por: yield
· votar


Eu sou a favor ao sistema de cotas (pelo menos para os negros)

Aos mais radicais guardem as pedras e paus que eu vou mi explicar :

O Brasil, assim como diversos outros paises com passado escravagista tem uma divida muito grande com a raça negra. Todos os negros que vemos pela rua, e isso não é a maioria mas sim, TODOS, são descendentes de escravos. Ou seja, seus bisavós ou tataravós foram retirados a força de sua terra natal e trazidos forçados como animais para cá, simplesmente pelo branco se achar superior e com isso no direito de fazer o negro o servir. Passado um tempo o branco viu que valia mais a pena trazer imigrantes de paises devastados pelas Guerras, paga-los e fazerem sonhar com uma vida melhor, ou seja tendo ambiçao e com isso trabalhando mais, do que seguir alimentando os negros que serviam sem essa vontade. Bom isso foi uma introdução ao ponto que eu queria chegar. Apos a abolicao da escravatura os negros simplesmente foram abandonados, sem ter onde morar, sem dinheiro, sem nada. E o que seria comico se não fosse tragico é o branco ainda fazer o negro pensar que lhe estava fazendo um favor lhe dando a liberdade. Chega a ser ridiculo. Com isso, com um passado desses, como que os negros vão ter as mesmas chances dos brancos de entrar na faculdade ? Não tem e não é justo. A unica forma de diminuir a desigualdade social montruosa entre as etnias branca e negra é fazendo com que os negros tenham acesso a faculdades. E como que eles vão ter esse acesso, se pra passar em universidades publicas são necessarios anos de preparacao em bons colegios e em particulares o preço não é acessivel. Se não for implantada as cotas, essa divida com o povo negro nunca será paga.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/04
· votar


escravagista
<modo mala on>
Não seria escravocrata?
<modo maala ... on?>

ahaha

yield
Veterano
# set/04
· votar


ServeTheServants

hahahhuea, não sei, é?

Zadh
Veterano
# set/04
· votar


Como negro eu falo que sou contra.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/04
· votar


yield
Pelo sim pelo não, melhor dizer que é ahah, pra não ficar feio pra mim ahha.

yield
Veterano
# set/04
· votar


Zadh

Isso pq vc é negro, mas não mora em uma favela. Seus pais fazem parte de uma minoria que se deu bem

Zadh
Veterano
# set/04
· votar


yield

Minha morou na favela. Ela é contra.

yield
Veterano
# set/04
· votar


Zadh

Poiseh, é uma questão complicada. Por que com isso pode aumentar o racismo por parte de idiotas que infelizmente é o que o mundo mais tem.

Zadh
Veterano
# set/04
· votar


yield

Sei lá brother. Eu sou a favor de finaciamentos em Universidades particulares (como vc que deve estudar na UNISUL) pois lá há melhores condições deles estudarem, melhores instalções e funcionários bem-pagos.

Ninguém quer esmola, queremos direito à educação de qualidade.

yield
Veterano
# set/04
· votar


Zadh

Pod cre cara, mas eu não considero esmola não, mas sim pagamento de uma divida como eu disse ali no meu texto. Não acho certo toda a verba que o Governo gasta com as universidades federais ficarem sendo aproveitadas só por quem teve chance de estudar em escolas particulares ou fazer cursinho

Zadh
Veterano
# set/04
· votar


yield

Pode ser brother. O fato é que falar simplesmente de Universidade é pouco, necessitamos de uma mudança no ensino como um todo. Minha mãe é pedagoga e trabalha em uma escola de com crianças de uma favela aqui de Floripa, a maioria dos professores não dá a mínima para as crianças.

Harvey
Veterano
# set/04
· votar


yield
Acho a solução de um problema está na raiz dele. E, na minha opinião, o fato de uma minoria negra não freqüentar universidades não é oriundo das injustiças cometidas no passado. Sabe-se que a grande a maioria da população negra tem baixa renda e, por isso, estuda em escolas particulares. Não existe nada que impeça o negra de freqüentar uma faculdade. Logo, o problema está na escola pública. E é isso que deve ser resolvido.

Se a escola pública tiver qualidade, todos teremos as mesmas condições de se entrar em uma faculdade e pela porta da frente. Como falei antes, cotas para negros só os inferiorizam perante os demais. Dá a idéia de que o negro não tem capacidade. O que é mentira, obviamente.

Instituir um sistema de cotas é uma solução imediatista e que não resolve o problema. aliás, o brasil adora soluções demagógicas e de curto prazo, mas que não geram nenhum efeito num espaço maior de tempo e ainda, em muitos casos pioram. precisamos aprender a investir em soluções de longo prazo que geram efeitos sustentáveis e não tapar o sol com peneira no egocêntrico intuito de dizer: "foi no meu mandato..."

Zadh
Ninguém quer esmola, queremos direito à educação de qualidade.

falou tudo, garoto... é disso que precisa mesmo.

RainMaker
Veterano
# set/04
· votar


eu sou contra... ano passado não passei no vestiba por causa das cotas... e além do mais com essas cotas só estão discriminando ainda mais os negros... afirmando que eles não tem a mesma capacidade que os outros...

Manohai
Veterano
# set/04
· votar


Yield

Que dívida o Brasil e conseqüentemente os brasileiros tem para com os pretos!? Na minha opinião nenhum!!! Tá certo que os pretos vieram como escravos e não como turistas pra América, mas só deles terem permanecido num país maravilhoso como o nosso, pra mim já é uma forma, mais do que suficiente, de se pagarem as dívidas. Na América do Norte, por exemplo, os EUA foram mais radicais e estúpidos com os pretos do que o Brasil. O governo americano simplesmente criou um país artificial, no oeste da África, só pra deportarem seus ex-escravos. Este país foi batizado com o nome de "Libéria" e tinha por objetivo livrar os EUA de todas as pessoas com grande quantidade de melanina na pele (é claro que o objetivo não foi atingido com o sucesso esperado...). Se alguma nação deve alguma coisa aos pretos do Brasil, esta é a nação lusitana (portuguesa) e não os cidadãos brasileiros, que em grande parte possuem "sangue africano" em suas veias. Eu mesmo sou mestiço e não estou caçando culpados pros meus insucessos! Os pretos deviam parar com este choro interminável, com esta mania de perseguição... Desde 1888 eles estão livres das correntes e das senzalas, mas ainda não conseguiram se organizar. Por que será!?!?!? As cotas vão resolver os seus problemas? Não! Só com muito estudo se consegue o respeito das pessoas e o sucesso na vida. Falou...

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


Manohai

falou e disse.

eu estudei em escola pública, larguei duas faculdades por falta de grana e demissão em emprego, insisti, continuei trabalhando de dia e estudando a noite e acabei me formando e hoje sou advogado.

sou filho de carioca e neto de português por parte de pai e de pernambucana e neto de negro por parte de mãe.

não precisei de quota nenhuma, e minha mãe era costureira, meu pai era feirante, mas parou de trabalhar por conta de uma tuberculose.

cheguei a morar com mais uns seis num quarto e sala, fui camelô, artesão, boy, vigia, garçom, digitador, desenhista e corri atrás de uma vida melhor.

será que eu consegui porque sou mestiço?

yield
Veterano
# set/04 · Editado por: yield
· votar


Manohai
Claudio Natureza

Isso pq vcs não são filhos de favelados. Que futuro e que chance tem um negro nascido na favela, tendo que trabalhar desde criança para ajudar a familia de entrar na faculdade se não for por cotas? Se tem alguma, são muito pequenas. Não tem outro jeito, se não pelas cotas. Eu sou branco, portanto isso não é desculpa minha pelo meu insucesso, eu estou na faculdade. É a minha opinião, e pode ter certeza que não é só minha, até pq se fosse só minha isso não estaria nem sendo discutido

Na minha opinião nenhum!!! Tá certo que os pretos vieram como escravos e não como turistas pra América, mas só deles terem permanecido num país maravilhoso como o nosso, pra mim já é uma forma, mais do que suficiente, de se pagarem as dívidas.

Sem comentários.

Claudio Natureza
Veterano
# set/04 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


yield

cara, eu morei em favela, isso não é desculpa.

sabe quantos dias eu estudei em escola paga? nenhum velho.

o problema não é a côr da pele, e sim a escola pública que é ruim.

na minha escola de 2o grau não passou nem um aluno pra universidade pública quando eu fiz vestibular.

eu acho injusto uma pessoa ter privilégio de qualquer espécie por causa da côr da pele, isso é demagogia e gera revolta.

eu tenho uma filha sarará, minha múlher é cearense e sempre foi pobre, e minha filha tem cabelo daqueles que a galera diz que é ruim, e agora vai ter que disputar com muito menos chance só porque ela tem a pele branca, sendo descendente de negros??

talvez fosse o caso de ampliar as quotas para a rede pública, ai tudo bem, quem tem grana pra pagar escola particular ia ter que disputar com uma certa desvantagem.

sei lá, não gosto dessa idéia de que a côr da pele diferencie o homem de outro.

ahh, essa afirmação de que eles viverem aqui é bastante não é legal.

a verdade é que não dá pra cobrar dos brasileiros pelo que os portugueses fizeram, que se cobre de Portugal então, que foi um país que sugou grande parte da riqueza do Brasil (ouro) e que foi o responsável maior pelo comércio de escravos.

yield
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza

Então, pq vc acha que o numero de negros em faculdades publicas é minimo? A resposta é claro que pela escola publica ser ruim alem de muitos terem de trabalhar desde cedo nao tendo tempo de se dedicar aos estudos. O q fazer para mudar isso ? A resposta é claro uma melhoria nas escolas publicas, com professores mais capacitados e bem pagos etc. Como fazer isso ? Aí que está o problema, fazer isso não é facil. Se nada for feito essa situaçao vai continuar por muito tempo se não piorar. As cotas são uma medida de resultado a curto prazo de tentar reverter um pouco a desigualdade mostruosa entre as etnias. Que irá diminuir isso é fato. Se nós brancos vamos aceitar isto pacificamente é outra historia. Por isso o tema é tao complexo e eu não tenho uma opinião definitiva sobre o assunto.

Cansei de discutir isso aqui, estressa muito, vo voltar a postar nos topicos sobre qual a cor do seu cachorrinho

Zadh
Veterano
# set/04
· votar


Manohai

Concordo com você em vários pontos. O Brasil não têm dívida com os negros, e sim com a nação em geral, o que aliás somos nós que temos condições intelectuais-políticas de mudar nossa pátri verde-amarela.

yield

Olha brother, você está se atendo ao caso particular dos negros, quando não é bem a cor em si, mas o Status social que é o fator decisivo na discriminação. O social, dinheiro em outras palavras, é que faz a pessoa excluída ou não.
Ainda assim existem bibliotecas públicas maravilhosas nas capitais e cidades brasileiras, o conhecimento está aí também. Não dá para entregar de mão beijada não, isso em nunhum país. Os EUA tem uma população gigante de moradores de rua, Na cidade de NY são cerca de um milhão. Isso vai muito além da cor, com certeza.

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


yield

vc falou coisas certas cara, realmente é preciso fazer algo, talvez seja melhor a quota do que não fazer nada.

esse papo é muito complexo e desgasta muito, vamos encerrar por aqui.

Zadh
Veterano
# set/04
· votar


Moderador fecha o tópico!!!!

FDG
Veterano
# set/04
· votar


podiam fazer uma cota para os burros também,principalmente na USP,assim eu poderia entrar

Dogs2
Veterano
# set/04
· votar


yield
Você tá discriminando os negros, falando que negros são tudo uns favelados.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cotas nas faculdades e universidades.